O Logo tem um papel muito importante nas Olímpiadas, os Jogos Olímpicos tiveram origem na Grécia Antiga, e caracterizavam-se por uma série de competições realizadas entre moradores de várias cidades-estado da Grécia antiga, onde o foco principal eram os eventos atléticos, mas também de combate e corridas de bigas. A história é bastante longa, porém o que nos interessa neste artigo é exatamente o retorno das Olímpiadas para o mundo moderno, no século XIX, mais exatamente em 1896, na Grécia, onde catorze nações e 241 atletas que competiram em 43 eventos. Desde então de 4 em 4 anos, temos este evento considerado o maior evento desportivo do planeta e que reúne povos de diversos países.

logo-olimpiada-1912
Logo Olímpiada de 1912 em Estocolmo

As Olímpiadas tem diversos aspectos convencionais que atraem o interesse e a curiosidade de pessoas de todo o mundo, como as modalidades desportivas, a condecoração dos atletas, porém  dentre eles destacamos abaixo os símbolos.

Símbolos:

* O símbolo olímpico, mais conhecido como os anéis olímpicos, é composto por cinco anéis entrelaçados, representando a união dos cinco continentes habitados. A versão colorida dos anéis, azul, amarelo, preto, verde e vermelho sobre um fundo branco, forma a bandeira olímpica. As cores foram escolhidas porque cada nação tinha, pelo menos, uma delas em sua bandeira nacional.

* O mascote olímpico, um animal ou uma figura humana que representa o patrimônio cultural do país anfitrião, foi introduzido em 1968.

* A chama olímpica é acesa em Olímpia, em uma cerimônia que reflete antigos rituais gregos e desempenha papel importante na abertura dos jogos.

logo-de-todas-as-olimpiadas

* Os logos ou logotipos, também desempenham papel importante, pois é um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma. Portanto o logotipo da Olímpiada é a marca do país que sediou ou sediará os Jogos Olímpicos, e que envolve atualmente um grande trabalho de designers gráficos, profissionais da área digital, e pessoas de influência no país que sediará os Jogos Olímpicos (ou Olímpiadas).

logo-de-olimpiadas

A elaboração do logo das Olímpiadas envolve um trabalho minucioso que chega a durar anos até a aprovação do logo final. Tudo é estudado ao pormenor e decidido após muitas reuniões que envolvem pessoas diversas e que têm poder de decisão.

De 1896 a 1920, as Olímpiadas não tinham logo, e sim cartazes que divulgavam o evento. A partir de 1924, a Olímpiada de Paris, já passou a ter o seu logotipo. Quem estampou os aros olímpicos na logo pela primeira vez foi Los Angeles, em 1932 – todos os outros fizeram o mesmo, com exceção de Munique-1972.

Espero que vocês tenham gostado desta breve explanação sobre os logos das Olímpiadas e que partilhem conosco as suas opinões! 🙂

Fonte: Globo Esporte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here