A situação que se vive atualmente um pouco por todo o país é catastrófica, ainda assim é de extrema importância manter as rotinas e incentivar as crianças a continuar a estudar em casa.

A pandemia do Covid-19 trouxe uma nova realidade às famílias portuguesas. Tendo a maioria dos cidadãos nacionais que ficar em casa e, sempre que possível em teletrabalho, com filhos menores em idade escolar é importante criar hábitos de estudo com eles.

Para ajudar a ultrapassar esta fase difícil, hoje vamos falar de algumas plataformas digitais que podem servir de suporte para estudar em casa e ajudar a manter a rotina escolar.

  1. Aula Digital – Leya

A Leya tornou os conteúdos da plataforma Aula Digital gratuitos. Enquanto durar o encerramento das escolas, a editora disponibilizará, de forma gratuita, todo material que consta da área “Biblioteca” – do banco de recursos aos manuais escolares oficiais.
Para ter acesso aos manuais digitais, os alunos devem:

  • Entrar no site e registar-se como Aluno
  • Na opção “Oferta escolar” preencher os campos e ativar (é de salientar que agora a oferta também está disponível para os alunos do Ensino Privado e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira)
  • Selecionar Biblioteca e aceder aos manuais
  1. Escola Virtual – Porto Editora

A editora pretende que pais e alunos tenham acesso aos conteúdos educativos digitais da sua plataforma de e-learning de forma gratuita durante esta fase.
Para ter acesso gratuito à Escola Virtual, os alunos ou encarregados de educação têm de se registar, identificar o estabelecimento de ensino e o ano de escolaridade.
Serão então disponibilizados, de imediato, os conteúdos da plataforma e as versões digitais dos manuais escolares.

  1. Khan Academy

Khan Academy, cujos conteúdos são traduzidos para português pela Fundação Altice, é uma alternativa a estas plataformas. Encontre, de forma gratuita, vídeos e exercícios interativos complementares ao material escolar, que ajudam os mais novos a aprender de forma lúdica.
Para aceder aos seus conteúdos, inscreva o seu filho, indicando a sua idade e ano escolar, e escolha os conteúdos que pretende estudar.
Da matemática às ciências, os mais novos têm a oportunidade de aprender com conteúdos divertidos.

  1. Santillana

Direcionado para as famílias que frequentem uma escola abrangida pela gratuitidade dos manuais escolares. Os pais cujos filhos beneficiam desta medida podem aceder a esta plataforma sem pagar, através da Licença Digital.
Aqui as crianças têm acesso a um conjunto de recursos digitais educativos, que complementam a oferta de livros em papel feita pelo Ministério da Educação.

  1. Matematik

Os alunos do 10º ao 12º ano, que sintam dificuldades a matemática podem experimentar a plataforma Matematik, sem pagar.
Aqui podem encontrar resumos teóricos da matéria, exercícios práticos e soluções e estatísticas de desempenho.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments