Blog da Criança

Blog de conteúdos para crianças, jovens e adolescentes com artigos infantis e juvenis, dicas diversas e sugestões de jogos online para crianças.

Crianças - Meninos e Meninas

Lendas do Folclore Brasileiro

O Brasil é uma país rico em belezas naturais, flora, fauna, artesanato e acima de tudo é um país rico em seu Folclore que é recheado de lindas lendas.  As lendas são estórias contadas por pessoas do povo e transmitidas de pai para filho através dos tempos. Muitas história e lendas que hoje ouvimos de nossos avós, têm mais de 200 ou 300  anos e foram transmitidas através de muitas gerações.

A palavra folclore é de origem inglesa. O termo “folk”, em inglês, significa povo, enquanto “lore” significa conhecimento.Como o próprio nome já diz são lendas, ou seja, histórias populares que nasceram na imaginação do povo e que não tem qualquer comprovação de que realmente tenha existido. As lendas  do folclore brasileiro mais famosas são as do: Boitatá, Boto, Mula sem Cabeça, Lobisomen, Saci-Pererê, Curupira, etc.

O Brasil é um país muito grande e por isso mesmo cada região têm suas histórias e o seu folclore regional. Muitas destas lendas viraram festas tradicionais como no norte e nordeste do Brasil, onde  a festa do Maracatu, do Boi-bumbá de Parintins e muitas outras tiveram suas origens nas lendas populares locais.

Lembro-me de que quando eu era pequena aprendia na escola lindas lendas do Folclore Brasileiro. Pensando nisto decidi fazer uma busca e encontrei algumas interessantes, quer conhece-las?

Clique nos links abaixo para conhecer as lendas do folclore brasileiro:

Sua Pesquisa – Folclore Brasileiro

Wikipédia – Folclore Brasileiro

 

12 COMMENTS

  1. gostei das lendas copiei todas para mim ler para todos …. todos que ouvirão gostarão espero que goste tambem lei e se devirta.;…

  2. achei muito legal a lenda do boto eu entrei para fazer um trabalho da escola mas fiz foi me diverti muito muito legal!!!!!!!!!!!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Blogger profissional. Editora de Conteúdos Web em Língua Portuguesa. Formação Universitária em Psico-Pedagogia, com especialização em Psicologia Infantil e História da Educação. Pós Graduada em Administração Escolar.
Não copie texto!