O Dia de Reis, 6 de Janeiro, segundo a tradição cristã, seria o dia em que o Menino Jesus recebeu a visita de 3 reis magos vindos do Oriente. A tradição que nasceu no século VIII, converteu os 3 reis magos Belchior, Gaspar e Baltazar, em santos; e desde então a data é celebrada em muitos países.

dia-de-reis
Desenho – Os Reis Magos – Cortesia site Smartkids ©

Ao contrário do que se pensa, cada rei mago viajou de um localidade diferente. Baltazar saiu da África e ofereceu ao Menino Jesus mirra, já Gaspar, viajou da Índia, e ofereceu incenso; Belchior partiu da Europa e ofereceu ouro. Cada um deles, que na verdade eram astrônomos e grandes estudiosos dos astros e dos céus,  segundo reza a  tradição cristã, foi guiado pela ‘estrela guia’; uma estrela muito mais brilhante que todas as outras já vistas nos céus de todo o mundo; e que era um sinal de que algo muito especial havia acontecido. Os magos teriam chegado a Jerusalém seguindo a trajetória desta estrela que anunciaria a vinda do Messias ao mundo.

Também no dia 6 de Janeiro encerram-se as celebrações natalícias em todos os países cristãos, onde todas as árvores de Natal são desmanchadas, e os enfeites guardados para o  próximo ano. Também neste dia muitos países têm suas tradições especiais, na Espanha as crianças deixam os sapatos na janela com capim, antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Já na França come-se o “Galette des rois”, um tipo de bolo com frutas cristalizadas, onde se encontram um brinde no seu interior; quem encontrar o brinde será rei e será coroado simbólicamente na família.

Em Portugal, nas pequenas localidades, as crianças  costumam ir cantar os reis de porta em porta, e costumam ganhar como prenda dos moradores, doces, salgados, etc. No Brasil, a festa de reis mais famosa é a ‘folia de reis’ de origem portuguesa, onde grupos de pessoas ao norte do país saem as ruas em cantorias e onde os moradores oferecem comidas aos integrantes do grupo; que em sua maioria são músicos, e cantores populares da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here