A Educar para Crescer – Abril, deu várias dicas de Literatura afro-brasileira e africana para crianças, lembrando que  são uma excelente opção para abordar os conteúdos exigidos pela lei 10.639, que obriga o ensino da “História e Cultura afro-brasileira e africana” nas escolas de Ensino Fundamental e Médio de todo o Brasil. Além da abordagem dos conteúdos exigidos, é uma excelente forma da criança aprender mais sobre a cultura africana que faz parte do nosso imenso país que é formado por uma grande misturas de raças. 🙂

Das sugestões oferecidas pela Educar para Crescer, escolhi algumas que já li e que gostei muito, espero que vocês também gostem e depois partilhem conosco as suas opiniões sobre os livros aqui sugeridos.

menina-bonita-do-laco-de-fita
1– Menina Bonita do Laço de Fita – Autor: Ana Maria Machado
Conta a  história de um coelho branco que se apaixona por uma menina negra, e trata de assuntos importantes como  a auto-estima das crianças negras e a igualdade racial.

o-menino-marron

2- O Menino Marrom – Autor: Ziraldo
Conta a historia da amizade entre dois meninos, um negro e um branco. Através da convivência aventureira dessas crianças ao longo de suas vidas, o autor pontua as diferenças humanas, realçando os preconceitos em alguns momentos.

o-cabelo-de-lele
3- O Cabelo de Lelê – Autor: Valéria Belém
Lelê é uma linda menininha negra, que não gosta do seu cabelo cheio de cachinhos. Um dia, através de um fantástico livro, começa a entender melhor a origem de seu cabelo e, assim, passa a valorizar o seu tipo de beleza.

bia-na-africa
4- Bia na África – Autor: Ricardo Dregher
O livro é parte da coleção “Viagens de Bia”.  Nessa estória, Bia viaja por diferentes países da África, como Egito, Quênia e Angola e conhece a história do povo árabe e dos nossos antepassados negros, que vieram como escravos da África para o Brasil há muitos anos.

tudo-bem-ser-diferente
5- Tudo Bem Ser Diferente – Autor: Todd Parr
Ensina as crianças a cultivar a paz e os bons sentimentos. De uma maneira divertida e simples, aborda  assuntos que deixam os adultos sem resposta, como adoção, separação de pais, deficiências físicas e preconceitos raciais.

Saiba mais em: – Educar para Crescer

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here