O meu bebé não quer comer? O que é que eu faço?

O-Meu-bebé-não-quer-comer

Até os 6 meses de idade o bebé tem como única fonte de alimentação o leite materno. A partir dos 6 meses somente o leite não oferece todos os nutrientes que são necessários para o seu desenvolvimento saudável, apesar de continuar a ser essencial na alimentação do bebé, devem começar a ser introduzidos outros alimentos sólidos.

Toda essa introdução alimentar deve ser pensada pelos pais e cuidadores, pois muitas vezes o bebé pode estranhar e novas tentativas devem ser feitas, afinal, é tudo muito novo, tanto para os pais, como para os bebés.

O problema está se depois de algum tempo o bebé não aceita esses alimentos mesmo com inúmeras tentativas. Nessas alturas o desespero instala-se, mas é preciso ter calma e analisar as possíveis causas de isso estar a acontecer.

Causas que podem fazer com que o bebé não queira comer

1 – Interpretação errada dos pais

Muitas vezes os pais acreditam que os filhos estão comendo pouco e por isso ficam preocupados achando que a introdução de novos alimentos não está a dar certo e que a criança está a recusar os alimentos e afins.

Todavia, o que pode estar a acontecer nesse caso é que a criança está a comer sim, mas de acordo com as suas necessidades nutricionais e não com que os pais querem.

Sabemos que é um grande paradigma a ser quebrado, mas a criança deve escolher a quantidade de alimentos que ingere. Se ela está com o peso adequado e a comer (mesmo que na cabeça dos pais seja pouco) não há nada de errado.

2 – Falta de apetite orgânica

Falta-de-apetite-orgânica

Aqui temos, realmente, um problema que precisa ser analisado. A falta de apetite orgânica pode ser provocada por alguma condição fisiológica, podendo ser alguma doença ou mesmo alguma deficiência de vitaminas e minerais.

Além da recusa da criança ao comer outros fatores podem ser observados, como sangramento das gengivas, rachaduras no canto da boca, apatia, palidez, fraqueza e cabelos finos.

Nesses casos é preciso procurar ajuda com o pediatra e nutricionista.

3 – Ingestão alimentar seletiva

É quando a criança come alguns alimentos e deixa outro no prato, ou come bem no dia que alguma comida lhe é oferecida e, não come no dia que outra comida é exposta.

Isso é natural, afinal, os bebés começam também a ter seus gostos. Neste caso, os pais podem mudar para outros alimentos que tenham as mesmas características dos alimentos que o bebé ingere, por exemplo.

Brincar com as cores nesses casos pode ajudar o bebé a aumentar o leque de alimentos.

4 – Rejeição à lactose

A rejeição à lactose costuma ocorrer quando o organismo não a produz de forma suficiente e, nesse caso, ocorrem as dores intestinais. Na maioria das vezes, numa primeira fase, os pais não percebem essa intolerância da criança e que poderá influenciar também na ingestão de alimentos por parte da criança.

Conselhos para ajudar os pais a fazerem com que o bebé coma

1 – Tornar a alimentação uma experiência agradável

Nos primeiros anos de vida do bebé ele trabalha muito com relações, associando o que é bom e mau na sua cabeça. Por isso, investir que a hora de comer seja prazerosa, e num ambiente tranquilo, de uma forma leve, vai ajudar o bebé a associar coisas boas e, consequentemente comer melhor.

2 – Cuidado com a temperatura

Os bebés não têm a mesma noção que nós da temperatura dos alimentos, por exemplo, mas sentem o quanto é desagradável comer uma alimentação muito fria ou muito quente, por isso tente encontrar o meio termo para ser uma experiência agradável para o bebé.

3 – Não obrigue o bebé a comer o que ele não gosta

Não-obrigue-o-bebé-a-comer-o-que-ele-não-gosta

Como mencionamos no nosso artigo é natural que os bebés gostem de alguns alimentos e de outros não, isto porque ele está a descobrir diferentes cores, texturas e gostos.

Na hora das refeições os pais precisam ter muita calma, e não obrigar o bebé a comer determinado alimento, porque isso pode condicionar toda a introdução alimentar e a hora de comer não vai ser associada a algo prazeroso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here