Mais algumas brincadeiras infantis divertidas que podem ser realizadas em casa com os seus filhos, ou na escola com os seus alunos. São antigas mas ainda hoje fazem muito sucesso entre os miúdos! 🙂

1 – Amarelinha
Faixa Etária: a partir dos 4 anos
Nº de Participantes: 1 ou 2
É uma das brincadeiras mais antigas, onde meninos e meninas brincam de igual para igual. O jogo que consiste em desenhar no chão quadrados com numeros de 0 a 10, em formato crescente e paralelos; onde as crianças deverão jogar uma pedrinha em cada número e a cada nova etapa pular o numero onde se encontra a pedra. Sendo que nos demais números as crianças devem colocar apenas um pé quando for casa única, e dois pés quando forem casas numéricas paralelas. Estimula a criança aprender os números e a habilidade do equilibrio fisico.

2 – Passa o Anel
Faixa Etária: a partir dos 4 anos
Nº de Participantes: Acima de 4
As crianças devem sentar-se lado a lado, com as mãos unidas. Uma das crianças que está com o anel, levanta-se e começa a passar o anel, de forma que as demais não vejam. O objectivo é colocar o anel dentro das mãos unidas de uma das crianças, ou seja uma só, e as outras terão de adivinhar com quem está. Quem acertar começa a nova etapa passando o anel. Durante a brincadeira, em cada criança que ‘finge’ passar o anel deve dizer: ‘Guarde meu anelzinho e não conte nada a ninguém’

3 – Universo Colorido

Faixa Etária: a partir dos 4 anos
Nº de Participantes: Acima de 4
Uma das crianças é escolhida para comandar a brincadeira, este deverá escolher uma cor: amarelo, azul, verde, vermelho, rosa, branco, preto, etc. As demais no exato momento que o ‘comandante da brincadeira’ pronuncia a cor, devem sair correndo e buscar um ‘pique’ com a cor dita pelo comandante. O ‘comandante da brincadeira’ deverá sair correndo atrás das demais crianças, caso uma delas não consiga chegar ‘até o pique’ com a cor pedida, esta será capturada pelo comandante. Vence a brincadeira quem conseguir chegar ao ‘pique’ colorido e nao for pego pelo comandante.

4- Corre-Cotia
Faixa Etária: Acima dos 4 anos
Nº de Participantes: Acima de 4 ou 5
Todas as crianças sentam em circulo no chão. Uma criança é escolhida para ser o corredor. Enquanto ele anda do lado de fora do círculo com um lenço na mão, os demais cantam:

“Corre-cotia na casa da tia.
Corre cipó na casa da vó.
Lencinho na mão, caiu no chão.
Moça bonita do meu do meu coração”.

A seguir, as crianças se comunicam entre si:
Corredor diz: Posso jogar?
Todos respondem: Pode, sim.
Corredor diz: Ninguém vai olhar?
Todos respondem: Não!

O corredor joga então o lencinho atras de uma das crianças, as quais devem estar atenta para a seguir apanhar o lencinho e correr atras do corredor que tentará sentar no local onde esta estava sentada.

5- Quente ou Frio
Faixa Etária: A partir dos 4 anos
Nº de Participantes: Acima de 1
Um adulto ou uma das crianças escolhe um objecto o qual terá de esconder sem que os demais participantes vejam. Enquanto os participantes fecha os olhos, a criança escolhida esconde o objecto. Após ter escondido, esta criança pede aos demais que abram os olhos e procurem pelo objecto na sala. Conforme os participantes forem se aproximando do local onde o objecto está escondido, a criança que sabe onde está o objecto vai dizendo:
Frio – Se o objecto estiver longe.
Quente – Se o objecto estiver próximo.
Ganha quem encontrar o objecto! 🙂

Bom divertimento! 🙂

Foto: O Ciclo de Vida em Versos Amigos e Postais Antigos de Fernando Cardoso

8 COMENTÁRIOS

  1. eu preciso de uma brincadeira legal, para uma roda da conversa no colégio, e todos nós temos que falar uma brincadeira, mas só que quero uma brincadeira mais diferente, e mais mas pré-adolescentes .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here