O livro 'O fim da Inocência – Diário de uma adolescente portuguesa'  de Francisco Salgueiro (Oficina do Livro) é um livro fabuloso que deve ser lido pelos pais para entrarem em contacto com a verdadeira realidade do mundo adolescente atual. Muitos pais sequer imaginam o que seus filhos fazem, ou o que eles pensam, ou o que planeiam fazer. Se você pai ou mãe supõe que o seu filho ou filha não seja capaz de fazer isto ou aquilo, estejam atentos pois vocês poderão se surpreender.

O livro 'O fim da Inocência – Diário de uma adolescente portuguesa'  de Francisco Salgueiro conta-nos a história de Inês (personagem real). Francisco Salgueiro dá voz à história real e chocante de uma adolescente portuguesa, contada na primeira pessoa. Um aviso para os pais estarem mais atentos ao que se passa nas suas casas.

 

 

fim-da-inocencia

Sinopse:

Aos olhos do mundo, Inês é a menina perfeita. Frequenta um dos melhores colégios nos arredores de Lisboa e relaciona-se com filhos de embaixadores e presidentes de grandes empresas. Por detrás das aparências, a realidade é outra, e bem distinta. Inês e os seus amigos são consumidores regulares de drogas, participam em arriscados jogos sexuais e utilizam desregradamente a internet, transformando as suas vidas numa espiral marcada pelo descontrolo físico e emocional.

 

7 COMENTÁRIOS

  1. Li o livro, e gostei bastante mais ainda por serem fatos reais, e como também sou uma hovem de 14 anos, achei chocante o fato de jovens da minha idade se encontrarem naquela situaçao. Foi um abre olhos para mim, e tenho a certesa que para muitos mais jovens neste país.

  2. Joana, gostei muito do teu comentário. Histórias como esta que é retratada devem servir como um exemplo isolado e não como um exemplo generalizado.

    • Olá Daniel e Joana, com certeza um exemplo isolado, sem sombra de dúvidas; porém que ocorre bem debaixo do nariz de muitos pais e mães que se fazem de ‘cego’ p/ não ter de encarar o que têm em casa.
      Sabe pq?
      Pq educar dá trabalho.
      Pq dizer não é cansativo e requer firmeza.
      Pq é mais fácil entupir a filha de presentes, roupas caras, do que educa-la e ensinar o que é bom, o que é mal, o que é certo, o que é errado.
      É por isso que exemplos “ISOLADOS” como ests devem ser divulgados e aplaudidos!!!!!!

  3. Olá a todos!!

    Fiquei bastante interessada neste livro, pois sendo uma estudante de um dos colégios da linha de cascais, é interessante saber se esta história a qual é verdadeira, reflecte realmente numa generalização da adolescência ou se simplesmente é uma história interessante e rara. Concordo que os adolescentes sejam diferentes do que há alguns anos atrás devido à rápida comunicação e à liberdade que todos nós temos. Porém, não me parece sensato generalizar a história de Inês, sabendo que esta adolescente chega a um ponto extremo. Penso que muitos, e a maioria de nós, tem a capacidade de pensar por si mesmos e também há um certo limite para certas coisas, ou seja na minha opinião a história deste livro não serve de qualquer generalização para os adolescentes do século XXI, apesar de se tornar uma obra muito interessante onde se pode conhecer outras experiências, e se mostrar a certos pais que realmente existem rapazes e raparigas que precisam de ajuda, não tornando estas histórias na experiência de vida da maioria de todos aqueles que estão na adolescência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here