Blog da Criança

Blog de conteúdos para crianças, jovens e adolescentes com artigos infantis e juvenis, dicas diversas e sugestões de jogos online para crianças.

Bebés

Método Estivill – Ensinar seu filho a dormir

Quase todas a criança tem dificuldade em adormecer sozinha, muitos pais enfrentam sérios problemas, pois na hora de dormir é uma verdadeira novela, gritos, choros, birras, etc. Como já disse anteriormente no Portalis, é necessário se  estabelecer uma rotina diária para que a criança desde pequenino crie hábitos e aprenda que chegada a hora de dormir, é HORA de ir para cama e descansar.

Falar é fácil, na prática nem sempre é tão fácil. Vocês já ouviram falar do Método Estivill? Método Estivill é de autoria de Dr. Estivill, que desenvolveu um método de acção eficaz para fazer seu filho dormir sem dramas, com eficácia em 95% dos casos. O livro é da Publicçãoes Dom Quixote, encontrei um resumo muito bem explicado do método no blog de uma mamã que teve exito na aplicação do mesmo. Acho que seria interessante que vocês dessem uma vista de olhos, clique no link abaixo: Blog da Princesa Beatriz

O método basicamente consiste em se estabelecer rotinas diárias para os bebés , principalmente quando se aproxima a hora de dormir. Por exemplo, a mãe alimenta o bebé, espera-se algum tempo para o dar o banho, e logo a seguir aconchega-o no bercinho e deixa o bebé lá quietinho. A mãe deverá sair do quarto, obviamente que se a criança não está habituada a isso, haverá o maior 'berreiro' nos primeiros dias; quando então a mãe deverá retornar ao quarto acalmar o bebé sem pega-lo ao colo, e novamente sair do quarto até que o mesmo se habitue a isso?

Então, alguma des vocês já tentou fazer isso? Como foi? Deu certo? Partilhe conosco a sua opinião!!!!!!!!!!!!!!

10 COMMENTS

  1. Boa tarde,

    Acho que o meu caso é o mais complexo e encontro me em desespero e esgotamento. A minha filha desde que nasceu não dorme noites inteiras, tem 2 anos e 5 meses. Inicialmente teve de se provocar o coco do nascimento, depois sempre teve de ser estimulada e só perto dos 8 meses e com ajuda da medicina chinela, regularizou + ou- este problema, ela aos três meses ganhou o tique de me pentear e puxar cabelo, e ainda tinha de cantar ou meter música e dar festas na testa, cabeça e entre as sombrancelhas, tal se tem mantido e não quer nem bonecos, nem fralda, nada, já tentei de tudo, estou em casa com ela, sendo que está num centro de actividades as manhãs p eu poder fazer a vida em casa, sem conseguir descansar.
    Estou desesperada, o tique do cabelo é de 24 h e ela dorme comigo porque em média, penteia me 6 vezes por noite, se tirar o cabelo até lhe falta ar. Não sei o qu fazer mais e estou louca. Primeiro o tique do cabelo tinha de desaparecer com outro que já não sei pelo que substituir, depois fazer adormecer sozinha e a noite toda para a por na cama dela. O que faço????
    Será que existe solução sem grandes choros, pois com o cansaso que tenho não existe paciência para ouvir chorar.
    Obrigada caso me consigam ajudar!

    • Raquel, de facto nunca tinha ouvido falar de nada semelhante.
      O que posso perguntar é se vc já relatou estes problemas a um pediatra ou a algum psicólogo?
      Não sua cidade não há um aconselhamento gratuito no centro de saúde ou algo similar?
      Inicialmente, quase toda criança tem tendência a querer “dominar” os pais, e portanto querer ser a
      “dona” e “quem manda” na casa; ocorre que no início, nos primeiros meses os pais, por estarem embevecidos com a chegada do bebé, cedem aos caprichos e “manhas” do pequeno. Qdo alguns meses decidir por ordem na casa, já é tarde pq o bebé terá dominado a situação. Se ela chora tanto assim, e vc já não mais suporta isso, a minha sugestão é que a deixe chorar com motivos, mas impondo horários, rotinas diárias com hora certa pra banho, para comer, acordar, dormir, etc.
      No começo é dificil, mas se vc ceder nunca conseguirá impor limites e regras. Sua filha é mto pequena para agir assim.
      Ela tem que perceber que a noite foi feita pra dormir, e não para brincar ou pentear cabelo.
      Não é não. Não pode, não pode.
      Sei que é duro, mas se vc não se impor agora ficará muito dificil no futuro.
      Uma criança não pode comandar deste jeito os moradores de uma casa.
      Comece por estabelecer um horário, e uma rotina diaria, como um bom banho quente antes de ir pra cama, luzes fracas, televisão da sala em som baixo, e o quartinho dela aconchegante.
      Converse com ela e diga, que aquele momento é o momento em que todos vão dormir, e descansar para no dia seguinte os adultos poderem trabalhar e os pequeninos brincarem e irem a escola.
      Bem, espero ter ajudado. Boa sorte. 🙂

  2. Ola, tenho um menino de 01 ano e 5 meses,ele é uma criança bem agitada, brinca, corre,pula, sobe nas coisas.Mas o meu problema é com os horarios de dormir.Cada vez ele esta dormindo mais tarde.Ele costuma dormir a tarde,mas ontem não consegui faze-lo dormir e acabou cochilando as 19:00h e acordando as 21:30h e ai so foi dormir as 02:00 da manha e acordou hoje as 10:30h da manha.Não sei mais o que fazer.Me ajude.

    • Hola Luciana!
      Me pillas haciendo un trabajo analizando el metodo del Dr. Estivill, que no estoy muy de acuerdo.
      Yo sou estudiante de Educación Infantil, y pienso que ese método es una forma de tortura al pequeño/a y que las consecuencias de verán más tarde.
      Si el niño/a tiene problemas para dormir por la noche, a lo mejor que no haga una siesta tan larga, despertarle con tranquilidad para que luego por la noche pueda estar mas tranquilo a la hora de dormir. Crear una rutina de hábitos como primero darles un buen baño caliente, dejarles ahi un tiempo, luego la cena, después que hagan algo que les relaje, nunca juegos estimulantes y excitantes, y acostarles, y si hace falta estar con ellos hasta que duerman, pues no pasa nada. Ya dormirán solos, naturalmente. Esa rutina es muy importante y hacerla todos los días es igualmente importante para que poco a poco el pequeño concilie la hora de dormir con un momento agradable y placentero.

  3. falta um minutinho p a uma hora da manhã, minha nenen tem quarenta dias, hoj começei a tentar fazer com q ela durma sem ninguem precisar nanar ela, ela ta aki do meu ladinho resmungando, não ta sendo facil pois eles crecem tão rápido q eu penso q c não curtirmos eles agora vamos curtir qdo. c eu tiver sucesso contarei p vcs…bjimmm

  4. BOA TARDE .EU TENHO UMA FILHA DE 3 ANINHOS E É SEMPRE TODAS AS NOITES UM PROBLEMA PARA DORMIR SOZINHA NA CAMA DELA,POIS FAZ BIRRS E CHORA IMENSSO E QUER QUE EU A VÁ ADORMECER.JÁ NÃO SEI LIDAR COM ESTA SITUAÇÃO É MUITO COMPLICADO GERIR O ELA DORMIR SOZINHA E TER QUE A ADORMECER NA CAMA DELA.OBRIGADA PELO ESPAÇO QUE NOS DÃO PARA PODERMOS DESABAFAR.

    • Carla, infelizmente se não há uma rotina seguida de horarios desde os primeiros meses de vida fica complicado depois fazer com que eles se adaptem a dormir na hora certa e na caminha deles. Vc pode covnersar com ela e propor jogos, como por exemplo:
      1- estabeleça uma tabela num papela cartão grande e diga que a cada dia que ela se portar bem, dormir direitinho, sem fazer birras, ao fim da semana ganhará um premio. Pode ser um passeio ao parque, uma ida a praia, ou ao cinema. Pode ser realizar alguma brincadeira com ela em casa, etc.

      2- Esse gênero de jogo pode ser feito até mesmo para que ela aprenda a te ajudar em casa, arrumando a cama, guardando os brinquedos, tirando o pó de um óvel.

      Sabemos que ela tem so 3 aninhos e que pode nao desempenhar a tarefa corretamente, mas se ela fizer e tenar, valide a atiude e de os parabens pode ser que assim ela comece a se sentir como uma mocinha e mais responsavel, isso refletirá também no dormir na hora certa e na cama dela. 😉 Boa sorte.

  5. Olá, hoje procurando coisinhas de bebê na internet, me deparei com um site que comentava sobre o seu blog, entrei e gostei. Gostaria de falar para as mamães que estão tentando fazer seus filhos dormirem sozinhos que não desistam, algumas pessoas alcançam o sucesso mais rápido que outras. Comigo foi rápido, graças ao nosso bom Deus, Hoje minha filhota de 4 meses dorme a noite toda, quando ela está enjoadinha ela chora um pouco, mas temos que ser firmes, é difícil, sofri muito do nascimento aos 3 meses. Foi muito angustiante, não tinha ninguém para me ajudar. Tinha dias que eu dormia apenas 1 hora por dia, choravamos muito, eu e ela, eu porque não sabia o que fazer,era muito cansativa minha rotina e ela porque tinha azia e cólicas dia e noite, só parava de chorar quando ia tomava seu banho, minha filha vivia roxinha de tanto chorar e gritar, a maioria dos meus vizinhos ouviam seu desespero e todos os médicos diziam que era normal ou diziam que eram apenas cólica, até um médico descobrir que era azia. Hoje a azia foi embora, as cólicas veem de vez em quando, mas quando aparece ela toma um remédio natural que faz muito bem a ela; quanto ao sono ela só dormia se alguém balançasse ela nos braços, mas tinha que ser numa posição bem cansativa. Hoje ela não consegue mais dormir no braço de ninguém, a não ser que ande muito com ela no braço. Eu coloco ela deitadinha no berço e pronto. Quando ela não quer ficar deitada eu pego a cadeirinha do carro e deixo ela, não preciso ficar balançando mais minha princesa. Hoje sou recompensada com vários sorrisos que ela distribui ao longo do dia. Todos falavam: “NÃO SE PREOCULPE, DEPOIS PASSA”, isso me aborrecia muito, passava um dia, outro , outro e nada de passar e hoje posso dizer que relmente passa. Obrigada pelo espaço e persitam pelos seus objetivos.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Blogger profissional. Editora de Conteúdos Web em Língua Portuguesa. Formação Universitária em Psico-Pedagogia, com especialização em Psicologia Infantil e História da Educação. Pós Graduada em Administração Escolar.
Não copie texto!