Você sabia que criança também tem hipertensão? Pois é, tem sim, e para conhecer melhor como se detecta, quais as causas e consequências da hipertensão infantil visite o site http://www.sbh.org.br Neste site você encontrará para além da informação sobre hipertensão infantil, muitas outras dicas relativas a saúde do bebé.

10 coisas que você precisa saber sobre a hipertensão

1.A hipertensão arterial pode ser de dois tipos: hipertensão secundária – quando é causada por outra doença, como um problema renal; e hipertensão essencial, a qual não tem causa definida. Ambas as formas da doença podem acometer idosos, adultos, jovens e crianças.

2.Todos devem ter a sua pressão aferida regularmente, inclusive as crianças, durante as consultas ao pediatra.

3.Enquanto no adulto saudável, a pressão ótima é abaixo de 120/80mmHg (12 por 8), na faixa etária até os 18 anos esse dado não é arbitrário. Os níveis que configuram a hipertensão são avaliados pelo médico levando-se em conta idade, sexo e estatura.

4.Entre as crianças e adolescentes, a hipertensão essencial está geralmente associada ao estilo de vida – sedentarismo e má-alimentação, principalmente o sobrepeso e a obesidade.

5.A hipertensão essencial raramente apresenta sintomas, só podendo ser diagnosticada por meio da medida da pressão.

6.O estilo de vida das crianças e adolescentes geralmente está associado aos hábitos dos pais. É importante que estes dêem o exemplo desde cedo.

7.Em grande parte dos casos, a hipertensão do adulto começa na infância. Nessa fase, mesmo a forma leve da doença é capaz de provocar alterações danosas ao organismo, como o aumento do coração e seu mau funcionamento, problemas nos rins e alterações nos vasos sangüíneos dos olhos. As alterações podem trazer complicações graves na idade adulta.

8.Os cuidados começam na gestação. Pesquisas relacionam a nutrição da gestante, o desenvolvimento fetal e a dieta do lactente com o surgimento de doenças cardiovasculares e renais no futuro.

9.O leite materno é considerado a dieta ideal para o lactente até seis meses de idade. O aleitamento artificial pode produzir ganho de peso excessivo e contribuir para o surgimento de obesidade infantil.

10.Na maioria dos casos, é possível tratar a hipertensão essencial em crianças e adolescentes sem medicamentos. O tratamento é feito com alterações na dieta – que deverá incluir frutas, verduras e pouco sal, e com um programa adequado de actividade fisica.

Fonte de Informação: Sociedade Brasileira de Hipertensão

17 COMENTÁRIOS

  1. minha filha tem 3 anos ha um ano o medico cardiologista diagnosticou has primaria quais as consequencias para a saude dela com o decorrrer do tempo ela tem refluxo vesicoureteral bilateral e extremamemte alergica e te asma grave por isso ela ingeri corticoides diariamente

  2. estou muito triste pois meu sobrinho de 15 anos encontra-se com pressão alta o mesmo passou por uma cirrugia de ademoide. dai foi desconberto esse problema. sem dúvida vamos fazer de tudo para ele ficar livre deste problema.a familia e de fundamental importância neste casos.

  3. gostaria de ajuda para eu poder ajudar o meu filho ele tem 5 anos epesa 17quilo ea presao hoje fica entorno de 10por8 gostaria de saber se enormal

  4. Tenho 1 filho de 4 anos.Descobrimos a Hipertensão essencial quando ele tinha 3 meses de idade.Está sob controle com o medicamento …………………….(feito por farmacia de manipulação) e anualmente consulto cardiologista e nefrologista, sem falar no pediatra que descobriu(este com mais frequencia).Realmente não tem sintomas.Os pais devem estar sempre alerta e exercícios e alimentação saudavel auxiliam bastante.Como ele já toma a dose mínima há 2 anos, esperamos logo e tão breve cessar esta medicação.
    Abraços a todos!!

  5. oi minha filha tem 07 anos e está hipertensa,estou muito nervoso gostaria de saber se ha algum site para pais com os mesmo problemas pois gostaria de trocar ideias . bjs

    • meu filho de 6 anos é hipertenso, desde os 3 anos de idade que descobrimos ele toma medicamento diariamente, fiquei muito nervosa, sofri muito, foi cruel, sempre trabalhei e não tinha como cuidar do meu filho, cheguei a ter depressão, teve uma hora que procurei forças em DEUS me reergui e comecei a ajudar meu filho da forma que eu podia; hoje eu quero deixar uma mensagem para todas as mães que passam por essa cruel situação, não se desesperem, façam o que for preciso no que depender de vcs para que a situação não complique, levem seus filhos ao cardiologista, nefrologista, oftalmologista e se necessário nutricionista para que sejam acompanhados, pois existem 2 tipos de hipertensão: essencial ( essa não é provocada por algum órgão afetado-coração e rins), porém, se a pressão não controlada, com o tempo pode afetar esses órgãos, por isso há necessidade do acompanhamento desses especiaistas; e a
      hipertensão secundária: essa é provocada por um órgão afetado, também deve ser acompanhado, procurem buscar a causa da hipertensão para que se tenha o cuidado necessário. nesses casos é sempre indicado a natação, no caso do meu filho q a pressão chegou a 14 por 9 – onde, segundo a médica falou que normal seria 9 por 6, o exercício não pode ser excessivo ou competitivo, e depois de 3 meses de natação chegamos a 9 por 6 – vitória!
      essas informação eu obtive das médicas as quais consultei e acompanham meu filho.
      Peçam ajuda a Deus, busquem ajudas médicas e sigam.
      Não esqueçam que é um caso sério e para a melhora dos pequeninos é necessário total empenho dos adultos que os rodeiam.
      Deus abençoe a todas as mães e a vossos filhos!

      se tiverem interesse de conversar mais sobre o assunto, tenho outro e-mail ……………, favor mandar sempre com o assunto – hipertensão infantil.
      obrigada!

  6. Sou mãe do João de 10 anos, que está 15 kg acima do peso e com pressão alta estou muito preocupada com esta situação, ele come bastante errado, mas, eu trabalho em hjorário integral e não tenho como acompanhar a dieta dele. Estou inclusive pensando em me desligar do trabalho para cuidar bem de prto esta situação. gostaria de saber qual a pressão normal para a idade uma vez que desconheço totalmente a informação correta. Por favor me orientem pois estou muito preocupada.
    Um grande abraço. Estou aguardando anciosamente as suas orientações.

  7. Meu filho tem 07 anos e a dois anos toma medicamento diariamente para hipertensão, gostaria de saber se há algum site ou programa de pais que estão nesta mesma situação, pois gostaria de trocar idéias com eles.

  8. É importante que salientem , no seu informativo, que outras substâncias ou comportamentos podem agravar a hipertensão infantil, por exemplo: praticar esportes sem medicamentos, pode? , nebulização, mesmo que, somente com soro fisiológico, é arriscado? Se a situação é séira, o melhor é considerar todas as práticas e procurar orientar.

  9. O Portalis não responde a nenhuma questão médica, o site Portalis não tem por objectivo avaliar, consultar, ou fornecer informações médicas especificas direccionadas objectivamente a uma pessoa ou no ambito geral. Os temas relativos a saude abordados aqui, são somente material de pesquisa na web, visando somente a informação do tema, e no máximo sugerindo sites que contenham mais informações objectivas sobre o assunto tratado.
    O Portalis, tem como objectivo abordar temas interessantes direccionados a bebés, crianças, adolescentes e mães.
    Aqui vocês encontrarão posts de temas actuais, dicas de sites que contenham conteúdo instructivo, e que possam acrescentar mais informações úteis a futura mamã; e também dica de passeios, sites, jogos online instructivos para crianças e adolescentes.

  10. gostaria de saber como lidar e o que fazer, meu filho tem 3 anos 17,800 kg e esta com a pressão alta, ele é muito irritado e isso parece que agrva o problema, ele sente muitas dores na nuca todos os dias, dou medicamento p dor mas tenho medo dele passar mal de repente nao o que fazer na hora se isso vier a ocorrer… estou muito aflita, fiz ecocardiograma mas nao deu nenhuma alteracao…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here