Quando se aproxima o dia do parto algumas mães tendem a ficar muito ansiosas, não só pelo parto mas também por neste período ‘crescer’ uma certa insegurança e porque não dizer um ‘medo’ de ser mãe inexplicável.

Saiba que isto é normal e se você está a passar por isso não deve se afligir, é mais do que natural nesta fase de sua vida surgirem dúvidas como: Será que cuidarei bem do meu bebê? Saberei o que fazer quando ele chorar? Sou capaz de educar e orientar uma criança? Estes e muitos outros receios podem surgir, mas fique calma é só uma fase e tenha a certeza de que essas sensações logo vão passar.

No início pode ser difícil para você se sentir mãe ou estabelecer imediatamente um vínculo afectivo com o seu bebê, isto também é natural. Se você já tem filhos talvez possa estar a pensar que o sentimento que tem pelo seu primeiro filho é diferente do que tem por este segundo ou terceiro filho.

Saiba que muitas mães sentem isso e é normal também, embora todas as mães sintam amor pelos seus filhos as sensações diferem de parto para parto, e de filho para filho; bem como a afinidade com o filho mais novo pode ser maior do que com o filho mais velho, e vice versa.

O importante é que você faça uma auto-análise e tente identificar a origem dos seus sentimentos, mas sempre com calma, sem se afligir! Pense e reflita porque você se sente assim? Há uma causa concreta para você sentir-se insegura?

Pode ser que você esteja a passar por uma fase instável em seu casamento, ou pode estar-se sentindo fora de forma, ou pode ser que o bebê não tenha sido planejado, ou você desejava ter um menino e será uma menina, ou ao contrário. Tudo isto por mais que a gente negue influencia no modo como a mamãe se sente e é muito natural.

Algumas coisas que você pode fazer para tentar se sentir melhor:

– Durante a gravidez frequentar um grupo de gestantes
– Fazer Yoga durante a gravidez
– Ler livros sobre bebês e sobre maternidade
– Assistir vídeos sobre como amamentar, ou como cuidar do bebê
– Participar de palestras para gestantes
– Trocar idéias com outras gestantes
– Conversar com o seu ginecologista / obstetra

Mas lembre-se que apesar de você poder fazer tudo isto a solução para se acalmar está dentro de si, é refletindo e tendo calma que você encontrará respostas para os seus anseios. Lembre-se também que a gestação é apenas uma fase de sua vida e que deve ser aproveitada ao máximo para curtir sua barriga, curtir os movimentos do bebê, a primeira ultrasson, o descobrimento do sexo, a compra do enxoval, o chá de bebê, as lembrancinhas de maternidade, o enfeite de porta, a decoração do quarto, etc.

cordão.umbilical

Há tantas coisas boas para você se preocupar e desfrutar deste lindo momento da sua vida. Tudo isto faz parte desta fase muito saborosa que é a maternidade, e saiba ainda que muitas mães quando já tem seus bebês crescidos dizem sentir muita falta destes momentos! Por isso acalme-se, seja feliz e aproveite ao máximo!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here