Hoje dia 12 de Agosto  é comemorado o Dia Internacional da Juventude ou o Dia Mundial da Juventude. Antigamente já se dizia que a juventude é o futuro de um país, embora pareça um chavão (modelo adotado pelo senso comum); concordo plenamente com isto. Muitos dos jovens de hoje, irão no futuro ocupar altos cargos no governo, em grandes empresas, em unidades estatais, em escolas, terão filhos, netos, etc. São estes jovens que irão criar uma sociedade onde deve haver mais respeito pelo próximo, menos violência, mais educação, etc.

adolescentes-e-jovens

A juventude da época dos meus pais, mais precisamente nos anos 60, tinha uma ‘bandeira’ e um objectivo de vida bem ‘vincado’, infelizmente nem sempre vemos isto nos dias de hoje; mas valores morais, culturais, bons hábitos, noções morais e cívicas, tudo isto deve fazer parte da educação de uma criança e de um jovem. Só assim poderemos um dia nos orgulharmos dos nossos jovens!

Para homenagear este dia que julgo de extrema importancia, não só como somente UM dia solto no calendário, mas como um dia onde a atenção deveria ser ‘focada’ para o âmbito geral de como está a ser formada a juventude actual; deixo-vos um bélissimo poema de Fernando Cardoso, parte integrante do livro ‘O Meu Memorial’ (Ed. Portugal Mundo).

Dia Mundial da Juventude

Juventude é sol nascente,
ditosa aurora da vida,
é mar revolto, corrente,
longínquo cais de partida.

Juventude é esperança,
chama sedenta de amor,
música, passo de dança,
é raiz, néctar e flor.

Juventude é rara graça
que Deus deu à Natureza.
Vive-a bem, que quando passa
deixa saudade e tristeza.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here