Eu costumo repetir uma frase que minha avó dizia-me muito que é: ‘Educação, vem de berço’. Traduzindo em poucas palavras, o que percebo actualmente para além da total falta de educação das crianças, uma grande falta de respeito pelas pessoas. As palavras mágicas como ‘com licença’, ‘desculpe’, ‘por favor’, ‘muito obrigada’ são inexistentes no vocabulário dos miudos e adolescentes. Acho que a liberação total que hoje em dia os pais dão, tem alterado um pouco os conceitos essenciais de conduta, que são vitais em qualquer tipo de relacionamento humano. Parece-me que estas atitudes das crianças são todas normais, parece-me que as crises de histerias que elas demonstram em público por não lhes terem atendido um pedido megalomániaco é tudo normal. Parece-me que o não respeitar pais, parentes, professores, é muito normal, e aceitável. Eu discordo totalmente de pais que não educam, que se mostram passivos diante de uma falta de educação dos filhos, que acham que essas crises são demonstrações de que o miudo ou a miuda, ou adolescente em questão, tem PERSONALIDADE. Agora falta de educação, é sinónimo de ter PERSONALIDADE. No meu tempo isso tinha outro nome e era muito bem tratado pelos nossos pais e avós, e nem por isso ficamos desequilibrados emocionalmente. Hoje em dia parece que qualquer atitude mais rija dos pais, traumatiza. Portanto deixo aqui mais uma frase muito antiga, mas cheia de razão:
‘Eduque seu filho em casa, para que não o eduquem na rua. A vida nem sempre lhes dirá S I M.’
Tá, estaria tudo certo, não fosse um detalhe ! Ninguém citou a palhaçada que é o tal CONSELHO TUTELAR ! Formado muitas vêzes por pessoas que nem mesmo tem filhos. São eleitos CONSELHEIROS ! Para aconselhar a quê ?! a deixar as crianças fazerem o que querem ? Sou pai de 3 crianças. Jamais vou deixar conselho algum interferir na educação de meus filhos. Lembro que certa vêz minha tia conversava com meu pai, quando meu primo,com 10 anos de idade, entrou na conversa. Tomou uma bifa com as costas da mão que não viu nem de onde veio. Hoje… Read more »
Olá Fúlvio, respeitamos a sua opinião e acho que cada pai e mãe deve saber educar seus filhos, a questão é que há 2 lados da moeda, há aqueles que só espancam e há os omissos que deixam os filhos ‘pintar e bordar’ e além de não fazerem nada, ainda batem palma. Acho que deve sempre haver bom senso, criança não nasceu para ser espancada e tão pouco pode fazer o q bem entende da vida. Há regras e limites a serem impostos, mas isso é desde bebe, não adianta o pai e mae querer por ordem na casa qdo… Read more »
O problema é que leis criadas por falsos moralistas,políticos hipócritas,tiram de todos nós, pais, o direito de educar e corrigir severamente nossos filhos. Não punem apenas os maus pais, mas também os que querem educar e desejam o melhor para os seus filhos. Isso é visivel em nossa sociedade.Crianças que não respeitam ninguém, nem mesmo os pais. Eu terminei o ensino medio em 2008, com 35 anos de idade, estudando em uma sala de aula onde o aluno mais velho tinha 14 anos, e digo,os pais não sabem o que seus filhos fazem em sala de aula ! Nem mesmo… Read more »
Discordo Fúlvio, não acho que cada pai conheça seus filhos, aliás conheço mães que estão tão preocupadas com o prórpio umbigo, que sequer olham para a cara dos filhos. Isso existe hoje em dia e existia antigamente também, porém com nuances diferentes. Eu tenho uma amiga que era filha única e que teve uma educação severa, como vc diz ‘apanhou’ para cachorro, com certeza ela deu ‘gente’ porém a revolta ficou gravada na mente e bem gravada. Por isso eu acho que bater não adianta, só causa revolta. Mas eu acho que cada pai e mãe deve saber o que… Read more »
Veja bem… Todos se escondem atras da ideia de que a lei serve para impor limites aos pais que espancam. Só que esquecem de um detalhe: Não são apenas os filhos espancados que se sentem protegidos pela lei, mas os nossos filhos também. Aí eles começas a achar que podem fazer qualquer coisa. Vamos dizer que sem a lei,morressem 100 crianças inocentes por dia, espancadas pelos pais (número fictício). Hoje, com esse estatuto porco, estão morrendo milhares, vítimas do crack e outras drogas. Sem falar nos pais, que estão definhando vendo seus filhos morrerem porque não puderam educar como antigamente… Read more »
Olá Fúlvio, eu quem agradeço por você vir até aqui e partilhar conosco a sua opinião e eu apesar dos pesares concordo com vc quase a 100%. Tb eu revolto-me qdo vejo na tv casos de meninas que ‘botam’ filho no mundo aos 12 anos e depois os abandonam no lixão. A situação é mto mais grave do que se supõe, eu infelizmente acho que chegamos num patamar que acho difícil quem quer que seja conseguir por ordem na casa. A coisa já se proliferou de tal forma que só mesmo uma atitude radical. Eu e todos os meus primos… Read more »
nem tanto ao mar, nem tanto a terra. confundir educaçao c brutalidade.
essa materia é tudo q há de bom e esclarecedor,pois hoje em dia se arruma qualquer desculpa pra falta de EDUCAÇÃO.
eu fiz muitas pesquisas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
muito bom.adoravel,amei?
EU EM PARTICULAMENTE GOSTEI MUITO POR QUE FALA DE UM TEMA MUITO IMPORTANTE
adorei isso serve de exemplo pra muitas pessoas:
é trabalho de escola porque eu tava fazendo bagunssa
Magnífico! Concordo plenamente. Procurando justamente sobre educação e boas maneiras para os “pequenos” encontrei esse site. Adorei e nós adultos conscientes é que precisamos tomar alguma atitude para tentar mudar esse caminho que está se pendendo para um outro lado.
Adorei………..
que legal quen colocou isso é mutoo legal
adorei muito
tenho duas filhas uma de 5anos e outra de 3anos com fasso para educar as minhas filhas.
OLA SOU PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL ADOREI SUAS DICAS VAI ME AJUDAR MUITO NO MEU PROJETO SOBRE EDUCAÇÃO E BOAS MANEIRAS.
Adorei as dicas.
ADOREI MUITISIMOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!