Educação e cidadania parecem à mesma coisa, mas na verdade são conceitos totalmente diferentes e que mesmo assim devem andar de mãos dadas para que a sociedade e as pessoas possam viver em harmonia e plenamente.

Ser cidadão significa perceber que fazemos parte do mundo e de uma sociedade; que nossas escolhas e posturas diante da vida e das situações não afetam apenas a nós mesmo, mas a vida de outras pessoas da comunidade.

Do mesmo jeito que as ações de outras pessoas também afetam nossa vida. Não adianta em nada querer viver, ou ensinar os filhos a viverem sem se importar com o que acontece ao redor ou ter a capacidade de se relacionar normalmente com a sociedade.

O certo seria que a educação englobasse como matéria fundamental (e mais importante) o ensinamento da cidadania. Mas podemos observar que a escola e os professores, assim como os pais não conseguem despertar adequadamente a cidadania na vida dos filhos e dos alunos.

A educação nem sempre consegue – ou melhor, nunca consegue formar um cidadão. Por isso preste atenção que a escola não ensina seu filho a se comportar na sociedade e ter ideia dos direitos e deveres dele. Cidadania é caracterizada como a participação consciente de todos nas decisões, além de uma obediência às normas estabelecidas. Essa participação tem que ser esclarecida e bem definida.

A educação tem que separar uma área específica e dedicar tempo e estudo para poder formar pessoas conscientes e responsáveis pela sociedade existente. Educar apenas para a formação intelectual não fará com que seu filho seja um cidadão.

Você também pode ajudar nessa empreitada ao se informar e transmitir ao seu filho exemplos e conceitos de cidadania. Acima de tudo isso, você deve dar o exemplo de como se comportar; os filhos são um espelho dos pais, se você souber como passar a cidadania para ele, certamente conseguirá formar uma pessoa completa para a sociedade.

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia
    Agradeceria se me fornecessem artigos/apontamentos que falem de educação e cidadania e ética e deontologia profissional.
    Abraços

    Helden Afonso
    Moçambique

  2. Sou criança e estou aqui para falar sobre o conportamento das crianças ,adolescente e jovem.
    Criança_ A maioria das crianças são: Estrovertida, alegre, mimada etc. O comportamento da criança como eu é mais infantil a criança consegue quase as coisas que querem.
    Adolescente_Fase de desenvolvemento, mudança do corpo etc. O comportamento do adolescente é mais assim: Acham que ja são adultos passam lapis de olho, maquiagem etc.
    Jovem_ Gosta de ir a balada de se divertir. O comportamento do jovem é um comportamento de adulto ja querem ser um adulto coisa que não são. 🙂 Obrigada pela atenção estou a disposição a falar mais de qualquer coisa sobre Crianças Adolescentes e Jovens!!!

    Beijos : Maria Clara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here