Eu costumo repetir uma frase que minha avó dizia-me muito que é: ‘Educação, vem de berço’. Traduzindo em poucas palavras, o que percebo actualmente para além da total falta de educação das crianças, uma grande falta de respeito pelas pessoas. As palavras mágicas como ‘com licença’, ‘desculpe’, ‘por favor’, ‘muito obrigada’ são inexistentes no vocabulário dos miudos e adolescentes. Acho que a liberação total que hoje em dia os pais dão, tem alterado um pouco os conceitos essenciais de conduta, que são vitais em qualquer tipo de relacionamento humano. Parece-me que estas atitudes das crianças são todas normais, parece-me que as crises de histerias que elas demonstram em público por não lhes terem atendido um pedido megalomániaco é tudo normal. Parece-me que o não respeitar pais, parentes, professores, é muito normal, e aceitável. Eu discordo totalmente de pais que não educam, que se mostram passivos diante de uma falta de educação dos filhos, que acham que essas crises são demonstrações de que o miudo ou a miuda, ou adolescente em questão, tem PERSONALIDADE. Agora falta de educação, é sinónimo de ter PERSONALIDADE. No meu tempo isso tinha outro nome e era muito bem tratado pelos nossos pais e avós, e nem por isso ficamos desequilibrados emocionalmente. Hoje em dia parece que qualquer atitude mais rija dos pais, traumatiza. Portanto deixo aqui mais uma frase muito antiga, mas cheia de razão:

‘Eduque seu filho em casa, para que não o eduquem na rua. A vida nem sempre lhes dirá S I M.’

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
20 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fúlvio
Fúlvio
8 anos atrás

Tá, estaria tudo certo, não fosse um detalhe ! Ninguém citou a palhaçada que é o tal CONSELHO TUTELAR ! Formado muitas vêzes por pessoas que nem mesmo tem filhos. São eleitos CONSELHEIROS ! Para aconselhar a quê ?! a deixar as crianças fazerem o que querem ? Sou pai de 3 crianças. Jamais vou deixar conselho algum interferir na educação de meus filhos. Lembro que certa vêz minha tia conversava com meu pai, quando meu primo,com 10 anos de idade, entrou na conversa. Tomou uma bifa com as costas da mão que não viu nem de onde veio. Hoje… Read more »

Fúlvio
Fúlvio
8 anos atrás
Reply to  Fúlvio

O problema é que leis criadas por falsos moralistas,políticos hipócritas,tiram de todos nós, pais, o direito de educar e corrigir severamente nossos filhos. Não punem apenas os maus pais, mas também os que querem educar e desejam o melhor para os seus filhos. Isso é visivel em nossa sociedade.Crianças que não respeitam ninguém, nem mesmo os pais. Eu terminei o ensino medio em 2008, com 35 anos de idade, estudando em uma sala de aula onde o aluno mais velho tinha 14 anos, e digo,os pais não sabem o que seus filhos fazem em sala de aula ! Nem mesmo… Read more »

Fúlvio
Fúlvio
8 anos atrás
Reply to  kat

Veja bem… Todos se escondem atras da ideia de que a lei serve para impor limites aos pais que espancam. Só que esquecem de um detalhe: Não são apenas os filhos espancados que se sentem protegidos pela lei, mas os nossos filhos também. Aí eles começas a achar que podem fazer qualquer coisa. Vamos dizer que sem a lei,morressem 100 crianças inocentes por dia, espancadas pelos pais (número fictício). Hoje, com esse estatuto porco, estão morrendo milhares, vítimas do crack e outras drogas. Sem falar nos pais, que estão definhando vendo seus filhos morrerem porque não puderam educar como antigamente… Read more »

sandra barreiros
sandra barreiros
7 anos atrás
Reply to  Fúlvio

nem tanto ao mar, nem tanto a terra. confundir educaçao c brutalidade.

elane miranda
elane miranda
8 anos atrás

essa materia é tudo q há de bom e esclarecedor,pois hoje em dia se arruma qualquer desculpa pra falta de EDUCAÇÃO.

Raissa sousa
Raissa sousa
8 anos atrás
Reply to  elane miranda

eu fiz muitas pesquisas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

vitória
vitória
9 anos atrás

muito bom.adoravel,amei?

THAIS DA SILVA
THAIS DA SILVA
9 anos atrás

EU EM PARTICULAMENTE GOSTEI MUITO POR QUE FALA DE UM TEMA MUITO IMPORTANTE

alexia leao freire
alexia leao freire
9 anos atrás

adorei isso serve de exemplo pra muitas pessoas:

joice aparecida da silva de oliveira
joice aparecida da silva de oliveira
9 anos atrás

é trabalho de escola porque eu tava fazendo bagunssa

Andreia
Andreia
9 anos atrás

Magnífico! Concordo plenamente. Procurando justamente sobre educação e boas maneiras para os “pequenos” encontrei esse site. Adorei e nós adultos conscientes é que precisamos tomar alguma atitude para tentar mudar esse caminho que está se pendendo para um outro lado.
Adorei………..

**ANA FLAVIA
**ANA FLAVIA
9 anos atrás

que legal quen colocou isso é mutoo legal

barbara
barbara
10 anos atrás

adorei muito

vanessa gonçalves santos
vanessa gonçalves santos
10 anos atrás

tenho duas filhas uma de 5anos e outra de 3anos com fasso para educar as minhas filhas.

BENEDITA
BENEDITA
11 anos atrás

OLA SOU PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL ADOREI SUAS DICAS VAI ME AJUDAR MUITO NO MEU PROJETO SOBRE EDUCAÇÃO E BOAS MANEIRAS.

Renata
Renata
11 anos atrás

Adorei as dicas.

TITO
TITO
10 anos atrás
Reply to  Renata

ADOREI MUITISIMOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!