O benefício do Jogo de Xadrez é que trata-se de um jogo de estratégia, ou seja,  ajuda a raciocinar e onde você mesma pode aprender e ensinar para o seu filho. O  jogo não tem segredos, e sabendo as regras e ensinando-as para ele, fica fácil os dois se divertirem juntos durante horas.

jogo-de-xadrez  O tabuleiro do Jogo de Xadrez possui 64 casas pretas e brancas dispostas de forma alternada. Você deve posicionar o tabuleiro para que cada um de vocês fique com a primeira casa branca à direita. Serão 8 linhas, 8 colunas e 26 diagonais.

Cada coluna é uma sequência vertical de 8 casas alternadas entre brancas e pretas. A diagonal são as casas da mesma cor que estão num mesmo sentido e que variam de duas até no máximo 8 casas.

Vocês terão 16 peças cada um para jogar, elas serão pretas e brancas. Lembre-se que sempre quem tem a peça branca é que começa jogando. Vocês jogarão em vezes alternadas e as peças devem ser deslocadas para uma casa que não esteja ocupada, conforme é permitido o movimento de cada uma.

A captura de uma peça adversária se dá quando você se move para uma casa já ocupada por um adversário; você retira a peça adversária e coloca a sua no local. A captura é um processo opcional e se faz conforme as necessidades dos jogos.

Cada uma das 16 peças obedece a uma regra de movimento diferente. O rei move-se em qualquer sentido, uma casa de cada vez e os reis nunca podem se tocar. A dama move-se em qualquer sentido, quantas casas o jogador quiser desde que o caminho esteja livre. A torre move-se apenas nas linhas horizontais ou verticais – em um único sentido.

O bispo move-se pelas diagonais em um único sentido em cada lance; cada jogador tem dois bispos (um anda pela casa branca e outra pela preta). O cavalo se move em forma da letra “L” (quatro casas) – ele só captura quem está no final do seu salto. O peão move-se somente para frente; no primeiro movimento pode andar até duas casas, depois disso só uma por vez; a captura do peão é feita sempre na diagonal em uma casa apenas, sempre para frente.

O jogo só termina com o xeque-mate, que acontece quando o rei é atacado pelo adversário e não tem mais opções de escapar da captura.

Essas regras podem a principio parecerem complicadas, mas com um pouco de treino você e seu filho começam a descobrir esse jogo novo juntos e passam a se divertir e aprender importantes habilidades e lições para a vida de vocês.

Os benefícios do Xadrez

Ensinar xadrez para as crianças é mais do que ensinar um simples jogo de raciocínio. Os benefícios vão, além disso, já que repassam valores éticos e diversas habilidades. Você pode começar a ensinar o seu filho a partir dos três anos de idade.

O ensino do jogo é primordial para o bom desenvolvimento da mente, desenvolvimento das habilidades e dos valores. Este jogo trabalha muito com a atenção, imaginação, recordação do pensamento e projeção de jogadas. Você também perceberá que seu filho ficará mais ágil quando se fala de percepção do mundo, planejamento, rigor mental e analise matemática e sistemática.

São inúmeros os benefícios desse jogo. E a vantagem é que ele aprende tudo isso brincando e se divertindo. Ou seja, não será algo cansativo e tedioso como se ele aprendesse tudo isso em uma sala de aula sem estímulo nenhum.

Sendo assim, seu filho vai aprender a tomar decisões no momento certo e ter um ótimo pensamento crítico dos fatos. Vai também desenvolver com facilidade a habilidade de calcular. Além de tudo isso ele ainda vai conseguir visualizar e modificar a situação onde ele se encontra com mais facilidade e rapidez. São características que o ajudarão e muito no futuro a se tornar uma boa pessoa e um ótimo profissional.

Outro fator importante quando se fala em jogar xadrez, é que seu filho vai aprender a partir dos próprios erros – assim como tudo na vida. A partir de então ele será capaz de analisar hipoteticamente as situações para pode escolher o melhor caminho a ser seguido. Você também pode observar que a capacidade de memorização dele aumentará além de que ele vai ficar mais criativo.

E é claro que como em todo o jogo, seu filho vai começar a aprender a ganhar e o mais difícil de tudo: aprender a perder; já que é claro, ninguém gosta de perder. Isso vai estimular a paciência dele e o autocontrole. Colocando nestes termos pode não parecer, mas isso ajuda até no convívio em família, já que muitas das experiências que ele tem no jogo podem ser passadas para o resto da família e o novo comportamento dele irá contagiar você e o resto da casa.

Como você pode perceber, mas seu filho só tem a ganhar aprendendo a jogar xadrez; este é o jogo lúdico que mais trás benefícios à longo prazo para ele. O Xadrez é muito útil para o desenvolvimento dele como cidadão e ser humano; além do que ele pode tomar gosto pelo jogo e se tornar um jogador profissional.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here