As mulheres actuais, quase sempre tem uma jornada tripla de trabalho, ou seja, trabalham fora, têm de cuidar da casa, filhos e ainda encontrar tempo para si. Isto tudo acaba por tornar o dia-a-dia muito desgastante e cansativo. Em sua grande maioria, elas nem sempre podem contar com o apoio suplementar de uma empregada ou até mesmo com a colaboração do marido. Se você passa por isso e não quer entrar em stress,  e estar esgotada ao fim do dia, que tal começar a dividir tarefas em casa e organizar melhor os seus horários? Sei que não é nada fácil isso, mas para sua saúde fisica e mental, é essencial que você pense nisso. Alguns pontos e actitudes mentais devem ser repensados em si, como por exemplo:

1- Tente encontrar um momento adequado para falar com o seu marido e expor o que você sente acerca disto, fale com calma e pausamente. Por vezes será necessário mais que uma conversa, não desista logo de inicio.

2- Não queira ser super mãe, super mulher, super tudo e fazer as coisas sozinhas. Saiba delegar actividades. Se você tiver filhos adolescentes, é uma ótima oportunidade de ensina-los a colaborar com a arrumação da casa e manutenção da ordem e da limpeza.

3- Se tem filhos pequenos, ensine-os a guardar os brinquedos, dobrar as roupinhas, e manter suas coisinhas arrumadas. É um bom começo para que ele se torne um adulto organizado. Divida as tarefas enre os irmãos, um varre, o outro tira o pó dos móveis, o outro arruma os brinquedos e assim por diante. Desta forma todos colaboram, ao final verifique se cada um fez correctamente as tarefas, caso contrário ensine-os a fazer da maneira certa e ao fim da tarefa gratifique-o com algo que eles gostem.

4- Tire um tempo para si, em seus dias de folga, dê-se ao luxo de ir a um cabelereiro, ir as compras,  fazer sua depilação, ou tire algumas horas para uma actividade prazeirosa, como ler um bom livro por exemplo.

Diálogo é o melhor remédio para qualquer situação! 🙂

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Andréia
Andréia
9 anos atrás

Boa tarde! Estou precisando muito de uma orientação, moro com meus 2 filhos Stefany de 12anos e o Gabriel de 8 anos, gostaria de saber como faço para que possamos dividir as tarefas domésticas de modo que seja compatível para todos, atualmente trabalho em escala de 6 x 1 e faço faculdade, não tenho tanto tempo disponível e como passo a maior parte do tempo fora não consigo controlar totalmente os afazeres domésticos, e isso me deixa muito cansada são muitas tarefas ao mesmo tempo, porém se consguir que meus filhos me auxiliem mesmo eu não estando presente terei mais… Read more »

Maya
Maya
9 anos atrás

Olá pessoal eu tive bastante dificuldade no inicio, mas agora está dando tudo muito certo.Eu e meu marido trabalhamos em tempo integral eu trabalho nos finais de semana e todas as tarefas eu executava sozinha(mto desgastante)foi então que conversei com ele para dividirmos as tarefas, no inicio ele não gostou mto, mas depois ele viu que tinhamos mais tempo livre para nós.Hoje virou rotina e nem precisamos mais daquela listinha. LISTA DE TAREFAS DOMÉSTICAS DIÁRIAS SEGUNDA FEIRA: Limpar com desinfetante o banheiro Lavar a louça Limpar o chão Juntar e embalar o lixo Tirar o pó dos móveis Arrumar a… Read more »

raquel
raquel
10 anos atrás

adorei muito beij

Fernanda
Fernanda
10 anos atrás

Bom Dia. Gostaria de saber como poderia ser dividas as tarefas de uma casa entre pai, mãe e filha de 14 anos,(pergunto porque não tenha a mínima noção de como conseguir ajuda dos dois) Temos uma cadelinha e moramos em apartamento. Obs. pai e mãe trabalham jornada integral e filha estuda manhã e tarde. Desde já agradecida pela vossa Atenção.

Graciana
Graciana
10 anos atrás

Peço a gentileza de fornecer ou orientar uma rotina de limpeza para casa ou para um serviço de saude para que possa pedir o funcionario desta area as suas divisões de tarefa. Graciana