Estátisticas mostram que 70% dos jovens iniciam a sua vida sexual antes dos 17 anos, muitas das adolescentes tiveram seu primeiro filho entre 15 e 19 anos. Quando o adolescente, quer seja ele menino ou menina inicia a sua vida sexual, raramente ele se prepara antes. A adolescente apaixonada, num momento de paixão desenfreada esquece do mundo, e também esquece que o ato de iniciar a sua vida sexual implica em responsabilidades sérias, que caso não sejam pensadas podem trazer ao mundo uma nova vida. Será que então ela estará preparada para ser mãe? E o rapaz vai querer assumir a paternidade da criança?

Gravidez na Adolescência

De quem é a “culpa”, de quem é a responsabilidade? Dos pais que não orientaram? Da irresponsabilidade dos adolescentes, que julgam saber tudo e não aceitam opiniões para nada? Pois é neste momento ninguém tem resposta para nada não é mesmo? A vida de uma adolescente muda radicalmente depois que engravida, seu corpo muda, seus hábitos se alteram, suas responsabilidades aumentam, sua saúde tem de ser observada com cuidado. Gravidez na adolescencia pode implicar em muitos problemas para a menina, como por exemplo risco de parto prematuro, anemia, hipertensão, diabetes gestacional e outros.

Vou deixar a sugestão de um texto que elucida de forma brilhante a questão da gravidez na adolescencia, seus mitos, receios e crenças:

…..”Uma gravidez indesejada na adolescência ocorre por várias razões: porque o método contraceptivo falhou ou pela má utilização do mesmo; porque não se utilizou qualquer protecção durante as relações sexuais; por falta de informação; pela existência do pensamento mágico de que “só acontece aos outros”, ou ainda, por crendices e mitos à volta das relações sexuais, como por exemplo: na primeira vez não há risco de ficar grávida ou que quando “se faz de pé” não há problema!(Fonte: Portal da Juventude)

Poderá ver mais informações em: – Gravidez Adolescentes Wiki

Asseio íntimo com ducha vaginal depois da relação sexual previne a gravidez? Quando a relação é em pé há risco de engravidar? Uma menina pode engravidar na sua primeira transa?

Não importa que tipo de asseio se faça depois do ato sexual. O espermatozóide é lançado no canal vaginal durante a ejaculação ou até mesmo antes, no líquido lubrificante produzido pelo homem. Isso significa que na hora do asseio eles já estão bem longe do alcance de uma ducha íntima. O fato da transa ser em pé, de lado ou em qualquer outra posição também não altera em nada o percurso dos espermatozóides até o óvulo. (Fonte: InfoEscola)

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
264 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ana
Ana
7 anos atrás

Oi gente, tenho 15 anos, namoro há 1 ano e estou grávida de 4 mêses. Minha família, amigos, todos sabem da gravidez, ficaram chateados mas me apoiaram em tudo, meu namorado que está sempre ao meu lado me apoia e faz o que pode pra me ver bem. O problema é que eu me sinto infeliz, choro por qualquer coisa, não consigo comer e nem dormir, estou estressada, parece que o mundo vai desabar, tenho vontade de sumir pra longe sem deixar noticias, estou muito deprimida… Preciso de ajuda, sempre fui uma menina muito alegre e poucas coisas são de… Read more »

amor
amor
7 anos atrás

tenho 14 anos e meu namorado 32 anos eu estou gravida tem alguma chance de ser preso estou com um pouco de mede ele vai assumir

Raiana Lustosa
Raiana Lustosa
7 anos atrás

Como todas as jovens mães, eu não pensava que poderia acontecer comigo, minha família tem muitos casos como o meu mais eu não me preocupava tanto. Eu namorava a mais ou menos seis meses e tinha uma vida como a de muitas garotas, nunca fui muito de ir a festas, e meu pai também não gostava da ideia de me deixar sair muito. Diferente do que muitos pensam pra ser mãe adolescente não é necessário ter uma família de baixa renda, ou desestruturada, não estudar ou coisas do tipo. Pelo contrário, eu tenho uma ótima estrutura familiar, estudo em uma… Read more »

carol
carol
7 anos atrás

gente eu enho 14 anos e tenho uma filha de 1 ano e 9 mese e estou gravida de 3 meses minha mãe falo se eu esteve gravida de novo ela mim bota nu m convento e agora oq eu faço?

Raiana Lustosa
Raiana Lustosa
7 anos atrás
Reply to  carol

olha carol pelo fato de vc ser muito nova, pra ter ja uma filha de 1 ano e 9 meses, e de estar gravida de novo, acho que talvez seria possivel ou não tomar seu filho de você, mas é claro por razões justas.

Cris
Cris
7 anos atrás

Tenho 17a e meu namo tbm, estou gravida a umas 3 semanas, meu namo nao sabe.. Pois to no pensamento de abortar… E ele disse q se um dia eu engravidasse dele nao iria me deixar aborta… Venho estudado mto para a prova do Enem, e de repente meu futuro desaba por causa dessa criança… Sonho em ser mecanica a mto tempo.. Mais nao sei o q fazer.. Se minha familia souber nao irao mais querer saber de min, pois ja avisaram.. Minha amiga achou melhor eu ter a criança.. Mais nao sei o q faço, algum conselho? Faz mtas… Read more »

amor
amor
7 anos atrás

tenho 14 anos estou gravida de 16 semanas do meu namorado de 32 ele não sabia o que fazer ele pensou em tirar mais eu não quis isso logo que descobrimos
agora ele fala que esta criança é um anjo em nossas vida quase ninguem sabe meus pais não sabem ainda mais vamos nos casar no fim do ano e ter esse anjo!

carol
carol
7 anos atrás
Reply to  amor

parabens

Raiana Lustosa
Raiana Lustosa
7 anos atrás
Reply to  amor

que bom, mas no casamento pode ter complicações por conta de vc ser muito novinha e namorar um cara que é muito mais velho né. tipo separação´por motiveis futeis!!

Francieli
Francieli
7 anos atrás

Estou gravida de um cara que tem 16 anos, minha mãe e meu pai já sabem que estou gravida. mas o que eu quero saber é se o cara tem a obrigação de me ajudar por ele ser menor de idade??? . Ele disse que tem direito de não ajudar. então vcs pode responder.

Francieli
Francieli
7 anos atrás
Reply to  kat

Muito obrigada kat. Bjos!

Sheila
Sheila
7 anos atrás

Ola , meu nome é Sheila e vou fazer 15 anos mês que vem , estou gravida de 1 mês , mais não sei como contar para meus pais pois eles são bem rigidos nessa parte oque eu faço ?

Raiana Lustosa
Raiana Lustosa
7 anos atrás
Reply to  Sheila

olá sheila, primeiro: vc deve contar primeiro para o pai desta criança, ou seja ao outro responsavel! se tudo ocorrer bem vc poderá contar tranquila a seus pais, pois o seu namorado irá assumir sua responsabilidade!!

Joana
Joana
7 anos atrás

Bom eu tenho 16 anos, tenho vida sexual ativa tomo anticoncepcional, uso camisinha mas ainda tenho mt medo de engravidar e todo mes acho que estou gravida.. quando a camisinha rasga podemos saber dps que ela e retirada do penis ?

Maria
Maria
8 anos atrás

Ola, tenho 14 anos, e meu namorado tem 22, minha familia e a dele sabe que namoramos… Se eu engravidar minha mae ficaria louca e ela diz que seria capaz de denuncia-lo, ele pode ser preso ? gostaria de saber se ele pode ser acusado de pedofilia caso isso aconteça, ou se essa possibilidade acabou a partir do momento que meu responsavel aceitou nosso namoro. grata

Ana Carolina
Ana Carolina
8 anos atrás

Oi meu nome é Ana Carolina, tenho 13 anos no final do ano faço 14, meu namorado tem 16 daki a 2 meses faz 17, estou gravida a 2 meses porem tenho medo de contar a minha mãe pos quando quando comecei a namorar( há exatos 1 ano e 1 mes)ela ds q se eu fikase gravida antes dos 16 anos ela iria deichar minha gestação ocorrer normalmente porem qund minha filha nasce ela iria pega minha filha para ela e iria me colocar em um colegio interno e eu nunca mas a veria… Pedi conselho a minhas amigas, elas… Read more »

Lorena
Lorena
8 anos atrás

Eu e meu namorado mantemos relação durante 2 e 1 mês sem que ngm perceba, e possivel minha mãe saber e não querer contar? . meu corpo mudou muito fiquei mais gorda de 55 quilos fui pesar 70 estou muito corpuda, e as vezes ela fala como soubesse. devo contar para ela, ja que e muito rigida?

erica
erica
8 anos atrás

ola pessoal eu tenho 17 anos e este mes veio a minha mestruaçao normal,pois eu sou casada e eu e meu marido quer ter filho entao ………..,so que esses dias eu to com muita ansia,dor de estomago,meus peito mais injados…gente seraque eu posso estar gravida alguem me ajuda

erica
erica
8 anos atrás
Reply to  kat

sim eu acho so q eu mestruei este mes sera q eu tenho posibilidade de estar gravida

taciane
taciane
8 anos atrás

nai e justo que so uma pessoa assuma os atos eu e meu namorado vamos assumoir esa criança juntos por que deus esta do nosso lado e vai da tudo certo eu descobrir que estava gavda nesse sabado e ele tambem
fica o meu conselho previna se pra nao ficar na mesma situaçao que eu estou agora mais eu vou amar essa crianç pos el nao merece pgra os meus atos

Andressa
Andressa
8 anos atrás
Reply to  taciane

não é justo não mas eu acho assim vcs dois tiveram cabeça para fazer sexo vcs tem cabeça e muita responsabilidade para assumir essa criança e se ele não quiser assumir procure seus direitos pq dizer que vai assumir a criança é muito facil mas o dificil é cumprir!!

joana
joana
8 anos atrás

eu acho que estou gravida pois o periodo ja me diveria ter vindo no dia 13 de abril mas ate agora nada, tenho dores mas mamas, e tenho muitas vezes vontade de ir a casa de banho, fico contete se estiver mas tenho medo daa reaçao dos meus pais. so tenho 17 anos, namoro a 1 ano e 2 meses… ainda nao fiz o teste de gravidez nem fui ao medico, pois tenho medo do que me possam dizer, nao sou capaz de fazer ninhuma das coisas, porque em outros tempos eu ja fiz outros testes e deram negativo e… Read more »

lila
lila
8 anos atrás
Reply to  joana

não tenha de ir ao medico Joana…ou pelo menos fazer um teste de gravidez,porque pelos seus sintomas vc pode estar gravida sim.E se estiver terá que falar ao seus pais,eles vão ficar triste com certeza por causa da sua idade mas eles te amam e vão aceitar essa crinça de braços abertos.Fique tranquila tudo vai dar certo…bjss da Lila

nega
nega
8 anos atrás

gente! eu tenho 15 anos, e eu tive relaçao com o meu namorado pouco tempo, eu estava louca de amor por ele e para agradar ele nois fizemos sem camisinha, e agora eu estou com medo de esta gravida dele,se eu estive eu nao sei o que eu vou fazer, por que eu sei que minha mae nao vai me ajuda, e meu namorado ja tem 2 filhos, e eu tenho certeza que ele vai core.
me ajuda

lila
lila
8 anos atrás
Reply to  nega

não se desespere…ele ha de aceitar seu filho sim,se for dele não vai adiantar ele correr porque voce pode ir ao forum com uma denuncia dele dizendo que ele não quer pagar penção,ou ele c casa com vc ou ele paga pensão.E fique tranquila quando c ama um filho vc mora ate d’ baixo da ponte querida bjss da Lila

anonimo
anonimo
8 anos atrás

gente tenho 12 anos e ao saber que tem uma menina gravida na escola ela tem 13 anos da 6.a ela ja deve estar de uns 2 meses nao sei mas de olhar pra ela me sufoca porque?? ela tambem anda bem triste e todos sabem que ela esta gravida ate a mae eu descobri hoje dia 10/04/2012 meu amigo que conto pra mim e minha amiga nossa eu nao sabia que ela tava gravida eu so quero engravida depois dos 18 anos minha mae fala que eu tenho a mente boa,e quando eu tiver as minhas relasoes sexuais eu… Read more »

Priscila Panisset
Priscila Panisset
8 anos atrás

ooi , meu nome é Priscila e eu tenho 17 anoos ! Eu tenho uma filha de apenas 2 meses , ela ée linda esta saudável graças a deus … a poouco tempo descobri que estava grávida , meu namoraado (pai da minha filha ) me abandonou ao saber dessa notícia , ele queria que eu abortasse mais eu poderia correr um risco muuito grande de saúde e mataria minha filha , GRAÇAS A DEUS , eu não segui os conselhos dele , quando ele me abandonou eu não sabia o que fazer , meus pais iria morrer de desgosto… Read more »

joliane
joliane
8 anos atrás

quero Depoimento de um famoso falando des sua esperiencia

jaqueline
jaqueline
8 anos atrás

tenho um problema muito grave , ja tinha tomado a pilula mas nao foi receitada pela medicaa foi uma amiga minha que me deu , so tomava quando tinha relaçãoes sexuais com o meu namorado mas ja fui a consulta d médico de familia e ja me reitaram a pilula mas so que eu nao lhes disse que ja tinha tomado a pilula antes sem ser receitada pela médica fiquei com tanto medo que nem lhes disse nada , também já fumei umas 5 vezes mas eu menti e disse que não fumava , mentii porque ja nao fumo .… Read more »

jaqueline
jaqueline
8 anos atrás
Reply to  kat

obrigada
mas eu comecei a tomar a pilula e o meu periodo veio dia 19 de fevereiro e so foi ontem dia 29.
foi a 1a vez que isso me aconteceu , nunca demorei tanto tempo com o periodo , devo ir ao centro de saude ?

Rayanne Beatrice
Rayanne Beatrice
8 anos atrás

Tenho 16 anos. Tomava o anticoncepcional level a um ano, e fiquei um mês sem tomar. Comecei a tomar o selene. Quando faltava 6 comp. para acabar a cartela, tive relações com meu namorado sem camisinha e agora minha menstruação está atrasada a 3 dias, posso estar grávida?

joana
joana
8 anos atrás

no 6 dia podes fazer um teste e ja saberas se tiveres sintomas faz o teste e procura o teu medico de familia. e casa nao estejas deves procura lo na mesma para ver se o problema é da pilula ou caso de gravidez

linda rocha
linda rocha
8 anos atrás

eu sendo uma adolescete posso ate nao ter a esperiencia dos meus pais ou dos meus avos mas uma coisa e serta esse asunto hoje em dia ainda nao e la muito fala como deveria ser
mas na minha opiniao os jovens de hoje deuem tomar mais cuidado nas suas escolhas.
eu so tenho 15anos mas ja sei o que quero da minha vida e nao a vou estragar so por influencia de amigos

Moreninha
Moreninha
8 anos atrás

Ola.. eu vi este site e tive lendo opiniões…
Tem muita gente que critica e nao sabe pq da gente ter estes comportamentos de risco…
Eu tenho 17anos e estou grávida de quase 5meses, minha barriga ja ta começado crescer e nao sei mais que fazer para esconder da minha mae, pois pai desta criança ÁS vezes nao quer saber, outras ja fica pai babadão e eu nao sei como contar para minha mae… voces que ja ficaram gravidas na adolescencia sera que podem ajudar dando conselhos ?

jaqueline
jaqueline
8 anos atrás
Reply to  Moreninha

a única coisa que tens de fazer é comentar a sua mãe ,
já que o pai do seu bebe não quer saber tens de ir para a tua mãe porque mãe é tudo , ela pode ralhar e tudo mas não ligues que tudo passa

KAROL
KAROL
8 anos atrás
Reply to  Moreninha

ola!Gostaria que Lesse ate o final,acho que vai ser um conselho legal, tenho 17 anos,e estou gravida de 2 meses,tenho um namorado,tem 21 anos,faz Engenharia Civil,classe media alta eu e ele estamos juntos a 4 meses,minha historia foi assim:Eu jamais imaginei que eu ia engravidar,nunca mesmo,mais antes de fazer os testes de gravides,comecei a ter alguns sintomas,Tipo:meus seios começaram a crescer,a ficar doloridos,e o mamilo ficou mais moreno,comecei a enjuar de perfumes,de comidas pesadas,eu engordei,meu rosto inchou, e talz,Comecei a desconfiar mais ou menos pq foi assim: nossa ultima relação sexual qe foi sem prevençao e que ele ejaculou dentro… Read more »

gabriela
gabriela
8 anos atrás
Reply to  KAROL

ameii o q vc disse karol

juliana
juliana
9 anos atrás

vcs preserve sua vida é curta bastante!

cat
cat
9 anos atrás

ola tive relaçoes com meeu namoradow e o presevativo rebentou o periodo nao vem sera que to gravida que devo fazer?

jaqueline
jaqueline
8 anos atrás
Reply to  cat

deves fazer o teste para confirmar , isso também já me aconteceu .

anonimo
anonimo
9 anos atrás

Olá a todos, casualmente encontrei este “blog” e interessei-me bastante por todos os tipos de comentarios que li, ao ponto de os partilhar com o meu namorado. Tenho 18 anos, feitos a pouco e o meu namorado 26, ambos (principalmente ele) somos pessoas que já tivemos diversas experiencias, positivas e negativas ao longo da vida, e mesmo com a diferença de idades e pensamentos, conseguimos manter o equilibrio. Perdi a minha virgindade com 13 anos, e já recorri a pilula do dia seguinte e a intervenção, e tudo por descuido e por ter aquele pensamento “infantil” que pronto, a pilula… Read more »

jaqueline
jaqueline
8 anos atrás
Reply to  anonimo

gostei muito daquilo que acabei de ler e concordo planeamente contigo ,
força aí
beijinhus

gabriella
gabriella
8 anos atrás
Reply to  anonimo

oii
.. tenho 15 anos
olha eu tive relacoes com meu namorado comeco desse mes 10 de 05 de 2012 tomei uma pirula dia seguinte e desceu muuito sangue no dia 15 e agr minha menstruacao era pra descer dia 25 e ate agr naada ja esta 3 dias atrazada… posso esttar gravida

joana rita
joana rita
9 anos atrás

Eu concordo plenamente com a kat, uma gravidez na adolescencia e muita mais indesejada vai trazer muitas complicaçoes tanto para os pais como para as familias :x…Mas qando se é desejada so se tem é qe pensar bem e ver se é memo aqilo qe qerem para as suas vidas :)…

map
map
9 anos atrás

no caso de assumir o bebe…. nisso ja nem falo pois sera a 2 pessoa que eu mais amarei no mundo… pois em primeiro é a mae…. :p

map
map
9 anos atrás

vai ser complicado da parte dos pais dela mas pronto nao morro por 2 xapadas. mas fiquei mais descansado. estou um pouco em baixo mas ao mesmo tempo feliz. nem sei o que fazer. mas vai ser doloroso principalmente para ela pois os boatos e tudo mais. mas se sei alguma coisa so fala 1 pois o segundo aposto que ja nao tem coragem de o fazer

map
map
9 anos atrás

ola. tenho 16 anos e minha namorada tem 15. durante uma relação o preservativo rebentou e como o priudo esta atrasado 2 dias. será que vou ser pai??? estou a dar em maluco e o que me preocupa mais é o que podera acontecer a minha namorada se for mesmo verdade. ela corre perigo de vida?

KAROL
KAROL
8 anos atrás
Reply to  map

haha perigo nenhum Map,Agora eh voces fazer o teste de gravides apos uns 15 dias de atraso da menstruaçao e se sua companheira estiver gravida,eh recorrer a um medico e começar o pre natal.. ai o medico vai te receitar os remedios para formaçao do seu bebê e muitas outras coisas…

jaine
jaine
9 anos atrás

tudo aquilo so acontecer porque querem

Maria
Maria
9 anos atrás

Fui mãe a 9 meses, tenho apenas 16 anos, e nao tenho “desgosto” disso, foi a melhor coisa que pode acontecer.
Por que é que as pessoas acham:
uma mulher com 18 anos, decide casar e engravida-é mãe
uma mulher com 18 anos, namora e engravida-é uma adolescente grávida, isto tem sentido? Tem a mesma idade, muda o estado civil, qual é a diferença? que ideias….

jaqueline
jaqueline
8 anos atrás
Reply to  Maria

gostei

Margarida
Margarida
9 anos atrás

Olá! Bem eu tenho uma duvida e espero que voces me possam esclarecer! Então eu e meu namorado este fim-de-semana …………………. mas ambos estavamos vestidos! Quando reparei tinha……………. nas minhas calças mas não estava ao pé da vagina então é impossivel eu ficar gravida né?
beijo gostei do site!

Joana
Joana
9 anos atrás

Estou de acordo com com a Kat , sou ainda nova , mas completamente da mesma opinião 😀

carolina
carolina
9 anos atrás

ola tenho 13 anos,e muita gente ja perguntou me se eu queria ter uma relaçao sexual mas eu tenho bastante medo…mas ssera que nos mulheres temos de ter medo de ter uma relaçao sexual,ao pk podemos ficar gravidas e as nossas vidas acabam ali,ao pk o parto pode correr mal ao a nosssa familia nos poe fora de casa e depois o pai da criança nao quer saber de nos o que e que eide fazer?:-(

Joana
Joana
9 anos atrás

Pelo amor de deus , a cada vez que venho aqui , leio com cada coisa ! A única maneira de evitar gravidezes é não praticar sexo ? As adolescentes engravidam por influencia dos amigos ? Mas vocês falam seriamente quando dizem estas coisas ou vêem para aqui dizer esses disparates para aqui porque não têem mais nada para fazer ? Eu tenho 16 anos , tenho relações sexuais e no entanto tenho cuidado ! Abstinência sexual não é o único método de evitar gravidez . Pílula e preservativo EXISTE ! Apoio as raparigas que estão grávidas mas que o… Read more »

Drgaondinrex
Drgaondinrex
5 anos atrás
Reply to  Joana

Concordo cntg joana eu tenho 28 anos e já tenho filho

Gabriela
Gabriela
9 anos atrás

Ola!Bom tenho 18 anos e estou gravida de 34 semanas,ganho no final do mes qem vem!Não descordo de quem fala mal das garotas que engravidão cedo pois cada um tem sua opinião propria não é msm? No começo eu queria morre pensei tudo menos em ter um filho fika noites e noites se durmir pensando em como contaria para meu pais que estava gravida pensei que eles nao me aceitaria mais e tal,so que quando eles descobriram essa foi a reaçao so que depois de um tempo eles se acostumarão com a idéia e hj são todos um chodo comigo… Read more »

celeste
celeste
9 anos atrás

oy amei ox comentarios todos, eu axo k xtou gravida, eu e o meu parceiro temox muito medo das responsabilidades pois tenho ainda 17anos,e meus pais n me perdoariam. Ajudem_me…bjs a todos vces…

catarina
catarina
9 anos atrás

olá, eu sou a catarina e apenas queria elogiar quem criou este site, pois explica muito bem tudo sobre a gravidez na adolescência.
parabéns pelo site!

The girls
The girls
9 anos atrás

ola, nos tamos a fz um trabalho nao concordamos com algumas coisas que aqui fora escritas algumas delas sao mentira porque podesse fazer sexo e nao se engravidar pois hoje em dia ha varias maneiras de prevençao tanto como para nao engravidar como para nao apanhar.mos doencas, portanto nunca se esqueçam que a muitas maneiras de nao engravidar (como pilulas, preservativos para rapaz e raparigas, aparelhos, etc). consultem sites e medicos se tiverem duvidas, xau

"Maria"
"Maria"
9 anos atrás

Eu não faço a mínima ideia porque é que raparigas com 18 anos têm vontade de ser mães?!?!
Têm a vida toda pela frente para curtir, dêm tempo ao tempo não queiram apressar as coisas!
Nasçam, vivam, aprendam a viver e a saber ser pessoas e indivíduos, depois façam a voça vida e só então pensem mna hipótese de ser mães!
(isto é a minha opinião, claro, e como tal respeito todas as opiniões que li!)
Pensem nisto, aprendam a viver e depois vivam e só depois deixem um ser voço viver!

Mariana Sofia
Mariana Sofia
9 anos atrás

Olá, é o seguinte, eu estou grávida de 2 meses e meio e os meus pais não sabes eu queria que vocês me dissessem como devo fazer é que estou muito preocupada.

P.S Eu moro com os meus pais.

Ines
Ines
9 anos atrás

Ola , tenho 15 anos e amáva ter um filho (:
eu penso que ainda sou muito nova :s. mas era mesmo o meu sonho
que acham?

-anonimos
-anonimos
9 anos atrás

Estamos a realizar um trabalho podes nos ajudar?
Concordo e descordo com alguns comentarios daqui. Mas acho que aqui se culpabilizam muitos as raparigas mnas nao sao elas que têm sempre a culpa , que eu saiba um filho nao se faz sozinho.

Cazemiro fino
Cazemiro fino
9 anos atrás

-> andamos a procurar informação pra fazer um trabalho sobre a gravidez na adolescência e acho que estas meninas deviam ter mais cuidado quando estam a ter relações sexuais com seus namorados (aa) nao pensem so em se** vá

rosana
rosana
9 anos atrás

oi gente tenho 15 anos mais eu e meu namorado que tem 22 anos estamos querendo muito ter um filho estol completamente ansiosa ..quero muito isso acho que um filho é uma benção de Deus e traria muita felicidade para nos dois,pois pensamos em nos casar..mas gente o que voces acham disso?

Mariana
Mariana
9 anos atrás

Olá Aline tenho 15 anos e tenho um namorado, sou virgem mas tenho muita vontade de perder a vorgindade mas tenho tbm muito medo será que vooc poderia me dar algumas dicas? espero o seu e-mail

Aline Pereira
Aline Pereira
9 anos atrás

Olaaaa a todos (: . Li todos os comentarios e achei interexante contarvos a minha historia .. Tenho 17 anos , mas falta poucos meses para fazer os 18 , com o aproximar dos 18 começei a sentir uma vontade enorme de ser mae . Sempre falei sobre uqe sentia com o meu namorado e sobre a minha vontade de ser mae , ele sempre disse qe tambem tinha vontade de ser pai . Uma noite no calor de tudo tivemos relaxoes sem presevativo , no fim ele ficvou nervoxo e sem saber uqe fazer, ficou arrependido e deixoume ,… Read more »

Marisa
Marisa
9 anos atrás

Olá meninas!
Tenho 17 anos e ando com umas duvidas. . .
O mes passado perdi uma pilula e acabei por nao tomar, tive relações sem contraceptivo, o periodo vei-o um dia antes, mas de resto tudo correu normalmente, mas este mes, tenho tido tonturas e más disposições, sede e sono e a mestruação vei-o atrasada 1 dia, tive pouquissimo fluxo e apenas durou 2 dias, tenho tido a barriga rija.
Poderei estar grávida?!

silvia
silvia
9 anos atrás

oi tenho 20 anos e achei muito interessante este trabalho principalmente o video. eu particularmente o meu sonho é ser mãe e o meu namorado também gostária muito de ser pai. ainda não o temos porque ainda somos estudantes. eu acho que hoje em dia fica gravida é quem quer visto que há muita informação e muito metodos contraceptivos. esse adolescentes é que estão muito apressadinhos.