A música executada por uma orquestra é simplesmente fabulosa, é um som único, e inconfundível, porém poucas pessoas sabem quais são os instrumentos que compõe uma orquestra. Para  orquestras completas dá-se o nome de orquestras sinfônicas ou orquestras filarmônicas, a diferença entre os nomes não demonstra nenhuma diferença no que toca a à constituição instrumental, a quantidade de músicos, ou ao papel da mesma; apenas podem significar que uma orquestra filarmônica é sustentada por uma instituição privada, e a sinfônica mantida por uma instituição pública.

instrumentos-de-uma-orquestra

Uma orquestra é composta geralmente por 80 músicos e algumas por mais de 100 músicos, a quantidade de componentes  irá variar em função da obra a ser reproduzida.

Uma orquestra sinfónica dispõe cinco classes de instrumentos:

* as cordas (violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, harpas)
* as madeiras (flautas, flautins, oboés, corne-inglês, clarinetes, clarinete baixo, fagotes, contrafagotes)
* os metais (trompetes, trombones, trompas, tubas)
* os instrumentos de percussão (tímpanos, triângulo, caixas, bombo, pratos, carrilhão sinfónico, etc.)
* os instrumentos de teclas (piano, cravo, órgão)

Entre estes grupos de instrumentos existe um hierarquia implicita e aceita por todos os componentes da orquestra, que prevê que  cada grupo de instrumentos tenha um solista (ou principal) que será o protagonista dos solos e da liderança deste grupo de instrumentos. Uma orquestra é quase sempre conduzida por um maestro, sendo excessões apenas orquestras pequenas, ou em reproduções realistas de música barroca.

E para que você conheça mais sobre os instrumentos de uma orquestra, vou deixar-vos abaixo a dica de um link onde vocês poderão conhecer cada instrumento, e ouvir o som de cada um deles, para isso basta deslizar o “rato” sobre cada figura que está na orquestra, ao fim não se esqueça de posicionar o “rato’ sobre o maestro para ouvir a orquestra a tocar com todos os intrumentos em simultâneo. Clica abaixo:

–  Ouça os instrumentos de uma Orquestra

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here