dreamstime_4945095  Preservar o meio ambiente. Actualmente muito se tem falado sobre preservar o meio ambiente, separar os lixos e levarmos aos ecopontos para que sejam reciclados posteriormente. Acho que este é um tema deveras interessante para que seja conversado com os seus filhos em casa.

Não só um tema para ser conversado, mas eu diria ENSINADO; e é em casa que começamos a lhes dar bons exemplos. Portanto devemos estar sempre atentos com o nosso comportamento, quer seja ele bom e principalmente mal, se não dermos o bom exemplo, como um dia poderemos cobrar algo de nossos filhos?

Poderemos ouvir da boquinha deles: “Você manda-me fazer isto, mas faz ao contrário”, “Você diz-me para separar o lixo, mas você não separa” e por aí vai, percebem? Portanto aproveite esta oportunidade para lhes ensinar algo nobre, que é a preservação do nosso planeta Terra. Comece por explicar-lhes os itens abaixo:

O que é um Ecoponto?
Um Ecoponto é um conjunto de contentores constituídos por depósitos individualizados, utilizados para depositar separadamente materiais como papel e cartão, embalagens, vidro e pilhas. Estão localizados em lugares públicos por exemplo, ruas, parques, etc.

O que deve ser depositado nos contentores do Ecoponto?

  1. Contentor azul: papel e cartão
  2. Contentor verde: garrafas e embalagens de vidro
  3. Contentor amarelo: embalagens de plástico, metal
  4. Contentor vermelho de pequena dimensão: pilhas

A separação do lixo em sua casa e depois a colocação no contentor correcto, permite a reciclagem destes materiais que passarão por uma triagem para identificação do que poderá ser reciclado, beneficiando assim o meio ambiente.

Dê o papel como exemplo para os seus filhos, dizendo-lhes que quanto mais economizarmos o papel, menos árvores serão cortadas; e se menos árvores forem cortadas, preservaremos a qualidade do nosso ar, etc,etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here