Dieta Biológica

Dieta Biológica

Hoje em dia existem muitas preocupações relacionadas com o meio ambiente, a ecologia e a sustentabilidade. Se te preocupas com a saúde do planeta, mas também com a tua própria saúde e bem-estar poderás experimentar a dieta biológica. Para além dos benefícios diretos para o seu organismo, se pretendes emagrecer poderás perder cerca de 3 quilos em 3 semanas.

Se já tens a tendência de procurar e adquirir alimentos biológicos, esta será uma dieta fácil para ti, pois na dieta biológica consome-se este tipo de produtos e opta-se pelo melhor que a Natureza tem para oferecer. Assim, esta é uma dieta verde, amiga do ambiente e com algumas características vegetarianas.

De facto, a dieta biológica tem algum fundamento na dieta vegetariana e está totalmente associada à agricultura biológica, que utiliza técnicas orgânicas em detrimento de materiais sintéticos. Assim, não se recorre a pesticidas, herbicidas e fertilizantes químicos nas plantações nem se utilizam hormonas de crescimento na produção animal.

dieta biológica é desintoxicante e contribui muito para o equilíbrio do seu organismo. Esta é um dieta saudável e sem extremos que tira partido do bom senso na tua alimentação. O objetivo é que nos habituemos a refeições leves, equilibradas, saborosas e também interessantes visualmente: um prato colorido e com diferentes texturas é muito apetecível e toda esta dieta pretende ser agradável e prazerosa. No fundo, esta dieta torna-se uma filosofia, que se enquadra num estilo de vida tranquilo, saudável e muito natural.

O funcionamento e a estrutura da dieta biológica

A estrutura da dieta biológica divide-se em 4 refeições básicas: pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar. A refeição com mais destaque deverá ser mesmo a primeira: um pequeno-almoço bem adequado e composto por muitas vitaminas que te darão energia ao longo de todo dia. Quanto ao almoço deverá ser essencialmente vegetariano, a sobremesa ficará para dar um sabor especial ao seu lanche e finalmente o jantar convém ser uma refeição leve mas equilibrada.

Deverás privilegiar sempre o consumo de fruta, legumes, leguminosas, cereais, produtos lácteos, peixe e carne magra. Também poderás recorrer a condimentos e temperos tais como os coentros, cominhos, pimenta, salsa, manjericão, alho e cebola. No entanto, defende-se uma grande redução do sal e do açúcar, por isso doces processados e bebidas açucaradas são totalmente desaconselhados.

Algumas dicas para manter a tua dieta passam também se te mexeres mais, praticar algum desporto que aprecies e entender o exercício físico como dieta: experimenta por exemplo atividades igualmente zen. Em alternativa, uma simples caminhada para desfrutar a paisagem e libertar as energias é sempre uma boa e eficaz opção.

Sugestões para ementas biológicas

Se pretendes testar todos os benefícios desta dieta, existem algumas indicações base. Para o pequeno-almoço podes beber um sumo de legumes e comer cereais ou pão integral; ao almoço limita-te a escolhas vegetarianas; o lanche fica destinado à sobremesa, que poderá ser um puré ou mousse à base de frutas ou simplesmente uma salada de frutas frescas; o jantar deve incluir sopa, peixe ou carne magra – grelhados ou cozidos – e legumes.

E para facilitar a tarefa, sugerimos-te algumas refeições:

-Pequeno-almoço: sumo de cenoura + pão integral torrado ou baguette pequena com tomate, pepino e azeite.

-Almoço: sumo de pepino e limão + carpaccio de courgettes com pinhões + lasanha de legumes com molho de pimentos encarnados ou sumo de pepino e limão + carpaccio de beterraba com sementes de abóbora + salada de arroz à tailandesa.

-Lanche: puré de maçã, morangos, baunilha e amêndoas torradas ou mousse de manga e abacate, com gengibre e limão.

-Jantar: creme de abóbora + peito de frango grelhado + puré de couve-flor, gengibre e brócolos com pistácios ou creme de cenoura e laranja + peixe grelhado com puré de legumes verdes + salada de beringela com um fio de azeite.

Privilegia os alimentos biológicos, através da dieta biológica, e vê os resultados a surgir ao fim de pouco tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Não copie texto!