Um dos jogos mais divertidos para jogar com amigos. O Dominó é um jogo composto por peças retangulares e, uma das faces está marcada por pontos indicando valores numéricos.

Cada face retangular de dominó é divida em duas partes quadradas, ou “pontas”, que são marcadas por um número de pontos de 0 a 6, ou deixadas em branco.

Há também uma versão especial para crianças, onde em vez de ter os pontos indicando os valores numéricos, há imagens de personagens infantis, ou imagens e palavras.

Hoje em dia o Dominó é jogado em todo o mundo por adultos e crianças, existindo campeonatos de jogo, com participantes de diversas faixas etárias.

Como surgiu?

O jogo, aparentemente, terá surgido na China e, a sua criação atribui-se a um soldado chinês chamado Hung Ming, que viveu de 243 a.C a 182 a.C.

Os primeiros testemunhos da presença do dominó na Europa datam de meados do século XVIII, tendo-se destacado nas cortes de Nápoles e Veneza, tendo sido apresentado aos italianos pelo famoso navegador Marco Pólo.

Qual a origem do nome?

Não se sabe ao certo como surgiu o nome, há quem diga que o nome teve sua origem na expressão latina “Domino Gratias” que significa graças a deus, expressão utilizada pelo clero e que gritavam esta frase quando faziam uma boa jogada.

Por outro lado, também se diz que o nome possa ter tido origem na gola branca que os sacerdotes usavam na antiguidade, que eram semelhantes ao formato das peças de jogo.

Quantas peças tem o jogo?

O jogo contém 28 peças, sendo que esse conjunto de peças é chamado de Duplo 6, perfazendo um total de 168 pontos.

É um jogo que implica raciocínio matemático, sendo por isso ser ideal para crianças e adolescentes exercitarem a mente.

Existem outros com 55 peças, 91 peças, 136 peças ou 190 peças, mais direcionados a jogadores profissionais e com vasta experiência no jogo.

Quais as regras do jogo?

As suas regras são bastante simples. Quase sempre é jogado por duas ou quatro pessoas.

Cada participante recebe sete pedras, se forem apenas dois jogadores, as pedras que sobrarem ficam de lado para futura “compra”, ou seja, no caso do oponente não ter a pedra da vez, o oponente deve comprar até obter a peça que possa usar.

Assim que o jogador tiver encontrado a peça que necessita a “compra” é cessada. Cada peça só poderá se conectada a outra de mesmo número.

Importa salientar que, as regras do jogo também dependem do número de peças que o mesmo tiver.

Como se joga?

Para saber quem é o primeiro a jogar recorre-se a uma das seguintes regras:

  • começa o jogo quem tiver a peça 6×6, a qual  recebe vários nomes como sena, dôbre ou dublê.
  • começa quem tive o dublê maior 5×5, 4×4, etc.

O objetivo do jogo é ficar sem nenhuma peça na mão, ou em termos mais técnicos, baixar todas as peças primeiro ou fechar o jogo, o que significa que mais nenhum jogador poderá ir a jogo, dado que não possuem as peças requisitadas pelo mesmo.

Geralmente um torneio de dominó é feito em várias partidas consecutivas, onde a dupla que acumular primeiro seis pontos ganha.

Grande parte dos jogadores experientes utiliza a lógica matemática para vencer o adversário porém, nem todos têm essa habilidade e jogam, regra geral apenas por distração e para passar o tempo, sendo chamados de “Príncipe”, forma singela de os designar de “Principiante”.

Ficou curioso? Junte os amigos e divirtam-se a jogar ao Dominó.

3 COMENTÁRIOS

  1. No caso de se estar jogando em duas ou três pessoas, quando se fecha o jogo, a pessoa que nao fechou é obrigado a comprar o restante das pecas ou conta- se somente as que estão nas mãos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here