O Girassol (Helianthus annus, que significa “Flor do Sol” ou Sunflower em Inglês) é uma planta originária da América do Norte, com grande adaptabilidade a diferentes condições climáticas. Fontes de registros históricos mostram que o Girassol foi largamente cultivado pelos povos indígenas que povoavam as Américas por volta de 1.000 a. C. O girassol foi introduzido na Europa somente no século XVI.

A flor do Girassol é uma das maiores do mundo, por vezes atingindo aproximadamente 30 cm de diâmetro, podendo o caule atingir até 3 metros de altura. São encontradas em diversas cores, porém a cor amarelo ouro é o mais famoso e o mais comum.

girassol-curiosidades
Campo de Girassóis em Fargo, North Dakota, USA
Foto Wikipédia

O nome Girassol foi dado pelo “comportamento” da planta, o movimento denominado heliotropismo, onde a flor Girassol nasce voltada para o leste e ao longo do dia segue o sol de leste a oeste, movimentando-se estimulado pela luz solar.

O Girassol é cultivado em todos os continentes e é famoso mundialmente por suas propriedades nutritivas, sendo composto por vitaminas B1, B2, B3, B6, D e E, ácido fólico, proteínas, ferro, fósforo, iodo, cálcio, magnésio, cobre, sódio e flúor. O Girassol produz um óleo comestível que é extraído de suas sementes que ajuda a combater o colesterol mantendo as artérias desobstruída, a flor também é utilizada na cosmética, sendo um componente poderoso para amaciar os cabelos e nutrir as peles secas e desidratadas.

Curiosidades sobre o Girassol

* O Girassol era uma flor adorada por antigas civilizações como uma divindade solar, em razão de ser conhecida como uma flor se move para acompanhar o movimento do sol durante o dia.

* O Girassol já serviu de inspiração para a grandes músicas como – O Girassol (da banda IRA), quadros famosos como o do pintor Vicent van Gogh e até mesmo filmes como o famoso “Os Girassóis da Rússia” (I Girasoli)que conta a história de um casal separado pela Segunda Guerra e onde a heroína Giovanna interpretada por Sophia Loren, viaja para a Rússia em busca do marido, atravessando campos de girassóis.

* O género Helianthus tem mais de 65 espécies e a flor pode ser encontrada em diversas cores.

* A Rússia desde o principio do século XX é o maior produtor e exportador do mundo de Girassóis.

* O Girassol é uma planta totalmente aproveitável, sendo também utilizado na culinária, em chás medicinais, na produção de mel, etc.

* A semente do Girassol é usada na alimentação de pássaros em cativeiro,
além de ser uma das mais utilizadas na alimentação viva.

* Os Girassóis quando plantados num jardim podem ajudar a inibir o crescimento de plantas daninhas através do fenômeno alelopatia.

* A semente do girassol tem sido utilizada no Brasil na produção de biodiesel.

* Os Girassóis são também conhecidos como “Flores da Alegria” e costuma-se dizer que quem vê um Girassol imediatamente abre um largo sorriso diante da beleza da flor.

Crendices sobre o Girassol

* Na Espanha, para se ter sorte são necessários ter em casa onze girassóis.

* Na Hungria, acredita-se que a semente do girassol cura infertilidade, e sementes colocadas na beira da janela, faz com que a mulher grávida, gere um filho homem.

* Oferecer Girassóis à um pessoa é sinônimo de desejar-lhe sorte, prosperidade, sucesso e transformação em sua vida, já que o Girassol possui movimento.

* Levar 7 sementes de Girassol na carteira atrai prosperidade o ano todo.

* Para se ter sorte nos negócios deve-se manter próximo a porta de entrada, do lado direito um cálice ou um pequeno pote de vidro repleto de sementes de Girassol, que devem ser trocadas mensalmente.

Fonte: Infoescola

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here