Nós do Blog Portalis temos por hábito divulgar eventos culturais, exposições, peças  teatrais e museus; o nosso objectivo é incentivar pais, educadores, crianças e adolescentes tomarem gosto  pela arte e pela cultura. É essencial que crianças e adolescentes comecem desde cedo a frequentar museus, locais estes que abrigam os mais diversos objectos que contam um pouco da história da humanidade.

Felizmente hoje em dia temos museus dedicados aos mais diversos temas, como o fabuloso Museu do Brinquedo em Sintra, e hoje vamos falar de um lindo museu que conta-nos a história do Chapéu. Isso mesmo! O Museu da Chapelaria em São João da Madeira foi inaugurado a 22 de Junho de 2005 pelo  Presidente da República Jorge Sampaio e localiza-se em São João da Madeira.  É o único museu da Península Ibérica  dedicado ao fabrico do chapéu.

O Museu da Chapelaria aloja o espólio da Empresa Industrial de Chapelaria Lda., bem como de outras empresas de chapelaria de São João da Madeira, o principal centro da produção de chapéus em Portugal. A exposição permanente contém inúmeras máquinas e ferramentas industriais utilizadas no fabrico dos chapéus, registos testemunhais dos operários de chapelaria, bem como uma colecção de chapéus. Está dividido em várias áreas especializadas nas diferentes fases do fabrico dos chapéus, onde é possível ouvir os sons das máquinas como se estivessem a funcionar. Contém também uma zona de exposições temporárias, de dedicação temática.

Monumento Unhas Negras – Foto de Trotz – Wikipédia

 

O pátio do museu contém o monumento Unhas Negras, expressão que durante muitas décadas foi sinónimo de chapeleiro, pelo facto destes, em consequência do trabalho em caldeiras de vapores designadas de fulas, ficarem com as unhas deterioradas e tingidas de preto.
O museu é completado por loja oficial, auditório com 105 lugares, centro de documentação e investigação, sala lúdica e restaurante.

Contactos
Museu da Chapelaria
Rua Oliveira Júnior nº 501
3700-204 S. João da Madeira

Tel.: 256 201 680
Fax.: 256 201 689

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Não copie texto!