Quando o bebé começa a se alimentar com sopinhas e alimentos sólidos, a mamã terá total orientação do pediatra sobre quais alimentos podem ser inseridos gradativamente na sua alimentação diária. Quando a criança já estiver maiorzinha e puder estar a mesa para fazer as refeições com os pais, é importante observar alguns itens para que ela possa aprender a ter bons hábitos alimentares, como por exemplo:

– A hora da refeição deve ser um momento de paz, evite começar assuntos desagrádaveis com o seu marido, ou com outros filhos neste momento. A criança tem de aprender que tem de se alimentar calmamente e em paz.

– Não obrigue a criança a comer algo que ela não quer, não force. Poderá em outro dia insistir novamente para que ela experimente um bocadinho, mas caso ela se recuse não a obrigue.

– Evite prometer coisas e mentir para que ela se alimente como por exemplo: ‘Se tu comeres tudo, levo-te ao jardim zoológico’. Primeiramente porque para se alimentar não tem de haver uma troca, e segundo porque caso você minta para ela, ela se revoltará com você, e pode criar uma imagem negativa relacionando a comida a mentiras, trocas e chantagens.

– Prepare o prato do seu filho com carinho, pode usar pratos e talheres divertidos e coloridos, e a colocação da comida também é muito importante, tente montar um prato com comidas coloridas.

– Evite antes das refeições oferecer-lhe biscoitos, doces, rebuçados, isso corta totalmente o apetite.

– Não pule refeições e nem substitua-as por iogurtes ou similares.

– Por fim o exemplo começa em casa, por isso tente alimentar-se com frutas, hortaliças, e alimentos nutritivos, assim seu filho segue seu exemplo e aprende a comer mais facilmente.

🙂 Boa sorte, pois por vezes esta tarefa nem sempre é fácil!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here