Estar sempre em contacto com a natureza,  comer alimentos frescos e sem agrotóxicos faz bem para qualquer pessoa. Que tal ter uma horta dentro de casa? Se a sua resposta foi que não tem espaço, não se preocupe. A horta pode ser feita em qualquer pequeno espaço dentro de casa. E o melhor, você tem alimentos frescos e tem os benefícios do contato com a natureza.

Seus pais podem te ajudar, vocês podem ir junto a uma loja que vende sementes e escolherem quais os legumes e verduras que gostariam de ter na horta, podem também comprar todo o material necessário como pázinhas, floreiras, etc. Você pode plantar tomates, couve,  alface, e também deliciosos temperos como manjericão, cheiro verde, cebolinha, erva doce, alecrim, hortelã e muitos outros.

A horta, além de ser uma fonte de alimentos e temperos frescos, ela ainda é um local ideal para relaxamente. Quer coisa melhor do que mexer na terra para esquecer todos os problemas e passar agradáveis momentos junto com o papai e a mamãe?  Aposto que vai ser diversão garantida para todos.

E não pense que é difícil, com pequenas dicas você pode montar uma horta com alguns temperos frescos e deixar a comida muito mais saborosa. Para fazer a horta você pode usar o cantinho do quintal, ou até mesmo um vaso, uma ‘floreira’, ou um caixote; tudo depende do espaço que você dispõe.

Preste atenção para ver se o local recebe luz o dia todo e se você poderá ‘molhar’ a horta todos os dias; mas lembre-se que o solo não pode encharcar. Os restos das cascas de frutas e legumes podem servir como adubo, mas não se esqueça disso, já que as plantas precisam de adubo para se desenvolver.

fazer-uma-horta

Além de escolher o local onde a horta vai ficar você precisa de algumas ferramentas como colher, regador, rastelo e outros. Se a horta for feita em um vaso, procure esses equipamentos em tamanho reduzido, assim facilita o seu trabalho. No vaso ou jardineira, você deve colocar uma parte de terra, uma de esterco ou adubo e duas partes de areia. Floristas, ou locais que vendem produtos para jardinagem podem lhe orientar e dar algumas dicas de que tipo de terra, e produtos comprar!

Faça buraquinhos com distância de 10 cm cada um para colocar as sementes; depois de plantadas você pode cobrir novamente com terra. Em qualquer casa agrícola você encontra as mais diversas sementes. Você ainda pode usar alguma muda que ganhou, ou comprar as mudas já um bocadinho crescidas, o processo é o mesmo, só o buraco tem que ser maior, do tamanho que caiba a planta.

Os pequenos vasos podem abrigar as mais diferentes plantas, como alface, cebolinha, coentro, manjericão, orégano, salsinha e qualquer outro tempero que você imaginar. Você pode pegar um vaso bem grande e plantar uma semente de cada um, ou mesmo vários vasos menores e plantar uma espécie em cada um. Além de dar um sabor melhor à comida, sua cozinha fica colorida e aromatizada.

1 COMENTÁRIO

  1. fiz o suco de capim cidreira com limão bem gelado todos de casa adoraram e eu tambem gostei muito dos videos de horta em vasos,ameiiiii…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here