Já alguma vez se questionou da diversidade de tipos de música que existem? Não? Então nós vamos dar-lhe uma ajuda. Existem muitos e para todos os gostos.

A música surgiu na pré-história, altura em que os historiadores encontraram diversas pinturas rupestres nas cavernas que transmitiram uma ideia do desenvolvimento da música nos primeiros grupos humanos.

Podemos mesmo dizer, e de forma surpreendente, que nessa altura, os homens das cavernas já emitiam sons e criavam instrumentos musicais.

O que seria da nossa vida sem música?!

A música  é uma forma de arte que combina vários sons e ritmos. Nos dias de hoje podemos dizer que existe uma variedade de ritmos que:

  • divergem de país para país
  • diferem de cultura para cultura
  • são direcionados para determinadas faixas etárias
  • são dirigidos para diferentes grupos

De seguida, damos-lhe a conhecer diferentes tipos de música e ritmos, para que fique a par dos maiores sucessos de todo o mundo e aumentar o seu leque cultural.

Música Pop

Surgiu nos anos 60 com ritmos melódicos e às vezes ‘acelerados’. É um género musical muito apreciado por crianças, jovens, adolescentes e adultos.
Shakira, Back Street Boys, Britney Spears são alguns exemplos de artistas POP.

Fado

É um estilo musical tipicamente português, normalmente cantado por uma só pessoa e acompanhado por uma guitarra portuguesa e uma viola.
Destacamos as grandes fadistas Amália Rodrigues, Mariza e Ana Moura.

Hip Hop

Iniciou-se nos anos 70 nas comunidades latinas, afro-americanas e jamaicanas da cidade de Nova Iorque e, tem uma subcultura muito própria. O seu aparecimento teve como objetivo mostrar o dia-a-dia das classes mais desfavorecidas ao mundo.
Boss Ac e Da Weasel são os nomes que se destacam neste género musical.

Rock and Roll

Surgiu no final dos anos 40, inicio dos anos 50 nos Estados Unidos, com raízes nos estilos musicas de country, blues, R&B e gospel, e rapidamente se espalhou para o resto do mundo. A sua principal característica é o ritmo acelerado que propicia a dança.
Os seus pioneiros são Elvis Presley e Os Beatles.

Música Popular Brasileira

Surge no Brasil em meados da década de 60, com a segunda geração da bossa nova e com grande influência do folclore brasileiro. Uma das suas características é falar de amor, da vida, das desilusões, e de contar histórias em forma de música.
Destacamos como nomes deste género musical Maria Bethânia, Gal Costa, Chico Buarque de Holanda entre outros.

Samba

Género musical típico brasileiro, que surgiu nos anos 30/40 com influência africana, sendo o seu ‘berço’ a população menos favorecida.
Alcione e Beth Carvalho são apenas dois nomes que se destacam.

Jazz

Originário das comunidades de Nova-Orleães é um género musical elitista e bastante apreciado pelos mais intelectuais. Os instrumentos musicais usados são o piano e a trompete, sendo um ritmo muito bom de se ouvir em momentos de descontração.
Os músicos notórios são Louis Armstrong, Frank Sinatra, Michael Bublé e Diana Krall.

Tango

Dançado em par, este ritmo Argentino tem uma forma musical binária e compasso de dois por quatro. As suas músicas relatam paixões e desventuras de casais apaixonados.
Foi integrado pela UNESCO na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade em 2009.
Carlos Gardel é um dos grandes nomes deste género musical.

Música Clássica

É a principal variedade de música mais apreciada em todo o mundo. Este género musical distingue-se pelo uso de um vasto leque de instrumentos musicais com diferentes timbres e tonalidades. A música clássica utiliza formas como as sinfonias, as sonatas, a ópera, o concerto, etc. ao invés das canções como em outros estilos musicais.
Os grandes nomes da música clássica são Chopin, Mozart, Strauss, Bach, etc.

Reggae

Desenvolvido no final da década de 60, na Jamaica e, baseia-se num estilo rítmico descrito pela acentuação no tempo fraco, designado por skank.
O ícone deste estilo é o grande cantor e compositor Bob Marley .

Country

Originário dos Estados Unidos, nos anos 40 nos. Baseia-se em baladas e melodias de dança acompanhadas de instrumentos de corda.
Os artistas a destacar são Dolly Parton, John Denver, Kenny Rogers.

Electrónica

Tendo sempre o mesmo ritmo e batida repetitiva, este estilo musical engloba toda a música que é criada ou modificada com o uso de aparelhos eletrónicos.
É o estilo que mais sucesso faz entre os jovens nas discotecas.

Axé

Surgiu na Bahia na década de 1980 durante as celebrações carnavalescas. Todavia, este género musical utiliza-se para denominar todos os ritmos de raízes africanas, bem como o estilo de música de qualquer artista que provém da Bahia.
Destacamos Daniela Mercury que é considerada a rainha do axé.

Ópera

Género musical mais apreciado por intelectuais e que consiste num drama encenado e cantado com acompanhamento musical.
Sendo geralmente cantado em italiano, destacam-se os grandes nomes de Luciano Pavarotti, Placido Domingos, Jose Carreras.

géneros-musicais

Estes são os géneros musicais mais populares nos dias de hoje.

Certamente que os (re)conheceu.

97 COMENTÁRIOS

  1. Antes de mais nada quero parabenizá-los pelo trabalho de vocês.

    Me tire uma dúvida: qual o nome do rítimo da musica denominada: “GALINHA MERILU” NO VIOLÃO?
    Sei tocá-la, porém, não sei o nome do rítimo! Caso possa me ajudar, ficarei muito grato.

    Obrigado, RomeuComp.

  2. Oii tudo bem ?
    Eu sou Vívian, aluna do terceiro ano do ensino médio, e estou fazendo um trabalho sobre música, o trabalho é de biologia então temos que relacionar a bilogia e a música, e achei seu blog e gostei muito de algumas coisas que vi aqui, então peço licença pra pegar algumas coisas e colocar no meu trabalho, agradeço, amei o blog e vou virar seguidora, tbm tenho um vivyphany.blogspot.com.br/ depois passa lá pra conhecer :). Se você tiver alguma dica de música para me dar eu vou ficar muito agradecida *—-*
    Beijão !

  3. Amei o site e todos os ritmos aqui esposto,claro que tem sempre um ritmo preferido que no qual os meus são Pop,eletronica,MPB,tango e jazz beijão para todos que estão lendo esse meu comentário mme adc no msn:
    ………………………………….

  4. eu e o meu primo temos 11 anos, nós montamos uma banda, e tem outra menina de 9 anos que sabe compor músicas, nós 3 fizemos a música e não temos o rítmo , o q devemos fazer?

  5. Galera qm puder ajudar to precisando de músicas com ritmos culturaaaiiis, maais tenho pressa. Agradeçoo a tds q poderem me ajudar, podem enviar para o meu e-mail. =)

  6. o mais legal de todos é a música country q nos divertimos , principalmente quando ela é tocada pela voz e violão . como paula fernandes com suas músicas q todo mundo adora musics românticas q tbem são tocadas pela paula são muito bonitas !!!!!

  7. gosto de musica de fank mais qe eu gosto mais de swigueira e as melhores musica para adolecente qe saber poqe? porqe agente dança swigueira adoro swigueira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here