O livro 'O fim da Inocência – Diário de uma adolescente portuguesa' de Francisco Salgueiro (Oficina do Livro) é um livro fabuloso que deve ser lido pelos pais para entrarem em contacto com a verdadeira realidade do mundo adolescente atual. Muitos pais sequer imaginam o que seus filhos fazem, ou o que eles pensam, ou o que planeiam fazer. Se você pai ou mãe supõe que o seu filho ou filha não seja capaz de fazer isto ou aquilo, estejam atentos pois vocês poderão se surpreender.
O livro 'O fim da Inocência – Diário de uma adolescente portuguesa' de Francisco Salgueiro conta-nos a história de Inês (personagem real). Francisco Salgueiro dá voz à história real e chocante de uma adolescente portuguesa, contada na primeira pessoa. Um aviso para os pais estarem mais atentos ao que se passa nas suas casas.
Sinopse:
Aos olhos do mundo, Inês é a menina perfeita. Frequenta um dos melhores colégios nos arredores de Lisboa e relaciona-se com filhos de embaixadores e presidentes de grandes empresas. Por detrás das aparências, a realidade é outra, e bem distinta. Inês e os seus amigos são consumidores regulares de drogas, participam em arriscados jogos sexuais e utilizam desregradamente a internet, transformando as suas vidas numa espiral marcada pelo descontrolo físico e emocional.
boum naum li o livro quero ler pela internet cmo ki eu faço galera? teim cmuh vcs mim dár umas dikinhas kkk pfv ?*-*
Li o livro, e gostei bastante mais ainda por serem fatos reais, e como também sou uma hovem de 14 anos, achei chocante o fato de jovens da minha idade se encontrarem naquela situaçao. Foi um abre olhos para mim, e tenho a certesa que para muitos mais jovens neste país.
Fiquei muito interessada em ler esse livro. A adolescência é para mim uma fase da vida difícil de compreender.
Gostaria de reveber essa história pois tenho uma filha e gostava que ela le-se esse livro.
Obrigado pela atenção !!
Joana, gostei muito do teu comentário. Histórias como esta que é retratada devem servir como um exemplo isolado e não como um exemplo generalizado.
Olá Daniel e Joana, com certeza um exemplo isolado, sem sombra de dúvidas; porém que ocorre bem debaixo do nariz de muitos pais e mães que se fazem de ‘cego’ p/ não ter de encarar o que têm em casa.
Sabe pq?
Pq educar dá trabalho.
Pq dizer não é cansativo e requer firmeza.
Pq é mais fácil entupir a filha de presentes, roupas caras, do que educa-la e ensinar o que é bom, o que é mal, o que é certo, o que é errado.
É por isso que exemplos “ISOLADOS” como ests devem ser divulgados e aplaudidos!!!!!!
Olá a todos!!
Fiquei bastante interessada neste livro, pois sendo uma estudante de um dos colégios da linha de cascais, é interessante saber se esta história a qual é verdadeira, reflecte realmente numa generalização da adolescência ou se simplesmente é uma história interessante e rara. Concordo que os adolescentes sejam diferentes do que há alguns anos atrás devido à rápida comunicação e à liberdade que todos nós temos. Porém, não me parece sensato generalizar a história de Inês, sabendo que esta adolescente chega a um ponto extremo. Penso que muitos, e a maioria de nós, tem a capacidade de pensar por si mesmos e também há um certo limite para certas coisas, ou seja na minha opinião a história deste livro não serve de qualquer generalização para os adolescentes do século XXI, apesar de se tornar uma obra muito interessante onde se pode conhecer outras experiências, e se mostrar a certos pais que realmente existem rapazes e raparigas que precisam de ajuda, não tornando estas histórias na experiência de vida da maioria de todos aqueles que estão na adolescência.