A boneca Barbie produzida pela Mattel, foi criada em 1959 pelo casal Ruth Handler e Elliot Handler. A idéia de criar uma boneca adolescente nasceu quando o casal observava que a filha deles, de nome Barbara, havia crescido, já era uma adolescente, porém ainda adorava brincar com bonecas. Ruth e Elliot Handler eram donos da empresa de brinquedos Mattel, onde a Barbie foi fabricada. O designer da boneca Barbie  é do artista Jack Ryan, e desde o seu lançamento na década de 1950, a Barbie encanta meninas, adolescentes e adultas de todo o mundo.

barbie-passo-doble-modelo-bailarina
Imagem Mattel ©

Nestes 53 anos de existência, a Barbie recebeu inúmeros figurinos, ou seja, a Barbie era a mesma, porém o modelo era diferente porque incorporava um personagem diferente como a Barbie Bailarina, a Barbie Noiva, etc. Somente no ano de 1961, Barbie ganhou a companhia de seu namroado Ken. Um boneco produzido no mesmo tamanho que a Barbie e que passou a ser o seu par romântico até os dias de hoje. Ken assim como a Barbie, teve inúmero modelos e diferenciados figurinos.

ken-namorado-da-barbie
Ken - Namorado da Barbie - Imagem Mattel ©
modelos-de-barbies
Imagem Mattel ©

Na década de 1980, a boneca teve o ápice do sucesso, com muitos modelos sido lançados como item de colecionador. São modelos que, de alguma forma, fazem uma homenagem, lembrando alguém ou alguma época, como a Barbie patriota, ou também as Barbies de fantasia, vestidas de fada, pássaro ou anjo, assim como as carreiras, de bailarina, cantora, pianista, médica, professora, policia, piloto e astronauta, etc.

Na década de 1990, foi criada uma bela coleção de Barbies, denominada de alta costura, onde a boneca mais amada do mundo vinha vestida com modelos exclusivos de grandes estilsitas famosos como como Christian Dior, Coco Chanel, Donna Karan, Giorgio Armani, Givanchy e muitos outros. Obviamente estas Barbies eram especiais e destinada à colecionadores, chegando a custar cada um dos modelos milhares e milhares de dólares.

barbie-modelos
Imagem Mattel ©

Também nos anos 80, foi lançada uma série de Barbies em homenagem a diversos países como Japão, México, Itália, Inglaterra e outros. Todas elas vestidas com os trajes típicos de cada país e acessórios complementares. Grandes divas do cinema americano como Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor e Vivien Leigh, que tiveram Barbies vestidas à imagem das suas personagens mais famosas.

barbie-dancing-with-star-modelo-2012
Imagem Mattel ©

Para além das centenas de modelos de Barbie que já foram lançadas, a boneca tem ainda muitos filmes como Barbie em A Canção de Natal, Barbie em Vida de Sereia, Barbie em A Magia de Aladus, e muitos outros. Mas com filme ou sem filme o certo é que a Barbie conquistou o coração de muitas gerações, e toda menina sonha ter ao menos uma Barbie em sua vida. Recentemente foi lançada uma edição da Barbie e do Ken em comemoração ao casamento do Príncipe Willian e a Duquesa Kate Midlleton da Inglaterra. Vejam o vídeo abaixo:

A Mattel continua produzindo a Barbie e a cada novo modelo lançado, o público infantil se apaixona ainda mais. Eu sempre adorei a Barbie e acho que acima de tudo a Barbie não é somente uma bonequinha apra brincar, a Barbie evoluiu com o mundo, e assumiu diversas psoturas de acordo com as tendências de estilos de vida dos últimos 50 anos. À mim só resta-me parabenizar a Mattel e considerar-me um felizarda por ter tido muitas Barbies durante a minha infância.

Site Oficial: – Barbie Collector

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here