Olá amiguinhos, vocês sabiam que mochilas pesadas podem gerar problemas lombares, ocasionando dores nas costas e no pescoço? Um cuidado muito importante a ser tomado durante o dia a dia é o peso e o tamanho da mochila que o você carrega para ir a escola. Apesar das obrigações diárias e das atividades a serem realizadas, como natação, futebol, entre outras que exigem uma maior bagagem, o volume máximo que uma criança leva nas costas não deve ultrapassar 10% do seu peso corporal. Para saber mais sobre isso peça ajuda à sua mamãe ou ao seu papai, que poderão verificar se sua mochila está muito pesada.

mochila-pesada-pode-ocasionar-problemas-lombares

Atentar-se a este costume de levar bagagens pesadas evita lesões nas costas e principalmente problemas lombares que costumam surgir na fase adulta. Obviamente uma vida mais ativa aliada a exercícios físicos também evitará lesões futuras. De acordo com médicos especialistas,  crianças carregarem mochilas pesadas é um hábito muito comum e que passa despercebido pelos pais. O costume pode acarretar em problemas sérios e danos na coluna vertebral. Os principais sintomas são dores nas costas, pescoço e ombros.

As crianças costumam optar por mochilas de acordo com o personagem favorito não levando em conta que o tamanho da bolsa deve ser proporcional com as costas, por isso na hora de escolher a sua mochila peça ajuda aos seus pais e siga os conselhos que eles derem, ok?

Lembre-se de que as tiras devem ter tamanho  suficiente para sustentar o peso e posicionar-se confortavelmente sobre os ombros. Os cintos devem ser utilizados, de preferência os dois, para equilibrar o peso nas costas. É importante ajustar ambas as tiras até que a mochila se posicione acima da cintura.

Organização diária da mochila

A dica é arrumar a mochila diariamente e levar apenas o que será utilizado no dia seguinte. Nas aulas os alunos costumam receber diversos livros de estudo, embora cada um seja utilizado apenas uma vez na semana. Peça ajuda para sua mamãe para arrumar sua mochila e verificar o que realmente será utilizado todos os dias.

Assim ficará mais fácil a organização e o controle de peso. Da 1ª série ao 5º ano os professores também podem orientar em relação ao excesso de bagagem, mas a partir da 8ª série os alunos recebem maior autonomia em relação ao que costumam levar.

O excesso de bagagens é comum principalmente na adolescência, explicam especialistas, mas é desde a infância que as crianças precisam aprender a cuidar do seu bem estar físico e da sua saúde.

Fonte: Naturalmedis

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here