Já alguma vez se questionou da diversidade de tipos de música que existem? Não? Então nós vamos dar-lhe uma ajuda. Existem muitos e para todos os gostos.

A música surgiu na pré-história, altura em que os historiadores encontraram diversas pinturas rupestres nas cavernas que transmitiram uma ideia do desenvolvimento da música nos primeiros grupos humanos.

Podemos mesmo dizer, e de forma surpreendente, que nessa altura, os homens das cavernas já emitiam sons e criavam instrumentos musicais.

O que seria da nossa vida sem música?!

A música  é uma forma de arte que combina vários sons e ritmos. Nos dias de hoje podemos dizer que existe uma variedade de ritmos que:

  • divergem de país para país
  • diferem de cultura para cultura
  • são direcionados para determinadas faixas etárias
  • são dirigidos para diferentes grupos

De seguida, damos-lhe a conhecer diferentes tipos de música e ritmos, para que fique a par dos maiores sucessos de todo o mundo e aumentar o seu leque cultural.

Música Pop

Surgiu nos anos 60 com ritmos melódicos e às vezes ‘acelerados’. É um género musical muito apreciado por crianças, jovens, adolescentes e adultos.
Shakira, Back Street Boys, Britney Spears são alguns exemplos de artistas POP.

Fado

É um estilo musical tipicamente português, normalmente cantado por uma só pessoa e acompanhado por uma guitarra portuguesa e uma viola.
Destacamos as grandes fadistas Amália Rodrigues, Mariza e Ana Moura.

Hip Hop

Iniciou-se nos anos 70 nas comunidades latinas, afro-americanas e jamaicanas da cidade de Nova Iorque e, tem uma subcultura muito própria. O seu aparecimento teve como objetivo mostrar o dia-a-dia das classes mais desfavorecidas ao mundo.
Boss Ac e Da Weasel são os nomes que se destacam neste género musical.

Rock and Roll

Surgiu no final dos anos 40, inicio dos anos 50 nos Estados Unidos, com raízes nos estilos musicas de country, blues, R&B e gospel, e rapidamente se espalhou para o resto do mundo. A sua principal característica é o ritmo acelerado que propicia a dança.
Os seus pioneiros são Elvis Presley e Os Beatles.

Música Popular Brasileira

Surge no Brasil em meados da década de 60, com a segunda geração da bossa nova e com grande influência do folclore brasileiro. Uma das suas características é falar de amor, da vida, das desilusões, e de contar histórias em forma de música.
Destacamos como nomes deste género musical Maria Bethânia, Gal Costa, Chico Buarque de Holanda entre outros.

Samba

Género musical típico brasileiro, que surgiu nos anos 30/40 com influência africana, sendo o seu ‘berço’ a população menos favorecida.
Alcione e Beth Carvalho são apenas dois nomes que se destacam.

Jazz

Originário das comunidades de Nova-Orleães é um género musical elitista e bastante apreciado pelos mais intelectuais. Os instrumentos musicais usados são o piano e a trompete, sendo um ritmo muito bom de se ouvir em momentos de descontração.
Os músicos notórios são Louis Armstrong, Frank Sinatra, Michael Bublé e Diana Krall.

Tango

Dançado em par, este ritmo Argentino tem uma forma musical binária e compasso de dois por quatro. As suas músicas relatam paixões e desventuras de casais apaixonados.
Foi integrado pela UNESCO na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade em 2009.
Carlos Gardel é um dos grandes nomes deste género musical.

Música Clássica

É a principal variedade de música mais apreciada em todo o mundo. Este género musical distingue-se pelo uso de um vasto leque de instrumentos musicais com diferentes timbres e tonalidades. A música clássica utiliza formas como as sinfonias, as sonatas, a ópera, o concerto, etc. ao invés das canções como em outros estilos musicais.
Os grandes nomes da música clássica são Chopin, Mozart, Strauss, Bach, etc.

Reggae

Desenvolvido no final da década de 60, na Jamaica e, baseia-se num estilo rítmico descrito pela acentuação no tempo fraco, designado por skank.
O ícone deste estilo é o grande cantor e compositor Bob Marley .

Country

Originário dos Estados Unidos, nos anos 40 nos. Baseia-se em baladas e melodias de dança acompanhadas de instrumentos de corda.
Os artistas a destacar são Dolly Parton, John Denver, Kenny Rogers.

Electrónica

Tendo sempre o mesmo ritmo e batida repetitiva, este estilo musical engloba toda a música que é criada ou modificada com o uso de aparelhos eletrónicos.
É o estilo que mais sucesso faz entre os jovens nas discotecas.

Axé

Surgiu na Bahia na década de 1980 durante as celebrações carnavalescas. Todavia, este género musical utiliza-se para denominar todos os ritmos de raízes africanas, bem como o estilo de música de qualquer artista que provém da Bahia.
Destacamos Daniela Mercury que é considerada a rainha do axé.

Ópera

Género musical mais apreciado por intelectuais e que consiste num drama encenado e cantado com acompanhamento musical.
Sendo geralmente cantado em italiano, destacam-se os grandes nomes de Luciano Pavarotti, Placido Domingos, Jose Carreras.

géneros musicais

Estes são os géneros musicais mais populares nos dias de hoje.

Certamente que os (re)conheceu.

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
97 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sergio Alredo
Sergio Alredo
5 anos atrás

muito obrigado ganhei um conhecimento

Eduarda
Eduarda
6 anos atrás

muito TOP este site!!!

camila raylla
camila raylla
6 anos atrás

eu gosto muito de musica classica

laryssa
laryssa
6 anos atrás

e o funk

luis eduardo
luis eduardo
6 anos atrás

eu adorei

Lemoel
Lemoel
6 anos atrás
Reply to  luis eduardo

Adorei!

mellyssa
mellyssa
6 anos atrás

adorei o site precisava fazer um trabalho e a pagina ajudou

diego
diego
7 anos atrás

vlw este e um otimo site + colok imagens q fik melhor!!!!! 🙂

Romeu Gonçalves de Souza
Romeu Gonçalves de Souza
7 anos atrás

Antes de mais nada quero parabenizá-los pelo trabalho de vocês.

Me tire uma dúvida: qual o nome do rítimo da musica denominada: “GALINHA MERILU” NO VIOLÃO?
Sei tocá-la, porém, não sei o nome do rítimo! Caso possa me ajudar, ficarei muito grato.

Obrigado, RomeuComp.

jessica dias
jessica dias
7 anos atrás

adorei tem tudo que prscisava de tipos de musica para adolescente

lyzandra
lyzandra
7 anos atrás

eu amei o site fala tudo que precisamos sabe sobre musicas bom eu gosto mtmtmtmt de pop ex:one direction meus amores

Fabiana Lima
Fabiana Lima
7 anos atrás

Rock and roll ?

Vivian
7 anos atrás

Oii tudo bem ?
Eu sou Vívian, aluna do terceiro ano do ensino médio, e estou fazendo um trabalho sobre música, o trabalho é de biologia então temos que relacionar a bilogia e a música, e achei seu blog e gostei muito de algumas coisas que vi aqui, então peço licença pra pegar algumas coisas e colocar no meu trabalho, agradeço, amei o blog e vou virar seguidora, tbm tenho um vivyphany.blogspot.com.br/ depois passa lá pra conhecer :). Se você tiver alguma dica de música para me dar eu vou ficar muito agradecida *—-*
Beijão !

rebeka victorya
rebeka victorya
7 anos atrás

Eu amo rock,pop e electrónica…
amhei muito o site e tbm me ajudouu no meu
trabalho sobre músicas e seus ritimoss…

erasmo
erasmo
7 anos atrás

eu gosto de rock e jazz

marynh@
marynh@
7 anos atrás

eu sou mais chegada a musica de pagode eromaticas tambem curto gospel

gabriel
gabriel
7 anos atrás
Reply to  marynh@

eu gosto de rap !!!!!!!!!! cade o rap!!!!!!!!!!!!!!!

eloisa
eloisa
7 anos atrás

Ah axé é muito bom tbm, td de + !!!!!!!

alice
alice
7 anos atrás

curto mto samba!

Sakumanny
Sakumanny
7 anos atrás

Amei o site e todos os ritmos aqui esposto,claro que tem sempre um ritmo preferido que no qual os meus são Pop,eletronica,MPB,tango e jazz beijão para todos que estão lendo esse meu comentário mme adc no msn:
………………………………….

Fr@nn Mello
Fr@nn Mello
8 anos atrás

wooollll usei esses serviços para um trabalho de português onde tinha um caça palavras:D

Paulo Victor
8 anos atrás

Eu acho que a musica POP e o ROCK sao as melhores eo SERTANEJO

joao vitor
joao vitor
7 anos atrás
Reply to  Paulo Victor

me ajudol muito

diego
diego
7 anos atrás
Reply to  Paulo Victor

verdade

valdenir reis
valdenir reis
8 anos atrás

muito bom. me ajudou muito

larissa pequim
larissa pequim
8 anos atrás

obrigado pela ajuda vc me ajudou muito!!!!
*-*

ruan jhonattan soares santos
ruan jhonattan soares santos
8 anos atrás

eu e o meu primo temos 11 anos, nós montamos uma banda, e tem outra menina de 9 anos que sabe compor músicas, nós 3 fizemos a música e não temos o rítmo , o q devemos fazer?

damiane
damiane
8 anos atrás

prefiro pop pq eu gosto mto do justin bieber

Íris
Íris
8 anos atrás

Galera qm puder ajudar to precisando de músicas com ritmos culturaaaiiis, maais tenho pressa. Agradeçoo a tds q poderem me ajudar, podem enviar para o meu e-mail. =)

Luciane
Luciane
8 anos atrás

Seria interessante vcs acressenterem outros ritmos de musicas como por ex: reggaetons etc

rafaela
rafaela
8 anos atrás

amei amo musica eletronica bom d++++++++++++++

gabriel espaguro
gabriel espaguro
8 anos atrás

rock and roll e muito locooooooooooooo!!!!!!!!!!!!

deborah emaanuele
deborah emaanuele
8 anos atrás

o mais legal de todos é a música country q nos divertimos , principalmente quando ela é tocada pela voz e violão . como paula fernandes com suas músicas q todo mundo adora musics românticas q tbem são tocadas pela paula são muito bonitas !!!!!

Paula
Paula
8 anos atrás

pop e hip hop é demais !!!!!!! 🙂

sofia
sofia
8 anos atrás

interessante [musica preferida pop]

Marks Werneck
Marks Werneck
8 anos atrás

Hip-Hop

graziela
graziela
8 anos atrás

achei muito interessante

dévylla
dévylla
8 anos atrás

gosto de musica de fank mais qe eu gosto mais de swigueira e as melhores musica para adolecente qe saber poqe? porqe agente dança swigueira adoro swigueira

mateus henrique
mateus henrique
8 anos atrás

e musica Indie? vcs naum falaram

nossa, amo musica POP a melhor musica do planeta!

Paula
Paula
8 anos atrás

música pop é mesmo a melhor do planeta ! 😉

Bruna
Bruna
8 anos atrás

huuuum qui bommm

edvania
edvania
8 anos atrás

adorro reggae

Biiah
Biiah
8 anos atrás

Obg.mim ajudou mt..Amu mt Reggae,e tudo pra mim

Amanda
Amanda
8 anos atrás

adorei as informaçoes fornecidas pelo site
amuh reggae

fernanda
fernanda
8 anos atrás

d+ tudo isso,o meu ritmo preferido e pop ainda + ,se for Gospel.

Larissa Medeiros Floriano
Larissa Medeiros Floriano
8 anos atrás

achei tudo para o meu trabalho
so q falta mais musicas
mas craça esse site conseqir ter mais musicas
FUNK é dos exemplo que ñ tem

emilly rasthaa
emilly rasthaa
8 anos atrás

gostei mto, e ainda fiz meu trabalho
agradeço ao moderador ou moderadora por ter feito uma pagina tão competente Walleu

emilly rasthaa
emilly rasthaa
8 anos atrás

amei mtooo, me ajudoou bastante com os deveres do col, amoo demaiss.

amo mais que chocolate

Eu curto reggae

Aylla e Kamylle
Aylla e Kamylle
8 anos atrás

adorei rock! e ainda fiz o meu trabalho com a minha amiga Kamylle!!!
esse site nos salvou bjs! 🙂

REGIS
REGIS
8 anos atrás

MT…. Obrigado Me Ajudou a fazer meu trabalho + 3 positivo na nota…. O Me Good

bruna
bruna
8 anos atrás

noooossa q d+ achei tudinho , parabens pelo site !
ha e eu sou super do pop!

luis
luis
8 anos atrás

todos os ritmos sao legais mai gosto bastante da eletronica

Emmilly
Emmilly
8 anos atrás

adorei todos os ritmo mas o meu preferido
é axé music

aline
aline
8 anos atrás

Eu tenho 14 anos e adoro o estilo da música pop,não é á toa que eu sou uma fã fanatica de michael jackson!Eu valorizo demais os estilos de música só não sou chegada em samba,funk,pagode é eu acj=ho que é só isso,pra falar verdade eu aprecio as músicas dos cantores internacionais ,romanticas e sertanejo!

claudio
claudio
9 anos atrás

muito bom o site e eu gosto de rock end roll