Importância da Alimentação

Porque a alimentação é importante quer seja na infância ou quer seja quando já somos adultos? Porque é através da alimentação que adquirimos nutrientes suficientes para nutrir o nosso organismo, ou seja vitaminas, sais minerais e outros elementos que são úteis para manter-nos fortes e sadios. No bebé e na infância a alimentação tem vital importância, pois nos primeiros anos de vida, os ossos, os dentes estão sendo formados, sem falar na parte neurológica.

Uma criança mal nutrida tem dificuldades de aprendizagem, dificuldades de concentração, fragilidade nos ossos, dentes fracos, e muitos outros problemas. É importante o acompanhamento pediátrico até os 12 anos, para verificar se peso e altura estão de acordo com as tabelas estabelecidas, verificar o desenvolvimento psico-motor, etc. O pediatra obviamente irá orientar a mamã relativamente aos alimentos que seu filho deve ingerir desde bebé, mas é importante que a mamã também leia muito sobre isto para manter-se informada.

A nova Roda dos Alimentos é composta por sete grupos, com funções e características nutricionais específicas:

Cereais e derivados, tubérculos – 28%
Hortícolas – 23%
Fruta – 20%
Lacticínios – 18%
Carne, pescado e ovos – 5%
Leguminosas – 4%
Gorduras e óleos – 2%
Baseando-se na roda dos alimentos é possível compor uma alimentação saudável desde a infancia, não esquecendo de que na adolescência a alimentação também é muito importante, pois é a fase em que eles gastam mais energias com desportos, estudos e outras actividades que exigem gasto de energia.

Abaixo deixo-vos links de relevancia sobre o tema:

Alimentação Saudável

Portal da Saúde – Roda de Alimentos

Importância da Alimentação

18 thoughts on “Importância da Alimentação”
  1. Oooooooooi jovenzinhos!
    também estou fazendo um trabalho e toô achando muito legal 🙂
    boa sorte galeriiiiiiiiiiinha
    quero ver todo mundo assim o/

  2. Olá! Gostei muito deste site aprendemos o que é ” A importância da alimentação” ajudaram me muito num trabalho que estou a fazer para a escola, vou imprimir o “texto” Obrigado ADEUS

  3. gostei muito desse materia pois mostra a realiade da impotancia da alimentacao das criancas estou fazendo aum pesquisa e vou imprimir essa materia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Don`t copy text!