Estátisticas mostram que 70% dos jovens iniciam a sua vida sexual antes dos 17 anos, muitas das adolescentes tiveram seu primeiro filho entre 15 e 19 anos. Quando o adolescente, quer seja ele menino ou menina inicia a sua vida sexual, raramente ele se prepara antes. A adolescente apaixonada, num momento de paixão desenfreada esquece do mundo, e também esquece que o ato de iniciar a sua vida sexual implica em responsabilidades sérias, que caso não sejam pensadas podem trazer ao mundo uma nova vida. Será que então ela estará preparada para ser mãe? E o rapaz vai querer assumir a paternidade da criança?

gravidez-adolescencia

De quem é a “culpa”, de quem é a responsabilidade? Dos pais que não orientaram? Da irresponsabilidade dos adolescentes, que julgam saber tudo e não aceitam opiniões para nada? Pois é neste momento ninguém tem resposta para nada não é mesmo? A vida de uma adolescente muda radicalmente depois que engravida, seu corpo muda, seus hábitos se alteram, suas responsabilidades aumentam, sua saúde tem de ser observada com cuidado. Gravidez na adolescencia pode implicar em muitos problemas para a menina, como por exemplo risco de parto prematuro, anemia, hipertensão, diabetes gestacional e outros.

Vou deixar a sugestão de um texto que elucida de forma brilhante a questão da gravidez na adolescencia, seus mitos, receios e crenças:

…..”Uma gravidez indesejada na adolescência ocorre por várias razões: porque o método contraceptivo falhou ou pela má utilização do mesmo; porque não se utilizou qualquer protecção durante as relações sexuais; por falta de informação; pela existência do pensamento mágico de que “só acontece aos outros”, ou ainda, por crendices e mitos à volta das relações sexuais, como por exemplo: na primeira vez não há risco de ficar grávida ou que quando “se faz de pé” não há problema!(Fonte: Portal da Juventude)

Poderá ver mais informações em: – Gravidez Adolescentes Wiki

Asseio íntimo com ducha vaginal depois da relação sexual previne a gravidez? Quando a relação é em pé há risco de engravidar? Uma menina pode engravidar na sua primeira transa?

Não importa que tipo de asseio se faça depois do ato sexual. O espermatozóide é lançado no canal vaginal durante a ejaculação ou até mesmo antes, no líquido lubrificante produzido pelo homem. Isso significa que na hora do asseio eles já estão bem longe do alcance de uma ducha íntima. O fato da transa ser em pé, de lado ou em qualquer outra posição também não altera em nada o percurso dos espermatozóides até o óvulo. (Fonte: InfoEscola)

264 COMENTÁRIOS

  1. Oi gente, tenho 15 anos, namoro há 1 ano e estou grávida de 4 mêses. Minha família, amigos, todos sabem da gravidez, ficaram chateados mas me apoiaram em tudo, meu namorado que está sempre ao meu lado me apoia e faz o que pode pra me ver bem. O problema é que eu me sinto infeliz, choro por qualquer coisa, não consigo comer e nem dormir, estou estressada, parece que o mundo vai desabar, tenho vontade de sumir pra longe sem deixar noticias, estou muito deprimida…
    Preciso de ajuda, sempre fui uma menina muito alegre e poucas coisas são de me abalar, no começo da gravidez eu me sentia feliz, mas agora sinto um enorme vazio dentro do meu coração…
    Será que isso é uma fase, será que é normal da gravidez ou eu posso estar começando a entrar em uma depressão??

  2. Como todas as jovens mães, eu não pensava que poderia acontecer comigo, minha família tem muitos casos como o meu mais eu não me preocupava tanto. Eu namorava a mais ou menos seis meses e tinha uma vida como a de muitas garotas, nunca fui muito de ir a festas, e meu pai também não gostava da ideia de me deixar sair muito. Diferente do que muitos pensam pra ser mãe adolescente não é necessário ter uma família de baixa renda, ou desestruturada, não estudar ou coisas do tipo. Pelo contrário, eu tenho uma ótima estrutura familiar, estudo em uma boa escola e na minha casa nunca nos faltou nada! muito menos informação. Ser mãe aos 16 nunca passou pelos meus planos, porém isso não vai mudar tanto a minha vida! Muitas pessoas pensam que por ser mãe agora eu não posso mais estudar, nem prestar uma faculdade, pelo contrário, agora eu estudo muito mais, e penso muito mais no meu futuro, pois jamais estarei sozinha, agora eu tenho um filho, e isso é para a vida toda! Quando eu descobri a minha gravidez eu tive um choque muito grande! E não queria aceitar que isto estava acontecendo comigo, como a maioria eu pensei em abortar…Não por maldade ou por achar que não era uma vida que eu carregava! Mais por medo, medo de contar aos meus pais, medo de perder meus estudos, o meu sonho de passar em um vestibular, e até mesmo das festas e da liberdade. Meu namorado sempre esteve do meu lado em tudo!
    Mas como ainda somos muito novos ele também ficou com muito medo de tudo que poderia acontecer. Bom, quatro meses se passaram e eu não contei nada para os meus pais, eu entrei em uma séria depressão e não queria aceitar este filho de maneira alguma, passei noites e noites sem dormir. Cheguei a ficar três dias inteiros sem comer. Por fim eu não aguentava mais e não sabia o que fazer, eu não queria perder o meu filho e também não queria perder a minha adolescência! Por várias vezes compramos remédios pela internet, o tão famoso cytotec, e até receitas caseiras como chá de boldo e arruda! Quanto arrependimento! Mais a essas alturas eu já não podia desistir pois ele poderia ter imperfeições que carregaria por toda a vida! Eu jamais iria aguentar ver o meu filho com problemas sérios sabendo que eu tinha sido a culpada por tudo aquilo! Felizmente nenhum destes chegaram, e na nossa última tentativa o remédio chegou mas ai já era tarde! Meus pais já desconfiavam da minha gravidez e eu não tinha mais coragem pra usar este medicamento. Pensava que estava de quinze semanas, Mas ao fazer o ultrassom eu descobri que já se passavam das 19, e que o meu filho estava muito bem e formadinho! Hoje, eu rezo e peço a Deus pra que o meu pequeno esteja bem, Estou grávida de sete meses, minha família ao contrário do que eu imaginei me apoia em tudo! Ainda estou no segundo ano do ensino médio mais estou conseguindo conciliar normalmente os estudos com a nova rotina de sono e mal humor da gravidez. Agora eu sei, que o meu filho é a melhor “coisa” que já me aconteceu! E que eu jamais me perdoaria se tivesse acontecido algo com ele! Sou muito feliz apesar de ser uma mãe jovem, eu sei que meu filho vai ter tudo o que uma mãe “normal” poderia dar!

  3. gente eu enho 14 anos e tenho uma filha de 1 ano e 9 mese e estou gravida de 3 meses minha mãe falo se eu esteve gravida de novo ela mim bota nu m convento e agora oq eu faço?

    • olha carol pelo fato de vc ser muito nova, pra ter ja uma filha de 1 ano e 9 meses, e de estar gravida de novo, acho que talvez seria possivel ou não tomar seu filho de você, mas é claro por razões justas.

  4. Tenho 17a e meu namo tbm, estou gravida a umas 3 semanas, meu namo nao sabe.. Pois to no pensamento de abortar… E ele disse q se um dia eu engravidasse dele nao iria me deixar aborta… Venho estudado mto para a prova do Enem, e de repente meu futuro desaba por causa dessa criança… Sonho em ser mecanica a mto tempo.. Mais nao sei o q fazer.. Se minha familia souber nao irao mais querer saber de min, pois ja avisaram.. Minha amiga achou melhor eu ter a criança.. Mais nao sei o q faço, algum conselho? Faz mtas noites q nao durmo imaginando no q pod acontecer.!

    • Cris, fico mto triste qdo vejo uma menina da sua idade na sua situação, fico ainda mais triste qdo vejo alguem falar em abortar. Vc leva dentro de si uma vida. Aborto é crime, abortar é matar o filho que vc carrega dentro do seu ventre. Acha que vc no futuro terá condições de conviver com este peso na sua consciência?
      Este bebe não tem culpa de nada, mto menos de vc e seu namorado não terem tomado precauções p/ evitar uma gravidez indesejada. Seja forte, encare sua família e tenha seu filho ao lado do seu namorado, a responsabilidade é de ambos. Lembre-se de q mtas mulheres sonham em ter filhos e não podem, e vc que pode está pensando em abortar. Muito injusto isso não acha?

  5. tenho 14 anos estou gravida de 16 semanas do meu namorado de 32 ele não sabia o que fazer ele pensou em tirar mais eu não quis isso logo que descobrimos
    agora ele fala que esta criança é um anjo em nossas vida quase ninguem sabe meus pais não sabem ainda mais vamos nos casar no fim do ano e ter esse anjo!

  6. Estou gravida de um cara que tem 16 anos, minha mãe e meu pai já sabem que estou gravida. mas o que eu quero saber é se o cara tem a obrigação de me ajudar por ele ser menor de idade??? . Ele disse que tem direito de não ajudar. então vcs pode responder.

  7. Ola , meu nome é Sheila e vou fazer 15 anos mês que vem , estou gravida de 1 mês , mais não sei como contar para meus pais pois eles são bem rigidos nessa parte oque eu faço ?

    • olá sheila, primeiro: vc deve contar primeiro para o pai desta criança, ou seja ao outro responsavel! se tudo ocorrer bem vc poderá contar tranquila a seus pais, pois o seu namorado irá assumir sua responsabilidade!!

  8. Bom eu tenho 16 anos, tenho vida sexual ativa tomo anticoncepcional, uso camisinha mas ainda tenho mt medo de engravidar e todo mes acho que estou gravida.. quando a camisinha rasga podemos saber dps que ela e retirada do penis ?

  9. Ola, tenho 14 anos, e meu namorado tem 22, minha familia e a dele sabe que namoramos… Se eu engravidar minha mae ficaria louca e ela diz que seria capaz de denuncia-lo, ele pode ser preso ? gostaria de saber se ele pode ser acusado de pedofilia caso isso aconteça, ou se essa possibilidade acabou a partir do momento que meu responsavel aceitou nosso namoro. grata

    • Maria, ter relações com menores de 14 anos é considerado pela lei crime.
      Sua mãe é co-responsável por vc e se sabe do seu namoro está sendo permissiva e omissa, por isso não sei se ela
      pode ou não denuncia-lo.

  10. Oi meu nome é Ana Carolina, tenho 13 anos no final do ano faço 14, meu namorado tem 16 daki a 2 meses faz 17, estou gravida a 2 meses porem tenho medo de contar a minha mãe pos quando quando comecei a namorar( há exatos 1 ano e 1 mes)ela ds q se eu fikase gravida antes dos 16 anos ela iria deichar minha gestação ocorrer normalmente porem qund minha filha nasce ela iria pega minha filha para ela e iria me colocar em um colegio interno e eu nunca mas a veria…
    Pedi conselho a minhas amigas, elas me disseram para mim abrir um B.O e quaso acontece algo com meu filho a culpa seria dela, mas amo mt minha mae e n gostaria de fazer iss com a pessoa q me deu a vida
    e agora oq faço?
    ela pode fazer iss cmg e com meu filho por eu ser menor de idade ?

    • Ana, não creio que sua mãe possa fazer isso.
      Talvez um advogado poss te auxiliar nisso.
      Se o seu namorado assumir a paternidade da criança, é mais um motivo para que ela não possa fazer nada,
      dado que o pai tb é responsável pelo bebê, bem como
      a família dele tb poderá opinar e impedir que sua mãe faça isso.
      Sinceramente eu não sei pq algumas mães agem assim com ameaças, até parece que este tipo de ameaça vai impedir a adolescente de fazer alguma coisa.

  11. Eu e meu namorado mantemos relação durante 2 e 1 mês sem que ngm perceba, e possivel minha mãe saber e não querer contar? . meu corpo mudou muito fiquei mais gorda de 55 quilos fui pesar 70 estou muito corpuda, e as vezes ela fala como soubesse. devo contar para ela, ja que e muito rigida?

    • Lorena,
      Se vc toma pilula anticoncepcional, pode ser isso que tenha feito vc engordar. sugiro que vc procure um ginecologista para se informar qual o melhor metodo contraceptivo para vc usar.
      Não creio que sua mãe saiba que vc tem relações com seu namroado meramente pq seu corpo mudou, ela pode desconfiar pelas tuas atitudes, mas pelo corpo, acho que não tem nada a ver.
      Qto a contar para ela, depende. Analise qual seria a reação da sua mãe ao saber disso, tem mãe que não aceita, enfim…reflita e tome a melhor decisão apra todos. O importante é que vc tenha responsabilidade para não ter uma gravidez indesejada e se previna com camisinha contra as doenças sexualmente transmissiveis.

  12. ola pessoal eu tenho 17 anos e este mes veio a minha mestruaçao normal,pois eu sou casada e eu e meu marido quer ter filho entao ………..,so que esses dias eu to com muita ansia,dor de estomago,meus peito mais injados…gente seraque eu posso estar gravida alguem me ajuda

  13. nai e justo que so uma pessoa assuma os atos eu e meu namorado vamos assumoir esa criança juntos por que deus esta do nosso lado e vai da tudo certo eu descobrir que estava gavda nesse sabado e ele tambem
    fica o meu conselho previna se pra nao ficar na mesma situaçao que eu estou agora mais eu vou amar essa crianç pos el nao merece pgra os meus atos

    • não é justo não mas eu acho assim vcs dois tiveram cabeça para fazer sexo vcs tem cabeça e muita responsabilidade para assumir essa criança e se ele não quiser assumir procure seus direitos pq dizer que vai assumir a criança é muito facil mas o dificil é cumprir!!

  14. eu acho que estou gravida pois o periodo ja me diveria ter vindo no dia 13 de abril mas ate agora nada, tenho dores mas mamas, e tenho muitas vezes vontade de ir a casa de banho, fico contete se estiver mas tenho medo daa reaçao dos meus pais.
    so tenho 17 anos, namoro a 1 ano e 2 meses…
    ainda nao fiz o teste de gravidez nem fui ao medico, pois tenho medo do que me possam dizer, nao sou capaz de fazer ninhuma das coisas, porque em outros tempos eu ja fiz outros testes e deram negativo e eu fiquei de rastos, naon por querer mas sim por ser um NAO… antes a falta do periodo era so um atrazo mas agora eu sinto alguns simtomas e nao quero fazer o teste. que posso fazer para mudar a minha ideia de pensar disto?? alguem me pode responder a isto?

    • não tenha de ir ao medico Joana…ou pelo menos fazer um teste de gravidez,porque pelos seus sintomas vc pode estar gravida sim.E se estiver terá que falar ao seus pais,eles vão ficar triste com certeza por causa da sua idade mas eles te amam e vão aceitar essa crinça de braços abertos.Fique tranquila tudo vai dar certo…bjss da Lila

  15. gente! eu tenho 15 anos, e eu tive relaçao com o meu namorado pouco tempo, eu estava louca de amor por ele e para agradar ele nois fizemos sem camisinha, e agora eu estou com medo de esta gravida dele,se eu estive eu nao sei o que eu vou fazer, por que eu sei que minha mae nao vai me ajuda, e meu namorado ja tem 2 filhos, e eu tenho certeza que ele vai core.
    me ajuda

    • não se desespere…ele ha de aceitar seu filho sim,se for dele não vai adiantar ele correr porque voce pode ir ao forum com uma denuncia dele dizendo que ele não quer pagar penção,ou ele c casa com vc ou ele paga pensão.E fique tranquila quando c ama um filho vc mora ate d’ baixo da ponte querida bjss da Lila

  16. gente tenho 12 anos e ao saber que tem uma menina gravida na escola ela tem 13 anos da 6.a ela ja deve estar de uns 2 meses nao sei mas de olhar pra ela me sufoca porque?? ela tambem anda bem triste e todos sabem que ela esta gravida ate a mae eu descobri hoje dia 10/04/2012 meu amigo que conto pra mim e minha amiga nossa eu nao sabia que ela tava gravida eu so quero engravida depois dos 18 anos minha mae fala que eu tenho a mente boa,e quando eu tiver as minhas relasoes sexuais eu vou sempre usar camesinha e mesmo com camisinha vou usar pirula ainda nao mestruei,e por isso que nao passei no medico ainda conheço uma miga chamada luana ela foi estrupada quando tinha 7 anos pelo pai eu falei assim luana porque vc nao denuncia seu pai ela pego e disse ele tem grana e sempre me da, eu acho isso sacanagem alem do cara estrupar a garota e ela falar pra mim que doeu nao quer denunciar o pai graças a deus meu pai nunca fez isso comigo….e vcs que ja foram estrupadas ou outros mais que vcs achao disso ………… sacanagem nao é gente tchau bjs volto mais tarde bjs *-*………

  17. ooi , meu nome é Priscila e eu tenho 17 anoos !
    Eu tenho uma filha de apenas 2 meses , ela ée linda esta saudável graças a deus …
    a poouco tempo descobri que estava grávida , meu namoraado (pai da minha filha ) me abandonou ao saber dessa notícia , ele queria que eu abortasse mais eu poderia correr um risco muuito grande de saúde e mataria minha filha , GRAÇAS A DEUS , eu não segui os conselhos dele , quando ele me abandonou eu não sabia o que fazer , meus pais iria morrer de desgosto de mim ,mesmo assim eu tive que falar a verdade pra eles , no início foi tuudo muito constrangedor , eu pensei em fugir de casa , abortar o meu neném , me matar..
    Pensei em várias coisas , mais quando eu pare e ´pensei melhor eu vi que isso tudo era uma grande loucura , que já que o erro foi meu , minha filha não poderia pagar por isso , intão eu resolvi criar minha filha sozinha (sem o pai dela ) ..
    Fooi a melhor coisa que eu fiiz , ao ver a minha filha com aquela carinha de anjinho ..
    Dei Graças A Deus por ter me iluminado e ter infrentado tuudo akilo , pois eu tive o maior prazer que uma mulher pode ter , SER MÃE .. geeeente ela ée liinda demais , parece mt com o pai , com a família dele tbm , tem olhos azuis e é morena *—–*
    ALANA MAMÃE TE AMA GATINHA 😉

  18. tenho um problema muito grave ,
    ja tinha tomado a pilula mas nao foi receitada pela medicaa foi uma amiga minha que me deu , so tomava quando tinha relaçãoes sexuais com o meu namorado mas ja fui a consulta d médico de familia e ja me reitaram a pilula mas so que eu nao lhes disse que ja tinha tomado a pilula antes sem ser receitada pela médica fiquei com tanto medo que nem lhes disse nada , também já fumei umas 5 vezes mas eu menti e disse que não fumava , mentii porque ja nao fumo .
    agora ando a tomar a minha pilula mas tenho medo que algo me possa acontecer no futuro.
    ja muitas vezes ja tive relaçãoes sexuais com o meu namorado e ele sempre se ejaculou dentro de mim e nem tomava a pilula , nunca engravidei penso eu mas ja ouve vezes que me sentia enjoada , comia o dobro daquilo que eu comia muitas dores de costas e isso , até ja houve vezes que pensava que perdi o bebe ao tomar a pilula , eu não sei fico sempre a pensar coisas . não é que queira engravidar mas tambem nao iria me arrepender de nada .
    o meu namorado quer tanto ter um filho eu tenho agora 18 anos e ele vai fazer 20. eu estudo e ele trabalha mas tambem estuda.
    mas eu quero pensar muito porque a minha mãe disse que se eu engravidasse que lea não me iria ajudar. esse é o meu maior medo porque ela é a minha melhor amiga e tenho medo de perdê-la assim…

    • Jaqueline,
      Em 1º lugar se vc tem 18 anos já é uma mulher e portanto deve saber e aprender a conhecer o seu corpo.
      Não é vergonha nenhuma ter relaçoes sexuais, vc deve confiar em seu medico de familia.
      A pilula que o medico receita quase sempre é de acordo com o seu organismo, ou seja vc na consulta deve falar qtos dias por mes fica no periodo, se tem colicas, se sente mal, etc.
      Qto a ter fumado 5 vezes, nao ha problema, porem se tomar a pilula continuamente nao deve fumar pq pode prejudicar sua saude.
      Boa sorte.

      • obrigada
        mas eu comecei a tomar a pilula e o meu periodo veio dia 19 de fevereiro e so foi ontem dia 29.
        foi a 1a vez que isso me aconteceu , nunca demorei tanto tempo com o periodo , devo ir ao centro de saude ?

  19. Tenho 16 anos. Tomava o anticoncepcional level a um ano, e fiquei um mês sem tomar. Comecei a tomar o selene. Quando faltava 6 comp. para acabar a cartela, tive relações com meu namorado sem camisinha e agora minha menstruação está atrasada a 3 dias, posso estar grávida?

    • no 6 dia podes fazer um teste e ja saberas se tiveres sintomas faz o teste e procura o teu medico de familia. e casa nao estejas deves procura lo na mesma para ver se o problema é da pilula ou caso de gravidez

  20. eu sendo uma adolescete posso ate nao ter a esperiencia dos meus pais ou dos meus avos mas uma coisa e serta esse asunto hoje em dia ainda nao e la muito fala como deveria ser
    mas na minha opiniao os jovens de hoje deuem tomar mais cuidado nas suas escolhas.
    eu so tenho 15anos mas ja sei o que quero da minha vida e nao a vou estragar so por influencia de amigos

  21. Ola.. eu vi este site e tive lendo opiniões…
    Tem muita gente que critica e nao sabe pq da gente ter estes comportamentos de risco…
    Eu tenho 17anos e estou grávida de quase 5meses, minha barriga ja ta começado crescer e nao sei mais que fazer para esconder da minha mae, pois pai desta criança ÁS vezes nao quer saber, outras ja fica pai babadão e eu nao sei como contar para minha mae… voces que ja ficaram gravidas na adolescencia sera que podem ajudar dando conselhos ?

    • a única coisa que tens de fazer é comentar a sua mãe ,
      já que o pai do seu bebe não quer saber tens de ir para a tua mãe porque mãe é tudo , ela pode ralhar e tudo mas não ligues que tudo passa

    • ola!Gostaria que Lesse ate o final,acho que vai ser um conselho legal, tenho 17 anos,e estou gravida de 2 meses,tenho um namorado,tem 21 anos,faz Engenharia Civil,classe media alta eu e ele estamos juntos a 4 meses,minha historia foi assim:Eu jamais imaginei que eu ia engravidar,nunca mesmo,mais antes de fazer os testes de gravides,comecei a ter alguns sintomas,Tipo:meus seios começaram a crescer,a ficar doloridos,e o mamilo ficou mais moreno,comecei a enjuar de perfumes,de comidas pesadas,eu engordei,meu rosto inchou, e talz,Comecei a desconfiar mais ou menos pq foi assim: nossa ultima relação sexual qe foi sem prevençao e que ele ejaculou dentro de mim,foi mais ou menos no carnaval,dia 18 ah dia 21 de fevereiro…Dai começou o mes de março minha menstuaçao nao havia descido,passou o dia dela vim e nada,preocupei, la pro dia 15 de março eu fiz um teste de farmacia e deu negativo,depois uma semana apos,fiz outro novamente,deu negativo.. aai esperei mais um pouco,quando deu dia 04 de abril,fui numa cidade vizinha e fiz um exame de sangue,sai da minha cidade pq nao queria que ninguem descobrisse,o resultado ficou pronto em meia hora,meu namorado estava comigo,ele quem abriu o papel,quando olhei pro rosto dele,vi aquele olhar de revolta e ele gritou: DEEEEU POSITIVO,ele chorooou,choroou, e começou a falar que eu iria abortar,pq esse filho ia acabar com nossas vidas,que a gente ia dar disgostos aos nossos pais,que teriamos vergonha de sair na rua,como aquii eh uma cidade muito pequena o povo comenta muito sobre a vida dos outros,e ele começou a me encher a cabeça contra esse bebê,e eu nao queria tirar o nenem de forma alguma,na verdade fiquei feliz em saber que havia um filho meu dentro de mim,so que pra me atingir,ele usou um ponto fraco meu,Vejam so,ano passado eu me candidatei Pra concorrer como miss Beleza e simpatia da minha cidade e ganhei em primeiro lugar,tive premios de valores muito alto,e agora que começou a aparecer muitas oportunidades de seguir meu sonho,de ser Modelo,mecher com moda,passarelas,muuuuitas agencias ja me chamaram,mais so agora que comeceei a receber 1001 convites pra ganhar muuuuita,mais muita grana,ate 150 mil reais se eu chegasse em uma terceira etapa ate a china,mais perdi essa grande oportunidade de realizar o meu sonho,e como eu ia dizendo,meu namorado usou isso contra mim,pra eu abortar,tenho um contrato de um ano,e nele esta escrito que nao devo engravidar durante meu reinado,Mais enfim,quando descobri que eu tava gravida,passei uma noite pensando no que fazer,se tirava a criança ou nao.. Aii foi quando vi um video no youtube,de uma mensagem de um bebê qe foi abortado,me emocioneei,choreei,e decidi nao tirar mesmo, no dia seguinte quando acordei,meu namorado continuou me atentando pra tirar,brigamos muuito sobre isso,so que eu ja tava com minha resposta: NAO IA ABORTAR.. ele ficou totalmente Louco,ficou no meu pe dia inteiro,quando foi começo de noite,ele me colocou num carro e me levou pra um lugar calmo,conversou comigo,novamente usou meus pontos fracos,e acabou me convencendo a abortar a criança,Minha sorte foi que contei pra uma prima minha que eu tava indo pra outra cidade pra eu pegar os remedios pra eu tirar a criança,e eu muito nervosa,chorando,liguei pra ela, e disse que ja tava saindo da minha cidade,ela se disisperou,ligou pro meu irmao,e contou a ele,meu irmao me ligava e eu ignorava a chamada,oque ele fez: Foi na casa dos pais do meu namorado,contou pra eles,e ai sim eles ligaram e disse qe ja estavam sabendo oque tava acontecendo,meu irmao chamou a policia,tivemos que voltar pra casa,e foi ai que sentamos eu meu irmao,meu namorado,minha mae e meu pai,contamos oque aconteceu,e oque a gente tava indo fazer,e todos que eu imaginava que iam me bater,me chingar,virar a cara pra mim..nos julgar (QUE ERA MINHA FAMILIA) foi ao contrario,me apoiaram,nos deu Forças e nos convenceu a ter essa criança,e hoje Graças a Deus to com essa bençao de Deus aqui dentro de mim,e queria muito ajudar as garotas que passam pela mesma situaçao que eu passei,muitas tem medo de contar aos pais,mais acho que a melhor coisa a se fazer,eh recorrer primeiramente a eles,pq por mais que eles sejam bravos,ignorantes,vão te apoiar,pq pai nenhum quer um mal de um filho,e tenho certeza que assim como os meus me apoiaram,o de voces tbm vão,quando vê aquela belezinha pequenininha,sorrindo,começando a falar vovo e vovô,vão babar pela criança hihih,intao um conselho de quem passa por isso,aqui vai o meu,conte em primeiro lugar com seus pais,eles sao os unicos que nao vão te abandonar em momento algum,e garra firme na mao de Deus,que eh so ele pra lhe dar forças nessas horas..Hoje to bem,estou muito feliz,meu maior medo era de perder minha vida,pq eu era uma garota que saia muito,curtia muito,bebia,saia pra baladas com os amigos,aprontava,viajava pelo mundo,hoje nao mais,fico quieta em casa,estudando,acabei criando mais maturidade,minha cabeça mudou muito,e estou super feliz com minha nova vida de MAMÃE.. Garotas,Boa sorte a voces que nao sabem oque fazer nessas horas.. nao faça nenhuma besteira,so faça oque achar que eh certo,BEIJOOS…

  22. Olá a todos, casualmente encontrei este “blog” e interessei-me bastante por todos os tipos de comentarios que li, ao ponto de os partilhar com o meu namorado. Tenho 18 anos, feitos a pouco e o meu namorado 26, ambos (principalmente ele) somos pessoas que já tivemos diversas experiencias, positivas e negativas ao longo da vida, e mesmo com a diferença de idades e pensamentos, conseguimos manter o equilibrio. Perdi a minha virgindade com 13 anos, e já recorri a pilula do dia seguinte e a intervenção, e tudo por descuido e por ter aquele pensamento “infantil” que pronto, a pilula estava-me a fazer ficar mais gordita entao nao podia ser… Já tive experiencias sexuais, e tentei sempre ter o maximo de cuidado, pois uma intervenção não é brincadeira e pode trazer graves problemas futuros.. mas adiante. Ao ler comentarios de raparigas com apenas 12 ou 13 anos que estão desejosas de serem imediatamente mães, preocupa-me mas não ao ponto de dizer que são completamente loucas ou inresponsaveis, porque hoje em dia filmes, series televisivas e etc. tentam mostrar o lado mais “soft” desta stuação, que ao inicio é o inferno mas depois fica tudo bem, pois bem, a minha cunhada teve o seu primeiro filho assim que comecei a namorar, e sempre fui uma pessoa qe nao gostava muito de crianças, mas ao conviver com aquela coisinha, ver os seus primeiros passos, a primeira papinha(…) fez-me ver tudo de outro prisma, mas ver é uma coisa, agora… eu tomei conta dele, e acredite, não é nada facil, é o chorar que nunca sabemos a razão, são as fraldas mal cheirosas, o bolsar na nossa roupa lavadinha… Isto tudo, para dizer… São lindos, fofinhos e sim, só nos apetece ter um, mas pensem em como será a vida de uma criança, que acaba de chegar ao mundo sendo criada por outra criança. Ter um bebe, não é só cuidar como se fosse uma boneca que tanto queriamos no Natal, é muitos mais que isso, inclui despesas, estabilidade e muita, muita paciencia. Eu trabalho desde os meus 16, tenho uma optima relação com o meu namorado, temos nossa casinha e o sonho dele é termos um bebe, e eu sempre neguei, porque nunca me senti realmente preparada, mas agora sim. E é isso que um bebe merece, estabilidade e muito amor, e isso podemos ter (principalmente hoje em dia, que é tudo muito precose) independetemente da idade. Bem, um pequeno (grande) desabafo, e sublinho que não estou a julgar ninguem, muito menos a rebaixar ideias, apenas a exprimir as minhas. Parabéns as recentes e futuras mãmãs.

    • oii
      .. tenho 15 anos
      olha eu tive relacoes com meu namorado comeco desse mes 10 de 05 de 2012 tomei uma pirula dia seguinte e desceu muuito sangue no dia 15 e agr minha menstruacao era pra descer dia 25 e ate agr naada ja esta 3 dias atrazada… posso esttar gravida

      • Gabriella a pilula do dia seguitne contem uma carga mto forte d ehormonio o que contribui para descontrolar totalmente o seu ciclo menstrual, procure um médico 🙂

  23. Eu concordo plenamente com a kat, uma gravidez na adolescencia e muita mais indesejada vai trazer muitas complicaçoes tanto para os pais como para as familias :x…Mas qando se é desejada so se tem é qe pensar bem e ver se é memo aqilo qe qerem para as suas vidas :)…

  24. vai ser complicado da parte dos pais dela mas pronto nao morro por 2 xapadas. mas fiquei mais descansado. estou um pouco em baixo mas ao mesmo tempo feliz. nem sei o que fazer. mas vai ser doloroso principalmente para ela pois os boatos e tudo mais. mas se sei alguma coisa so fala 1 pois o segundo aposto que ja nao tem coragem de o fazer

  25. ola. tenho 16 anos e minha namorada tem 15. durante uma relação o preservativo rebentou e como o priudo esta atrasado 2 dias. será que vou ser pai??? estou a dar em maluco e o que me preocupa mais é o que podera acontecer a minha namorada se for mesmo verdade. ela corre perigo de vida?

    • Map perigo de vida não corre, porém se ela estiver grávida o minimo que vcs terão que fazer é assumir o bebé, obviamente nestes casos com a ajuda dos vossos pais não é? 🙂

    • haha perigo nenhum Map,Agora eh voces fazer o teste de gravides apos uns 15 dias de atraso da menstruaçao e se sua companheira estiver gravida,eh recorrer a um medico e começar o pre natal.. ai o medico vai te receitar os remedios para formaçao do seu bebê e muitas outras coisas…

  26. Fui mãe a 9 meses, tenho apenas 16 anos, e nao tenho “desgosto” disso, foi a melhor coisa que pode acontecer.
    Por que é que as pessoas acham:
    uma mulher com 18 anos, decide casar e engravida-é mãe
    uma mulher com 18 anos, namora e engravida-é uma adolescente grávida, isto tem sentido? Tem a mesma idade, muda o estado civil, qual é a diferença? que ideias….

    • Olá Maria, ninguem falou aqui sobre estado civil, o tema aqui é engravidar na adolescencia, o que quase sempre assume-se sozinha o filho, já que TAMBÉM quase sempre o pai da criança ‘cai fora’ e deixa a a namorada ‘falando sozinha’. é esta a questão, uma adolescente jovem, sem emprego, a depender dos pai e da mãe (avós da criança) p/ criar um filho que nasceu fruto de uma irresponsabilidade de 2 jovens. Essa é a questão,q do se quer ter relações sexuais seja com 12, 14, 16 ou 18, 20 anos, há que se ter responsabilidade p/ evitar uma gravidez indesejada. 😉

  27. Olá! Bem eu tenho uma duvida e espero que voces me possam esclarecer! Então eu e meu namorado este fim-de-semana …………………. mas ambos estavamos vestidos! Quando reparei tinha……………. nas minhas calças mas não estava ao pé da vagina então é impossivel eu ficar gravida né?
    beijo gostei do site!

    • Margarida, da forma como vc descreveu é muito raro que alguem fique grávida, já que havia a barreira da roupa impedindo que o espermatozoide chegasse até a mucosa da sua região íntima.

  28. ola tenho 13 anos,e muita gente ja perguntou me se eu queria ter uma relaçao sexual mas eu tenho bastante medo…mas ssera que nos mulheres temos de ter medo de ter uma relaçao sexual,ao pk podemos ficar gravidas e as nossas vidas acabam ali,ao pk o parto pode correr mal ao a nosssa familia nos poe fora de casa e depois o pai da criança nao quer saber de nos o que e que eide fazer?:-(

    • Ola Carolina, deixe p/ pensar em sexo qdo vc estiver com mais idade. Sexo não é somente sexo, sexo envolve muitas coisas como amor, carinho, respeito, dignidade, família, filhos, gravidez, virgindade, doenças sexualmente transmissiveis, e muito mais. Curta a tua adolescencia com alegria e viva estes lindos anos que nunca voltam, depois qdo vc tiver mais idade e conhecer um rapaz inteligente, honesto, trabalhador, sincero e que te ame verdadeiramente, quem sabe vcs de comum acordo e com plena consciencia do que irão fazer…possam então fazer amor e não fazer sexo 😉

  29. Pelo amor de deus , a cada vez que venho aqui , leio com cada coisa !
    A única maneira de evitar gravidezes é não praticar sexo ?
    As adolescentes engravidam por influencia dos amigos ?
    Mas vocês falam seriamente quando dizem estas coisas ou vêem para aqui dizer esses disparates para aqui porque não têem mais nada para fazer ?
    Eu tenho 16 anos , tenho relações sexuais e no entanto tenho cuidado ! Abstinência sexual não é o único método de evitar gravidez . Pílula e preservativo EXISTE !
    Apoio as raparigas que estão grávidas mas que o estão por algum problema com a contracepção , mas agora aquelas que engravidam por irresponsabilidade , desculpem mas crescam !Um bébé é uma vida , não é brincadeira nenhuma , exige emprego , responsabilidade e MATURIDADE !
    Cuidem-se sff , bijinhos

  30. Ola!Bom tenho 18 anos e estou gravida de 34 semanas,ganho no final do mes qem vem!Não descordo de quem fala mal das garotas que engravidão cedo pois cada um tem sua opinião propria não é msm?
    No começo eu queria morre pensei tudo menos em ter um filho fika noites e noites se durmir pensando em como contaria para meu pais que estava gravida pensei que eles nao me aceitaria mais e tal,so que quando eles descobriram essa foi a reaçao
    so que depois de um tempo eles se acostumarão com a idéia e hj são todos um chodo comigo hj tenho meu enxoval todo pronto; e por icrivel que as pessoas pensam hj meu namorado é a pessoa que mais me apoiam! Conclusão NINGUEM pode jugar NINGUEM so Deus é capaz disso cada um toma suas proprias desiçoes sempre a dois caminhos e nos é quem desidimos que caminho trilhar ,não queria esse caminho mais já q Deus e minhas desiçoes foram essas o que tenho a fazer agora é seguir em frente pois o caminho é longo e a vida muito curta pois ser mae é MARAVILHOSO e so que é sabe!Pois amo meu filho mesmo ele ainda estando na minha barriga pois cada chutinho que ele da nossa é incrivil fko cada vez mais e mais encantada!
    Sei que vai ter muita gente me jugando falando mal de mim mais fazer oq na vida a gente é sujeito a isso né?

  31. oy amei ox comentarios todos, eu axo k xtou gravida, eu e o meu parceiro temox muito medo das responsabilidades pois tenho ainda 17anos,e meus pais n me perdoariam. Ajudem_me…bjs a todos vces…

  32. olá, eu sou a catarina e apenas queria elogiar quem criou este site, pois explica muito bem tudo sobre a gravidez na adolescência.
    parabéns pelo site!

  33. ola, nos tamos a fz um trabalho nao concordamos com algumas coisas que aqui fora escritas algumas delas sao mentira porque podesse fazer sexo e nao se engravidar pois hoje em dia ha varias maneiras de prevençao tanto como para nao engravidar como para nao apanhar.mos doencas, portanto nunca se esqueçam que a muitas maneiras de nao engravidar (como pilulas, preservativos para rapaz e raparigas, aparelhos, etc). consultem sites e medicos se tiverem duvidas, xau

  34. Eu não faço a mínima ideia porque é que raparigas com 18 anos têm vontade de ser mães?!?!
    Têm a vida toda pela frente para curtir, dêm tempo ao tempo não queiram apressar as coisas!
    Nasçam, vivam, aprendam a viver e a saber ser pessoas e indivíduos, depois façam a voça vida e só então pensem mna hipótese de ser mães!
    (isto é a minha opinião, claro, e como tal respeito todas as opiniões que li!)
    Pensem nisto, aprendam a viver e depois vivam e só depois deixem um ser voço viver!

  35. Olá, é o seguinte, eu estou grávida de 2 meses e meio e os meus pais não sabes eu queria que vocês me dissessem como devo fazer é que estou muito preocupada.

    P.S Eu moro com os meus pais.

  36. Estamos a realizar um trabalho podes nos ajudar?
    Concordo e descordo com alguns comentarios daqui. Mas acho que aqui se culpabilizam muitos as raparigas mnas nao sao elas que têm sempre a culpa , que eu saiba um filho nao se faz sozinho.

  37. -> andamos a procurar informação pra fazer um trabalho sobre a gravidez na adolescência e acho que estas meninas deviam ter mais cuidado quando estam a ter relações sexuais com seus namorados (aa) nao pensem so em se** vá

  38. oi gente tenho 15 anos mais eu e meu namorado que tem 22 anos estamos querendo muito ter um filho estol completamente ansiosa ..quero muito isso acho que um filho é uma benção de Deus e traria muita felicidade para nos dois,pois pensamos em nos casar..mas gente o que voces acham disso?

  39. Olá Aline tenho 15 anos e tenho um namorado, sou virgem mas tenho muita vontade de perder a vorgindade mas tenho tbm muito medo será que vooc poderia me dar algumas dicas? espero o seu e-mail

    • Olá Mariana, antes de fazer isso vc deve procurar um médico p/ q ele possa te orientar quais os metodos indicados p/ que vc possa evitar uma gravidez indesejada, bem como doenças sexualmente transmissiveis.

  40. Olaaaa a todos (: .
    Li todos os comentarios e achei interexante contarvos a minha historia ..
    Tenho 17 anos , mas falta poucos meses para fazer os 18 , com o aproximar dos 18 começei a sentir uma vontade enorme de ser mae .
    Sempre falei sobre uqe sentia com o meu namorado e sobre a minha vontade de ser mae , ele sempre disse qe tambem tinha vontade de ser pai .
    Uma noite no calor de tudo tivemos relaxoes sem presevativo , no fim ele ficvou nervoxo e sem saber uqe fazer, ficou arrependido e deixoume , tive entao qe tumar a pilula do dia seguinte para nao ter um filho qe iria de ter de criar sozinha .
    Eu acho qe o problema dos jovens e’ crerem aprexar demasiado as coisas m para qe ter um filho quando temos 14 , 15 ou mesmo 18 anos para o termos de criar sozinhas ainda por cima sem trabalho e sem nada .Eu nunca tinha pensado nestas coisas ate ver qe iria ficar com uma criança nos braços se tivesse deixado vir .
    Acho qe todas as pessoas devem aproveitar a adolescencia porqe nunca mais vamos ter outra, e’ a altura das descobertas , e os filhos devemos ter com alguem qe nos ame , qe qeira ficar com nosco e quando tivermos condicoes para cria uma criança.
    O qe acontece com muitas adolescentes e’ qe qem cria os bebes sao os avos da criança e acho isso muito mau , pois nao tao a ser independentes e nao tao a dar valor ao que os pais passaram quando as tiveram .
    Para mim e’ impensavel uma miuda com 14 anos ter um filho uqe sera feito dela um dia mais tarde , qual sera o homem qe a vai crer? ninguem esta para criar os filhos de ninguem , e bem sabemos qe muitas miudas engravidam pensando qe assim o rapas nao as vai deixar , mas rapidamente se enganam .
    Nao sou ninguem para julgar ninguem .
    Mas com os erros aprendi qe cada coisa a seu tempo .
    Beijinhos *_*

  41. Olá meninas!
    Tenho 17 anos e ando com umas duvidas. . .
    O mes passado perdi uma pilula e acabei por nao tomar, tive relações sem contraceptivo, o periodo vei-o um dia antes, mas de resto tudo correu normalmente, mas este mes, tenho tido tonturas e más disposições, sede e sono e a mestruação vei-o atrasada 1 dia, tive pouquissimo fluxo e apenas durou 2 dias, tenho tido a barriga rija.
    Poderei estar grávida?!

  42. oi tenho 20 anos e achei muito interessante este trabalho principalmente o video. eu particularmente o meu sonho é ser mãe e o meu namorado também gostária muito de ser pai. ainda não o temos porque ainda somos estudantes. eu acho que hoje em dia fica gravida é quem quer visto que há muita informação e muito metodos contraceptivos. esse adolescentes é que estão muito apressadinhos.

  43. A todos aqueles que me ajudaram e deram resposta, já sei o resultado do teste de gravidez, aliás até fiz dois de farmácia, e um no planeamento, deu positivo. Já estou de 4 meses, a minha médica diz que daqui para a frente é que se vai notar o crecimento da barriga, e se eu raparar bem, sim já se nota bastante, mas nunca quiz ligar… tentei ingnorar a situação…. Mas onrigada a todos..

  44. Olá, tenho 15 anos e iniciei a minha vida sexual aos 13 anos, não sou rapariga de ter relações sem preservativo, nem sequer tenho namorado, mas conheci um rapaz uns dias depois do meu irmão morrer, isto foi à quase 3 meses e procurei nele a segurança que o meu irmão me dava, nunca tivemos uma relação séria simplesmente curtíamos às vezes e à cerca de um mês fizemos sexo mas no calor do momento não lembrei do preservativo e ele não conseguiu ……………… eu estava no ultimo dia do período quando isto aconteceu, algumas amigas minhas dizem que o período é mais fácil eu engravidar, mas eu não sei. Ultimamente sinto que ando a comer mais e com mais vontade de ir à casa de banho e tenho muitas dores nas costas, não sei se isto significa alguma coisa ou se simplesmente é impressão minha por andar só a pensar neste assunto. O pior é que agora conheci um rapaz com quem me tenho dado muito bem e tenho muito medo de estar grávida porque vai estragar o meu relacionamento com o novo rapaz e porque o pai do bebé não quer ter um filho agora diz que o assume mas não quer ter e porque a minha mãe não vai aceitar bem nem o meu irmão mas eu também tenho muito medo de abortar e não sei o que fazer…
    Dou os parabéns a todas as adolescentes que tem filhos e para as que não tem tenham cabeça e usem protecção…
    Beijos e adorei o site 😉

  45. que cambada de gente sem-informação na cabeça….Desde quando Deus dá a vida ? que eu saiba para um bebé nascer quem tem de o fazer são os progenitores…ou é Deus que anda aqui a …………………………. as mulheres no planeta ?

    Informem-se por favor e depois deixem comentários interessantes e discutíveis..não opiniões pessoais sem conhecimento das matérias.

  46. Justin, quanto à tua situação, a minha opinião é falares com a rapariga, por mais dificil que seja. Quando a nossa vida sexual começa a fazer parte do nosso dia a dia, temos que pensar sempre nas consequências dos nossos actos. Neste caso tens que assumir o teu acto. Acredita que não é facil para uma mãe, sobretudo jovem ter um filho nos braços sozinha. Nem que não fiquem juntos, sempre podes ajudar no que a criança precisar. e pensa, essa criança será sempre um filho teu. E mais tarde poderás arrepender-te e ser tarde de mais. Fala com a rapariga, e não dês importância aos comentários preconceituosos da sociedade em que vivemos.

  47. Carolina, olha já estive mais ou menos na tua situação, andei assim durante algum tempo e tinha medo de ir fazer o teste, mas aconselho-te a ires faze-lo. Realmente esses são alguns sintomas de uma gravidez.o meu periodo por exemplo nao vinha há 2 meses, mas acabou por aparecer. Faz o teste, por mais medo e receio que possas ter. Coragem!

  48. Olá, tenho 17 anos. Tenho uma dúvida e não consigo perguntar a ninguém… A minha mestruação não aparece à 3 meses, tenho uns corrimentos, e sinto enjoos e muita vontade de ir à casa de banho, isso pode estár a querer dizer que possa estár grávida? ajudem-me.

  49. Ola eu sou o luis e tenho 16 anos e a minha vida sexual começou com 13 anos Sempre tive cuidado para nada correr mal sempre utilizei os métodos contraceptivos para não correr riscos. Mas acho que as Raparigas têm que pensar bem no que estão a fazer!

  50. ola tenho 19 e sou mae de uma lindsa menina de um ano e meio começei a min ha vida sexual com 16 anos tenho pena de pessoas perconceituosas engravidei porque quis mas ha pais que proibem das filhas namorar isso e que leva muitas raparigas a engravidar

  51. ola,tenho 18 anos eu e o meu companheiro tamos a tentar engravidar mas nao tou a consegir,ate ja pensei em desistir sera que faço bem?
    o problema e qe ele quer muito ter e eu nao lhe consigo disser que nao.
    tambem gostava de falar com ninas que tivessem sido maes com minha idade,para ver se tou preparada
    obrigada

  52. olá , tenho 15 anos e já tenho uma filha . Nasceu, estava eu a fazer os meus 14 anos . Pois hoje não me arrependo da filha que tenho mas sim, da idade que a tive . Acho que todas as meninas que fazem SEXO têm que ter a certeza do que estao a fazer, e como já foi referido noutro comentário, pensarem na vida dos vossos filhos . Mas como tal, com 13-14-15 anos não pensamos em nada, e queremos é festa. Eu tive sorte com os pais que tenho, mas, nem todas têm esta sorte. Como por exemplo, a minha melhor amiga tinha 15 anos quando estava grávida . E neste aspecto dos pais , tambem ela teve bastante sorte ao que diz respeito aos pais. Mas, no meio destas duas historias, existe um se não : ” E os pais dos bebés, será que se interessam por ele ? Será que a primeira palavra que estes bebés vão dizer é papá, e ele não está lá para chamar: PAPÁ ? Pois, é nestes pequenos momentos que nós, as mães ficamos a pensar . Mas os bebés não têm culpa do erros que nós os pais cometemos . E agora é seguir em frente, e ajudar aos nossos filhos e dar-lhes melhor vida que a nossa . Obrigada .

  53. Eu concordo e discordo com alguns comentários daki.
    Concordo com a Andreya, mas em relaçao ao comentário dela algumas famílias tem preconceitos ou ideias sociais, e por isso obrigam as raparigas a abortar, e assim elas nao tem culpa.

    Tou a fazer um trabalho para ciencias sobre isto, quem tiver informações sobre isto mande para…………………………… obrigada

  54. Olá. Bem tenho 16 anos, e na passagem de ano iniciei a minha vida sexual com o meu namorado. Não foi bem iniciar, porque ele apenas …………………. Não utilisamos qualquer tipo de prevenção. o meu período ainda não veio, e estou com bastante medo, apesar de ainda nao ter sido capaz de ir fazer o teste. Estou à espera do período pois ele é bastante irregular. há meses que nem sequer vem. mesmo assim tenho medo. por favor digam-me o que pensam desta situação.

  55. gente o q eu faço?há uma grande probabilidade de eu estar grávida,só tenho 14 anos,e deixei de ser virgem aos 13,eu fiz sexo sem camisinha a um mes e meio com um ficante,a gente se ama e ele mora perto de mim,já faz quase um mes q estou sentindo enjoos,vontades,ontem tive uma vontade louca de comer melão as 12 hrs da noite,eu comi e a vontade passou,mas eu até desmaiei a um mes,mas o pior é q meu ficante já tem 18 anos e parece q ele vai morar em outra cidade,já fiz teste de farmácia e deu positivo,mas e se for engano?me ajudem por favor,antes minha barriga era bem sequinha,e eu não to comendo quase nada e to até com uma barriguinha,será q eu estou grávida gnt,me ajudem por favoor.

  56. ola encontrei esse site por acaso e ao msm tempo preciso de ajuda. tenho 25 anos sou estudante, vivo actualmente com o meu namorado ja ha 3 anos. soube ontm q estava gravida. p mim neste momento n é altura indicada, mas n sei se um dia irei arrenpender-m…. preciso de conselhos. bgda

  57. Cada um sabe da sua vida e ninguem tem nada a ver com isso neste caso se uma adolescente ingravidar nao quer dizer que va ser uma ma mae !!!!
    Sou contra o aborto porque se souberam fazer o bebe entao tambem o devem saber criar e nao devem tirar uma vida a quem nao teve culpa dos erros deles , muita gente quer ter filhos e nao consegue e estas miudas que os podem ter so fazem abortos .|.
    Se nao querem ter entao nao os tenham usem métodos contraceptivos assim escusam de ter uma gravidez nao desejada e escusam de matar um ser que nao teve culpa da vossa irresponsabilidade !!!!
    Meu sonho é ser maé mas nao consigo , e tambem so tenho 17 anos !!!
    Dou muito valor a quem é mae adolescente e trata muito bem dos filhos que tao muitos parabens para todas elas e que sejam muito felizes =)
    Pas que matam um ser que nao tem culpa do que voces fizeram so digo que apanhem juizo e nao os fassam se nao querem os ter =|

  58. Eu tenho uma duvida, eu tive relações sexuais com o meu namorado durante dois, três dias sem usarmos preservativo e eu nao estava a tomar a pilula á mais de um mês … Entretanto fiz uum teste (que deu negativo) e veio-me o periodo, com isto voltei a tomar a pilula mas no intervalo das dosagens o periodo nao apareceu. Poderei estar gravida ?!

  59. Olá , eu estive a ler todos os comentários que as pessoas aqui deixaram , e há alguns que concordo e outros que nem por isso .
    Quanto á gravidez ser fazer sexo , isso é mentira . Podem muito bem ter relações sexuais sem engravidar , isso depende se usam algum tipo de método contraceptivo de modo a prevenir a gravidez ou não .

  60. 🙂 , Eu apenas acho q se podem divertir sem q isso aconteça .. uma gravidez é algo serio nao é brincadeira .. e muitas meninas acham q e o mm q cuidar d um nenuco oh assim sei la .. pensam q e so meter no mundo e ja esta .. depois ah aqela opiniao aaah abortar e algo q deus n aprova .. deus tem mais cm q se preocupar ! .. acho q castiga mais por ter tido o filho e ter sido má mae .. e inrresponsavel , mas cada um com a sua .. depois os pais das crinaças… lá tá nem assumem .. pq o q eles qriam tiveram .. Eu falo pq tambem ja se passou muita coisa comigo .. Hoje em dia n da pa confiar . por isso ja q se acham grandinhas pa fazer sexo usem preservativo n custa nada 🙂
    E atençao eu n qis ofender ngem apenas partilhei a minha opiniao .
    bj.

  61. nos somos 2 raparigas e temos opiniões que secalhar ofendem muita gente. Achamos que quando se inicia uma vida sexual tem de se ter cabecinha, e consciencia que a qualquer momento de excitação podemos nos deixar ir e enfim, acabamos grávidas….os rapazes pouco se importam , querem é divertir-se, e quem carrega com uma criança 9 meses na barriga e tem essa própria criança somos nós, nós MULHERES! se eles deixassem de ser aproveitadores e demasiado egocentricos nós dariamos mais valor e assumiriamos as nossas responsabilidades com quem nos envolvemos, sabemos que muitos deles fogem disto tudo por falta de apoiio familiar mas para tudo há uma solução. Existem casas que acolhem casais que por consequencia do acto não foram aceites pelos pais e familia. As pessoas pensam que nunca acontece a elas porque se protegem e afins, mas no momento que menos esperam estão grávidas e em panico por não saber que caminho seguir. emfim, era basicamente uma critica aos rapazes de hoje em dia, e um alerta para quem quer iniciar uma vida sexual pensar 2 vezes antes de começar.

  62. Mais vale abortar q ser uma má mãe .. eu acho .. pois tenho varias amigas q tem filhos e deixam para os pais tomarem conta pois n tem paciencia e qerem sair e divertirem-se .. pois n os tivessem .. Hoje em dia a bastante informaçao .. so engravida qem qer .. o qem n tem cabeça e acha q ter um filho e tudo muito facil e bonito .. pensem na vida q os vossos filhos pode ter .. muitos q nem o pai vao conheçer .. minha opiniao ..pq acho q uma menina d 14 anos nem sabe uq qer apenas e um caprixo estupido e infantil q n tao a pensar no bebe .. mas ok pensem antes nos nenucos .. sempre sai + barato e n dao desgostos a ngem .. =)

  63. Oi . eu vou dar o meu exemplo para q n o façam .. tenho 17 anos e neste momento posso estar gravida e ja nem estou com esse rapaz .. Estou bastante preocupada com esta situaçao ..pois nem tive coragem de falar com a minha mae .. SEMPRE que façam sexo usem PRESERVATIVO para o vosso bem .. Pensem q tanto podem engravidar como apanhar uma doença ..
    Bj.

    • Eu acho que muita gente que est´´a aqui ficaria impressionada por saber que os preservativos n~~ao evitam gravidez… n~~ao totalmente. Fica aqui uma experiencia, sempre com preservativo, nada de brincdeiras sem preservativo, este nunca rompeu, e depois, vamos a ver, e descobre-se que se pode mesmo engravidar com preservativo… estupido n~~ao? 🙂 ironico ou n~~ao, eu nunca acreditei quando diziam que usaram prevervativo e tinham engravidado na mesma, agora começo a acreditar nessas historias…

  64. eu e o meu namorado tivemos relações correu tudo como previsto o preservativo não se rompeu e penso que estaria bem colocado,mas desde então a menstrução não me pareceu gostaria de saber se á alguma possibilidade de não estar gávida

  65. Bem eu estou neste saite porque tenho de fazer um trabalho para ap mas ate axo este tema bastante intrasante eu gostaria de ler umas contas historidas de jovens adolescentes pra depois (sem tiver permiçao) por no meu trabalho axo que seria entrasante e mais exclarecedor.pf espero pela respostata de alguem que pressise de desabafar ou nao se importe de me exclarecer

  66. olá, eu e o meu namorado fizemos sexo, mas o preservativo rompeu-se e ele só me disse no dia a seguir de manha, e eu estava de viagem não pode tomar a pilula no instante. só a consegui tomar, no limite das 72h, por volta das 60 h..
    há probabilidade de estar gravida?

    • é assim , claro que pode acontecer , mas faz um teste de gravidez , não perdes nada e assim ficas com certeza se estas ou não .
      Em qualquer farmacia te vendem um teste , vai força . tira as tuas duvidas.

  67. Bom , eu vou dizer uma coisa que poucas pessoas aqui iram acreditar .
    Eu tenho 18 anos e gostaria muito de engravidar , eu e o meu marido ja tentamos
    de mais vezes e ainda tentamos , mais eu não consigo engravidar !

    Isso pode ser algum problema comigo ?

    • Por vezes ser um problema contigo ou com o teu marido , consulta um médico e verás o que ele diz ..
      Leva o teu marido também ao médico porque o problema pode ser dele .
      Mas não te aflijas jessica , pode ainda não ter calhado e podem não ter nenhum problema .
      Força , vai ao médico.

    • Sim Moniz, pq o problema da gravidez nao se prende ao excesso de sexo na adolescencia e sim pela total falta de responsabilidade e maturidade dos jovens, que acham que é sexo é bom e é só ir lá e aproveitar; depois quem cria os bebes são os pais do adolescente ou quem sabe os avós. Falta de diálogo dentro de casa e falta de orientação geralmente ocasiona em gravidez precoce, se os pais acham que não falar sobre sexo é não admitir que seus filhos ja fazem; estão totalmente enganados.
      Pq os adolescentes se quiserem vão fazer sexo quer seja com dialogo ou sem dialogo em casa, o dialogo nao é um incentivo ao sexo, e sim uma forma de se evitar uma gravidez precoce.

  68. Ola tenho13 anos, encotrei este site porq procurava respostas paraa um trabalho de EMC sobre a gravidez precoce, li as diferentes opinões das adolescentes. e penso de nos adolescente devemos prevenir a gravidez precoce primando-nos na abstencia sexual …

  69. Olá, Meninas tenho 23anos(virgem), namoro ha um ano e nunca tive relaçoes com meu namorado,pois eu sei que a base de um namoro nao é a relaçao sexual, mas sim o sentimento mutuo, a amizade e confiança.
    Descordo com a pratica do aborto, pois É PECADO e SO DEUS DÁ VIDA E SO DEUS PODE TIRA-LA,homem nenhum tem direito…
    e a tdas raparigas dos 11-16anos, nao COMECEM AINDA A VOSSA VIDA SEXUAL, DEIXEM VOSSO CORPO DESENVOLVER-SE,APRENDAM A CONHECER-SE, informem-se sobre o assunto(sexo).HÁ TEMPO PRA TUDO, VIVEM COM CALMA, PARA AS MENINAS QUE JA SAO MAES COREGEM. UM ABRAÇO A TDAS.

  70. Olá, eu tenho apenas 16 anos e eu e meu namorado estamos pensando em ter um filho. Ele já me pediu em casamento, mas teriamos que esperarmos mais um pouco. Ese filho iria fazer grande mudança nas nossas vidas, porque iria nos aproximar mais além do que já amamos um ao outro demais.
    O que vocês acham da ideia?

  71. ola,tudo bem?so apareci para dizer o quanto e inportante se cuidar para nao ficar gravida!!alem de voce nao estar pronta piscicologicamente nem financeiramente, voce pode ter algum poblema na gravidez!!! existe tanto geito de evitar uma gravidez indesejada,como todos nos sabemos existe a piululas e tambem a camisinhas!!!!!!!!! muitas amigas minha ingravidaram e hoje se arrependertam de nao se cuidarem,espero que nenhuma de voces faz as coisas que as outras pessoas faz, e ai vai um aviso meu;SE CUIDEM GAROTAS POIS OS MENINOS DE HOJE EM DIA SO PENSAO EM TER RELACOES SEXUAIS!!!!!!BEIJOS!!!!!!!!!!!!!!!

  72. Eu estou a fazer um trabalho para Área de Projecto sobre as Mães Adolescentes, e realmente li vários casos sobre o tema.Não julgo nem olho de lado as mães adolescentes e também acho uma bênção de Deus carregar um filho.Mas acho que tudo na vida deve ter uma determinada altura,por exemplo,a gravidez.Se estivesse no caso de certas raparigas grávidas na adolescência,eu não abortaria,pois não só é uma vida dentro de nós como tinha-mos que levar com as consequências!Mas as pessoas que fazem abortos também não as olho de lado,respeito todas as opiniões e espero que todas as gravidezes acabem bem!
    Bjs e boa sorte para todas!

  73. na nossa opinião acha-mos que os pais delas e deles deviam ter um bocado de responsabilidade e devem falar por vezes connosco sobre isso
    nunca abortes é uma vida que «estás a deitar fora»

  74. tenho 14 anos , e namoro á 6 meses … iniciei a minha vida sexual com o meu namorado á 3 meses , so que da ultima vez … fi-lo sem camisinha , nao sei onde tinha a cabeça na altura tambem .. . mas ele nao ejeculou dentro … mas tabem sei , que nao é preciso necessariamente isso para engravidar… :S
    tenho muito medo de estar gravida, porque sei qe meus pais iam ficar muito desiludidos .. e zangados , ainda por cima , meu pai nao sabe que namoro.. apenas minha mãe.. :SS
    mas por outro lado , meu namorado apoia-me e disse que caso isso acontece-se , nao me abandonaria +.+ ficaria comigo $: mas mesmo assim , tenho muito medo …

  75. Olá! Sou a inês, tenho 14 anos e já iniciei a minha vida sexual á pouco tempo. Eu não namoro mas … mas numa curte… tudo aconteceu 🙁 e ainda por cima sem protecção! Não sei onde estava a minha cabeça naquela altura .
    Estou desconfiada que esteja grávida. Vivo sozinha com a minha mãe, ela também teve-me com 17 anos e tenho medo (se estiver grávida) de lhe dar esta péssima notícia! Embora o meu maior sonho seja ser mãe, não me imagino nesta idade com um filho ao colo.
    Não sei o que fazer agora … podem-me ajudar?!

  76. olá a todas tenho 16 anos e gostava imenso de ter um bebé mas tenho imenso medo ue algo de mal possa acontecer,ou que a minha familia não aceite e me mande embora de casa.namoro há 1 ano e 10 meses e temos uma relação óptima.ele se eu engravidasse ficava comigo e criava o bebé mas tenho tanto medo…
    Não tenho a culpa de achar que um bebé é uma benção na vida de uma mulher.Agora ler raparigas que acham que é nojo ver a barriga grande e os seus seios maiores.desculpem lá mas ter uma criança é uma vida que nasce em nós ´´e amor e ainda tem mais significado se os casais estao juntos e se ajudam em tudo porque também uma criança ajuda na união dos pais agora conforme os adolescentes.bjocas e respondam-me

  77. Oiie sou ana karolina e tenho 16 anos e estou gravida estou muito feliz embora eu seja muito nova , meus pais já sabem graças a Deus aceitaram meu pai que naum queria mais agora acho que esta tudo bem , estou com 3 mesês de gravidez e estou muito anciosa, emborra as pessoas naum achem certo me olho de um jeito deferente naum ligo poís estou feliz eu e meu namorado que estamos juntos a 8 mesês estamos muito felizes e isso que importa estamos esperando o bebê nascer pois esse bebê já e muito amado por nós e sei tenho certeza que ele vai ter todo amor e carinho do mundo !
    BEBÊ ABORDO ?

  78. eu tenho uma prima que ele engravidou com 14 anux…e ele nau queria ter aquele filho pk os da seguransa sucial podiam tirar a crianca a minha prima…..entao ela fez um aborto…..mz u namuradu nau queria que ela aburtase,entao ela aburtou sem ele saber…ele depois enventou que perdeu u bebe….passado uns messes ela voltou a engravidar e ela aburtou sem u namuradu saber…..

  79. eu axu que uma rapariga deve ter cuidado para nao engravidar na sua adulescencia……….pk ax consequencias vem a seguir,quando quiserem sair a noite nao pode ……elas estragam a sua vida a assumir a sua vida sexual….eu axu que para nau correr esse risco elax nau devem assumir a vida sexual……ixto e a minha opiniau…..cada um faz e percebe a sua maneira …..

  80. Olaaaa
    CARLA porke e k n me respondeste?
    á seculos ke te mandei a mensagem
    RESPONDE porque eu gostava de saber mais sobre o assunto
    RESPONDE PORQUE EU ESTOU A DAR EM MALUCA
    BEIJINHOS MUITO GRANDES PA TI I PO TEU FILHO….

  81. bem eu tenho 15 anos e o meu namorado tambem tem 15 mais o meu periodo aind nao veio e eu tou muito preocupad… nest momento tou a sentir vontade de vomitar… gostava que me respondessem que me ajudassem porque eu fiz sem preservativo a semana passada tou muito preocupado….por favor respondem me.

    • olha eu acho qe vce deve manter a qalma…pois se fiqaxes tao preoqupada o periodo nao nao vir qom tanto stress…fiqe qalma…
      mas tomaste a pilula do dia seguinte???
      se nao eu acho qi vce devia ir cinsultar ao seu medico…

  82. olá 🙂
    eu queria pedir ajuda para um trabalho para Formação cívica , esse trabalho é sobre a gravidez na adolescência , e como eu não sei nada sobre isso , queria saber se me podiam ajudar 😡
    por favor $:
    beijinhos
    e felicidades para vocês que são mães 😀

    • Olá eu tbem estou a fazer um trabalho sobre a gravidez na adolescência, para A.P. será qe te importavas de me ajudar com a informação?
      Nós [as qe ainda não somos mães] podemos nao entender o qe se passa na gravidez na adolescência, mas para isso é qe tbem peço ajuda a toda a gente neste site…
      Bjinho, obrigada!

  83. Olá .meu o problema é o seguinte! tive uma relaçao a mais ou menos duas semanas,desde entao tenho me sentido estranha.
    Muitas dores de cabeça,dor no corpo,engordei, tenho comido o dobro doque comia antes,os meus pés estao sempre enchados,sintos desejos…
    na relaçao agente usou camisnha!
    minha mestruaçao venho antes do tempo,venho muito,e bastante vermelha!!
    posso estar gravida???

  84. eu tambem nunca tinha ouvido falar da temperatura mas disseram-me e eu tenho medido….

    nos tuma-mos sempre precauçoes uzamos sempre o presebativo mas ele forou, com akele strees tudo nem me lembrei da pilula do dia seguinte

  85. ola a todas!!!!

    nunca escrevi nada assim deste tipo, nunca vim procurar nada assim nestes tipos de saits.
    acontece que eu estou suspeitando de estar gravida. sou menor ainda o meu namorado tem 21 anos temos alguma diferença de idade e na ultima vez k fizemos relaçoes o presebativo errebentou, ele preguntou.m s keria tomar a pilula do dia seguinte mas eu nao kiz talvez por pensar k so acontece aos outros tenho dizeram-m para medir a minha temperatura atravez da vagina tem estado sempre entre os 37,1 – 37.9…

    sera k alguem me pode ajudar????

    beijos

    • Marta nao etnendi bem sua duvida, mas nunca ouvi dizer para medir temperatura da vagina e nem imagino qual seria a finalidade disso. Alias vc não deve introduzir o termometro pode ser perigoso. Para não se engravidar deve-se tomar precauções, preservativos ou tomar anticoncepcional. nao sei sua idade, mas voce poderia procurar o médico de familia no centro de saude e fazer uma consulta para receber uma orientação correta de como prevenir a gravidez.

  86. ola…
    Acreditem que nao ha nda melhor do que estar gravida, independentemente da idade, eu tenho 18 anos e estou gravida de 18 semanas, a minha vida ta a mudar tenho plena noçao disso,mas é a melhor sensaçao do mundo!
    E a minha gravidez nao tem sido nada facil porque nao tenho o pai do bebe comigo, mas tenho uma mae maravilhosa do meu lado que me ajuda em tudo!
    Nao foi um bebe planeado, mas no fundo desejado, e apesar do choque de ter descoberto que estava gravida fazer um aborto jamais me passou pela cabeça!
    Penso que temos que arcar com as consequencias dos nossos actos e nao fugir a responsabilidade!

  87. ola pessoal…
    estoua fazer o trabalho de gravidez na adolescencia…
    nem sei qomu é qi vim parar aqi…
    fiqei muito choqada qom estes qomentarios todos..mas voces me ajudaram muito…
    bjs pelas maes adolescentes

  88. As veses naum temos acesso a preservativos pois hoje em dia muitos adolecentes começam a vida sexual mais cedo e isso os deixam constragidos de conversar com os pais ou as veses nem da tempo conversar podemos engravidar até msm na primeira noite , o chato de tudo isso é apenas perder um pouco de sua liberdade ( festas, bebidas , divertimentos e taals … ) mais com força de vontade de ter o seu futuro , nada é impossilvel e nem tão dificil assim , da pra consiliar tudo na vida , por que o que naum falta é tempo ne verdade , como eu disse tem que se esforçar essa é a mudança de engravidar cedo , as responsabilidades almentam , mais NÃO È O FIM DO MUNDO !
    vivemos num mundo mais livre hoje em dia , temos escolhas e direitos ..
    Temos alguém que nós apoie , todos tem sorte mais nenhuma igual a outra …

    Conselho : Seja feliz independente de Qualquer coisa , Não desista dos seus sonhos pelo contrario lute por eles, o filho é uma obra de Deus .

  89. Jaqueline é quase impossivel que voce teje grávida. Se o preservativo se rompeu ou o pénis de seu namorado teve em contacto com a sua … (mesmo sem ele ter ejaculado, seu namorado poderá ter libertado um liquido (que é quando uma pessoa tá muito excitada) que pode engravidar) ai sim tem chance de tar grávida .
    Voce que se mantenha calma, pois se andar stressada o seu periodo poderá atrasar.
    bjs

    • oi olha …ana ajudaste me muito…mantive semp a minha qalma apos 3 dias depois o meu periodo veio…estou tao contente…nao qero tar gravida assim tao cedo sou ainda muito nova…ainda tenho uma optma vida pela frente…so qero estudar para ter o meu emprego depois entrar para o mundo das maravilhas….

      CONSELHO
      por favor pensem sempre antes de tomarem uma decisao nao indesejavel…
      eu sei qe algumas de vcs nao desejam ter o bebe tao cedo..pois porqe acontece neh??
      mas evitem semp…
      tomem pilula quando aqabarem de fzr relaxoes sexuais…
      preservativo nao é 100% seguro mas usem e prpotegem..ainda vcs tem muito tempo na vida para vir viver uma nova era…bjOQasS…

  90. Boa tarde 😛

    sou a sandra e tenho 19 anos e um filho com 3. No inicio as coisas tornaram-se muito complicadas mas agora esta tudo a resolver-se. Gostaria de puder fazer amigos e de falar com pessoas na mesma situação que eu. Quem puder ou quiser aqui fica o meu e-mail: …………….
    beijinho

      • mas vce tem qi ter qalma…eu ja descobri qi nao tou gravida….tbm nao qero….sou contra aborto.nao qero tar gravida tao cedo ainda sou muito nova..se vir é espectacular mas tbm nao vou dizer pah vir pqii nao tou a ver a minha capacidade de ter um bebe…adoro crianças….
        mas ainda ta cedo nunqa é tardi d+ pah resolver tudo….todos nos temos tempo.tudo depende de nos….relaax carla

  91. ola pessoal…
    olhem eu tenho 16 anos fis hoje.
    eu ando com o meu namorado a 1 mes e tal..ja fis relaxoes sexuais com ele 3 veses
    sempre quando faço relaçoes penso que posso ficar gravida..
    mas nao.
    mas sempre uso persevativo.
    mas eu sei que usar persevativo nao é 100 % seguro.
    nunca tomei a pirula.
    estou com tanto medo.
    mas o meu namorado é tao querido
    mas eu sei que ainda sou muita nova para engravidar..
    bjs pelas maes adolescentes

  92. Olá a todas..
    Bem, sei k o k vou dizer, pode-vos parecer um disparate, mas é pura realidade.
    Nunca vivi rodeada de crianças e talvez por isso tenho um desejo enorme de ter um filho. Sei k sou relativamente nova, pois tenho 18 anos (quase 19), mas isso era mesmo o que mais queria..
    Namoro há 4 anos e desde que iniciamos a nossa vida sexual sempres tivemos extremamente cuidado, daí que nunca tenha engravidado.. Portanto, se eu engravidasse, não iria ser “sem querer”. Como já disse, pode ser um disparate, mas adorava mesmo.
    Eu estudo, Direito, e sei k tenho um belo futuro pela frente, até porque sempres fui aluna de muito boas notas, mas o meu maior gosto era ter um filho. Agora.. Nesta idade.. O meu namorado diz que não quer “fazer de propósito”, pois apesar de namorarmos, não vivemos juntos nem nada disso.. Mas diz k se por um dia acontecer, caso algo corra mal, será benvindo..

    Digam-me, com sinceridade, pf.. O que devo fazer? Por um lado o meu maior sonho era ter um filho.. Por outro tenho um futuro pela frente!

    Bjnhu!!
    Felicidades para todas as mães adolescentes!

  93. oix, prajá queru dixer queste site é tipu, a loucura, tem bueda material para trabalhos sobre a gravidez na adolescencia! agora sobre u tema: hum… tipo, quéisto?! Porqueque vcs gaiatas nao ………………? Porqueque axam que tem maturidade para criar um filho?

    • mas tu nao sabes o desespero que essa pessoa tem… fazem aborto porque sabem que nao tem condiçoes de cuidar do filho ou que nao esta preparada…. a vida é facil mas somos nos que complicamos tudo e pensamos que a vida é dificil… eu vou ltar pela minha felicidade der para onde der..

  94. eu fiquei gravida com 15 anos mas minha vida ñ parrou terminei os estudos sem atraso nenhum, cuidei mtu bem do meu filho e ñ dexei de ser feliz. td bem q ñ era isso q eu queria mas hj e a coisa mais importante da minha vida. Hj sou formada em tec. em nutrição e vou começar a faculdade de nutrição.Tenho 19 anos e meu filho tem 3 anos e somos mtu felizes..

  95. ola…
    parece-me obvio que ser mae adolescente ou pai não é nada do outro mundo, desde que as pessoas tenham cabeça para saber erir as situações e, neste caso o apoio dos pais um ao outro é essencial assim como o apoio das familias envolventes.
    ser mae ou pai deve ser algo mt bonito e inexplicavel e por isso a gravides seja em que idade for não deve ser algo “mau”.

    por outro lado penso que estas situações se poderiam evitar se as familias se deixassem de preconceitos e fossem elas próprias parte da educação sexual dos jovens assim como a escola numa acção mais real e proxima das necessidades dos alunos…

  96. Se cada parceiro tiver consciencia do que está a fazer, não há gravidez indesejada!!!

    beijinhos para todas as adolescentes grávidas!!!!

    bOa sOrte mininas!!!!

  97. Olá!!!

    soa a Manuela e tenho 14 anOs.

    People na sou contra á gravidez na adolescência, mas acho que se uma adolescente não quiser engravidar tão cedo é só se informar, á vários contraceptivos para nos prevenir-mos, e infelizmente tenho pena sim daquelas adolescentes que os pais ao saberem da noticia, expulsan-nas de casa ou então o namorado não aceita e rejeita-a a pobre adolescente fica de rastos por vezes sem vontade para seguir em frente. Eu ainda não iniciei a minha vida sexual, mas quando começar quero ter a consciência do que estou a fazer, se é mesmo um filho que qeuro ter prontos não há problema ou sim, tenho de ter a certeza que o meu parceiro não tem doenças, se caso não quiser ter é só me prevenir, há varios metodos para isso.
    Caso tenha dúvidas posso-as tirar na minha escola com a minha stora de ciências que já nos informou que podia-mos falar com ela á vontade!!!
    Só quero tambem deixar um recado ás adolecentes tais como eu com a mesma idade ou até mais novas ou mais velhas, dizer-lhes para se prevenirem e terem cuidado!!!

    beijos

    amei este site.

    beijinhos

  98. ola meninas
    as opiniões sobre esse assunto são muito variadas, e eu observei q muitas dssas garotas q estão grávidas não tem nem sequer idéia do q vem pela frente. Eu tenho 19 anos, engravidei com 17, poratanto meu filho tem 2 anos, puxa ele é tudo na minha vida e eu faço tudo por ele, pelo menos tudo q eu posso. Quando engravidei meus pais ficaram muito chateados mas me apoiaram, eu passei um tempo junta com o pai do meu filho, mas eu percebi q vida de casado nunca daria certo pra mim, e como nos separamos ele acabou esquecendo do filho. resultado: eu crio o meu filho com a ajuda dos meus pais, não trabalho e estou feito louca estudando para vestibular e para concursos pq eu tenho q pensar em 2 futuros, no meu e no do meu filho. ja perdi muitas festas e muitas saídas com os amigos, mas eu levo meu filho comigo sempre que da
    Olha meninas eu quero dier pra vcs q o início eu tbm estava muito feliz e ecitada om a idéia de ter um filho, mas isso dificultou muitas coisas na minha vida e cada dia q passa eu tenho q aprender a conciliar filho , amigos, namoro e estudos, não pensem q isso é fácil, é muito difícile para iso eu prcisei de muita maturidade. O meu filho é o bem maior q eu possuo e eu o amo mais do q tudo, toda a correria da minha vida é por causa dele. Eu não aconselho a ninguém te filho na adolescência , mas se engravidarem criem a criança com todo o amor q tiverem no coração. O ideal é engravidar quando tiverem condições de manter uma família estruturada por isso previnam-se

  99. tenho 17 anos e estou gravida de 5 meses
    nao em arrependo do q eu fiz pq eu fiz conciente q eu ia ficar gravida , nao usamos camizinhas e eu nao tomei a pirula do dia seguinte !
    A minha filha foi a melhor coisa q ja podia acontecer na minha vida .

  100. Eu acho que as adolescentes de hoje devem pensar mas antes de se relacior com alguem, porque a gravides antes do tenpo as vezes pode não ser legal, nem para a adolescente nem para seu parceiro. Eu sei que sexo é bom, mas na hora certa porque existem rapazes hoje que não querem compromisso e ai sempre sobra pros país!!!!!!

  101. Eu sou a Jéssica, tenho 14 anos.
    A minha mãe quando me teve também era uma adolecente tinha 16 anos.
    Acho que ela é uma boa mae, pois apesar de me ter tido nova, tratou-me de uma boa forma, pensando sempre no melhor para mim.
    Tenho orgulho de ter a mae que tenho e não é a idade que conta mas sim a forma como me trata.
    O aborto não é o remendeio de uma gravidez. Eu pessoalmente não gostava que a minha mãe me tivesse feito isso, portanto pensem bem em antes de cometerem tal coisa.
    Desejo-vos muita sorte, e tudo de bom .

  102. Olá mãezinhas!
    Eu e a Tita temos ambas 14 anos e nenhuma de nós iniciou ainda a sua vida sexual.
    Vamos fazer um trabalho sobre a gravidez precoce e precisamo de várias opiniões de pessoas com experiência no assunto.
    Ficámos impressionadas com muitas das histórias aqui contadas.
    Eu(Mia), concordo com o aborto… acho que se não for prepositado e desejado, poderá estragar a vida dos pais e do próprio bebé.
    Eu(Tita), não estou de acordo com o aborto. Acho que se tiveram maturidade suficiente para o fazer também têm de ter essa maturidade para o assumir. Não imagino como será ter uma gravidez indesejada , mas penso que é uma enorme responsabilidade.
    Quanto aos pais (homens) que abandonam as namoradas quando sabem que elas estão grávidas , são uns ganda cabrões , porque o que querem é diversão e não pensam nas consequências.

  103. passei por aqui pois estou a fazer um trabalho sobre a gravidez na adolescencia e fiqei estupefacta como sao tantos os casos de adolescentes gravidas nunca pensei qe fossem tantas….bom so fiz este comentario para desejar boa sorte a todas e muita coragem….realmente a gravidez e a melhor fase na vida de uma melhor sem duvida…

    bjs e + uma ves CCOORRAAGGEEMM

  104. ola ..
    eu to a fazer um trabalho sobre isto ..
    2 de voces podem me dizer qomo e que e depois do nascimento ??
    o que mudo na vossa vida ??
    continuam felizes como na gravidez ??
    e o vosso namorado,continua com vocez ??

    porfavor
    Qem poder responda as minhas perguntas ..

    • Olá Moniqa, tenhu 15 anos e já tive um bebé…
      foi mt lindo, gostei mt da experiencia!
      o qe mudou na minha vida foi qe não pude sairm mais a noite pa cuidar do meu puto.
      sim, continuo mt feliz e n m arrependo d nadaa!
      o meu namorado pôs-se nas ……….. e eu fiqei na ……….. tonto…!
      bju
      prazer ajudarte!

        • axo ke n presisas de ficar erritada, ixo é um dos sintomas da gravidex
          se kuando lhes contares eles nao reagirem ou reagirem mal tu só tens de dizer ke na tua idade é normal keres experimentar.
          nao tens ke te irritares se eles se xatearem kontigo muito pelo kontrario…
          tens ke os fazer ver ke estao errados kontigo e ke ter um bebe nao é de morrer.
          é verdade ke kom 13 anos kusta muito ter.
          tenho uma amiga ke teve bebe aos 11 anos e nao foi ke os pais nao a apoiaram

  105. Olá ! Tenho 13 anos e namora há um mes . E já tive relaçoes com o meu namorado de 17 anos . como nao usamos protecçao ao fazer as relaçoes , e como ja tenho a menstruaçao suspeito de uma Gravidez indesejavel ! Mas o meu namorado apoia-me em tudo e ja vai começar este mes a trabalhar nas obras para sustentar o nosso querido futuro bebe !

  106. Eu sinceramente acho q ser mãe é uma bençao seja em que altura da vida da mulher for. e mete-me um pouco de nojo esta gente que diz que é horrivel ser mae na adolescencia. Horrivel é vc q nao faz a minima ideia do q fala

    • Prezada Julia Sena, de facto não é mesmo horrivel ser mãe na adolescencia, ser mãe é uma benção. Benção maior é o pai da criança assumi-la e cria-la ao seu lado, esta é a questão que ninguem pensa. De facto é mesmo lindo ter um filho dificil é cria-lo sozinha, ou pior ainda ter de o criar as custas dos seus pais. Pense nisso!

  107. Este site ajudou-nos muito para um trabalho de área projecto….
    Não somos contra a gravidez na adolescência e apoiamos todas as gravidas sem as olhar de lado……..
    Boa sorte para todas
    Beijos…=)

  108. ola!!!
    xou a Andreia e tenho 15 anos.
    Ouve uma vex k tive relaçoes com o meu namorado agora ex namorado e tive muito medo porque foi aminha primeira vex max correu bem.

  109. acho que ter um filho é uma coisa linda mas nesta idade nao aconselho muito.
    tenho 16 anos e namoro a 2 anos e 6 meses
    beijinhos para as mamas e boa sorte

  110. eu amo o um menino e ele quer trzar cmg e como eu amo me deixo levar pelo oq ele pede e tenho mto medo de alguem saber q trazei com ele pois só tenho 15 anos;

  111. ola,tenho apenas 15 anos e estou suspeitando de estar gravida… de um lado me sinto segura por que o pai dessa criança esta do meu lado,mais tenho medo por causa dos meus pais;por que eu sou filha adotada e meu pai postiço nossa eu sou tudo pra ele,e o medo dele era de eu fica gravida..pois tenho medo..eu e o pai do meu filho so faiz 4 meses que nos namoramos,mais sabe o que mais me surprendeu;ele nao me abandonou,ele esta do meu lado e disposto a criar esse filho junto comigo…..em um momento pensei em aborta mais vi que e uma vida q eu vou estar tirando entao nao quero fazer essa burrada,,,mais nao sei o que eu faço queria pedi ajuda….nossa estou sem chao no momento sabe por que meu pai nossa ele e tudo pra mim e eu sei que vai ser uma decepçao muito ghrande pra ele… ass thais

    • bom Thais eu tbm tenho 15 anos i eu perdi a minha virgindade com apenas 12 anos.
      E sobre o seus pais si eles di amar mesmo di verdade eles vao fikar do seu lado…
      Mais si eu fosse vc fazia um teste di gravides primeiro pra depois vc contar pro seus pais…
      E si o teste der positivo vc chama o seu namorado i os seus pais i conta pra eles…
      Pq ai ele vai ter confiança em vc…
      Mais si vc tiver achando ki ta gravida so pq a sua mestruação atrazo nao fike preocupada isso sempre acontece comigo,,, i com qualquer menina da nossa idade
      é pq o nosso corpo ainda si acostumo com nos mesmo entendeu???
      bom si vc nao entendeu vai ate um medico ki ele vai ti explicar melhor ok
      bjus i mi add no msn
      …………………………………………..
      i boa sorte ok
      xauuu

  112. Eu acho que uma criança e uma bençao. e a jovem q tem o dom de gerar uma criança tem que se orgulhar, pois muitas mulheres querem ter esse dom e nao podem

  113. na minha opiniao,
    a mulher tem que casar ,pra depois ter um filho.
    essas meninas que engravidam cedo , ficam dandos desculpas .Nao se previnem e depois
    querem abortar (se foi mulher pra fazer, tem que ser mulher pra assumir)
    (ABOTAR É PEGADO VOCE ESTÁ MATANDO UMA VIDA)
    e tem uns que falam que eram jovens demais nao tinham consciencia do que estavam fazem (mentira pura, o adolescente já tem plena consciencia do que faz )

  114. Olá a todos. Tenho 18 anos, e não estou grávida nem nada que se pareça e muito sinceramente espero só estar daqui a muitos anos.
    Mesmo que tal coisa me acontecesse nunca seria capaz de ter um filho, aliás, acho que me matava, por muito dramático que isto pareça e é lógico que também faço o que as meninas da minha idade fazem, apenas o faço com responsabilidades. E muito sinceramente, nos dias de hoje, só engravida quem quer. Ou então quem tiver o azar dos metodos contraceptivos falharem.
    Tive um caso na minha familia há muito pouco tempo, uma prima minha com 17 anos engravidou, para mim foi um desgosto, os pais puseram-na fora de casa e ela foi viver com o namorado. Neste momento já se dão bem mas é sempre muito mau. É péssimo! Perde-se tudo o que está a começar.

    • Menina Rodrigues embora seja uma situação muito dificil não é caso para se matar, afinal se traz uma nova vida dentro do ventre e não há nada mais lindo do que isto. Há sim que se ter responsabilidade como vc mesma disse, e usar os contraceptivos correctamente para que não haja falha. Se a adolescente quer ter o direito de ser tornar ‘Mulher’ tem tb que saber que para ser ‘Mulher’ e fazer o que bem entende, também tem de ser RESPONSÁVEL.

  115. Achei estremamente interressante os relatos aki contados…
    Estou a fazer um trabalho sobre esse assunto…Ja apresentei feiras com ele tbm…
    Parabéns mamães seja mto mto felizes…Tudo de bom pra vcs:*

  116. Olha tem muita gente que vem aqui criticar a felicidade de nós adolescentes estarmos grávidas, estamos grávidas sim vamos assumir e concerteza nao precisaremos do dinheiro dessas pessoas que criticam para pagar as coisas dos nossos filhos…. Se tivemos condições de ter esse filho assumir, vocês acham que nao teremos condições de criar? o passo mais importante já demos que foi de assumir e certamente Deus vai nos ajudar porque nada acontece por acaso, quem muito criticar não sabe o que pode acontecer amanhã ou depois!

  117. Olá sou a Vanessa tenho 17 anos,meus pais são pastores de igrejas evangelicas e eu estou gravida de 3 meses..Já pensei em me matar ja pensei em tirar…mais vejo que isso aconteçeu pq deveria ter acontecido..Não é bonito uma moça de 17 anos falar qe está gravida mais eu sei qe não sou a 1 nem sereia a ultima..Está sendo muito dificil para mim e quando eu contar aos meus pais eles vão me espulsar de casa se não me matarem antes.. Mas eu assumo oqe fiz e quero estar com meu filho por mais dificil qe seja.. Mais dou o conselho a outras jovens que não façam isso pq isso é uma coisa muito bonita mais é uma coisa muito seria e se for igual ao meu casa traumatica…

  118. achei muito bom, pois fala sobre muitas coisas enteressantes na vida de uma pessoas,as adolescentes devem saber que quando for ter suas relações deve se prevenir para não engravidar cedo.

  119. Se voces lessem o que esta escrito láaaa em cima, iriam ver que não é nenhuma critica, apenas uma observação de que uma ‘criança’ de 15 anos não tem condiçoes psicologicas, e financeiras para ter um filho.
    Muito bonito este romantismo todo, e o bradar aos 4 cantos que são independentes e que estão felizes, etc,etc,etc,etc.
    Vamos ver na hora de criar, se são voces que o vão fazer os os vossos pais.

  120. ola pessoal eu acho um abisurdo criticar os jovens isso acontece eu estou gravida de 36 semanas e acho uma coisa maravilhosa inesplicavel amomeu filho nao me emporto com que os outros pensao boa sorte para as maes adolecentes

  121. Óhhhh Filipa deixa de bater no peito a dizer que estás feliz, se estivesse não vinhas cá a toda hora querer mostrar a toda gente o que falas. Tás feliz, bom para ti mas não te esqueças que o deu certo para ti pode não dar aos outros e que para um pai e mãe é dificil encarar esta situação com naturalidade.

  122. Sera que as pessoas nao entendem que um bebe é a coisa mais linda do mundo ! Como ja referi em cima tenho 15 anos e estou gravida ! Sim, tenho medo das consequencias, mais tambem tenho uma força enorme para ultarpassar isto ! Estou tão feliz , sinto o minha vida a crescer dentro de mim ! Quero ter isto mais que tudo no mundo !
    Cada dia que passa vejo o que as maes adolescentes passam …os olhares das pessoas…os comentarios…todo …mas nos temos de passar por cima dessas pessoas meninas e mostram que somo felizes assim e que dejesamos isto..mesmo que nos tentem deitar a baixo nos vamos passar por cima ! Pois temos é que pensar na nossa felicidade, na felicidade do nosso namurado e alem de tudo na felicidade do nosso bebe que cresce dentro de nos ! Somos mais fortes e mais felizes que essas pessoas que nos criticam e nos olham com aquela cara de pena !
    Ter pena de nos ??? NAO … >Tênham é inveja de nos… pois nos amamos a nossa vida !

    Beijinhos para todas as minhas amigas maes adolescentes !
    «3

  123. Nossa eu tenho tanto medo de ficar grávida na minha primeira vez…
    Mas eu quero mais do que tudo fazer com meu namorado..
    Eu e ele somos virgens e não temos experiencia nesse assunto..
    Mas tenho consciência de que quando eu for fazer usar camisinha SEMPRE…
    Tenho 14 anos mas já me sinto mas madura do que deveria…(se é que alguém me entende?)
    Obrigadaa..
    Beijinhos!^^

  124. Parabens Filipa,
    Se tu tens toda esta responsabilidade também
    vai ter coragem para contar a sua mamã e
    também vai poder trabalhar para criar o seu filho.

  125. Boa noite.
    Eu tenho 15 anos e acho que estou gravida. Tanto eu cmo o meu namurado queremos ter este bebe. Não é nada horivel, eu acho que é a coisa mais linda do mundo . Mas a minha questao é como devo contar a minha mae ?
    Para as pessoas que dizem que é horrivel engravidat na adolescencia so desejo que nao lhes aconteça a elas o mesmo que a nos (mães adolescentes).
    Gostava que alguemme ajuda-se ,pois acho que tenho responsabilidade e mentalidde o suficiente para ter este filho mas nao sei como contar as pessoas que me são chegadas .

    Obrigada

    • ola sou a denise tenho agora 16 anos e uma filha com 9 mezes, nao e para levar a mal mas pois acho mal dizerem ao falar neste assunto a palavra ”horrivel e uma grande estupidez sim dizerem essa palavra tocando no assunto sobre maes adolescentes que eu saiba ate agora inda nao vi nada a dizer que so se pode engravidar a partir dos 20 nem dos 30 anos, cada pessoa escolhe quando quer ter seu filho, quanto ao que dizem de ”o rapaz deixar a rapariga” isso e os inrresponsaveis a isso sim se chama ”horroroso” ate vos digo mais a isso chama sse ”nojento”, pois posso disser que planeei a minha gravidez e sou bastante feliz com o meu marido e a minha filha como ja disse minha filha tem 9 mezes e estou junta com meu marido a 2 nos e uns mezes, nao a nada melhor que ter um filho desde que agente o desejo caso nao seja desejado ai si mais vale abortar ou ntao nem fazer mas mais uma vez dou todo o apoio as maes adolescentes e que sejam mesmo muito felizes com seus maridos e seus bebes pois para mim nao a idade para ter filhos, so queria dizer mais alguma coisa que acho que deve ser dita.
      ” criar! a palavra que os mais velhos sabem logo dizer, e uma coisa que nos temos de lutar e o que uma pessoa de 20 ou 30 pode tambem ter de infrentar nao e so as de 16 ou 15 nos maes adolescentes so temos de lutar pelos nosso filhos lindos e sabermos sepre que vamos konseguir e nunca desistir, a parte de contar aos pais acho muito importante um bom dialogo desde o inicio e dificil da 1º vez vermos um sorriso mas depois e o que vemos mais, como festas na barriga, prendinhas para o bebe,etc…”
      fiquem a saber que hoje em dia vejo maes adolescentes mais agarradas e empenhadas em cria seus filhos do que as senhoras de 20 e 30 anos que ja estao cansadas. meninas nao venho aki mandalas engravidar venho aki apenas dizer lhes que nao e um ”horror” mas sim um ”orgulho” dizer eu sou ”mae” e lutei para ter a minha ”vida”.
      adorei este topico mas sinceramente neste mundo amuitas pessoas que criticam mais do que ajudam….
      força meninas…

      • Obrigada Denise pelo seu depoimento e pela sua maturidade. Não leve a mal os comentarios aqui colocados, pois muitos deles se referem a ‘adolescentes’ que infelizmente não fizeram o bebe de modo consciente e responsavel.
        Ficamos feliz que vc tenha tido uma sorte diferente de muitas adolescentes que sao abandonadas sem eira nem beira pelos seus namorados; e que por vezes infelizmente não tem familia que as possa ajudar.
        Parabens pela sua atitude diante da vida, isso sim é ser responsavel pelo nossos atos.

    • Olá Filipa, tudo bem?
      Olha, eu estou na mesma situação que tu!
      Também acho que estou grávida, também tenho 15 anos, e tanto eu como o meu namorado queremos ter este bebé..
      Tens uma boa relação com a tua mãe?
      Beijinhos *

  126. OLHA NÃO QUE TER UMA CRIANÇA É RUIM, CLARO QUE NÃO, MAS TEMOS QUE PENSAR NISSO NA HORA CERTA, NÃO PRECOCEMENTE, PQ SEREMOS CRIANÇAS CUIDANDO DE OUTRA CRIANÇA, PORQUE CUIDAR DE UMA VIDA É COISA SÉRIA.

  127. Não tive relaçoes mas os orgaos sexuais encostaram, tenho 13 anos e ele 16, ele não quer ter o filho porque se nao vai para um colegio militar, mas eu acho muito injusto matar o meu filho, namoramos agora, que lhe contei tudo, acho que so namora comigo para eu abortar,mas farto me de chorar e nao consigo sequer pensar nessa estupidez, tenho sangrado mas dizem ser normal da gravidez,é muito pouco sangue. tenho enjoos, nao tenho o periodo a um mes e se tiver gravida é de 3 semanas.
    Digam o que devo fazer, obrigada e beijinhos

  128. tenho 17 anos estou gravida de duas semanas nao sei como contar isso a minha familia principalmente a meus pais tenho medo de represalias mas meu bebe é muito dezejado por mim e pelo meu namorado dele

  129. Marion, a questão não é julgar ninguem. Realmente ninguem tem o direito de julgar seja o que for, bem como também quem faz o filho sem pensar, não tem o direito de jogar sobre os pais a responsabilidade de o criar e arcar com as despesas financeiras de educar uma criança! Por isso antes de dizermos que somos livres e temos direito, temos de ter responsabilidade. Só assim podemos bradar ao mundo que ninguem pode julgar ninguem, pq somos nós a assumir o erro e arcar com as consequencias.

  130. ola! Tenho 14 anos e tou gravida de 12 semanas… meu namorado esta do meu lado e namoramos a 1ano e meio.
    Quando soube da noticia ficou contente mas tambem sem saber o que dizer…
    nossos pais ainda nao sabem…
    E assim acho errado as pessoas julgarem os adolescentes
    As coisas acontecem por natureza niguem tem que tar a julgar ninguem
    E so isso

  131. Olaa!!
    Bemm, euu tenho 15 anos, e qando faço relaçoes nunqa me protejo, pqe da ultima vez qe me protegi o presevativo arrebentou e eu fiqei qom raiva aqilo .. Apesar de saber qe aqilo e melhor p’ra mim.
    Namoro a 6 meses, e tudo o qe aqontece conosco é lindo e arriscado, apesar de eu ter muito medo, tenho um namorado qe confio muito e qe sobretudo me ajuda muito, ele tem um desejo de ter um filho meu, mas eu apesar de o amar muito, acho qe ainda sou bastanta nova sei qe era capaz de ser uma boa mae e qe tinha pelo menos metade da minha familia qe me apoiava e a familia dele tambem, mas eu ao ter um filho, seria ” uma criança a tomar conta de outra criança”, mas cada um tem a sua opniao, eu tenho a minha!! Uma qoisa tambem vos digo, se eu engravidar, abortar é coisa qe nao faço nem o meu namorado deiza.
    E prontes, vim so desabafar uma beqa .
    BjOz’

  132. Estou grávida de 30 semanas, e tenho 16 anos. Sempre acei que a pilula do dia seguinte fosse adiantar e acabava tomando dosses execivas dela e acabava não tomando direito e acabei engravidando. Meu namorado aceitou a minha gravidez e me trata muito bem esta sempre preucupado com a criança e me ajuda em tudo, só que meu pai não aceita meu namorado e muito menos a minha gravidez no começo ele queria que eu tirasse mas sou contra a qualquer forma de aborto e fui sempre contra é muito dificil estar grávida na adolescencia ainda mais quando você não tem muito apoio dos pais minha mãe me ajuda mas meu pai é totalmente contra e muitas vezes minha mãe acaba ficando do lado do meu pai… as pessoas muitas vezes olham com jeito de despresso como se isto não posso ocorrer um dia com os filhos dela, ainda existe muito preconceito pelas pessoas…

  133. Acho que uma rapariga que engravide e decida ter o seu bebe é uma heroina, porque nos dias de hoje é muito dificil criar um bébe. Admiro também muito os rapazes, que apesar da sua obrigação , ficam ao lado das namoradas.
    Nao sei como é a experiencia de ser mae na adolescencia, nem quero saber por enquanto, mas acho que estas adolescentes deviam de ser mais apoiadas e nao deviam de ser olhadas de lado porque sao raparigas bastantes corajosas.

    Parabens a todas as adolescentes que tiveram a coragem de assumir um filho independentemente da ajuda de terceiros.

    Mas por favor tenham cuidado usem protecção mesmos que os namorados nao queiram porque para eles é muito facil para as raparigas é que o problema

  134. As meninas que engravidam sabem de todas as consequencias que isso pode acontecer, como por exemplo a rejeição do parceiro ou até mesmo carregar o fardo de uma culpa que não foi apenas dela!!! Uma pessoa não faz uma criança sozinha, a vida é um dom divino por isso temos que ter estrutura suficiente para que possamoas oferecer uma vida digna ao ser que está por vir!!!

  135. eu estou cursando facu de educação física e tenho que fazer um trabalho onde tenho te falar par o publico infantil sobre a gravidez na adolescencia acabei achando esse site com os dizeres das proprias gravidas que me ajudou bastante….
    Adorei Bjos

  136. Olá! Andei a pesquizar sites sobre a gravidez na adolescencia e vim parar aqui! Li aqui comentários de certas raparigas muitos jovens mesmo que me chocaram, pois são novas demais para estarem na situação que estão, acho que se tem maturidade para iniciarem a vida sexual tambem tem para se protegerem, porque não é só perigoso engravidar, também periogoso apanhar doenças graves.
    Tenho 19 anos, e neste momento tou nas insertezas se tou ou não grávida, acho que com 19 anos sou nova demais para ter um filho, mesmo tendo uma relação estável e muito feliz , quanto mais com a idade que algumas raparigas aqui tem.
    Só dou um conselho a todas, vamos todas ter juizo antes de fazer relações sexuais, ainda tem muito tempo na vida para terem filhos, quando tiverem a vida organizada, agora é tempo de crescermos de conhecermos a vida e de a aproveitar.
    Não quero que pensem que estou aqui a criticar, pois não estou!
    Beijinhos

  137. E triste ver a quantidade de meninas que se deixam levar pelos desejos dos namorados e depois fica mal. Graças a Deus isso nao me aconteceu ( Sou a Joana que falou em cima, dia 2 de Maio de 2009), e sinto-me mal por saber que há pessoas que apesar de terem responsabilidade de ter relações, não o faz de acordo com a sua consciência, fazendo de tudo para agradar a pessoa com quem está.
    Mais triste ainda é reparar que para muitos deles este assunto não é importante, mesmo sabendo que acabaram por estragar a vida de muitas meninas. Para eles foi uma diversão, um acto inconsciente que apesar de não os afectar, devia ser importante para eles. Porque as raparigas são obrigadas a lidar com a situação, os rapazes não. Isso não é justo.
    Quanto a pressões por parte deles, acho isso uma estupidez. A mulher nunca se sentirá bem sabendo que teve o filho apenas para manter a relação e agradar ao namorado.
    Por outro lado, acho bom que muitos rapazes assumam, quer casem ou não(eu não casei), e se comprometam a cuidar do bebé em conjunto com a mãe do sei filho. Isso, para mim, é uma imagem feliz do que devia acontecer sempre.
    Sei o quanto estou feliz, queria que as outras meninas estivessem como eu, e apenas posso dizer que lutem pelo que querem, porque são vocês que vão lidar com a situação em que se meterem.
    beijinho

  138. olá sou a julia,e engravidei com doze anos, agora tenho 13. Eu tinha uma relaçao estavel com o meu namorado que tem 16 anos, mas agora que soube que estava gravida nao quis assumir a paternidade do meu bebe, e há pouco tempo vim a saber que ele engravidou outra rapariga e ficou com ela… Eu queria que ele usa-se o preservativo, mas ele dizia que lhe dava mais prazer sem o preservativo…e resmungava comigo todos os dias em que tinha-mos relaçoes sexuais. Quando andava na escola gozavam comigo todos os dias , principalmente na educaçao fisica… enfim…, toda a gente olhava de lado para mim. os meus pais meteram-me fora de casa e disseram : ” nao somos responsaveis pela tua irresponsabilidade, por isso desenrrasca-te…” e com tudo isto vivo numa casa de acolhimento com varias maes adolescentes como eu… é trágico… Aconcelho-vos a pedirem aos vossos namorados para usarem o preservativo sempre, mas SEMPRE!

  139. Tenho 16 anos e estou grávida de 8 semanas mas tou a ser perssionada pelo meu namorado a ter este bebé mas a minha familia não aceita e já não sei o que fazer, será que alguem me pode esclarecer se os meus pais podem intreferir legalmente na minha gravidez?

    • ola eu tenho 16 aninhos e estou gravida de 17semaninhas …..
      não acho q gravidez na adolecencia é algo anormal …..hj em dia acontece
      tanto q virou coisa comum…..
      eu estou muito feliz com a gravidez e meu “amor” tbm ja esamos juntos a 3 anos
      e fomos abençoados por Deus com a vinda desse bebe……

  140. Aqui ninguem ta criticando ninguem, falar é facil quero ver é na hora de assumir as responsabilidades, PAGAR AS CONTAS E EDUCAR, se a adolescente ou o adolescente VAI fazer ou vai jogar a RESPONSABILIDADE para os pais fazerem.
    Façam, mas assumam sozinhos! Aí sim é bonito falar!

  141. Ola ‘ Tenho 14 anos e estou gravida , namoro a 8 meses i 14 diias ‘ posso dizer que ele me ama e muiito e ta consiente doque é ter um filho na adolecencia tal como eu ‘ …
    Sabermos que estamos gravidas i esse bebe não ser desejado é uma coisa sem explicação mas ao mesmo tempo fantasTica’
    Meu pais ainda não sabbem nem estou ainda a pensar dizer ‘ pois vão mandar’m pa cabeÇa’
    mas sinceramennt é minha filha e nem tou ai p’ro que dizem ou vão dizer ‘
    ( abortar isso never ) ( o bebe não tem culpa ) Tenho apenas 14 anos ‘ Não sei gerir uma familia soziinha ‘ mas sem que com ajuda d meu namorado nos consegimos tudo ‘ … Estou muito feliz ‘ pqe a maior parte das vezes e o homem engravidar i bazar ‘ ( deixarnos ali sozinhas ) mas u meu não ‘ tem a nossaodas coisas que se iram passar i das mudanças que iram aconteçer ‘ porem estamos felizes ‘

  142. Oi boa noite
    sou a Thaynara e faço palestras nas escolas públicas e vejo muitas adolecentes gravidas mais eu não cretico pois eu acho q se ela está gravida é pq ela que pois no mundo em q vivemos temos muito modos de nos previnir então são meninas q querem prende seus namorados mais muitas vezes não conseguem isso poi os meninos não estão nem ai
    hoje meninas de 14 a 17 anos são 85% delas q são mais e 75%em base mãe solteira
    isso para o nosso pai é uma camalidade
    pois temos tudo oq prescimos para nos previnir nos postos publicos
    mais para as mãe adolencentes vão perder baladas vão querer sair para curtir e não vão poder
    então aconselho a voçes mãe de primeira viagem se previnem adolecentes pois sou uma
    e sei q gostamos de baladas baile funk e tudo mais
    mais de valor a sua vida não traga uma vida para esse mundo agora sem ter condições para cuidar

    um super beijo para todas as mães

  143. tenho imenso medo qe isso me aconteça,pois nao acho uma coisa horrival,ate acho uma coisa fantatica,mas depois de vivermos o qe temos a viver…
    desejo muita sorte para qem estiver gravida

  144. eu conheço muito bem essas coisas de gravidez naum + sei q minha prima teve uma menina e quase q ela abortava pq é muita barra cuidar de uma criança e principalmente se for um adolescente

  145. axo q a pessoa tem q saber o q esta fazendo e naum ficar tendo relaçoes com um e outro por aiiii!!! e muitas vezes os adolescentes fazem isso por quwrer por puro prazer de gerar um ser humano e depois abortar como muitas fazem por ai + outras vezes sao causas de esturpos ou coisa axim

  146. Sou uma adolecente de 15 anos e estou gravida de 36 semanas e estou muito feliz
    estou casada e meu marido ta super feliz, e meus pais adoraram a idéia ficaram feliz.
    È claro q na hora tipo meus pais ficaram triste pq eu sou nova e vou perder minha adolecencia mas só isso.
    Eu tenho a dizer tem muitas adolecentes q são melhores mães do q muitas mulheres de idade.
    boa noite

  147. Tipow eu acho que no mundo em que nos vivemos hoje, que tem muita informação, temos tantos meios de prevenção… Então quando a garota quiser iniciar sua vida sexual inicie naum vejo problema mais use CAMISINHA além de previnir doenças previne tbem FILHO…

  148. ola
    sou a ines e tenho 10 anos…axo k ser uma adolescente gravida é um pousco perturvante…(((nao tenho nenhum filho nem estou gravida)))
    tou a fzr um trabalho sobre ixo …
    importan.se de deixar aki alguns ” se nãos ” de uma gravidez indesejada na adolescencia???
    obrigada

    ps: axo k as raparigass gravidas na adolescencia k nao abortam sao verdadeiras heroinas …mt fortes!!

    • Olá. olha, agora tu ja deves agora ser mais velha, mas e aprender a escrever?
      achas verdadeiras heroinas? fogo, por nao se terem protejido adequadamente e depois nas maiores partes da vezes serem as avos a cuidar dos bebes?

      cumps

  149. sou uma adolescente de 16 anos e estou grávida de 8 semanas.
    Apesar de ser muito nova a minha familia apoiou-me e sinto-me feliz com esta fase da minha vida.
    a minha gravidez não foi planeada mas agora que engravidei o meu filho é muito desejado.
    desejo boa sorte a todas as outras adolescentes gravidas.

    • Olá Sandra!
      Sou jornalista de televisão e gostaria de falar um pouco melhor consigo.
      Caso esteja disponível, peço que entre em contacto comigo através do e-mail, por favor.
      Cumprimentos

  150. nos temos 13 anos. ainda nao tivemos RELAÇOES SEXUAIS e sabemos muito pouco. nos nao somos a favor da gravides na adolescencia mas nao gostamos de julgar as adolecentes que engravidam. BOA SORTE PARA AS MAMÃS ADOLECENTES. BJX.

  151. Ola Joana, historias como a sua sao raras, o final nem sempre é tao feliz qto o seu. Geralmente o final é o rapaz deixar a rapariga a ‘ver navios’ daí o olhar, e nao de pena; mas sim de: Tao jovem, e provavelmente a passar por uma situação dificil. Podia se calhar passar por isso mais tarde.
    Enfim, cada um é dono do seu proprio nariz e sabe mto bem as consequencias do que faz nao é mesmo?? Afinal estamos no seculo XXI onde existem todos os metodos possiveis de contraceptivos, e todos nos sabemos o resultado quando não os usamos. Boa sorte para você!

  152. tenho 17 anos e estou agora gravida de 32 semanas. Tenho uma relação estavel que ja dura ha 3 anos, nao posso dizer que a gravidez tenha sido planeada mas é sem duvida, uma mudança positiva na minha vida, para alem de tudo de mau que tem de se ultrapassar.
    penso que, no meu caso, em que o meu namorado ficou do meu lado e esta mais feliz do que nunca, o que tem de se ter em conta é a reacção de pessoas estranhas à relação. Continuo a estudar, entro este ano na Faculdade, e, apesar de nao ter a familia mais estavel e segura, a coisa que mais me mago é o olhar de pessoas que nao me conhecem e, olhando para a barriga, mostram pena de mim. Comentarios na escola como “vem aí a prenha” e os olhares constantes incomodam também, ate porque me sinto feliz e ansiosa com a chegada da minha bebé, ao contrario do que pensam.
    Uma lição a tirar de toda a situação é o facto de as pessoas se basearem em historias que ouvem e julgarem, com elas, pessoas em situações como a minha. Numa altura da vida tao sensivel como esta, tudo isto nos cai mal. Pensem nisso antes de olharem fixamente para a barriga de uma jovem ou de tecer um comentario, seja ele de que caracter for.
    Boa noite

    • Joana…
      tenho 17 anos e tenho uma filha de 6 meses de idade.
      O q tenho pra dizer pra vc q e uma mudanca muito radical na sua vida.Mais continue estudando,trabalhando seje o q for.Nao de ouvido a opinioes negativas pq isso so
      vai te enfraquecer.Eu tenho minha filha,meu namorando q esta na fab,meus pais e minha sogra do meu lado…me apoiando e este ano entro na faculdade de pedagogia .
      lute sempre pra q seu bebe futuramente tenha orgulho de vc.e o alerte sempre pelo nosso tropeco…
      bjoquinhas

  153. a gravidez na adolescencia é uma coisa muito quer dizer eu nao sei porque não me aconteceu mas imagino como seja….
    muitas das raparigas não tem mentalidade para criar um filho

  154. estar gravida na adolescencia deve ser uma coisa horrivel porque nao viveram o que tinham de viver!se eu tive.se gravida aso que os meus pais metiam.m na rua!bem so devo dizer boa sorte para as raparigas que tiverem gravidas

  155. ter filho não é horrivel é a coisa mais lindo do mundo mas tem o tempo e a hora certa de ter esse filho.
    você ficar gravida cedo de mas perde toda sua liberdade e conforto
    nós meninas temos que nós previnir porque o homem não estar nem ai a mulher que sofre

    é só isso…

  156. acho que nao e horivel mas um pouco desconfortavel como a jovem pode esplicar ao pais que teve relacoes…pois a pais k nao sei importam mas ah outros k tem opiniao diferente…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here