Antes de mais, gostaria de dizer que um dos melhores guias para se encontrar informações sobre os mais variados temas é o Wikipédia, aconselho à todos que tiverem algum tipo de dúvida sempre consultarem o Wikipédia, pois lá podem encontrar a elucidação para muitos assuntos. Baseando-se numa pesquisa que fiz recentemente, deixo abaixo alguns esclarecimentos sobre emoções negativas, identificadas em crianças e também adolescentes e ADULTOS. PENSO que será muito útil para os pais compreenderem os filhos e quem sabe talvez a si próprios.
Inveja
Inveja é o desejo por atributos, posses, ou habilidades de outra pessoa ,gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos.
A inveja é também definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência ou limitação intelectual.
Frustração
Frustração é uma emoção que ocorre quando algo o obstruí de alcançar um objetivo pessoal, gerando um sentimento de incapacidade própria.
Agressividade
A agressividade basicamente define-se por vontade de cometer um acto violento sobre outrem, ou podemos designa-la como um conjunto de actos que visam causar dano a outrem, destruí-lo, coagi-lo, humilhá-lo, etc
Vergonha
Envergonhar-se de seus acto próprios, sentir-se humilhado por outros em virtude de seu comportamento.
Pena
Dó é o sentimento que é exprimido por um misto de pena, pesar e repugnância em relação a algo ou a alguém, é o que sentimos por pessoas que tem inveja, que são agressivas, que são incapazes intelectualmente, etc.
Tedio
Falta de estímulo, falta de coisas interessantes para fazer, ouvir, sentir, etc
O tédio pode levar a atitudes impulsivas e às vezes mesmo excessivas, que não servem para nada e podem causar danos.
Aflição
A aflição é um sentimento de agonia, sofrimento intenso, preocupação ou desassossego por alguma causa ou coisa em que vá afetar a nossa vida direta, ou indiretamente.
Raiva
Raiva é um sentimento de insegurança ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza quando o seu ego sente-se ferido ou ameaçado.
Egoismo
É a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento das demais pessoas com que se relaciona.
Ciúmes
Temor da perda e envolve sempre três ou mais pessoas,medo real ou irreal, de se perder o amor da pessoa amada. Traduz-se por falta de confiança no outro ou em si próprio e podendo transformar-se em uma obsessão.
Confesso que gostei,pois você fala de assuntos importantes usando muita objetividade. No entanto “a aflição” “o tédio” eu os colocaria como sentimentos e não como emoções,pois estas são algo filtrados da emoção. Além do mais,enquanto a emoção é algo passageiro a aflição e o tédio podem ser duradouros. Parabéns para você e ainda mais acrescento que esta opinião é de um leigo.
Parabéns.
Luiz Vieira
Bom blog este. Gostei mesmo.