Dilema de toda mãe, a dificuldade em fazer o filho comer. Tenta-se de tudo e não há mágica, nem promessas, nem milagres que o faça comer. Não se desespere você não é a única mãe a passar por isso. É preciso ter cuidado para que a preocupação não seja exagerada. A mamãe tem que observar qual a causa real para a falta de apetite. A causa pode ser uma indisposição física passageira como uma gripe ou algum problema de saúde específico, vontade de chamar atenção dos pais, ou maus  hábitos adquiridos ao longo do tempo como por exemplo comer fora de hora e/ou passar o dia a ingerir guloseimas e alimentos inadequados para compensar um refeição que não tenha feito.

meu-filho-nao-come

Identificada a causa, pode-se encontrar uma solução para o problema.  Vamos ver abaixo algumas dicas que podem ajudar a incentivar o seu filho a comer melhor:

1- Hábitos e horários devem ser seguidos desde quando a criança ainda é um bebê, é importante que ele aprenda que há horário para acordar, dormir, tomar banho e também para fazer as refeições.

2- Não oferecer petiscos, guloseimas, iogurtes e alimentos diversos para substituir o almoço ou jantar.  Se a criança passar o dia a ingerir petiscos, ao chegar a hora da refeição não vai ter fome para alimentar-se adequadamente.

3- A refeição é para ser feita a mesa, junto com os pais e demais familiares. Este momento deve ser destinado a alimentar-se. Evite o  uso de música, assistir televisão, jogos de computador ou qualquer outro estímulo que possa distrair a atenção da criança. Um ambiente demasiado barulhento ou agitado na hora da refeição só fará com que a criança fique agitada e não consiga se concentrar no alimento.

4- Se ao perceber que seu filho não quer comer, não tente engana-lo com falsas promessas e  também evite os malabarismos utilizados neste momento para distrair a criança, se você você tentar distrai-la,  o mínimo que ela vai pensar é que aquele momento é uma brincadeira, e em vez de comer, irá quer brincar e fazer  birras.

5- Faça pratos criativos, crie um ovo frito com olhinhos de azeitona, narizinho de cenoura, bochecha de tomatinho cereja, e por aí afora.

6- Assim como adultos, as crianças também tem aversões alimentares, ou seja, detestam tal alimento e é importante a mãe identificar quando realmente a criança não aprecia tal alimento. Se ele detesta brócoles, ofereça espinafres. se ele detesta espinafre, tente inserir outro alimento do mesmo grupo que ele aprecie. Diversifique os alimentos da papinha.

7- Enfatizo sempre que toda criança deve ter um acompanhamento pediátrico, não só para verificação de peso e altura, mas também para que a mãe receba aconselhamento sobre a época correta para a introdução de certos alimentos.

8- Se o seu bebê já tem dentinhos, ele já poderá a iniciar gradativamente uma alimentação mais sólida como uma cenourinha levemente amassada, um purê de batata leve, para isso, siga as orientações do seu pediatra que irá dizer quais e quando cada alimento pode ser introduzido na alimentação diária do bebê.

9- Não substitua um almoço por uma mamadeira, se o seu filho não quer alimentos sólidos, ou não quer fazer uma refeição evite oferecer a mamadeira como substituição a refeição.

10- Não se desespere, se você ficar ansiosa seu filho irá perceber e poderá valer-se disso  para fazer birra, ou para conseguir algo que quer fazendo uma chantagem emocional, ou ainda não comer porque sente o ambiente tenso.

11- Haja com calma, não grite, não brigue, não chore, não faça drama, e nem obrigue seu filho a comer. Isso só fará com que o horário da refeição se torne um pesadelo para você e para a criança.

12- Se a criança não quiser comer,  espere por uma hora e ofereça novamente a mesma comida.  Se ainda assim ela não quiser alimentar-se,  espere mais algum tempo até que ela tenha fome, não faça uma troca de alimentos e nem substitua o almoço ou jantar por um petisco  ou por um lanchinho.

13- Horários existem para serem seguidos, cumpra a regra o horário correto para cada refeição e caso seu filho não queira almoçar, e depois de meia hora pedir para fazer o lanche da tarde, não permita. Se ele não quis almoçar, terá que esperar a hora certa para o lanche da tarde.

14- Por fim, evite encher o prato de comida. Lembre-se que as crianças comem sempre menos que um adulto, um prato demasiado cheio fará com que a criança canse de comer e comece a se irritar. Coloque pouca comida no prato e tente ser criativa, como dissemos acima, pratos coloridos e com comida bonitinhas sempre agradam os pequeninos.

Veja também: Lancheira Saudável

261 COMENTÁRIOS

  1. Oi meninas, meu filho de 29 anos foi assim durante toda a vida. Teve problemas depois de adulto por caisa das companhias que ficam rindo da comida dele que é só arroz e batata. Agora tenho uma neta de dois anos e vai pelo mesmo caminho, sinceramente não sei o que fazer.

  2. Olá,
    Tenho um filho de cinco anos que também não come quase nada….a unica coisa que consigo fazer ele comer é miojo , arroz e as vezes caldo de feijão. Ele nunca comeu carne, peixe, frango, frutas e legumes. Se estamos almoçando ou jantando ele fica longe pq sente ânsia de vômito ao ver a comida….outro dia ele vomitou em um restaurante porque viu uma pessoa comendo…..também não sei o que fazer.

    • Meu filho tem 9 anos e parou de comer comida aos 2 anos, ele tem nojo da comida e só come bolacha, chocolate, batata frita, e omelete, salgadinhos, passou assim todos esses anos, e agora ele está com o colesterol altissimo, o dobro do que poderia, já passei ele durante 1 ano com psicologa,e não adiantou nada, já deixei vários dias com fome e nada adiantou, ele já emagreceu 5 quilos em um mês, estou tentando fazer ele comer, e ele vomita tudo, eu realmente não sei mais o que fazer.

  3. MEU FILHO TEM 10 ANOS JA FAZ UM TEMPO Q ELE NAO COME COMIDA DE SAL A HORA DO ALMOÇO E UM DESESPERO POR ISSO OPTEI POR NAO FORÇAR ELE A COMER MAS TAMBEM NAO GANHA O Q QUER E UMA TROCA SABE E ESTA SENDO ACEITAVEL ,DEIXO Q ELE FIQUE COM FOME E FAÇO UMA JANTA BEM GOSTOSA AS VEZES ELE COME MAS TAMBEM TEM DIAS Q E DESESPERADOR.

  4. olá tenho 1 filho de 3 anos e 4 meses que não mastiga nada. só chocolate.. nunca comeu um frango, peixe nadaaaaaa cada dia esta pior.. antes até comia amassado.. so tem piorado.. o pediatra diz para eu deixá-lo com fome.. quando faço isso ele se transforma fica mtooo nervosa.. joga tudo p alto.. xinga.. ele so toma leite e quando come e porque bato uma sopa.. mas nem batata frita ele come.. ele tem nojo da comida.. tenho uma filha de 6 anos que come de tudo.. não sei mais o que fazer é desesperador!! nenhum profissional me ajuda.. se alguem souber de algo…..

  5. SOCORROOO!MINHA FILHA TEM 4 ANOS E 11 MESES,ELA NAO COME COMIDA DESDE 1 ANO E MEIO MAIS OU MENOS,JA FIZ DE TUDO,MAS ELA TEM MUITO RECEIO DE COMIDA TEM HORAS QUE PARECE TER ATÉ NOJO,E TEM UM DETALHE,ELA SÓ MAMA DORMINDO.AÍ EU TENHO QUE ME DESDOBRAR,BATO BETERRABA NA MAMADEIRA,FAÇO INHAME FRITO,POIS BATATA FRITA ELA COME,DAÍ EU ENGANO COM INHAME,MAS JA NAO SEI O QUE FAZER,TENHO MUITO MEDO..SE ALGUÉM TIVER ALGUMA SUGESTÃO,POR FAVOR ME AJUDEM!!

    • Olá Meiriane, vivo o mesmo drama que voce, desde que minha filha teve estomatite e feriu toda a boca, ficando dias sem se alimentar, ela nunca mais voltou a comer, nesta época ela tinha por volta de 1 ano e meio, agora já esta com cinco. Ela também demostra nojo pela comida, a batata frita ela também aceita, leite, pão, tudo isso ela aceita, mas falou que é comida, almoço, ela não come. Se você ficar sabendo de algum método, do que fazer, gentileza entrar em contato. meu emal é ……………Obrigada.

    • Meninas!!!!!!!!!!minha,filha tem hoje 7 anos,não come comida desde os 2 anos,começou recusando e hoje no almoço e jantar sua comida resume-se em batatas de carinha assadas e massa de panqueca sem recheio algum,bebe pouco leite,toma sucos ,come pães,não come qse doces,e tb parece ter nojo da comida.já levei ao pediatra,gastro,nutricionista e agora vou tentar uma terapia,graças a Deus tem saude e os exames são os melhores possíveis,mas e o nosso desespero?Ninguém consegue nos orientar,fico com medo do futuro destas crianças estarem comprometidas de alguma forma,fisica ou emocional,além disto na idade da minha já compromete outras coisas,até as idas a casa dos outros para almoço ou jantar,é sempre constrangedor,pois afinal a culpa é sempre de quem???Da mãe.Estou desesperada todos estes anos,hora me acalmo ,hora me desespero,e não há médico ou pessoa que resolva isso,preciso de ajuda!!!!!!
      Bj obrigada

  6. 31/03/2012 O MEU FILHO CAÇULA,NÃO COME COMIDA DESDE 1 ANO E MEIO DE IDADE ,ELE VAI FAZER 12 ANOS E AINDA NÃO VOLTOU COMER NORMALMENTE,POREM VOCÊ NÃO É A UNICA.

  7. minha filha de 3 anos e 7 meses parou de comer a exatamente uma semana!!não sei o que fazer, ela bebe leite,come uma maçã,um danoninho,mas comida que é bom,nada!!to muito preocupada com a saude dela, choro e rezo o dia todo,ñ tenho cabeça pra nada,fico em casa o dia todo coo ela,ñ consigo mais fazer nada na vida, a ñ ser pesquisar uma solução para isso,só Deus pode nos ajudar,mãe sofre…

  8. Vivo no desespero a quase dois anos. Meu filho só comeu comida de sal do 4º ao 7º mês, depois começõu a rejeitar e a fazer vomito. hoje ele tem 2 anos e meio e não come absolutamente nada de sal, nem porcarias como salgadinho, cachorro quente hamburguer, nada. Ele rejeita ao ponto de fazer vomito. Fui a uma gastropediatra, ao psicólogo e até o pediatra falou que era maus hábitos alimentares. sei que não é senão ele comeria outras coisas de sal e não come nada. Graças a Deus ele toma muito suco com legumes e verduras e não tem anemia, é enorme de grande e super sadio. Mas apesar disso me preocupo com medo de desenvolver alguma coisa ruim. se tiverem alguma idéia de como de ajudar por favor,me ajudem.

  9. Já chorei muito hoje, meu filho tem 1ano e 4 meses come muito pouco,ele fica na parte da manha com a vó, com ela come, mas comigo ta dificil, nao come salgado comigo só quer saber de mamar….por favor me ajudem, não sei o que fazer,fico muito preocupa..

  10. olha, porfavor, me ajudar o meu filho que ele tem 1 ano 9 meses, ele acorda 7:00 da amanha dei a mamadeira com leite de vaca com nutribom é uma colher de açucar, e depois eu deixei com fome até 11:00 do almoço então eu dei a comida com batata,cenoura, vagem e carne moida com molho de tomate e coloquei tudo no liquificador, então eu dei na boca nele é só comeu 3 colheres ele só come na ponta da colherer, ele ñ abra boca eu n~sei o que fazer. depois ñ quiz mas. Ele que só mamar no peito p/ dormir.Depois ele acordou mais ou menos de 3 á 4hs eu dei mamadeira tomou tudo,é ñ quer comer fruta nada é depois 6 á 7hs eu fiz janta eu dei comida p/ ele ñ quiz comer ´so mamadeira é peito. o peso dele é 11 kl. O que eu devo fazer com isso é me ajudem estou deseperada. resp.Por favor.obrigada

  11. Nossa hoje já me descabeli e chorei por ver que minha filha de 6 anos continua comendo papa de feijão com legumes e agora nem dando na boca ela está querendo comer, já levei ao psicologo por 2 meses e desisti, já levei na nutricinista, no pediatra e nada, minha filha não cede a chantagem nehuma e agora vendo estes depoimentos vejo que o problema continua até depois de adolescente, precisamos de ajuda de algum orgão de saúde que nos diga a fórmula mágica para a criança comer. Este assunto deveria motivo de debates em programas de televisão, são muitos os casos de crianças que não comem. Preciso de ajuda e não é do tipo “deixa a sua filha com fome” não dianta.

  12. Estou muito feliz por her achado Maes na mesma situacao que EU. Minha filha tem 6 a Nos e simplesmente tem nojo de comida, nao come carne, Peixe frango em fim nada que se mexe, nem verduras, legumes, frutas, sucos, gosta de coisas claras requeijao arroz macarrao nao come nem em fast food. Nao gosta nem de sentir cheiro da Comida fica com vontade de vomitar nao se I ma is o que far e nem o que fazer. Me ajudem..

  13. Gostaria que alguem se tem um caso parecido me ajudasse.Tenho um filho de 13 anos, ele come pouco,e tudo que come faz mal,ele sente enjoado constantemente.Por isso evita comer quase tudo,fala que vai fazer mal. Por favor me ajude.

  14. oi meninas fico tranquila em saber que ñ estou sò, tenho um filho de 6 anos com 3 meses comecei dando sopinha de legumes ele comia que era uma benção, mas derrepente mudou tudo ñ queria comer mais eu deixava ele com fome e quando ele ñ suportava mais ai comia tudo hj ainda toma vitamina de banana na mamadeira tb toma suco de beterraba com cenora sm açucar ele ñ come coisa doce tudo é sem açucar bolo, suco, vitamina ñ toma refrigerante nem frituras tudo é grlhado, biscoito só maria ou maizena e pronto mas gosta de feijão com macarrão, todos os dias tem que ter feijão porque ele gosta, mais tudo vai de pessoa para pessoa. Deus vai dá vitória a vocês agredite. Beijos.

  15. OI GENTE ESTOU NA MESMA CITUAÇÃO DE VCS MEU FILHO TEM 2 ANOS E 6 MESES ATE UM ANO CUMIA DE TD DEPOIS DISSO SO QUER SABER DE LEITE GOSTA DE MIOJO BATATA FRITA SALGADINHO MAS SO QUANDO ELE QUER FICA SEMANAS SEM COMER NADA SO NO LEITE SE FORÇO VOMITA ESTOU DESISPERADA ELE COMEÇOU NA ESCOLINHA E FICA 6 HORAS SEM COMER ESTOU SUPER PREOCUPADA TO QUASE TIRANDO ELE DA ESCOLA SOFRO MUITA COM ISSO E FORA Q COMO SO MAMA CHEGA A FAZER COCO 3 VEZES POR DIA AS VEZES ATE 4 NÃO SEI MAS O Q FAZER JA LEVEI AO MEDICO MAS SEM SUCESSO QUER SOUBER UMA DICA ME FALE POR FAVOR……..

    • rubiane,cheguei a chorar lendo o q vc escreveu por favor vamos manter contato meu filho tem 1 ano e 6 meses e estou na messma situacao nao come comida de jeito nenhum!!so quer mamadeira!to desesperada,quse em depressao!!!so toma leite e o pior q mt leite da excesso de calcio o pediatra ja mandou eu diminnuir mas nao sei mas o q fazer ele nao come nada!!!por favor!me responda para trocarmos ideis!um bj fique com deus!

      • oi luane td bem dificil ne ja fui chamada na escolinha tres vezes eleestava estudando o dia inteiro mas como fica o dia inteiro sem comer nada resolvi por meio periodo mas continua na mesma chega em casa meio dia cheio de fome mas não quer nem saber de comida so o leite ja falei com os medicos levei na igreja fiz de td mas tds falam q è uma fase difil ne da ate inveja de ver as outras crianças comendo fico muito triste mas assim eu coloco td no leite banana farinha lactea mucilon mas è desesperador ver nossos filhos assim tenho muito medo de acontecer algo o negocio è se apegar com Deus pois so ele pode mudar isso beijos boa sorte

        • Meninas! Estou na mesma situação meu filho tem 1 ano e 5 meses e não gosta de sopa, nem arroz nem macarrão, ja estou desesperada ele come mucilon danoninho e carne moida mas purinha sem arroz,franguinho mas puro tbm se misturar com alguma coisa ele chega vomitar. Vai passando o tempo e ele não aceita nada só na mamadeira e mingausinho. As vezes acho que ele nunca vai comer comida. Se tiverem alguma dica me respondem. Bjs.

          • Olá Meninas, eu também estou nessa situação, tenho um filho de 1 ano e 8 meses, com 6 meses dava papinha natural de verduras e frutas, meu filho comia tudinho dava gosto, com 10 meses ele começou a apresentar sintomas de refluxo, ficou durante 3 meses em tratamento, a partir daí ele passou a rejeitar tudo que oferecia, só continuou malmente tomando MUCILON, danoniho e papinha da Nestlé, não sei mais o que fazer para meu filho comer comida caseira, a PEDIATRA me orienta a deixar com fome, mais não adianta ele rejeita, tem nojo.
            E agora me parece que ele está enjoando o Mucilon…
            Não sei mais o que oferecer !!

  16. Ola tenho um filho de 10 anos q só come guloseimas ja levei pra pediatra, pscologos e não deu jeito..por favor alguem me ajuda estou desesperada

    aguardo resposta

    isabel

    • Meu filho tem 9 anos, desde os 2 anos parou de comer comida de sal, não suporta arroz, feijão, carnes, verduras, frutas, nadaaa!
      Sempre tentamos de tudo, psicologo, nutricionista, mas nada tira o nojo que ele tem de comida. Durante esses anos todos se alimentou de leite, pão, iogurtes. Agora está com o colesterol alto e a um passo de ter diabetes! Não sei mais o que fazer, nem a quem recorrer … ele tem vontade de comer, mas sente nojo até do cheiro. Se alguém souber me dar uma dica ou tem o mesmo problema, entre em contato. Estou em busca de um tratamento p/ transtorno alimentar.
      Sheila

      • Sheila meu filho tem 7 anos e nao come arroz e feijao tbem, me sinto uma pessima mae com td isso…tento fazer ele comer um pouco mas da ansia nele é impressionante…me senti um pouco melhor em saber q tem tantas maes com o msm proposito q eu em tentar conseguir fazer seus filhos se alimentarem melhor. Meu filho passa o dia todo na escola e sou chamada la de vez enqdo, mas ate agora nao conseguimos nenhum sucesso. Se alguem tiver alguma dica por favor nao deixe de entrar em contato. Obrigada Michele

  17. Lendo todos estes comentários nao sei se fiquei mais aliviada ou mais preocupada ainda. Meu filho nasceu prematuro com 1,300 kg e hj tem 2 anos e meio. Como ele tem muitos problemas de inflamação na garganta fica longos periodos sem comer comida, só tomando leite, suco e água. Porém desta ultima vez, já está 5 semanas com comer comida e a garganta está ótima. Faz cara de nojo e se tento colocar a comida na boca dele ele tem ânsia de vômito. Já me falaram tb pra deixá-lo com fome, até tentei mas não adianta pq a comida ele não aceita, aí acabo dando o q ele aceita (leite, suco, às vezes danone, bolacha). Isso está me “matando” por dentro, ele está abaixo do peso, super magrinho, já teve anemia severa aos 6 meses e quase o perdemos…realmente, não sei + o q fazer…a pediatra fala q se ele está tomando leite está bom, mas no leite nãoo tem todas as vitaminas q ele necessita, enfim, espero q esse problema seja resolvido de modo natural e não traumatizante nem pra ele, nem pra mim, pois cada vez q chega a hora de comer é esse martírio.

    • Paula, lendo o seu relato…achei que vc falava do meu filho…é igualzinho!! Hoje ele está com 4 anos e 4 meses, mas desde os dois anos ficou assim. Quando ele era bebê eu conseguia ele comer as papinhas, mas a medida que ele foi crescendo, fui passando da papinha liquida até a comida normal, e foi então que o problema começou e estamos assim até hoje. Fico na esperança que uma hora de tanto que eu insisto ele coma normalmente, mas até agora nada. O almoço dele é só caldo de feijão com arroz amassado, e muita paciência e calma, porque se forçar…faz ânsia até vomitar. Frutas…só como vitamina. Sei que não é fácil…mas não podemos desistir, não é?

  18. adorei as dicas , mas mesmo assim me preocupo pois meu filho nao quer comer comida so que a mamadeira e ele ja tem 8 anos nao sei mais oque fazer……

  19. Bom, me chamo Patricia tenho 3 filhos e tudo sempre se repete….. tenho um filho de 13 anos q hj em dia ele até q come em vista de antes, porém nao come nenhuma fruuta e nenhum tipo de legumes hortaliças etc, tenho outro q tem 2 anos e meio e até um ano ele comia bem porem nunca comeu nada em grãos por ex arroz, feijão carnes mas comia papinhas onde eu colocava todos os nutrientes possiveis mais faz 1 ano e meio q ele nao come comida de sal, nao consigo convence lo de jeito nenhum só come o q quer e quando quer (miojo nuggts salgadinhos danones pipoca e bem pouco)a unica coisa de bom q ele toma é a mamadeira de pediasure 2 3x ao dia e a sua alimentação e essa. tenho outro agora ele tem 6 meses e faz 2 meses q tento introduzir frutas de todos os tipos e papinhas salgadas, sucos e naaaaadda ele aceita só quer mamadeira, suco de laranja e agua mas nunca vou desistir….. e assim deixo meu relato de uma mãe q ta passando por isso pela 3 vez. sinceramente não sei onde errei ou se errei mas q é muito dificil ver seus filhos não gostarem de comida é. Eu já me desesperei muito já gritei já bati já me descontrolei já deixei passar fome e nada adiantou agora entreguei nas mãos de Deus e continuo fazenda a minha parte(oferecendo sempre a comida)

    • OI patricia, eu ja deixei meu relato aqui, e sei bem como é, minha filha hj ta com 2 anos e 1 mês e desde que começei a dar comida de sal, ela nunca gostou, uma vez falei c o ped que ela fechava a boca e virava a cabeça e isso ela só tinha 6 meses, ele riu da minha cara. E toda vez que ia ao ped, era sempre a msm coisa, que eu tinha que insistir, e deixá-la com fome. Como assim deixar com fome, que mãe vai deixar seu filho com fome, e isso me matava por dentro, na hora do almoço ela não queria comer, daí eu dv fruta e saia pra andar com ela até dar o tempo da outra mamadeira, e como eu sofria e chorava c isso, entrei até em depressão qdo ele me disse que a culpa foi minha, que passei insegurança e medo p ela qdo introduzi a papinha, hj estou mais tranquila, ela continua não comendo, mas pelo menos ta c 14k e 90 cm bema cima da faixa dela,ela gosta muito de mamadeira, toma de 4 a 5 por dia, o ped achou um absurdo, disse que era p diminuir, daí eu pensei, tanta gente passando fome no mundo,morrendo por não ter o que comer, nem msm um copo de leite, deixa ela mamar, tb faço minha parte,ofereço todos os dias comida a ela, mas msm assim ela não come, as vezes belisca alguma coisa, e tb ja bati, gritei, me desesperei, mas cheguei a conclusão que não resolve nada, acho q um dia vai chegar a hora deles comerem(assim eu espero e rezo) eqto isso vamos fazendo a nossa parte né. um abraço meu e-mail é ……………………….. se vc quiser cv mais, na cidade que eu moro não tenho família e as vezes é bom desabafar com alguém.

      • Nossa sua historia é igualsinha a minha desde bebe tento dar a ele papinha e ele nunca aceitou fazia ança de vomito,só na mamadeira e coisinhas poucas como pão,merendinha, danone essas coisinhas ele aceita mas passou pra comida ele não aceita e a pediatra só fala pra eu tentar, tentar e tentar, mas não consigo e isso me destrói por dentro. Ele tbm esta no peso mas por causa da mamadeira né. Qualquer coisa me responda ta.

        • oi claudia, eu sei bem como é, as vezes penso que eu fiz algo errado msm, falo que lavei minhas mãos mas não aguento, ver o filho sem comer não é nada fácil, e o pior é a pedição de mamadeira, toda hora, eu dou a ela leite ninho 1+ não sei se é o melhor, mas pelo menos tem mais nutrintes ja que ela não come, vamos manter contato é bom desabafar c alguém que passa pela msm situação,tento deixar meu e-mail aqui mas acho que não pode, vou ver se o endereço da face da certo, se vc tiver me add p gente cv mais, bjos e força amiga,não desista nunca.
          O perfil do meu face Luana Rocha, tenta me achar e me add.

    • Quero deixar aqui meu depoimento , tenho 3 filhos meninos e o terceiro me surpreendeu em relação aos irmãos, teve refluxo desde que nasceu e com isto se habituou a comidas sólidas, Teve problemas de fala, pois a mastigação é muito imporante no processo da linguagem.
      Sofro assim como li em outros depoimentos de algumas mães, que assim como eu não gostariam que passassem por esta situação.Já recorri a tudo, inclusive está em atendimento psicologico, sendo que já percebi ,que é um tratamento demorado.
      Me desespero com esta situação pois só comendo sopas bem passadas, mesmo assim ele dá ansias de vomito.
      Ano passado ( 2011) tive alguns progressos, com ele, como experimentar, nuggets, batatas fritas, pizzas e hamburger. Porém sabemos que não é uma coisa saudável!
      Ah , leites com sustagem e vitaminas de frutas, ele tb. consegui digerir, porém o arroz, feijão e carnes, já fiz de tudo possível e imaginável, sem sucessos!
      Só torço e peço a Deus, que esta situação que já perdura por 8 anos, venha a ser lembrada algum dia como algo ruim e que ficou no passado, pois nunca vi um sofrimento tão grande como não ver seu filho se alimentar como deveria.
      Por acaso cheguei a este blog que me fez ver que não é só comigo e com minha família que esta situação acontece!
      TORÇO POR TODAS AS MÃES QUE PASSAM POR SITUAÇÃO IGUAL A MINHA, QUE AINDA CONSEGUIM VER SEUS FILHOS COMENDO DEMAIS A PONTO DA GENTE PRECISAR MANDAR ELES PARAREMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM DE COMER!!!!!!!!!!!

  20. Gente! Me ajudem, meu filho tem 5 anos e não gosta de comer alimentos sólidos, não gosta de almoçar e eu fico desesperada, pois faço de tudo para ele comer, só come a sopa bem batida no liquidificador, tento de tudo mais não tenho sucesso.

  21. nossa vendo tdos esses depo até fico mais aliviada, pois minha filha tbm tem 5 anos e qdo era bebe comia de tdo…mas de um ahora pra outra foi deixando de comer(arroz, feijão, etc)
    hoje só come sopinha de macarrão branco e as vezes tem nojo e até vomita.ela toma bastante leite, pão de queijo,batata frita, suco addes,pastel de vento, essas besteirinhas, eu fico desesperada ,pois tento de tdo e nada.Mas agora fiquei mais aliviada vendo que não é so ela que não come, espero muito em Deus que um dia nossos filhos voltarão ou começarão a comer mormalmente…bjos.

    • desde que começou a comer papinhas ela não gosta, nossa sofro c isso, acho que a culpa é minha, que fiz algo errado, nossa só Deus é que sabe o que passo, fora as pessoas que colocam a culpa em nós mães, mas só quem passa por isso é que sabe, pelo menos minha filha come fruta, adora leite com tudo, chocolate, fruta, qualquer coisa, se deixar toma umas 6 mamadeiras no dia, e gosta muito de suco tb, aí aproveita p colocar no meio couve, cenoura… gosta tb de porcarias, tipo.. batata frita, pizza, hamburger, salgadinhos, bom levei ela no pediatra e ela ta 1k acima do peso, e sempre de 2 a 3 cm acima da altura dela, fico preocupada pq sei que essas coisas não são saudáveis,porém ela é muito esperta, ativa, então fico tranquila, se ela tb tiver assim fique tranquila, tem dias que choro, fico triste, acho que é pq somos maes e maes sofrem msm rsrsr, meu facebook é ……………………………, se vc quiser cv mais, é bom trocar idéia com quem passa pelo msm problema.

  22. Meu filho tem nove anos e sua alimentação e:
    -ao acordar farinha de aveia e arroz com leite.
    -às 10 hs – maça bem amasssada e danoninho.
    -no almoço – sopa batida com legumes e carne no liquificador.
    =na escola – suco e pão pulmann puro.
    -ás l8 hs – salgadinho e chocolate
    -na janta – o mesmo do almoço e 3 vezes por semana, feijão batido no liquidificador com macarrão.
    -na hora dedormir – um copo de leite.
    Fui na pediatra e ele está dentro do peso e altura.Minha dúvida éa MASTIGAÇÃO .Será que a mordida é normal.
    Ele não come frituras a não ser batata frita e pastel de vento(sem recheio0
    Ele não bebe refrigerante, só água.
    Ele não come doces, bolachas, salgados,sorvete
    porque não experimenta.
    SERÁ QUE SUA ALIMENTAÇÃO É ERRADA POR NÃO MASTIGAR.O DENTISTA NÃO ENCONTROU CÁRIE E MANDOU VOLTAR APÓS UM ANO.
    O que é importante é que seu crescimento é normal.Ele se alimenta bem, não sei se vou querer que ele mude
    Espero que todos tenham paciência com seus filhos e façam o acompanhamento com muito amor

  23. Meu filho tem 6 anos, só mama e no almoço comeu massa de pastel frita, já entei vários médidos e nada de respostas hoje faz acompanhamento com nutricionista em casa. Se tiver alguma respasta me manda um e-mail preciso de ajuda.

  24. olá, mamas
    Como eu vos entendo, mas o meu caso é caótico. Choro todos os dias , pois tenho 1 casal de gémeos com 4 anos que não come sólidos. já não sei o que fazer, já tentei de tudo. tentei a bem…a mal…e nada, de nada. Ainda por cima o rapazes não se entende o que fala e o médico diz ser por não mastigar.
    Só come sopa super passada, se encontrarem algo vomitam. Se tiverem alguma ideia, solução por favor digam

    • Ola Carla…eu passei por isso com meu filho, hj ele tem 10 anos e continua comendo somente alguns tipos de alimentos.Ate seus 1 e 8 meses ele comia de tudo mas a partir de um determinado momento comeu a fazer ansia e vomitar, sentia nojo da comida.Entrei em desespero, levei ao medico fiz varios exames e nada..levei a varios psicologos e tbem nenhum deu jeito.
      Hj o que ele come é mingau de leite c/fuba, danone, salgadinhos e salame, pao e bolacha e de uns dias pra cá consegui fazer com que ele comecasse a comer pizza.Uns tentam tirar isso dos filhos e eu fiquei super feliz com ele comendo.
      Ele é uma criança super saudavel…por isso nao ligo +, igual diz o medico dele: no dia que ele quiser ele vai começar a comer.
      Por isso nao se desespere de tempo ao tempo que td vai entrar nos eixos.
      Curta seus filhos e nao fique triste.
      Bjus

      • Oi meire,
        me diga o nome do pediatra do seu filho, é de São Paulo? o do meu netinho manda deixa-lo sem comer e ele não come, tem nojo, já foi parar no hospital. Minha filha só ouve o médico e o meu netinho fica com fome.
        se o seu pediatra for de Sõ Paulo, vou pedir a ela que leve meu netinho no seu consultório.
        Deus te abençoe

      • Oi Meire, que bom poder dividir meu problema com alguém que passa pelo mesmo, no entanto meu filho tem 10 anos e por se alimentar tão mal, está com o colesterol alto e a glicemia tbm. Ou seja, nem guloseimas pode comer mais. Ele tem nojo de comida, sente ânsia e nunca tem vontade de experimentar nada … estou em desespero pois desde os 2 aninhos estamos tentando de tudo p/ que ele coma ou se alimente de forma mais natural, mas não tem jeito. Agora estou em busca de um tratamento p/ transtorno alimentar, pois sei que não é birra de criança ou algo para chamar atenção. Ele quer comer, mas tem muito nojo! Isso é terrivel pra gente que é mãe e não consegue reverter a situação … um abraço.

    • Olá.
      Tb tenho gêmeos. 2 meninos. Vão fazer 3 aninhos em março. Estou na mesma situação que você. Eles não comem nada. Só querem saber de miojo, não comem carne, nem frango. Chegam a vomitar quando faço algo um pouco mais sólido para eles. Estão com 12 kg a mais de 1 ano. Só sei chorar e orar. Não ei mais oque faço. Nem as vitaminas que dei por conta própria, não abriu o apetite deles.Se conseguir alguma coisa que aumente o apetite de seus filhos, por favor compartilhe comigo.

      Até mais,
      Priscilla

      • Oii tenho um bebe de 1 ano e 4 meses …ele tbem era bem chato pra comer …mas eu insistia tem q ser forte e ter pulso firme…colocava ele na cadeirinha de alimentação e dava a força se fosse preciso …ele chorava a comida esfriava e tudo sujo…dai eu dava banho esquentava a comida e dava de novo isso durou umas 2 semanas diversas vezes no dia, tbem eu dava frutas amassadas iogurte na mamadeira…leite nan 2 … a comida era bem temperadinha e amassada com bastante caldinho de feijão variava com verduras frescas e legumes amassados …até q ele foi aceitando depois de muitos escandalos e hj ele come bem melhor …o unico problema é q ele nao mastiga direito…mas estou ensinando a ele …ando comendo junto com ele e isso ajuda muito…tenha paciencia mae mas nao desista do seu filho um abraço

      • Oii Pricila tenho um bebe de 1 ano e 4 meses …ele tbem era bem chato pra comer …mas eu insistia tem q ser forte e ter pulso firme…colocava ele na cadeirinha de alimentação e dava a força se fosse preciso …ele chorava a comida esfriava e tudo sujo…dai eu dava banho esquentava a comida e dava de novo isso durou umas 2 semanas diversas vezes no dia, tbem eu dava frutas amassadas iogurte na mamadeira…leite nan 2 … a comida era bem temperadinha e amassada com bastante caldinho de feijão variava com verduras frescas e legumes amassados …até q ele foi aceitando depois de muitos escandalos e hj ele come bem melhor …o unico problema é q ele nao mastiga direito…mas estou ensinando a ele …ando comendo junto com ele e isso ajuda muito…tenha paciencia mae mas nao desista do seu filho um abraço

      • Oi Priscila, eu tb tenho um filho de 2 anos e ele é muito difícil para comer, só come alimentos liquidificados e com dificuldade, nao gosta de sucos, só gosta de água. Toma leite com fortine, que é um suplemento e ainda dormindo de manha, tarde e noite. ja fez todos os exames e tudo normal, a ped diz que é para insistir, já foi em fono , psicol e nada. O importante é estarmos sempre orando a Deus e quando ele estiver chorando nao insistir.

        Abraços,

        Viviane

        • Olá Viviane. Parece que vc descreveu meu filho. Desde os 3 meses de vida ele tem recusa alimentar. Não gosta de leite, nem de sucos, fruta ele corre longe. Até comia comida salgada batida, mas agora nem isso, a única coisa que ele consome é leite com cremokrem de chocolate. E mesmo assim é assistindo desenhos na internet e só na seringa, pois não suga nada na mamadeira e nem no copo! Só aceita água. eu nunca vi isso em minha vida. Choro diariamente, estou muito desgastada emocionalmente. é uma batalha e que sempre eles saem ganhadores. Pq se eu forço ele vomita com muita facilidade. Abraço

  25. Meu filho tem um ano e oito meses, quando iniciei a papinha ele comia super bem, depois ele pegou nojo de comida não sei porque, ele só quer a mamadeira e miojo com caldo de feijão, mas não é todo dia é só qdo tem vontade, ja dei varios tipos de vitaminas mas não adianta ele tem ancia de vomito qdo ve a comida, ja não sei mais o q fazer.

  26. ola, sabe quando as mães estão gravidas e tem muito enjoo? é a mesma coisa, então COMIDA GELADA é a melhor coisa, tudo tem que ser gelado, principalmente as carnes, em pouco tempo o paladar muda e aceita as comidas quentes de vez em quando, até tudo ficar normal.
    Faça rosbife e guarde na geladeira, corte em fatias, pegue uma forminha e faça florzinha dos legumes, tudo resfriado na geladeira, não coloque gordura em nada e nem tempero forte.
    risoto frio com carne frango desfiado eles adoram, mas sem gordura vegetal e nem molho de tomate, tudo natural, nada de caldo de galinha.

  27. OI, TOU DESESPERADA MEU FILHO NASCEU PREMATURO DE 7 MESES COM 1,5KG HJ ELE TEM 20 MESES E NAO COME NADA SOLIDO, NAO BEBE AGUA NEM SUCOS NADA SO TOMA LEITE E MESMO ASSIM SE FOR COM AÇUCAR E FARINHA LACTEA E SO BEBE UM POUCO .~
    JA DEI VITAMINAS E NAO ADIANTA JA NAO SEI O Q FAZER JA FUI A IMENSOS PEDIATRAS E DIZEM Q ELE TEM A HORA DELE DE COMER Q TENHO Q SEMPRE TENTAR DAR SE ALGUEMTIVER UMA SOLUÇAO ME AJUDE JA TOU DESESPERADA

    • Oii ele ja tem 1 ano e oito meses ja deveria ta comendo sólido a muito tempo….olha vc e´a mae dele ninguem conhece seu filhote melhor do q vc …mas se esta desisperada aceite um conselho…se ele tiver cadeirinha de alimentação de sempre as refeiçoes nela …se nao tiver compre pois vc nao vai se arrepender vai te ajudar muito evita dele fugir da comida rsrs….prepare uma refeição bem gostosa e com bastante caldinho de feijão preto …nos 1º dias ele vai sujar tudo …vai gritar ..vai ser um fuzuê …de um banho nele quando ele tiver muito sujo …esquente a comida e tente novamente… so deixe ele sair depois q comer ao menos a metade de a força pra ele se for preciso dizendo tem q comer meu filho é pro seu bem… porq é pro bem dele vc só esta dando comida ao seu filho lembre disso …sou mae de um bebe de 1 ano e 4 meses passei por isso e hj ele aceita bem melhor a comida …tente comer junto com ele q tbem é bom…se a familia poder comer com vc e ele é melhor ainda…isso estimula ele a fazer oque todos estao fazendo …um bj boa sorte e seja firme …

  28. Quando meu filho nasceu pensei que só eu estava passando por este problema pq todas as crianças ao redor dele, os primos da mesma idade, todos comiam normalmente, meu filho além de rejeitar alimento, tinha ânsias de vômitos e vomitava freqüentemente, eu ficava desesperada, os médicos não conseguiam identificar o problema dele, ele vomitava até o leite de peito. Então ele foi diagnosticado como tendo intolerância à lactose, nos trocamos o leite dele para Pregomim, mas mesmo tentando alimenta-lo com outros alimentos que não continha lactose ele continuava com o mesmo enjoo e rejeitava os alimentos, então eu passava a comprar alimento de potinhos, daquelas da nestle, de carne com legumes, ele comia sem querer, sempre eu forçava, pq ele não aceitava nada, então foi assim até os 2 anos de idade. Descobrimos que ele tinha refluxo gastroesofágico, ele se trata com uma médica gastropediatra que receitou medicamentos para o refluxo e esofagite, Mas mesmo assim ele ainda come comida só pastosa, passada no liquidificador, não come arroz, feijão , frutas, sucos, nem bolo, nem bolachas, etc. Só se alimenta basicamente de papas e iogurtes, ele é muito magro , está com 5 anos e só pesa 14 quilos e tem forte anemia. Eu não sei mais o que fazer com ele. Eu já tentei de tudo, psicologia , freqüenta fonaudióloga e a gastropediatra,ele diz que sente uma dor no pescoço, como se fosse a área da garganta, atualmente ele vai fazer um exame de endoscopia pra ver se existe algo que possamos diagnosticar. Já fez exame pra descobrir se tem intolerância ao glútem, mas não acusou nada. Ele tem arrotos horríveis, freqüentes e altos! Ele não tem apetite, se deixar ele passa o dia sem comer nada, eu faço minha parte e sempre estou oferecendo alguma coisa, deixo ele distraido e tento alimenta-lo nestas horas de descontração, pq ele não senta numa mesa pra comer, nem mesmo em festas ele não come, no supermercado ofereço pra ele o que ele desejar , mas ele pega alguma coisa que chama à atenção e só , não come. Tem enjôos e nojo da comida, por favor alguém me oriente, tem dias que não aguento ver meu filho nessa situação ficando cada vez mais magro e sem apetite. Que Deus nos ajude à encontrar uma saída , descobrir essa misteriosa doença que destrue a vida de nossos filhos e a nossa vida também.

    • Sabe Aminah,é desesperador,más descobri que a nossa tensão passa para nosso filho,ele percebe isso e come menos ainda.Ao ler sua histório,vi exatamente a minha,com excecão da anemia,pois o meu filho tem 9 anos e nunca apresentou quadro anêmico,ele faz acompanhamento com uma gastropediatra,já passou por 3 endoscopias e 1 phmetria,que é um exame para saber se tem refluxo.Resultado,tem refluxo,gastrite,esofagite e duodenite e isso dificulta mais ainda,pois restringe ainda mais seus alimentos líquidos.Ele faz reposição alimentar com sustagem em todos os seus minguas e toma suplemento vitamínico diariamente.Assim ainda não teve anemia,pesa 29kg.tem 1,28cm,um pouco pequeno para sua idade,mais nada que não possa superar,é uma criança inteligente,o que mostra que seu intelecto não foi afetado.Converse com sua gastro,e veja o que ela diz sobre a reposição e principalmente,sossegue o seu coração.você não está só nessa e poderia ser pior,graças a deus que não é;como enfermeira eu vejo todos os dias mães desesperadas por casos sem solução,e nessas horas agradeço a Deus e peço paciência,sei que nada acontece por acaso,e o meu filho vai superar issso,assim como o seu,tenha paciência,amor,esperança e relaxe um pouco,ele vai sentir isso e também vai relaxar,ficar mais tranquilo e seguro.

      • FIQUEI COMOVIDA COM O SEU RELATO,
        POR VC NÃO PERDER A ESPERANÇA E AINDA
        PASSAR ESPERANÇA AOS OUTROS, POIS O MEU
        FILHO TEM 8 ANOS E NUNCA COMEU, SÓ MAMADEIRA DE
        LEITE COM MUCILON, JÁ FUI EM VÁRIOS MÉDICOS
        E NENHUM DESCUBRIU NADA, NÃO SEI MAIS O Q FAZER.
        QUERIA QUE TIVESSE UM MÉDICO Q PRESTASSE MAIS
        ATENÇÃO NESSES CASOS.

    • passo por isso tbm,as vezes penso que não vou aguentar.Meu filho tem 5 anos e é bem magrinho,ele não come quase nada,já tentei de tudo,não sei mais o que faço.As vezes me sinto culpada.Ele tem nojo até do cheiro da comida.ele só se alimenta se tiver destraído e não come comidas saudáveis,só batata frita e macarrão branco,com isso ele fica vários dias sem evacuar.

    • Oii… Ore minha querida peça a Deus q te oriente…e de a força ao seu filho.. ele ja tem entendimento mande ele sentar na mesa como todos…e de oque ele pode comer é claro…tenha firmeza boa sorte isso tem como vc reverter ….faça oque seu coração de mae manda!!

  29. meu filho tem 3 anos e cinco mês e não martiga nada ,eu não sei o que fazer .
    ele só come tudo partoso tento oferecer a ele outros alimentos mais ele não que,
    chora ,pra não vê ele com fome dou a ele papinha,feijão passando no liquidificador.
    o que eu posso fazer pra ajudar o meu filho.

  30. Minha filha tem 11 meses e só come comida batida liquidificador,toma suco de laranja e come basicamente sopinhas batidas.. nao aceita comida solida como arroz e caldinho feijao…e leite so peito????? me ajudem o que fazer..ela tem 9 kg…..ela nausea na hora de comer outros alimentos.. quero que ela se alimente melhor.
    me ajudem…….

  31. Bom, como eu ja havia postado antes, é uma situação m uito dificil. Tenho 24 anos e passo por esse problema. Tive uma adolescencia nao mto aproveitada, deixava de sair as vzs pra algum lugar pq iam almoçar, e eu com vergonha de falar q nao comia, nem keria sair… namorei mto poko pois tinha vergonha de compartilhar isso com as pessoas, tenho um pouco ainda, e são poucas pessoas que sabem. Minha preocupação hj eh com relação ao peso. Estou engordando muito, so comendo besteira, e nada de saudavel. Falta de tempo tbm nao ajuda mto, trabalho, estudo fora… Tenho pensado em começar aos poucos, sei la, fazer uma caminhada de manha, começar a comer alguma fruta. Maça é uma das poucas q consigo comer sem que me dÊ “nojo” sabe… mais sei la, sei que preciso fazer algo, mas pra gente é realmente muito dificil, falo por experiencia propria.

  32. Oi, Meu nome é Fernanda, e tamben estou na mesma situacao de vcs, meu filho tem 4 anos, e quando era menor, comia de tudo, comida , comia frutas com mel e aveia, vitamina de fruta etc, da pra acreditar, que hoje ele so come, biscoitos, alguns tipos.., toddy e yorgurtes e geleia, mas comida de sal e frutas nao esta comendo, ele fiocu assim a um tempo atras, ficou sem comer por uns seis meses, e depois comecou a comer ,purê de batata com feijao coado, e batata com cenoura e feijao coado, egora tem um mes, que ele nao quer comer , ate parece aquele pesadelo de novo, e pra piorar ele essa semana ta com diarreia, ai gente nao sei o que fazer, ja levei no medico , mais nao resolve… mais vendo aqui os relatos de vcs… fico ate aliviada , meu filho é humano rsrsrs… existem outros como ele… So Deus pra dar forcas pra gente!!! bjs

  33. Tenho dois filhos de 5 anos e eles não comem comida normal de jeito nenhum. O Cauã começou a comer pizza, sanduíches de carne e bife à milaneza de carne vermelha, mas o Caio só come biscoitos, iogurtes e mamadeira. Não sei mais o que fazer, já deixamos eles com fome o dia inteiro e nem assim ele comeu. O pediatra manda deixar com fome que ele vai acabar comendo, mas isso não resolveu ainda. Eu já não sei mais o que fazer, estou desesperada me ajudem.

  34. nossa silvana eu achava que nem existia alguém como meu filho,ele tem hoje 15 anos e parou de comer desde mesmo de completar um ano de idade,pegou nojo de comida e ele comia cada prato de papinha que dava gosto não sei até hoje oque aconteceu qual foi o misterio..
    ele vive bem graças a deus nunca teve anemia é bem saudavel e tb só come bolachas,salgadinhos,pães,biscoitos,iogurtes,..oque ele passou a comer de diferente é batata frita,pão com mussarela derretida,bacon frito,torresmo,crepe de queijo,pão de queijo,tdos os dias ele vai pra escola e o almoço dele é um prato de batata frita…olha é dificil sabe as pessoas falam um monte de besteiras se a gente parar pra pensar fica louca pq as pessoas só sabem te acusar,eu levei ao medico e eles falavam pra tirar as besteiras e deixar sem comer isso não adiantou de nada e a gente que é mãe não consegue fazer isso por muito tempo e não funciona,…tentamos dar sopas de letrinhas uma vez ele deu ansia e não passou de uma colher ,sente muito nojo até mesmo do cheiro da comida,então penso que isso é um mistério e entreguei na mão de deus pq é uma situação estranha mas vou fazer oque,confesso que me senti mais consolada diante de tdas essas situações aqui contadas pelas diferentes pessoas pois eu nunca fiquei sabendo de nada parecido com o caso do meu filho,pois ele não come nada mesmo de comida,nem churrasco,lanches,salgados,bolos recheados,legumes e verduras então piorou,fruta ele come de vez em quando maça,e assim vai e um adolescente perfeito,muito inteligente,e abençõado por deus…..amiga não sei se te ajudei em alguma coisa,mas foi um desabafo de mãe que pelo visto não é a unica ,mas devemos olhar essas pessoas como especiais e não com problemas,pois existem muitos problemas piores,que jesus abençõe vc e a sua familia.abraços

    • que alivio saber que não estou só,que o caso do meu filho não é único.Até os 9 meses,meu filho comia de tudo sopinha,vitaminas,etc.Um dia cheguei em casa e a babá disse que ele havia vomitado a sopa.Foi a última vez que meu filho comeu com sal.Hoje ele está com 9 anos e se alimenta com 3 mingaus diários,que substituem café,almoço e jantar.O restante do tempo,ele come,basicamente besteiras como,danone,actimel,biscoito bolo.Fez 2 anos de acompanhamento com psicológa,ela não conseguiu nada,hoje eu o deixo a vontade,na esperança que ele se conscientize,veja os coleguinhas comendo e sinta necessidade de saber que gosto tem aquela batatinha crocante,aquele bife,enfim,que passe a alimentar-se como todos.

    • Obrigada viviane, estou passando por tudo que você passou e ainda passa, no entanto Deus sabe de todas as coisas o meu pequeno tem 6 anos dá para contar nos dedos o que ele como, é super esperto, antenado com tudo , adoro cozinhar, e é uma tortura fazer tudo com o maior capricho e a criança não comer, sentir nojo, querer fugir da comida é desesperador, no entanto acho terrivel mães que querem forçar a barra enfiando goela a baixo. Eles vão crescer, e vão nos surpreender.Temos é conviver com nosso pequeno probleminha, e ver que existem problemas gigantes perto do nosso.

    • Oii Viviane bom dia, estava lendo a sua história sobre seu filho de não comer nada,meu filho tem 14 anos está deprimido,parou de comer quando tinha dois anos,sofro muito com isso,não sei o que fazer.

  35. Li os pedidos de socorro tenho o mesmo problema minha filha tem nove anos só come frutas bolachas e sucos levei em medidos e psicólogos estou dedispetDa não sei mais o que fazer
    I

  36. oi meu nome e laudijane eu gostaria de sabe se tem alguma manerira de fazer o meu filho em golia a comida ele fica brincando com a comida na boca e passa hora e horas pra emgoli mim ajude por favor
    ele so que come bestera ele tem 1 ano 9 meses mim ajude por favor

    • Oi Laudijane, bom acho que não tem jeito não viu! a minha tb é assim, ela tem um 1 ano e 9 meses, desde que começou a comer papinhas ela não gosta, nossa sofro c isso, acho que a culpa é minha, que fiz algo errado, nossa só Deus é que sabe o que passo, fora as pessoas que colocam a culpa em nós mães, mas só quem passa por isso é que sabe, pelo menos minha filha come fruta, adora leite com tudo, chocolate, fruta, qualquer coisa, se deixar toma umas 6 mamadeiras no dia, e gosta muito de suco tb, aí aproveita p colocar no meio couve, cenoura… gosta tb de porcarias, tipo.. batata frita, pizza, hamburger, salgadinhos, bom levei ela no pediatra e ela ta 1k acima do peso, e sempre de 2 a 3 cm acima da altura dela, fico preocupada pq sei que essas coisas não são saudáveis,porém ela é muito esperta, ativa, então fico tranquila, se ela tb tiver assim fique tranquila, tem dias que choro, fico triste, acho que é pq somos maes e maes sofrem msm rsrsr, meu facebook é ……………………………, se vc quiser cv mais, é bom trocar idéia com quem passa pelo msm problema.

  37. Sinto muito por todas as maes que seus filhos nao querem comer, sei quanto e dificil, pois tenho um desse,meu filho tem 5 anos desde bebe nao quer comer ate as mamadeiras nao quer, nao come frutas nem legumes, nunca conseguir faze-lo almocar, mas esta melhor conseguimos fazer ele tomar sorvete, que algumas vzs aceita, ele passa o dia todo sem querer nada, ai forco e estou entrendo em uma tristeza profunda nao sei mais o q fzr,ja fui tanto pra medicos, estou esperando uma ajuda de Deus.Mas nao desistir continuo indo a medicos agora to levando para o pscicologo q um pediatra recomendou.

  38. Estou passando por isso com meu filho de 10 anos.Por favor entrem em contato pessoas que passaram por isso.Preciso de uma ajuda, uma orientação. Ele mastiga mas depois joga no prato e não engole. Ja encontrei pedaços de comida jogados em todos os cantos da casa..estou desesperada..Obrigada…………………….

    • Ola ..o meu filho tbem é da idade do seu e não come nada tipo arroz feijao carne legumes essas coisas normais do dia a dia.Só come salgadinhos, salame, danone, pao, bolacha e presunto e mussarela e o leite c/fubá..mas nada.
      Tudo que tento fazer ele comer ele vomita..levei ele a varios psicologos mas nenhum deu jeito.
      Ai como sei que ele é saudavel e fiquei sabendo tbem que teve alguns outros casos distantes na familia fiquei tranquila e nao ligo +.
      Como disse o proprio pediatra dele…qdo ele quiser ele vai comer.
      Fique tranquila vc tbem.

  39. Meu filho tem 3 anos e não come comida de jeito nenhum, só toma mamadeira, uma vez o outra uma bolacha e nem se quer coloca uma fruta na boca trava a boca para não comer, não sei o que fazer, meu sonho é ver o meu filho comendo comida saudável, frutas, os pediatras dizem que é fase, estou ouvindo isso desde os 5 meses e até agora essa fase dele não passou fico desesperada em ver ele sem comer, me ajudem por favor

  40. meu filho tem 5 anos não sei mas o que fazer…pois ele não come comida normal como arroz feijão,macarrão carne…só come pão,bolacha, leite pão de queijo,iogurte.Já tentei de tudo ele chorra,não quer nem olhar para comida,já tentei deixar sem comer ele fica com fome mas não aceita de maneira alguma…estou desesperada me ajudem por favor…

    • Não se torture por conta disso, ele vai sobreviver. A gente fica lendo tantos comentários e vê milhares de mães na mesma situação, eles crescem, namoram, casam e vão embora e nós nos desgastamos átoa.

  41. Meu filho tem 10 anos so come feijão com macarrão, pure de bata, ovos mexidos, não come frutas nem legumes, biscoitos so de chocolate, danone so chocolate,e achocolatados, estou mt preocupada pois so vive com virose, refriados é verdade que se eu deixa-lo sem comer ele irá comer algo diferente que fizer para ele? Por favor me ajudem

  42. meu sobrinho tem 3 anos e não come comida solida, e as comidas trituradas ele não gosta, pra comer so a base de ameaças,comer para ele é uma tortura. nao gosta de nada, o que ele come a forca é mingau e sopa triturada.estamos desesperados, queria que alguns medicos fizessem estudos sobre esse assunto.

  43. Bom tenho 15 anos , e até hj ñ como verdudas e legumes e tbm frutas só como besteiras , batatas , carnes , salgadinho pães e bolachas , já até tentei comer mais só de penssar já me da muito nojo , se tento colocar na boca vomito ou me da ancia , a um mês eu estou tentando comer por vontade propia mais é muito dificil para mim , meus pais falam que quando tinha 3 anos até comia comida normal , mais apartir dos 5 comessei a ter esses problemas com “comida” ,tento tento mais ñ conssigo , quem tiver uma resposta para me ajudar irei ficar grato .

  44. Bom, eu sou uma pessoa que sofro com isso, tenho hj 24 anos, e não como quase nenhum tipo de alimento, so massas, carne, salgados… Desde pequeno eu ja passava por essa mesma situação, ansia de vomito, a comida nao descia direito, e eu acabava comendo outras coisas para eu nao ficar com fome, os anos se passaram, e ate hj tenho essa dificuldade, e acho que é quase impossivel de se reverter. Nao tenho vontade nenhuma de experimentar, qdo tento, eu fico enjuado.. Nao sei se tneho mais jeito de reverter isso. Deve ter uns 15 anos da ultima vez q comi uma colher de arroz, e qdo tentei comer feijão, fruta raramente como alguma coisa, legume nunca, verdura pior ainda… Bom, eu aos poucos vou tentar mudar isso, nao sei se vai ter resultado, mas vou tentar… por vontade propria mesmo, ate pela forma como eu vivo entre os outros…

  45. gente mim ajuda! tenho um sobrinho de 6 anos , tudo que ele comi ele vomita, ainda faz um barulho horrivel na garganta quando estar comendo, como se fosse um chiado de gato…mim ajudem por favor!

  46. Compreendo perfeitamente estas mães, o meu filho mais velho, tem 6 anos, só come sopa trituradas, e muita fruta. Estou desesperada, pois vai iniciar o primeiro ciclo, e não sei como ele se vai alimentar. Ando com ele numa psicóloga, mas até ao momento não teve efeito.Só mais como nós è que nos podemos entender umas ás outras.

  47. Nossa to ate chorando, o comentario da Patricia me emocionou, pois minha bebe é prematura tem 02 anos, mas nao consegue comer solidos, vomita toda vez, ja tentei de tudo, nao sei mais o que fazer, ele teve muitos problemas de saude, ficou na uti assim que nasceu por 02 meses com risco de vida, hj esta uma gatinha linda uma bencao de Deus, sem nenhuma sequela, porem tem essa dificuldade, continuo na luta, mas por enquanto so comida batida no liquidificador mesmo… Quantas pessoas na mesma situacao, os comentarios me deixaram um pouco mais aliviada pois estou ficando cada dia mais desesperada, sem saber o que fazer….

    • Olá…fique tranquila pq tbem tenho um filho de 11 anos que ate 1 e 8 meses comia de tudo e a partir de um dado momento ele começou a fazer ansia de vomito e começou a deixar de comer alguns alimentos e assim foi ate cortar tudo.Hj ele só come salgadinhos, danone, salame e presunto e mussarela e o leite com fubá.Levei ele a varios psicologos que tbem não deram jeito.
      Mas graças à Deus ele tem uma ótima saude.Fique muito desesperada mas hj ja me acostumei e posso lhe garantir que eles vivem muito bem do jeito deles.
      As vezes ate tento fazer ele comer tipo arroz feijao..mas ele rejeita e corre pro banheiro vomitar.
      Como sei que ele não tem nada..hj vivo tranquila.

  48. Pelo jeito, esse caso é um tanto comum.
    Eu tenho um irmão de 2O anos. Ele nunca comeu comida. Desde bebê, ele recusava papinhas.
    Até hoje, não come comida alguma (mesmo as mais apreciadas, como inclusive churrasco, lanches e pizza).
    Ele vive de salgadinhos (em pacotes), leite, pão francês e bolachas.

  49. Boa tarde, estou desesperada, pois meu filho de 9 anos não come comida, e isso se dá desde bebê, ele nunca gostou de comida salgada(arroz, feijão, macarrão), ele come carne, frango, coração, batata frita, nuggets…mas o essencial não. Gotaria de alguma ajuda, pois ele está começando a ficar com muita dor de cabeça, e acho que é devido a isso, pois já foi o oftalmo e não tem problema algum de visão. Por favor me ajudem. Obrigado, Patrícia

  50. meu filho tem dois anos e cinco meses,tbm nao come nada de comida,só vive de bolachas e leite do peito,o medico passou uma vitamina chamada ……………..,mas tbm nao comeu nada,só deu foi sono nele,pela falta de alimentaçao vive com crises de anemia,mesmo eu deixando ele sem peito o dia todo ele fica com fome mas nao come a comida,só por DEUS mesmo!!!!!

  51. Olá,tudo bem? Meu filho de 12 anos não come comidas normais arros,feijão,carnes,legumes,etc. somente lanches e salgados. Isso me deixa muito infelis,preocupado com a sua saúde no futuro,procuro não forçar a comer para não pesar o clima do almoço. O que fazer?

    • Eu sou a Cris. Meu filho tem 13 anos e praticamente vive de carboidratos. Só come arroz, batatas, macarrão (se possível sem molho). Não come feijão, legumes, carne, frango, peixe, ovos, leite, danone….. Quando era bem pequeno comia de tudo, até peixe… foi crescendo e variando cada vez menos. Foi deixando de comer uma porção de coisas. Vcs conhecem alguém parecido com ele??

  52. Meu filho tem 5 anos e não come praticamente nada. Ele só come omelete e nuggets. Não come arroz, nem feijão, nem macarrão, nem carne, nem frango, não sei mais o que fazer. Ele está começando a ficar abaixo do peso. Agora estou procurando uma ajuda psicológica. Se eu o forço a comer, ele vomita. Estou desesperada porque ultimamente nem omelete ele está querendo mai. A ultima vez que dei, ele vomitou. Me ajudem por favor!!!

  53. Estou lendo os comentário de todas e compreendo perfeitamente, pois tenho uma filha de 10 anos que também tem dificuldades pois não come alimentos sólidos, só alimentação pastosa, batida no liquidificador. Ela frequenta fono e psicologo a algum tempo e não tem resultados. Eu tenho conversado muito com ela e descobri que ela sente nojo da comida, principalmente se fica parada na boca. Ela me disse que parece “lama” quando mistura o alimento na boca, antes de engolir. Por isso ela engole rapidinho e sem mastigar. O meu conselho é que conversem com seus filhos com muita paciência e amor, para tentar descobrir o motivo da sua dificuldade. Enquanto não descobre procure alimentá-los dentro do que eles conseguem comer sem se importar com o comentário das outras pessoas, pois isso não importa pra ninguém. Não permita que esses problemas os impeçam de serem felizes. A alimentação é muito importante, necessário para nossa sobrevivência, mas os momentos que vivemos juntos também é muito importante. Tenha fé, paciência e amor. Pensem que existem pessoas com problemas muito piores e conseguem ser felizes. Sejamos felizes com o que temos !!! Meu e-mail é………………

    • Patricia, não sabe o quanto me deixou feliz ler o seu depoimento,compartilhar do mesmo problema, saber que, para nós que somos mães dedicadas é uma tortura termos comida em casa, geladeira farta, condições de comprarmos algo que aparece nos comerciais, tudo isso graças a Deus e mesmo assim a criança não disperta interesse alimentar em quase nada. O meu filho tem 5 anos e 7 meses e dá para contar nos dedos o que ele gosta, não prova nada, chora, faz ânsia de vômito, cospe, parece que está sendo torturado.Achei super importante o que você falou, porque parece fácil para quem não passa o que estamos passando, sempre tem alguem dando uma peruada, como se soubesse tudo e nós uma merda de mãe.Meu nome é Ana, meu tel é ………………….

  54. oi meu nome e juliana tenho um filho de 2 anos ele nao come nada mais nada mesnmo nao mama mamadeira de jeito nenhum levei ele no pediatra ele falou que ele ta 3 quilos abaixo do peso dele e o pior que ele comecou na creche faz uma semana e eles nao querem ficar com ele no periodo integral pq ele nao come todo dia chego la e falam a mesma coisa ele nao se alimenta nao sei o que faco o medico pediu para eu ter regime militar aqui em casa se nao almocou so come na janta nada de bolachinha nada.

  55. Ola! meu nome é Luciene.e estou passando por uma dificuldade com o meu filho o Kauã.ele tem 3 anos e 8 meses
    e não come.quando ele era bebe 8 meses ele comia de tudo
    ate que um dia ele nao quis a comida e minha mãe deu mioje
    para ele.aparti dai ele so comia mioje no almoço e na janta intervalos so leite.
    tentei mudar so que morava com minnha mãe e não conseguir.
    hoje ele não come mais mioje mais so come arroz ou macarrão eu não sei mais o que fazer.
    socorro!!!!!!!!!!

  56. oi, meu irmão também não come nada ele tem ânsia de vômito, so de ver a comida minha mãe não sabe mais o que fazer. Ele frequenta o psicologo mas eles não o entendem e o pior que ele tem 8 anos, mas so come bolacha.
    por favor me ajudem!!!

    • o meu filho tem 9 anos nunca mas nuca comeu carne nem peixe etc… so come bolachas e base de pizza sem nada por sima e de vez em quando sopa só isso msm mais nada, a medica dele dix k ele ta bem é impossivel k esteja tou desesperada

  57. Por favor me ajudem meu filho tem 5 anos e nao come nada de salgado começa ter ansia ou as vezes ate chega vomitar o que devo fazer com isso me ajudem estou desesperadanao sei o que fazer mas estou desesperada de vez enquando come bolachas e leite e so tambem me respondam por favor.

  58. Nossa! Pensei que eu era a única mãe a beira de um ataque de nervos, pois me filho tem 5 anos e não come nada, já tentei e confesso que em algumas vezes o deixei com fome, mas não adiantou nada, ele só toma mingau (mucilon), suco de soja, iogurte e feijão, mas tem que ser passado na peneira, pois se ele vê a comida começa a ter ânsia de vômito.
    Já ouvi a mesma coisa que a maioria das mães: que a culpa é minha, que é pra deixá-lo com fome, que isso é manha, mas não ouvi de ninguém que meu filho precisa de ajuda, pois sei que isso não é normal. Essa repulsa por alimentos sólidos geralmente acontecem nas primeiras refeições, mas já se passaram muitos anos e ele continua sentindo “nojo”da comida. O que me preocupa é que ele está em idade escolar e passa a tarde na escola, procuro mandar o que ele gosta pro lanche (iogurte e suco), mas fico angustiada, já que isso não supri as necessidades de uma criança tão ativa como ele.
    Por favor me ajudem!!!!!

  59. Tenho um filho de quatro anos, comia muito bem. há seis meses ele nao come nada, nada de comida coloco a mesa afereco sem forcar sem que haja estress. ele rejeita, so quer saber de danones bolachas salgadinhos enfim besteiras.
    Cheguei a falar com opedietra, ele me disse para deixar ele passar fome é orrivel eu deixei e nao resolveu, ele chegou a ficar 8 dias sem comer as bobagens que gosta sem comer a comida so tomava mamadeira no final da tarde as 17h e para dormir as 22h estava com intervalo muito grande sem comer. Vi que nao estava resolvendo parei, diminui os doces mas ele continua sem comer nao sei o que fazer estou desesperada.

  60. Ola, meu filho tem 4 anos e tambem nao come comida de sal. Ele adora comer biscoitos, iogurte, frutas, adora nuggets, mas agora ele comecou a gostar de peito de frango grelhado e as batatas eu asso, pois eh mais saldavel, ama gelatina e yakult, mas quando eu ofereco a comida, tipo feijao, arroz, carne vermelha e legumes, ele cheira, tampa a boca e diz NAO. Nao sei mais o que eu faco, o pediatra me disse q eh normal e isso vai passar, mas jah faz dois anos e nunca passa, estou muito preocupada tambem, preciso de uma orientacao.

  61. Entrei neste site achando que ia achar uma resposta para a falta de apetite do meu filho de 9 anos, mas vejo que há casos bem mais difíceis. Então resolvi dar umas dicas que dão certo com o meu filho, para as mamães desesperadas.
    Por exemplo: se a criança não come legumes, faz uma sopa com vários vegetais e carne, na panela de pressão e depois bate no liquidificador. Quando for oferecer, diz que é a sopa de um personagem de desenho animado. A sopa de legumes é do Heman – Diga que é assim que ele fica forte! A de ervilha é do Hulk, porque é verde. A sopa de feijão é do Batmam… e assim por diante. Tem também o macarrão de letrinhas que vc pode colocar cosido separadamente na sopa para enfeitar. Se a criança ainda mama, experimente oferecer a sopa na última mamada, quando ela está dormindo, não coloca muito sal. Que os dentistas não nos ouçam!! Mas, é um recurso. rs Se a criança gostar de feijão, vc pode na hora do cozimento adicionar uma beterraba inteira com casca na panela de pressão, os nutrientes dela se desprendem na água do cozimento. Além da beterraba, vc pode adicionar espinafre pré cozida, couve, talo de couve, tudo rico em ferro. Eles vão desaparecer quando o feijão estiver pronto, mas os nutrientes estarão lá.!
    Se a criança só gosta de arroz, experimente cortar cubinhos de cenoura e cozinhar junto com o arroz e na hora de servir, sirva com alguns cubinhos visíveis e não fale nada. Se ela reclamar, não dê importância, não mostre ansiedade, diga que é bom ela comer porque faz bem para os olhos, mas se não quiser deixe do lado do pratinho e coma só o arroz. Ainda assim ela estará aproveitando das vitaminas da cenoura porque foi cozida junto e estará convivendo com as cores e texturas do alimento mesmo sem comê-lo.
    Mamães, sei que não é fácil, mas vale a pena usar a criatividade, pois uma alimentação saudável a pessoa leva pra vida inteira, observando os idosos a gente percebe claramente quem se alimentou bem ou mal. Espero que tenha ajudado um pouquinho.

    • Oi Andrea,
      Obrigada pela dica, pois meu filho tem 8 anos e so come arroz e feijao com linguiça e muito ramento ele come bife. Mas ele sempre olha o feijão para ver se não coloquei cebola ou alho e não come nada de verduras e legumes ou frutas.
      Eu vou tentar por as verduras quando eu cozinhar feijão como vc falou e depois de cozido eu retiro as verduras né?
      E seu filho como vai ? Nos mães sempre ficamos preocupadas e as vezes e dificil lidar com isso, principalmento quando eles tem essa idade, meu filho nem quer ir em festa de aniversario, pois so come o bolo se for de chocolate nem salgadinhos ele gosta e no lanche da escola sempre leva bolachas so de chocolate.
      Espero que ele mude quando crescer pois tenho medo de no futuro afetar a vida social dele!
      Obrigada pelas dicas vou tentar, valeu.

  62. não se preocupem ,tambem tenho um filho de 4 anos que não come nada só mama sustagem ,mas ta começando esperimentar as coisas tenham paciencia que um dia eles vao comer abrç

  63. Olá,
    Meu filho tem 2 anos e 7 meses e não está comendo direito, na verdade quase nada e está gripando e tendo febre direto, acho q é por causa da imunidade baixa! Ele só mama dormindo , acordado nunca mamou desde q nasceu…….e toma sucos , como batata frita, pão, nutre, banana ….ele está com 91 cm mas esta com 12 kg! o q faço?? me ajudem….

  64. Meu filho tem 5 anos nao come direito, mas esta no peso, o q me ajuda é o leite com sustagem, ele tem um tempo q comi q é uma beleza ( – salada e nada de frutas) , mas tem epoca q fico louca, hj lendo esses depoimento me senti mais tranquila, ele comia td batido,e comia frutas, depois q fez 2 anos so comia arroz com chuchu, com 3 anos começou a comer frango, calabresa, agora com 5anos comi arroz com ovo, calabresa ou hamburgue, nao comi feijao, adora batata-frita. Teve vezes q eu chorava e batia nele pra ele comer , mas tinha jeito sei q nos queremos uma alimentação saudavel com legumes e verduras pra nossos filhos, mas é muito dificil. Fico preocupada se qdo ele tiver maior vai comer bem. Pelos comentarios q eu li, ja preciso estar preparada pq acho q ele nao vai comer de td, so um milagre mesmo.

  65. oiii tenho 2 filhos um de 9 anos e o outro 11 anos , o de 9 nãooooooo come nada desde q nasceu o almoço é miojo ou macarrão s nada e vive de nescal, ja fez exames e nao deu nada, mais os dentes estão nascendo um em cima do outro já passei na dentista e ela pediu rx não tive tempo p levalo p/ fazer pois trabalho muito… para piorar o outro é obeso ele tem hipo- tiróidismo toma medicamento não aquento mais , todos acha q a culpa é minha, não sabe o q passamos…bjss se alguem puder nos ajudar agradecemosss

  66. Bom dia eu estava com o mesmo problema do seu filho pois ele apos completar 2 anos parou de comer qualquer coisa salgada somente leite levei ele ao medico particular duas vezes e o medico falava fica tranquilo q comer ele vai comer pois é passavam meses e nada.agora levei ele em um posto de saude e foi ai que achei a solução para o meu problema uma medica novinha de tudo me passou um sermão que foi assim.
    o café da manha é essencial para a criança. De 1 pão e leite em um horario que seja entre 7:00as8:30 após isso não de nada ao seu filho até o Horario de almoço de costume da familia que são as 11:30 +ou- se ele não quer comer na hora do almoço deixe ele sem nada até o cafe da tarde 15:00 Não de muita coisa somente sucos de preferencia com um pouco de bagacinhos ou seja sem coar. fatia de queijo,frutas e uma ou duas bolachas tudo moderado se não ele vai substituir o almoço ou a janta pelo cafe da tarde. Ai não vai haver resultado. O leite é somente para dar de manha e na hora de dormir no final da noite.o certo é vc pedir para o medico para ele te receitar algo para ajudar a abrir o apetite de seu filho eu dei por conta e o resto se preparem pois vem choros e manhas ate dizer chega sejam firmes e pacientes.
    espero ter ajudado a vcs.
    Ricardo Soares. Botucatu SP

    • Obrigada Ricardo pela sua sugestão, e tenho absoluta certeza de q esta é a maneira mais certa de fazer com que as crianças comam. Dar bobagens no meio do dia para ele nao ficar sem comer nada so vai piorar a situação. Parabens pela sua atitude e firmeza. 🙂

  67. Boa Tarde!!!

    Vcs nao tem noção de como fiquei feliz em ler esses comentários..pois qdo digitei pra procurar sobre o assunto e me deparei com todos esses casos me deu ate um alivio pq sou somente + uma com o msm caso. um filho que tem 9 anos e tbem nao come nada de comida de sal.
    A minha história é + ou – assim…até 1 anoe 4 meses ele comia de tudo menos o arroz..depois disso foi abolindo tudo radicalmente, e foi ai que começou o meu sofrimento.
    Fiz vários exames e nada, tentei vários psicologos e tbem nada…agora desisti de tudo e deixei por conta de Deus e dele próprio.Ele é uma criança inteligente, saudável e com isso fico + aliviada.
    Tentei por várias vezes de tudo com ele, ate forçar a comer e cd vez que tentava era somente mais um transtorno, ele coitado ate se esforçava mas vomitava tudo depois.
    Enfim o que realmente o sustenta é o mingau de fubá que ele come, que isso descobri com o tempo, apesar de parecer ridiculo isso ajuda ele é muito.Hj alem disso ele come algum salgadinho, danone e no maximo um refri de doce somente um brigadeiro mas tbem muito dificil.
    Enfim se alguem encontrou ou encontrar algum tipo de ajuda que resolva me avise pelo meu email que é:…………………..
    E prometo que se eu descobrir avisarei a quem precisar kkkkkkkkkkkkk
    Boa Sorte á todos

  68. ola tenho um filho de 2 anos e 5 meses e ele nao come nenhum tipo de grao somente papinha,mamadeira e danone nao sei o que faço nao consigo fazer ele comer arroz com feijao de jeito nenhum ja tentei so que ele vomita me ajudem estou desesperada nao sei mais o que fazer pois tudo que tento dar pra ele ,ele simplesmente rejeita estou aqui hoje pedindo socorro pois nao sei o que fazer

  69. Socorro!!!! Meu filho comia de tudo, principalmente carne, alface, carrocho quente e acarajé, faz 2 semanas que ele sente vontade de comer e tem medo de colocar na boca, só quer comer mingal de mucillon de milho com leite ninho 4 a 5 vezes no dia. Ele ja perdeu uns 4 kilos e nem a vitamina de frutas que gostava muito não quer nem ouvir falar!!! Por favor me der uma ajuda, pois já fez todos os exames e não tem nada de anormal, más está com um tipo de tique nervoso, funga e abri a boca toda hora, sem parar e está c acompanhamento piscologico, más diz que ta doente e não quer comer!! Por favor me ajucem, por favor!!!

  70. Sou mais uma mãe desesperada a beira de um ataque de nervos, meu filho tem tres anos e quatro meses e desde os seis meses que eu tento fazer com que ele aceite alimentos de sal sem sucesso, já tentei as mais váriadas técnicas e receitas e nada. O que mais me irrita é o médico dizer que ele está bem é que é normal. Ele toma suco a base de soja, mingau e miolo de pão e só não gosta de doces refrigerantes e nem de guloseimas.

    • Oi Patricia…me identifiquei com seu problema.
      Meu filho está com 1 ano e 9 meses e desde qdo começou a comer papinha (7 meses) salgada já vi que não curtia muito. Mas ainda conseguia colocar a custo algumas colheradas na boca dele, porém era raro comer toda a pequena vasilha de papinha.
      Agora q esté maiorzinho, não deixa colocar a colher na boca dele por nada, ele q quer pegar o seu arroz puro com as mãos. Exatamente, ele só come arroz (alguns poucos q parece q nem mexeu no prato). Belisca tb uma meia duzia de batata frita e alguns fios de espaguete, quase nada tb.
      O pediatra fala para não insistir, diz q é normal.
      Espero dar umas 2 horas depois do almoço e dou uma bolacha, sereal de granola com uva passa (é daqueles sereais q vem misturado com coisinhas saudáveis sabe..), danoninho, banana, maçã picadinha, biscoito de polvilho….enfim, pelo menos bobagens ele come um poquinho melhor. Áh, sucos ele adora, além dos naturais q sempre faço pela manhã (laranja com mamão, melancia, maçã, pêra) e na hora do almoço (normalmente de laranja + ………………..) ele tb ama os sucos da marca Ades, soja. Ele toma sempre 300ml, enche a barriga de suco!!
      Rezo para conseguir ver meu filho ter vontade de comer normal sabe…carne, feijão, legumes, enfim, comer de tudo!
      Beijos e me diz se seu filho melhorou. Seu caso é parecido com o meu?

  71. Infelizmente sou mais uma mãe desesperada pois a minha filha de 2 anos e 3 meses tb não quer saber de comida de panela. Ela aceita as frutas, mucilon, danoninho enfim tudo menos comida de sal. O que fazer?

  72. Meu filho vai fazer 4 anos não come nada só toma leite com mucilon, biscoitos, balas, coca cola, danones parou de comer papinhas com 1 e 2 meses quando eu abandonei a papinha para dar comida por causa da pediatra que dizia que ele deveria comer comida, mas só piorou quando eu quis voltar na papinha era tarde demais e até hoje eu compro a papinha e jogo fora. Na escola ele tb não come e ainda gospi tudo, só aceitaram ele no período da tarde por ser escola publica. Já levei na psicóloga e estou levando na fono do governo e tb pelo convênio dele , Não sei mais o que fazer!

  73. Oi, achei que eu era a única mãe com esse problema. Meu filho tem 08 anos e desde os 03 ou 04 anos, não come comida de sal. Pediatras, já levei em muitos. Teve uma que disse para eu deixar meu filho desmaiar de fome. É possível fazer isso? Jamais faria. Ele está ficando acima do peso e a obesidade me preocupa. Me ajudem por favor.

  74. ola mamães,como tds vcs estou com uma filha q ja esta com 3 anos e7 meses e ñ mastiga nada ,ñ come nada de comida salgada,alguns meses chegou a comer mas só batido no liqudificador,depois de um tempo,agora nem batido ela come,a alimentação dela é (danoninho e leite com toddy e mais nada ja levei ao pediatra ,encaminhou p nutricionista ,q tbm a encaminhou p /pscologo,mas estou apavorada como vcs mães,me ajudem se alguém tem solução se é q algum as tem…….os médicos só falam (deixa passar fome)é claro o problema ñ é com eles ñ é…obrigada me ajudem ….obrigada

  75. Meu filho tem 5 anos e me desespero quando ele foge da comida, nem um grão de arroz entra no seu organismo , só consigo fazê-lo ingerir estes alimentos se eu triturar tudo ( todos os legumes,verduras ,carne , macarrâo ou arroz ) se for tudo triturado no liquidificador, aí ele come dependendo sempre de mim . Até quando ele ficará nesta dependência? Até quando ouvirei que sou culpada, enquanto que na verdade sou a unica que tento alimentá-lo com uma comida saudável, sou a unica que pelejo por ele? Preciso de ajuda estou cansada .

  76. Meu filho de 7 anos engasgou com comida a uns cinco dias atras depois disso não consegue egolir quase nada, estamos desesperados, se alguem souber de algo que possa ajudar por favor responder

  77. Olha, não sei mais o que fazer com minha filha de 2 anos e meio, ela comia normal até 1 ano e 8 meses por aí, agora não come mais comida, não quer nem saber o que é oferecido a ela.Quando eu digo NADA de comida, é nada mesmo. Ela só gosta da mamadeira, chocolate e chips. Já falei com pediatra e nutricionista e nada foi resolvido.
    Graças a Deus, ela está muito bem de saúde, é uma criança esperta e tem muita energia. mas até quando?? Sei que isso pode se tornar um problema sério.
    Pelo amor de Deus, se alguem souber como ajudar, eu agradeço.
    abraços

    • oi sandra o mesmo acontece com meu filho estou indo em psicologa coloquei o dia todo no colegio vamos ver, me escreva por email vc e mamaes que estao com este problemas quem sabe consguimos mudar isso com nossos filhos ………………

  78. Ola, eu tenho um menino de nove anos de idade, ele come arroz e caldo do feijão (às vezes), só que ele tem dores de cabeça muito forte e às vezes até vomita…Estou ficando louco já levamos em tudo que se possa levar.
    Ele fez uma bateria de exames e graças a deus não tem nada de errado com ele.
    Eu pergunto por que ele não come, ele diz que não tem fome ou vontade de comer, e às vezes ele fica observando em quanto jantamos eu percebo que ele chega a salivar, mas ele não ao menos prova, ele mamou no peito até os seis meses de idade. Nunca pegou uma gripe.
    Só tem estas de dores no estomago, dores de cabeça e vomito…Acredito que seja uma conseqüência de não comer.
    Já conversei, briguei, psicólogos, nutricionista, benzedeiras…Nada faz o carinha comer direito.
    Se alguém tiver alguma, sugestão será bem vinda.
    Obrigado e um abraço a todos.

    • Raquel vc não é a unica se isto serve de consolo, meu filho tambem tem a mesma idade que o seu e a mesma situação . Eis a questão, o que fazer ? acho que devemos procurar um psicologo infantil e orar muito a Deus

    • o meu filho vai fazer 8meses e so mama e come a papa celelac e mais nada nem quere fruta relada, nem quere sopa mais sera normal,mas o pediatra do meu filho disse-me para lhe dar a papa os 6 meses e depois introduzir a soupa sera qu’elle habitou-se a papa???????e agora nao quere a soupa

  79. Oi Pessoal. Eu tenho 17 anos e sofro desse problema. Desde que eu me lembro nunca comi nada de arroz e feijão ou carne ou vegetais. Meus pais e parentes próximos já tinham feito de tudo até desistirem e se acostumarem à situação. Sempre me senti mal em relação ao assunto, na forma como as pessoas tratam isso como se fosse culpa minha como se eu pudesse mudar a hr que quisesse. A questão é que eu não consigo mudar isso de jeito nenhum, pelo menos não sozinha. Qualquer gripe que eu pego as pessoas falam que é por causa da minha falta de nutrientes, por causa da minha fraqueza, o que não é verdade porque eu sou completamente saudavel. Eu vou passar com um nutricionista esse mês e volto pra contar à vcs o que ele disse.
    Mas procurem ajuda, se seus filhos sentem a mesma coisa que eu em relação a comida vcs não vão conseguir mudar isso sozinhas. Boa sorte a todas!

  80. Oi, eu sou uma mãe dezesperadici-ma sem saber já o que fazer, o meu filho mais novo tem 20 meses e não come mesmo nada so bebe, aqui em casa a hora da refeição é um martírio, eu pra conseguir que ele coma algo tenho de lhe prender os braços a cabeça e as pernas, e so lhe consigo dar sopa passada, papa, e yogurts, mas acho que cheguei ao meu llimite, sinto que não aguento mais esta situação.
    Ele tem o peso mt abaixo do mínimo considerado normal,e de resto o desenvolvimento até está acima da média.
    A médica não encontra explicação para a situação.
    Se alguém tiver alguma solução que me acalme, se não fica aqui o meu desabafo…

    • Oi, como vai?
      Pelo jeito estamos na mesma situação.Eu não sei mais o que fazer. Tem dias que chego a chorar com a situação, pois Larissa não come nada, nem as coisas que crianças adoram que são batatas fritas, salgadinhos, etc.. Não acredito que falhei em algum momento, pois sempre ofereci tudo a ela, sempre fiz suas papinhas, suas comidinhas com muito amor.
      Saiba que existem pessoas com os problemas iguais ao seus.
      bjs

  81. Bem, penso que todas nós se sentem muito mal por seus filhos ñão comerem. Tenho filhas gêmeas de 9 anos. Uma come de tudo e muito bem, a outra passa o dia todo com um copo de leite no estômago. Estou desesperada, pois tenho que ficar forçando ela comer. Vou levá-la ao pediatra e pedir hemograma, fezes dentre outros. A que gosta de comer está 3 quilos mais gorda e isso me incomoda muito. às vezes fico chamando ela de magrela e eu sei que isso a magoa, quando vi já falei. Quero pedir a ajuda de todos vocês, pois passamos pela mesma situação. Será que é normal, pois ela se alimentava tão bem? Adora as famosas guloseimas, mas comida nutritiva nada. Bjs

  82. Oi gente, meu caso e bem parecido com o de vcs, meu filho tem 1 ano e 10 meses, ele come so duas colheradinhas de comida as vezes no almoço, e duas na janta, ele só quer comer carne. O bom é que ele come muita fruta ele ama uva, banana e maça, mais mesmo assim ele está muito magrinho. Ele só toma leite de soja ( ele tem alergia ao leite de vaca). Fico muito preocupada, não sei o que fazer.

  83. Olá! Meu problema é bem parecido com o de vocês.Minha filha tem 2 anos e 2 meses e nunca sequer aceitou provar comida de panela. Quando tinha 1 ano, depois de várias tentativas, consegui fazer com que aceitasse papinhas prontas(nestlé), só que agora já faz um mês que ela não aceita nem mesmo a papinha.Sua alimentação se resume em, mamadeira ( leite com mucilon), suquinho de soja, danoninho,pão francês e alguns tipos de biscoitos, mais nada. Ela rejeita até balas e doces. No caso dela já vi que deixar com fome não adianta, pode passar o dia inteiro sem comer mas não cede. Fazer pratos agradáveis tb não funciona pois ela não chega nem perto deles, foge mesmo! não tem curiosidade de provar nada! Se for forçada a comer vumita e passa o resto do dia com a boca aberta babando com medo de que ainda tenha algo na boca. Brigar não adianta, conversar tb não, oferecer recompensa tb não, brincar tb não! Enfim, estou sem saber que caminho seguir! A unica coisa que quero é vê-la comer!
    Se alguém tiver alguma idéia nova ou alguma experiência que tenha funcionado por favor me ajude!!!!!!

  84. Olá, também tenho um grande problema, minha filha comia de tudo até um ano e dois meses, agora está com três anos e só mama(leite ninho com sustagem), toma suquinho de soja e come batata frita (muito pouco) e chocolate(confete), se sente o cheiro de qualque alimento, sente ansia e se permanece no lugar com o cheiro vomita mesmo que tenha mamado há muito tempo………… Não dei o que fazer, os pediatras falam para deixa-la passa fome, coloquei na escola justamente por isso, mas na hora da refeição ela não pode ficar no refeitório por causa do cheiro e a diretora pediu para eu mandar mamadeira porque ela ficava 5 horas na escola sem comer nada………Por favor me ajudem se puderem……………

    • Minha filha tem 2 anos e 2 meses. Nunca aceitou comida de panela, apenas aceitava papinha da nestlé,mesmo assim só depois que já tinha 1 ano. Há um mês que ela passou a rejeitar tb a papinha, já deixei um dia inteiro sem comer nada e ela não cedeu.Só aceita mamadeira (leite ninho com mucilon de milho) suquinho de soja,pão francês,batata ruffles ,danoninho e pouquissimos biscoitos. qualquer alimento diferente que ofereço ela não aceita nem provar,sai correndo mesmo, chora, grita…ela não tem curiosidade de esperimentar. infelizmente ainda não descobri o que fazer. Estava pensando em colocá-la em uma escolinha para ver se ela comia vendo outras crianças comerem, mas pelo que vejo não vai adiantar. Desejo sorte pra todas vocês, mães preocupadas como eu.

  85. Olá pessoal!!!
    eu tbm tive uma grande surpresa quando digitei no google e cai aqui nesse site num
    estou sozinha.Eu tenho 19 anos e desde quando eu tinha + ou – uns 4 anos não consigo
    comer arroz, frutas,verduras,nem macarrão,lasanha que todo mundo diz ser gostoso. Feijão eu gosto, de vez em quando eu como
    + minha comida nesses ultimos 15 anos tem sido carne de todo o tipo, frango e besteiras (bolachas,salgadinhos coxinha,pastel)
    frutas nenhuma nem o suco, se eu colocar na boca eu vomito tudinho!!!
    Muitas pessoas antes culpavam minha mãe diziam que ela me mimava,diziam que ela deveria me deixar passar fome que ai eu comeria + a culpa não é dela não sei o que
    acontece com o meu organismo eu gostaria muitooo de comer de tudo fico muito constrangida quando vou a casa de alguem e num como as pessoas pensam que é frescura.
    Felizmente não tenho nenhum tipo de doença,graças a Deus não tenho anemia,diabetes,nadinha mesmo + eu gostaria muito de comer de tudo.

    E para as mães que estão aqui eu imagino o que vocês sentem deve ser horrivel não poder fazer nada, minha mãe tentou de todas as formas + foi tudo em vão,espero que com vocês seja diferente e seus filhos possam comer de tudo nunca percam a esperança.

    Beijos*

  86. oi boa tarde.
    minha filha tem 3 anos e não gosta de comida de panela , o que devo fazer para ela passar a gostar de comida de verdade eñão besteira, que é so o que ela vem comendo, ja estou ficando preocupada, por favor ajude me esse problema!

  87. meu filho nao gosta de nada,nem mesmo bolachas,chocolate,nao entro em restaurante com pois tem pavor ,nao gosta de aniversario so por causa do bolo etc.nao fica perto de ninguen que esta comendo .nao sei mais o que faço,ja ate sair do trabalho para cuidar disso so toma mingau e na mamadeira,as veses deixo um pouco com fome para tentar dar comida,ele fas uma pasta na boca de tanto tempo que fica mastigando,e depois joga fora;se alguem soube como mim ajuda fico grata.

  88. Boa tarde:
    Tenho um filho de quatro anos e desde que ele se engasgou comendo couve na casa da avó (fazem dois dias), ele não está comendo comida nenhuma, nem miojo que ele adora. Ele fica toda vida com a comida na boca até cuspi-la. Ele só está mamando, bebendo suco e come uns biscoitos, mais comida ele não come, diz que vai engasgar e começa a chorar. o que eu faço, pois estou desesperada. Me ajudem, por favor.
    Obrigada.
    Fabiana

  89. MEU DEUS QUANDO DIGITEI NO GGOGLE ESSE ASSUNTO E CAI AQUI PERCEBI QUE SOU SO MAIS UMA… MAS ENTREI COM A ESPERANÇA DE ACHAR UMA SOLUÇÃO PARA A VIDA DO MEU FILHO .. QUE SO COME ARROZ PAO BATATA E MACARRÃO .. ELE TEM 9 ANOS E COMEÇA A SOFRER POR SE ACHAR DIFERENTE DOS OUTROS .. COMECEI A PAGAR PARA QUE ELE EXPERIMENTASSE OUTROS ALIMENTOS .. ELE ATE TENTA, MAS VOMITA TUDO, FICA ENJOADO SO COM O CHEIRO.. NAO SEI OQUE FAZER.. E O PIOR FOI LER O RELATO DE 2 JOVENS QUE NAO SUPERARAM ESSA DIFICULDADE E SOFREM MUITO COM ISSO.. FICO COM A ESPERANÇA DE COM O TEMPO ISSO VAI PASSAR, MAS DEPOIS DE LER SOBRE ESSES JOVENS JA NEM SEI SE AINDA TENHO ESSA ESPERANÇA…

  90. tenho um filho de 5 anos ,ele tambem tem dificuldade de comer só come a força da mãe e isso ja esta deixando minha esposa muito estresada e irritada.gostaria de alguma ajuda

    • nao force seu filho a comer pois isso pode causar graves problemas psicologicos mais tarde a melhor maneira é a familha criar o habito de comerem juntos na mesa,com o tempo ele vai criar o habito de comer e não dar nada antes do almoço,quando ele sentir fome ele vai comer,nós mães precisamos ter pulso firme

  91. eu tambem tenho um filho de 10 anos, que nao come carne, legumes,frutas e verduras
    vivo preocupada nao sei o que fazer, ja levei a varios medicos que diz ser normal, mais eu queria muito encontrar um jeito de ele aceitar ao menos um pouquinho de cada coisa, pois sei o quanto é importante uma alimentaçao correta, especialmente nessa
    fase de crescimento, se alguem poder me ajudar eu agradeço.

  92. Tenho 20 anos, e até hoje não como carne e nem legumas, com 2, 3 anos até que eu comia um pouco mas nem me lembro quando foi a ultima vez que tentei comer algo desse tipo e não vomitei. vivo a base de arroz, macarrão, batata frita, queijo, salcicha e pão.. fora isso é mto dificil eu comer outra coisa, por mais que eu tente não dá, já fui em psicologo, nutricionista mas não resolveu. Graças a Deus nao tenho problema de saúde mas não é facil viver assim

  93. Meu Filho de 7 anos na ultima semana reclama de dor de barriga e vomitou, levei a Pediatra ela medicou e disse que não era nada demais, algo não caiu bem …mais de lá pra cá ele parece ter nojo da comida diz q doi a barriga e se eu forçar vomita depois,, cerela frutas em pequenas quantidades não fazem ele vomita e nem reclama de dor de barriga …nem sei o que fazer…o Aniversario dele se aproxima chego a pensar que seja ansiedade , mas estou preocupada me ajudem bjs

  94. Tenho uma filha de 1 ano e 8 meses que só come a sopinha passada no liquidificador,não que mastigar de jeito nenhum…nnão sei o que faço,pois não queria que ela crescesse assim.me ajudemmmm com alguma opinião

    • comece aos poucos a introduzir somente um pouquinho de alimento solido por dia,por que eu fiz o mesmo com meu filho so dava papinhas batidas e hoje ele tem 3 anos e nao se alimenta direito,mas nao esquenta que cada criança tem o seu tempo

    • Renata nao se preocupa, vai aos poucos tentando q isso passa, Meu filho tem 5 anos nao come direito, mas esta no peso, o q me ajuda é o leite com sustagem, ele tem um tempo q comi q é uma beleza, mas tem epoca q fico louca, hj lendo esses depoimento me senti mais tranquila, ele comia td batido, depois q fez 2 anos so comia arroz com chuchu, com 3 anos começou a comer frango, calabresa, agora com 5anos comi arroz com avo, calabresa ou hamburgue, sei q nos queremos uma alimentação saudavel com legumes e verduras pra nossos filhos. Fico preocupada se qdo ele tiver maior vai comer bem.

  95. OLÁ ESTOU DESESPERADA, A MINHA FILHA DE 06 ANOS A UMA SEMANA MAIS OU MENOS COMEÇOU A NÃO QUERER COMER, PORQUE SEGUNDO ELA A COMIDA NÃO PASSA NA SUA GARGANTA, FICA ENGASGADA. ESTOU TÃO TRISTE QUE JÁ ESTOU COM COMEÇO DE DEPRESSÃO. JÁ EMAGRECEU, ISSO ME PREOCUPA MUITO, TENHO MEDO QUE ALGO ACONTEÇA COM ELA, SEI QUE NÃO AGUENTAREI!!! ALGUEM ME AJUDE PELO AMOR DE DEUS, OU VOU ACABAR FAZENDO UMA BESTEIRA!!

  96. quantas mães aflitas ! haha
    n so pai de nenhuma criança
    Tbm nao tenho nenhuma criança com problema
    na verdade eu so essa ‘criança’
    só que ja cresci tenho 17 anos , porém ainda tenho u mesmo problema
    só q é com arroz e feijão mesmo
    nos ultimos dias ando tendo um pequeno avanço pois logo terei que trabalhar
    e obviamente terei que comer
    na vdd meu trabalho começa semana q vem
    e nao dao vale refeição é restaurante mesmo!
    to mt preocupado com o q vou comer , mas isso nao vem ao assunto.

    só quero deixar claro pra vcs q seila
    se stresar nao adianta nada…
    ja mi amarraram na mesa
    prenderam minhas maos enfiaram na guela i nada

    meu problema eh com u famoso ARROZ COM FEIJAO mesmo !
    enquanto mastigo td bem
    + quando vou engolir nao da outra
    sinto uma vontade inevitavel de vomitar td pra fora..
    é estranho isso ,e mt triste pois afeta a vida social de uma tal maneira q chega a ser depresiva até !

    acredito q deva haver solução com psquiatras ou psicologos…
    pois deve ser emocional mesmo
    por mais q eu queira comer nao consigo .

  97. Ola a todas, bem tenho um filho de 3 anos e 4 meses, tenho porblemas para ele comer, nao eh muito fa de feijao nem carnes, mas variei nos pratos, e percebo que ele tem preferencia para algumas comidas. Assim, notei que ele gosta de empanados, macarrao, pure de batata, arroz, salsichas,prefere frango à carnes vermelhas…Ah, e detesta comida misturada no prato, quando via que eu misturava o arroz com o feijao…fazia Ahrg! E tapava a boca…Bem, entao resolvi mesclar as preferencias dele com o que ele nao era muito fa e ate funciona. Por exemplo, quando faco feijao, faco arroz, batata frita e empanado. Ponho tudo separado no prato e detalhe, nao coloco o caldo do feijao, somente os carocos. Nao uso arroz parboilizado(pois eh isento de nutrientes, ferro, fibras alimentares e amido) arroz polido so e fonte proteica, nada positivo quando vc ja tem a carne no prato.Uso arroz puro, que precisa ser lavado antes de cozer…Feijao, vario entre o preto e o carioca, sao mais saborosos e garantem mais diversao ao prato, sendo que o preto promove uma digestao mais rapida.Empanado, nada de fritos, levo-os ao forno por 20 minutos a 180 graus, sem oleo algum. Batata frita, super sequinha…ha um segredo para deixar a batata mais seca…Corta a batata ao meio, observe que eh um corte horizontal agora, nao vertical depois poe as partes da batata no sentido horizontal, em seguida corta na vertical varias tirinhas, e, em um oleo bem quente frita-as…
    E, quando faco pure de batata acompanho com frango, pico pimentoes vermelhos, bem pequeninos, recheio na cebola e na margarina, quase zero de margarina…depois coloco os pedacos de frango e ponho no prato, fica muito cheiroso e crianòa gosta de cheiro…olha, resolve viu…Embora nao negue que ha dias que nao tenho animo para fazer nada e nao apelo, ai, ja viu…ele nao come mesmo…Detesta sopa, mas, 2 vezes na semana faco sopa de legumes feijao verde,ervilha e acrescento folhas e flores como espinafre, couves, brocolis, verduras como cenoura, batata, abobora…um caldo de galinha para dar sabor, cebolas recheadas, pimentoes vermelho e tb o verde, azeite de oliva…Ha dias que acresento macarrao, outras vezes arroz…agora, depois que faco tem que ser bem passada porque com pedacos ele nao come de forma alguma…

    Pois bem, espero ter ajudado, o segredo esta em variar para descobrir as preferencias e depois usar das preferencias para ele aprender a gostar do acompanhamento, e demorado,mas depois de um tempo ha retorno…
    Um abraco, Carla.

  98. Meu filho tem 4 anos ,e nunca teve refluxo,mais apartir dos 2 anos tudo que ele come ele coloca para fora,bate no estomago e volta,ele sente muita dor na barriga,e muito enjoo,ele não come comida,e quando tenta ele vomita,já levei ele em alguns médicos e todos falaram que ele não tem mas idade para ter refluxo.

  99. Meu filho tem 5 anos e ele tem pavor a sujeira, não gosta de se sujar e nem de ver ninguém sujo.
    Quando ele tinha 2 anos viu a priminha dele de 4 meses babando e ele teve a 1º ansia fiquei assustada pq criança dessa idade não sabe finjir.Hoje ele não come sozinho, não mama sozinho pq tem medo de se sujar não come molho e nem pode ver ninguém comer.Nem qdo estou de batom ele aceita.Não come danone pq suja não sei o que faço será que já é TOC?

    • oi….estou igual a você…meu filho tem 6 anos e também não come nenhum tipo de carne, nem, feijão, nem legumes, nada….só come arroz puro, nughts e batata frita(que não é saudavel),miojo,de vez em quando algumas frutas(maçã e melancia) .Não gosta de nada de criança(hamburger,pizza, cachorro quente,salgadinhos,e por aí vai…é muito triste, é angustiante e não sei o que fazer!! Os medicos falam: deixe passar fome….mas como?da vontade mandar todos à merda!

      • Oi Eduarda!!!!
        Este comentário seu foi ótimo mandar todos à ……, rsrsrs, tb estou com dificuldades para o meu filho comer, hoje ele tem 3 anos, e só come arroz com caldo de feijão e olhe lá, 2 vezespor semana só, e começou a comer batata frita,nossa para mim foi um progresso, pois nem isso comia, ele olha para os alimentos e já tampa a boca, qdo insisto e coloco na boca dele ele chega até a vomitar, não come carne, macarrão, saladas, nughts, pizza, salgadinhos,queijo, presunto, salsicha,bolos de aniversário, lazanha etc, o q me deixa triste é que nem experimentar ele aceita(não gosta nada dessas porcariadas também)gosta de bolachas, danones, mas isso não é nem um pouco saudável, também fico desesperada, já estou até desanimada, os pediatras falam, não insiste mãe, uma hora ele vai comer eu escuto isso a 2 anos,…se vc tiver uma solução me conta tá…

      • Meu filho tem 12 anos e desde um ano e meio nao quis mais saber de comer comida, nao come pizza, hamburguer, cachorro quente o que ele come e so algumas bobeiras, como pao de queijo, pipoca, bolo, bolacha e mais algumas bobeiras e nada mais. Se o seu filho e assim me mande um email pois poderemos juntos descobrir o que nossos filhos tem. …………………….

      • Vivo a mesma angustia da maioria!Por um lado até me tranquiliso em saber q não sou a unica.Meu filho até os tres anos teve uma alimentação super saudável.Derrepente não quis mais nada além de batata frita e miojo,com o passar do tempo restou apenas batata frita,leite,iogurt,gelatina,raramente uma fruta e churrasquinho!Ja tentei tudo…..Conversas,trocas,castigos!!!!A pediatra diz q se ele passar fome irá comer,mas ja tentei e nada adiantou.Graças a Deus ele é super saudável,mas é muito triste sentar à mesa e ter tudo de bom e nada servir para ele.O pior é q com o passar do tempo parece q fica mais difícil q ele queira comer novament,chega a ficar enausiado com o cheiro dos alimentos e não adimite provar nada.Quando se conversa sobre o assunto sinto o sofrimento dele explicando q não sente vontade de comer e morro de pena!Ja procurei um psicólogo,mas como ele não sofreu nem um tipo de trauma,de nada adintou.Meu filho tem hoje 5anos e ha 2 não come!Espero q eu consiga uma solução p/esse problema,enquanto isso compartilho minha preocupação com vces,e q Deus nos ajude!

  100. Olá , tenho um filho de 7 anos , mas o problema não está com ele , era comigo quando pequena , rs rs rs , eu não comia nada de comida de sal , só bobagens , aí o Pediatra falou com a minha Mãe : ela está comendo biscoito , pão ? Tá evacuando normal ? Diante das resposatas afirmativas ele falou ; então não tem com o que se preocupar .
    Agora meu filho nunca deus esse problema , graças a deus sempre comeu superbem .

  101. Meu filho já vai completar 3 anos e não come nada além de sopa batida no liquidificador e mingau (mucilon/leite/sustagem) ele não consegue engolir nada pois não aceita mastigar…confesso que nem sei por que estou escrevendo aqui pois não vi ninguém obter uma resposta ainda…mas deixo aqui também o meu problema…como um desabafo!
    Boa a sorte a todas as mães que postaram aqui seus problemas espero que obtenham sucesso com seus filhos o mais rápido possível!!!

    • Adriane, respostas para este tipo de questao nem sempre são faceis. Ha varios motivos para uma criança nao aceitar comer como o comportamento dos pais, má aceitação dos alimentos, alguma dificuldade de mastigação, problemas de estreitamentos esofagicos e por aí a fora. Nao se pode responder nada sem saber o que realmente se passa. Provavelmente vc deve ter um pediatra que acompanha o seu filho desde o nascimento, ele poderá avaliar a situação e diagnosticar pq seu filho so aceita alimentos batidos em liquidificador.
      Como eu disse pode incluir uma série de factores e dentre os quais não está excluso uma ‘manha’ da criança, como os pais acabam cedendo a situação se torna repetitiva, afinal dá trablaho mastigar. Procure um profissional capacitado para lhe orientar melhor. A mesma resposta é válida para as outras mães que aqui deixaram comentario. Obg à todas pela participação.

    • Adriana eu também tenho um filho na mesma idade que o seu e também estou na mesma batalha, já levei no otorrino, no buco maxilo, e agora faz tratamento com fono e psicologa, estou com uma consulta agendada com o gastro infantil para ele pedir endoscopia a pedido da fono, ela que descartar a possibilidade dele ter um problema psicologico e físico. Eu tenho um sobrinho que também foi assim e hoje ele tem 13 anos por volta dos 4 anos ele sozinho começou a comeu do nada. Eu tenho pra mim que é da própria criança.

    • Olá, estou passando pela mesma situação, meu filho tem 1 ano e 4 meses e não mastiga nada… ele se sente enjoado e vomita qdo sente que tem pedaço de comida na boca dele… trato ele com a fono, que por sua vez me orientou a insistir em dar alimentos sólidos que ele vai acabar aceitando.

  102. Eu tbm estou nesse desespero.A minha filha tem 9 anos,desde do dia 24 de novembro a minha filha naum passou a comer direito com medo de vomitar,ela naum suporta vomitar.No dia 12 de dezembro ela decidiu naum comer e nem beber mais nada,estou muito nervosa,ela só quer dormir cedo,lêr a bíblia,e vive pedindo à Deus para comer.o que eu vou fazer agora,aqui em casa estamos desesperados,nem as coisas que ela mais amava comer nem consegue olhar.Se alguem solber de alguma coisa,me avise.Aqui fica um apelo de uma mãe desesperada.Beijus e boa sorte pra vcs.

    • Senhora tem que levar sua fillha no médico para ele descobrir o porque do vômito. Ai sim sua filha vai ser tratada e voltará a se alimentar normalmente sem vômito.

    • Oi Eliane, espero que sua filha já esteje bem. Eu tambem tenho um filho que não come nada de comida de sal já faz 2 anos. A primeira coisa que fiz foi procurar ajuda do pediatra dele que me orientou a procurar um psicologo. Depois procuramos um bom nutricionista infantil que me ajudou a suprir alguns nutrientes já que ele não come verduras e legumes. Mais o mais importante é não força-lá a comer pois se for algum trauma pode ficar pior.

      Boa sorte;

      • Olá Graziele, também sofremos do mesmo problema na minha casa, meu filho de 3 anos e 5 meses não come nada de sal, no máximo arroz branco.Gostaria muito da indicação de uma boa nutricionista infantil.pode me indicar?

        Abraços

        ANA F

  103. oi,ñ sei oque fazer meu filho ñ comer fruta, legumes e nem verduras oque eu faço p/ ele gosta de comer essas coisas .ele so que comer arroz feijão e frango ou macarrão so isso me ajude porfavor!

  104. minha filha nina desde que largou o peito com 5 meses nao consegue se alimentar.hoje ela tem 2 anos e uma crianca normal nao tem nenhum tipo de problema de saude mas nao come nada,na hora do almoco ela pede para comer mas quando encosto a colher na boca dela ela sente vontade de vomitar diz que doi,no comeco achei q fossem os dentes mas nao era esse o motivo.ela tem 2 anos e pesa treze kg,nao ganha peso faz quase um ano,os medicos dizem q tudo isso e normal e vai passar,teve uma epoca que eu so conseguia dar comida para ela dentro do banheiro ou dentro da pia,nunca na mesa.ja tentei deixar ela com fome mas nao adianta ela fica dias sem comer nada,porem bebe muita agua,as mamadeiras ela nao recusa,toma tres por dia faco com sustagen,quick e mucilon tudo junto,os danoninhos ela nao come mais,alias ela so come brocolis ninja,cenoura cozida,pure de batatas,arroz puro,pao,manteiga pura,pera, uvas,manga e papinhas prontas de potinhos e ultimamente so janta meio miojo.mas tudo q citei e bem de vez em quando,hj por exemplo ela so tomou a mamadeira de manha,qdo chega a hora de almocar ela sente muito sono pois esta tomando um medicamento para ativar o seu apetite mas este lhe da muito sono.o q devo fazer?????obrigada,ana

  105. Como todas as mães, também sou uma mãe aflita. Mas o meu caso é outro, tenho um menino de 9 anos que realmente não como nada de comida de sal, nenhum tipo de carne, não como legumes, arroz, massas. A alimentação dele é exclusivamente com iogurtes, bolachas, frutas, sucos normais, sucos de soja, pão somente com goiabada, enfim ele não tem interesse em experimentar a comida. Já fiz vários exames, o organismo dele é perfeito, só não consegue experimentar. Se alguém tiver algo que souber para me ajudar, agradeço.

    • Oi Rosane

      Meu jome é Janete, me interessei pelo caso do teu filho, tambem tenho meu enteado de 11 anos que não come comida, só quer comer miojo, pois foi acostumado pela mãe biologica, não come frutas, só pães, bolachas, iogurtes. Não sei mais o que fazer, me disseram que pode ser um transtorno, mas no momento não tenho dinheiro pra leva-lo ao psiquiatra, como foi indicado. Gostaria de saber mais sobre o teu caso, quais os medicos que vc procurou. Quem sabe assim me conformo um pouco com a situação

      Abraços
      janete

    • Nossa sofro a mesma coisa com meu filho,mais meu caso é pior além dele odiar até o cheiro só toma leite e come bolacha mais nada é incrível ,mas além disso as pessoas em minha volta ao invés de ajudarem elas ficam dizendo que a culpa é minha (só porque tive um filho nova !por favor se alguém souber o que devo fazer me ajude ele tem 6 anos

    • oi tenho um irmão que nao come nada de sal.
      como so exatamente o q seu filho ROSANE mas meu irmão tem dez anos
      e ele nao come desde bebe quando tinha 8 mes .
      e ele é exatamente normal como qualquer criança
      minha mae ja o levou ao medico mas
      é normal.
      O medico disse q isso iria afeta muito na escola e realmenta esta se souber de alguma coisa responde
      por favor . OBRIGADA.

    • Rosane, boa noite!!!
      Meu filho tem 6 anos, e até os 2 anos e pouco ainda comia alguma coisa, legumes e um pouco de carne, mas, foi passando o tempo e foi piorando…Sempre comeu muita fruta, era minha alegria, mas hoje com 6 anos completos, não come nada, além dos biscoitos e bobagens, as unica comidas que colca na boca sao: nugetts, miojo e bife de hamburguer, pra mim, o pio horario é o almoço, chego a chorar de tristeza.
      Vc conseguiu alguma ajuda? Peço socorro, de verdade!!!

      • olha. meu filho vai fazer 5 anos e tenho os mesmos problemas vistos aqui neste site. ele so come bobagem , como iogurte, biscoito bananinha frita e bebe mamadeira de mucilon ,ja fiz de tudo e nada dele comer. acho que tenho que ter e passiençia e esperar a boa vontade dele, sobre a inteligençia nao esta afetando em nada que ele e super inteligente. mas tenho medo de afetar mais tarde. mas o que posso fazer. pesso a deus todos os dias.

      • nossa analia, parece até que esta falando do meu filho, ele tb so come miojo, nuggets, hamburger, come banana as vezes e laranja, pão e queijo muzarela. ja fui em psicologa e to pensando em fazer regressão nele, pois ja to achando que isso seja algum transtorno do passado.
        ja nao sei mais o que fazer, ja procurei tudo quanto é medico, religião e nada….os exames dele ja ta ameaçado colesterol, pois come essas besteiras, apesar de eu fazer tudo no forno….

      • Olá, eu também sofro desse mal, meu filho tem 13 anos e como muito mal, de manhã um copo de leite com neston, no meio dia macarrão espaguete com molho coado na peneira e um molhinho de feijão tbém coado, uma ou duas colheres, tem dias que ele olha e nem mexe, a noite bolacha de maizena e dois copos de neston com leite; as vezes um iogurte, gosta de chocolate e coca-cola e só, não esperimenta nada, isso foi sempre assim, levei em tudo que é médico, eles só dizem que vai passar, quando chegar aos 8 anos passa, chega e não passa agora é quando passar a adolescência, quando tiver uma namorada, ano passado ele fez terapia com uma psicóloga o ano todo, sem progresso, me sinto uma mãe fracassada e muito triste.

    • Eu não sabia que podia ter um ploblema de interesse de experimentar comidas??? fiquei preocupada agora, pois meu filho tem 5 anos e não quer provar comidas. Vive só com mamadeiras.

  106. Boa tarde é com grande tristeza e lágrimas nos olhos que venho aqui dizer a há 3 dias meu filho não coloca nada na boca além de yokult ele é meu único filho e tenho muito medo disso ele sempre foi de comer poucas coisas mas comia agora ele não esta comendo nada, tento tudo que ele gosta , e até agora nada amanhã vou leva-lo ao médico , gostaria de também pedir que se alguém ler isto ore pelo meu filho eu estou tão triste que nem tenho ido ao trabalho com medo que aconteça algo a ele .
    Alimentos que ele gostava : sanduiche no grill, pão de queijo, macarrão, hamburguer, batata, bolachas princupalmente a da vaquinha, pizza, yogurte tomava muito, dononinho, se vc puder me ajudar por favor

  107. oi pessoal eu sou baba de uma criança de 5 anos faz um bom tempo ja
    ele sempre foi uma criança nervosa e mimada por ser unico mais agora que chegou o irmão piorou o probema dele é que com os pais ele nõa come nada e comigo ele come de tudo menos carne ai eles acham que eu estou mentindo me ajudem eu não sei oque façomais estou no ponto de pedir as contas mais não quero fazer iosso pois eu gosto muito do menino quero ajuda vcs podem me orientar oque eu faço obrigado

  108. Estou desesperada e não sei mais o que fazer, pois o meu filho vai fazer 04 anos e não come comida nem em casa , nem em restaurante, nem na casa das avós, porém come todas as comidas da creche, carnes, saladas, verduras, legumes, arroz, feijão, todas as frutas, e em casa ele nem prova a comida, quando ele vê o prato já começa a chorar e fazer vômito, já fiz de tudo, já deixei sem comer nada, mas não adianta. Nos finais de semana ele fica a base de sustagem, todynho. Eu já até filmei ele almoçando na escola sem que ele notasse, pois ninguém acreditava que ele comia bem na creche. Acredito que seja um problema psicológico, preciso de ajuda, e que me indiquem um especialista.

  109. Meu filho tem 6 anos e não gosta de comer comida,ele come frutas e toma leite fermentado o dia inteiro no almoço pra ver ele comendo alguma coisa eu faço pipoca..alguem poderia me ajudar ja levei ele no pediatra dele e graça a Deus ele esta bem e o médico não quis passar vitaminas então eu não sei ma so que faço.

  110. Nossa, meu filho de 04 anos não come nada se não tiver pure de batatas, ou seja, arroz, pure e steak todos os dias almoço e janta, não aceita nada que nao for estes alimentos, incrível, faz ância de vomitos quantos ve outros alimentos como frutas e verduras, mas o engraçado e que ele sempre até uns 02 anos sempre comeu de tudo, mas agora não come nada e quase sempre vomita após as refeições, já falei com o pediatra e ele recomenda deixa-lo com fome até que ele coma outros alimentos jé tentei e perdi…ele não aceita tá difícil viu? ahh, e a mamadeira de manhã, é outro transtorno aff, ele ta sem comer nada de manhã a uns dois dias pois nao aceita nada de manha que nao seja a bendita mamadeira, que estou também tentando tirar…

  111. Tenho o mesmo problemas dessas mães mue filho nasceu com refluxo e durante 6meses fez uso de medicação, melhorou,mas não sarou definitivamente, hoje com 4 anos nunca comeu feijão, macarrão carne não pode nem sentir o cheiro ele fala que é fedido e que está com nojo, quando mais pequeno ainda comia arroz puro, beterraba, tomate mas de 2 anos para cá nem isso. Já levei o problema á pediatra e ela disse que é má educação alimentar, aí eu respondo de ele desde os 4 meses nunca aceitou alimentação sólida, como seria uma má alimentação. Se tem festa de aniversário só come brigadeiro e bala de coco. hoje sua alimentação é leite ninho fases, mucilon e acrescento sustagem kids, macã, pão com requeijão sucos mas nem todos. É muito deprimente você fazer o almoço e seu filho rejeitar falando que tem nojo, a gente acha que problema está em nós , que não faz do jeito que eles gotam.

  112. BOA TARDE… fico feliz em saber q naõ so eu q passo p este problema.
    meu filho tem 7 meses , e nao aceita nada alem do leite materno, ja dei de tudo um pouco, fico desesperada e choro.

  113. Meu filho tem 10 anos e não come comida de sal, ja o levei em vários médicos e nada. ele agora está sendo acompanhado por um psicólogo mas ainda não estou vendo resultado. fico muito preocupada pois as coisas q ele come não tem vitamina alguma, é so bolachas, pães,raramente quejos e frutas em pequenas quantidades. Não sei mais o q fazer.

  114. Meu fiho tem 2 anos e só quer cimer sopas, mamadeiras, alguma fruta, sucos, refrigerante. Só belisca alguma comida sólida. Fico nervosa. Já deixei ele com fome pra ver se aceitava comida mas mesmo assim não quis. O que eu faço???

  115. Pois é,minha filha de 6 anos entrou nesse barco de nao comer nada e de repente! Ela comia de tudo e bem! Até o momento ( quase 1 mes) choramos,gritamos e nos alegramos quando ela da uma comidinha de sopinha! MAs temos percebido que melhor do que presentes,promessas,chocolates, o melhor é conversar e ser muito amigo do filho.
    Lemos muito as coisas de Jeová Deus juntos e oramos em família, isso nos ajuda muito!
    Os filhos são uma herança da parte de Deus e não pediram para vir ao mundo, porisso a palavra que defina toda nossas afliçoes como pais é : Paciência! Se feito os examos rotineiros não apresentaram nada, relaxem, que quando eles tiverem fome , eles comem! E a barriguinha deles é diferente da nossa!( não se esqueçam disso pais!)

  116. eu sou um caso raro da ciência pois tenho 36 anos e nunca comi arroz e feijão na minha vida, desde pequeno nunca comi, minha mãe colocava pra mim e eu cospia tudo pra fora. até pesquisei pra ver se teria alguma pessoa como eu mas achava dificil.. rsrrsss…. pra ter uma idéia meu prato preferido é bife a milanesa, se acaso o bife estiver em cima de um prato de arroz por exemplo eu não como mais. é uma coisa inexplicavel.

    • Sabe Rogerio lendo o que você escreveu me fez parar para pensar, pois eu luto pro meu filho comer, porque ele não mastiga nada. Talvez eu devesse olhar mais o paladar dele, e respeitar sua vontade.

  117. Meu filho tem 2 anos e 9 meses. Passa o dia na creche e nao come praticamente nada. Em casa a janta eh quase sempre uma luta. Soh come em frente da TV e fico ali durante uma hora tentando distrai-lo e etc… Muitas vezes ele forca vomito, e ja chegou a vomitar por isso. Agora ele esta com a mania de nao engolir a comida e fica por horas com a mesma colher de comida na boca. To ficando louca. Ele nao esta perdendo peso, mas nao esta gahando peso tambem. Nao sei mais o que fazer.

  118. Meu filho tem 1 ano e 7 meses e não quer comer nada, só toma leite com chocolate e ainda mama no peito. Vejo que não sou só eu que estou passando por este problema, alguém pode me ajudar?

  119. Meu filho tem 1 ano e 8 meses e nao come quase nada, só come miojo, mas come brigando, toma leite com chocolate e ainda mama no peito. Acho tão pouco, o que devo fazer?

    • Sr. Marco Antonio, geralmente as crianças tem mesmo dificuldade para aceitar os alimentos, o leite materno é muito bom para o bebe; mas caso o sr. tenha duvidas o melhor é consultar um pediatra que poderá avalia-lo e orientar o sr. e sua esposa.

  120. Realmente a gente como mãe fica desesperada com essa situação… eu também, tenho um filho de 4 anos, depois q ele teve catapora (a um mês), como surgiram algumas no céu da boca e na garganta, ele já diminuiu a alimentação, até q um dia ele se engasgou, na verdade acho q foi ansia q ele teve devido as feridas na garganta, e aí então… começou o pesadelo, nunca mais ele quis colocar comida sólida na boca, comecei fazendo sopa e batendo no liquidificador, ele tomou uma semana, depois ficou só no leite. Conversando com a psicóloga, ela me relatou q provavelmente era devido ele ter vindo de uma doença, e agora ele não queria mais sair, tava muito bom enquanto tava doente, todo mundo fica mimando, pq ele ia querer melhorar? Pois qdo eu perguntava p ele pq ele n queria comer, ele respondia q n podia pois estava doente, qdo ele melhorasse ele ia comer denovo. E por incrível q parece ele só toma mamadeira, sopa e danete, além de alguns sucos bem coados (n pode ter nenhum fiapinho) e refrigerante, nem chocolate q ele ama, ele come. Coração de mãe sofre, já me estressei muito, chorei, bati, deixei sem comer, e n adiantou nada, agora sigo as recomendações da psicóloga, trato com naturalidade, dou oq ele quer comer e n faço comentários, é difícil, mas acho q é oq tá melhorando, pelo menos ele já está esperimentando outros líquidos, seja oq Deus quiser… boa sorte p todas vcs.

  121. Meu DEUS quanta mãe aflita……..
    Minha filha tem 2 anos e 6 meses e não quer aceitar arroz com feijão,macarrão ela come bem mas quando é arroz e feijão ela cospe, quando sente os grãos, antes eu amassava o arroz
    ela até comia mas um pouquinho, mas agora é no máximo três ou quatro colheres na boca.
    Estou dando vitamina mas não adianta de nada,ela tem preguiça pra mastigar com isso fico muito nervosa, vou continuar dando sm amassar se não ela vai se acostumar e vai ser pior pra ela.Que batalha díficil mas vamos conseguir……………………………

  122. nossa…achei que era só eu que tinha um filho assim…meu filho tem 5 anos e não come ,nunca comeu nenhum tipo de comida,arroz,feijão,carne,verdura,massas,iogurte,frutas…só toma mamadeira e quando está dormindo então se ele não dormir passará o dia sem nada…é terrivel já levei em diversos médicos já dei um bocado de vitaminas e nada…se puderem me ajudar sou uma mãe que está apavorada,pois meu filho volta e meia fica adoentado…tenho medo e não posso levar uma vida normal pois como vou trabalhar e deixá-lo em creche vai desmair de fraqueza…e isso tudo ainda prejudica ele pra fazer coco pois faz umas bolas enormes e duras chora muito pra fazer….me ajudem

    • o meu neto de dois anos e meio tbm nunca quer experimentar nada.nunca comeu arroz,feijao,alias nada .nem fruta ,nem verdura.so toma mamadeira quando ta dormindo .quando nao dorme de dia ai e so a noite mesmo.tou desesperada como avo.ele toma sustagem na mamadeira.os medicos nao falam nada.o que fazer?

    • Eu tenho um filho de 2 anos e sete meses que não sabe mastigar, ele não come nada também, eu faço sempre sopa pra ele com legumes diversificados e amasso, as vezes ele não aceita nem amassado, mas funciona pelo menos ele não é de ficar doente eu coloco uma sopa balanceada, o meu tem problema de prissão de ventre talves seja por causa da mamadeira, eu dou pro meu agora farinha lactea integral e na sopa dele eu acrescento aveia e farelo de trigo que é fibra também funciona e muita água. Tente dar yakut também ajuda muito meu filho enchoou um pouco por isso que tive que mudar na sopa e acrescente verdura na sopa, quando eu coloco a verdura eu cozinho a verdura com caldo de feijão trituro tudo e coloco o arroz e legumes e frango desfiado bem cozido que desmancha e amasso eu só trituro a verdura por que o meu não pode sentir pedaço muito grande na boca que cospe. Beijos espero que te ajude.

  123. Tenho duas bebes, uma de 2 anos de idade e a outra de 5 anos, ambas não comem nenhum tipo de carne, e nem frutas, comem arroz, feijão, macarrão, bebem 1 litro e emeio de leite cada uma ao dia, comem verduras, mas frutas e carne de nenhuma espécie. Estou desesperada porque tenho medo que a falta de vitamina desses alimentos que não consomem venha a interferir no crescimento delas, e pior trazer consequencias como pele feiz, intestino preso, etc… Por favor me responda com urgência, e me informe o nome de algum suplemento vitaminico se é que existe pra esses casos. Detalhe elas comem muito, precisam só dessas vitaminas que estão nas frutas e carnes. (bebem muito leite também)

    • Ai gente,achei q fosse só comigo tbm!!!meu filho tem 2 anos e 10 meses,desde os 7 meses ele toma mama com mucilon,pois gosto muito pq tem todas aquelas vitaminas e melhor absorção de ferro!mas meu filho não quer saber de comida,faz 1 mês que ele está assim,já estave assim outras vezes,ai voltava a comer e qndo come só gosta de arroz,feijão e farinha e agora nem isso,comia tbm só 1 fruta(maça)e tbm ta rejeitando,e nada de verduras,não sei mais o q faço,é uma briga para comer.me estresso,choro!e prefere sempre o mama,ai acaba tomando todos os dias 5 mamadeiras com mucilon!Será q só com o mucilon,vai previnir uma possível anemia!vou fazer os exames nele,pois ainda não fiz!estou desesperada,me ajudem!!!!!

  124. O meu filho tem dois anos e meio e á cerca de 1 mês não come nada a não ser papa cerelac, ele não come alimentos sólidos a não ser pão e bolachas, mas comia muito bem a sopa e a fruta passada, agora é um desespero. Espero que agora em Setembro quando ele for para o infantário isto passe, que seja só uma fase má que ele está a passar…

  125. Nossa!!!! e eu pensava que só eu tinha esse problemão…
    Meu filho tem 8 anos que come como um bebê.
    Tudo que ele vai comer tenho que bater no liquidificador.
    Ele é magrinho,as crianças da idade dele é bem maior que
    ele eu fico apovorada!!!!!! não sei o que fazer por favor me
    ajudem .
    Se vcs sabem alguma coisa me respondem
    é uma mãe” aflita que pede ajuda”.

  126. oi meu bb tem 1 ano e dois meses antes ele comia bem,agora quando vou tentar dar comida pra ele ,da ansia ,ele toma mamadeira bolacha etc mas coisas salgadas ele naum come.me ajudem naum sei mas o que fazer

  127. EU TAMBEM PASSO POR ISSO.MINHA FILHA FEZ 6 ANOS ATÉ HOJE NUNCA COMEU COMIDA,ELA TEM NOJO DA COMIDA .SÓ COME BOLACHA,PÃO,DANONE,SALGADINHO,E DE VEZ EM QUANDO BATATA FRITA
    É A UNICA COISA QUE ELA COME FEITA NO FOGÃO É A BATATA.LEITE TOMA DE MANHÃ ESFORÇADA PORQUE TAMBEM Ñ GOSTA.JURO Ñ SEI MAIS O QUE FAZER.O MEDICO PEDE PARA CORTAR AS BESTEIRA MAIS Ñ TEM JEITO
    ELA PESA 18.300ESTA DENTRO DO PESO E TAMBEM Ñ TEM NENHUM PROBLEMA DE SAUDE, GRAÇAS À DEUS.
    QUE MUDER ME AJUDAR.EU AGRADEÇO .

    • Rosangela, eu tb to louca por ajuda…..e não acho. Meu filho tem 5 anos e meio e não come comida…..é igual a sua filha: batata frita, danoninho, bisnaguinha….ele pesa 19.800, estou dando remedio para refluxo pois foi diagnosticado desde bebe, tinha melhorado e agora piorou mas, mesmo com o tratamento, não come…..o pior são as pessoas ao redor que ficam: esse menino nao come…..esse menino ta magrinho…..esse menino ta com olheiras……….mas, levo ao medico e sempre esta tudo bem…..eles pedem pra deixar sem comer besteiras e dar comida….mas, ele vomita so de ver…..as vezes me pergunto: sera que errei em algo, me sinto tão culpada…..mas, nao sei porque….amo meu filho…………

  128. ola,eu tambem pensei que soh eu e meu filho que passa por isso,meu filho aos dois meses de idade largou o meu peito,agora com 2 anos ainda se alimenta de mingau de arroz,cereais,nao come dejeito nenhum,tambem ja levei ao medico e tambem dizem as mesmas coisas,tipo..’deixe ele com fome,que uma hora ele ira comer..’ ou ‘vc tem que tirar as mamadeiras no horario do almoco..’ mas nada disso adiantou,faco de tudo para ele comer mas ele nao aceita nenhum tipo de comiga a nao ser macarrao,me preocupo muito,preciso de uma orientacao para o que fazer!! obrigada

  129. olá, eu pensei que fosse só eu que estava passando por isso, meu filho de 6 anos tambem não come nada,as vezes arroz puro la de ves enquando come com caldo de feijão, ja fiz de tudo não sei mais o que fazer me ajudem!!!!

  130. Meu Deus! Não sei se é bom ou ruim descobrir que tantas mães e pais sofrem como nós.
    Tenho um filhinho de 4 anos que há 2 não come absolutamente nada. Até 2 anos ele se alimentava super bem, comia papinha, arroz, feijão, etc. Mas depois criou verdadeiro nojo de comida. Seja qual for. Qdo vê o prato tem ansia de vômito e qdo sente cheiro de comida tapa o nariz. Só toma mamadeira (mucilon, farinha láctea, vitamina), sucos, pão e biscoito (alguns). Ele não é “chegado” a goloseimas e também não damos com frequencia. Não sei mais o que fazer. Até deixar ele com fome (sem as mamadeiras) já tentamos por orientação de um pediatra, mas não resolveu.
    Graças a Deus não tem anemia e é uma criança super dinâmica. De vez em quando tem uns resfriados, mas nada muito grave. Mesmo assim fico muito preocupada.
    Se alguém já conseguiu resolver este tipo de problema, me ajude pois estou desesperada.

    • Oi , graças a Deus meu filho de 7 ano sse alimenta bem e sempre se alimentou , tanto que com l7 meses teve que faer una dieta rsrs , de tão bolinha sque ele estava . Agora temos um aprima de 5 anos que é ao contrário , só gosta de besteiras e comida de sal nada . Vc acredita que a Mãe dela deixou ela sem almoçar e jantar 15 dias ? Aí quem notou foi o meu primo que é Tio – Avô da menina , que a menina quanod tava na casa dele chorava pra evacuar e aí pra completar uma vizinha da menina ligou pra ele e falou que tava preocupada , porque a mae nao dava almoço nem janar pra menina ho 15 dias , aí ele ficou uma fera e foi tomar satisfação com a Mãe dela e a Mãe falou : Ah , mas ela nao queria almoçar nem jantar , se forçar ela vomita , ai eu deixei de lado . ELA tomou a maior bronca e tal e a Avó notou que as unhas dela estava descamando , então levouela na pediatra do posto e a pediatra falou que tem que forçar sim . A coitada da Mãe fica sem saber o que fazer , pois ouve opoiniões difere4ntes e fica sem saber como agir .Como vai forçar a filha a comer , se ela vomita tudo ?

  131. Nossa.. com tantas mãe desesperadas pelos filhos não comerem… que acebei me consolando. Minha filha teem dois anos e 3 meses, tb e um sacrificio, desde pequinininha.. foi um dilema. Eu inventava umas vitaminas e esperava ela dormir. Quando ela dormia, eu levantava fazia uma mega vitamina com banana, mucilon, as vezes trocava para farinha lactea… no começo ela aceitava e eu ficava realizada. rsrsrs Depois começou a rejeitar, sempre gostou mais do leite q a comida. Ela só gosta de nissim miojo com abobora.Já levei no medico.. vitaminas.. mas não adianta. Agora ele pediu uns exames de novo. Mas acho q nessa idade quanto mais a gente ficar insistindo, fazendo pressão…. Mostrando para eles nossa angustia. Mais eles vaum fazer piraça e não comer. O melhor e deixar, não insistir ou fazer chantagem não adianta amigas…. Sorte e sucesso e saúde para nós, e nossos filhos.

  132. Olá!
    É até engraçado perceber que tantas maes estao no mesmo barco – filhos que nao comem… estou gravida e meu filho de 4 anos nao quer mais comer… fica uma semana bom e 2 com todo tipo de virose! falta aulas sempre, pq está com febre, com tosse, com catapora, enfim, sempre tem uma coisa – tambem, como nao se alimenta bem, o sistema imunologico deve estar péssimo! eu gostaria de ler algo do tipo: “USEM A VITAMINA XX QUE SEU FILHO VAI SE ALIMENTAR BEM E NAO FICARÁ MAIS DOENTE”!!! mas ainda nao achei isso em nenhum lugar… minha soluçao? ORAR e esperar que um dia ele se alimente melhor… por enquanto é só! abraços e boa sorte a todas!

  133. EU ACHEI QUE ERA SÓ EU QUE TINHA ESSE SOFRIMENTO TEM DIAS QUE DA VONTADE DE CHORAR DE TRISTEZA COM UMA CRIANÇA QUE NÃO QUER COMER NADA
    A MINHA TEM 6 ANOS ELA É DE FASES TEM UMAS QUE NÃO COME NADA SO SOPA BATINA NO LIQUIDIFICADOR E A MUITO CUSTO E LEITE, E EM OUTRAS COME BEM, MAS SO AS MESMAS COMIDAS TODOS OS DIAS MACARRÃO C/MOLHO, FRUTAS E VERDURAS NÃO COME DE JEITO NENHUM, SO QUÉ COMER DOCE
    E TEM UMA FACILIDADE DE VOMITAR QUALQUER PEDACINHO QUE ELA ACHA ESTRANHIO JA É MOTIVO PRA VOMITAR, LEVEI A VARIOS MEDICOS E UM UMA VEZ ACHOU QUE ERA AMIDALAS OPEROU E NÃO ADIANTOU, DIZEM É NORMAL QUANDO TIVER FOME COME, QUE NADA.

  134. olá, minha filha tem três anos e meio e até um tempo atrás quase naum comia, quando parei de fazer pressão ela começou a se alimentar melhor, e colocá-la na creche também fez com que tivesse sossego para ficar sentada na mesa para comer pois antes tinha que ficar indo atrás dela para tratá-la, mas frutas não come só toma suco, não come saladas, verduras só na sopa e bem disfarçadas ainda, o que ela come é: caldo de feijão, carne, arroz, purê de batatas, frituras, guloseimas e leite não nega nunca, mas pelo que andei lendo a pressão psicológica e a preocupação da mãe para que a criança se alimente prejudicam muito, o ideal é se a criança não quiser comer, oferecer mais tarde e não dar uma guloseima ou mamadeira no lugar.

  135. ola gente por favor me ajudem ,tenho um filho lindo de 04 anos que a hora de comer é um tormento . ele chora vomita fica muito nervoso e me deixa nervosa tambem, as vezes perco a cabeça e termino dando uns tapinhas nele,choro e to ficando tao nervosa que nao tenho mas animo pra nada. ele nao mastiga nada ai fica sentindo dor no estomago e se engasgando. por favor me ajudem

    • Monica,

      alguem te deu alguma dica? Estou com o mesmo problema. Meu filho tem quase 3 anos. Ele tenta vomitar, fica horas com a comida na boca, mas nao engole. E nao esta perdendo peso, mas tambem nao esta ganhando. Estou sem saber o que fazer.
      Obrigada!
      Abs, Renata

      • Renata, a criança tem de ser acostumada desde bebezinho a ter horarios e habitos regulares e isso inclui tb a introdução gradativa dos alimentos na alimentação diaria. Se isso não for feito qdo eles estão a iniciar a ingestão de alimentos solidos
        com o tempo eles rejeitam mesmo a comida. Vc ja consultou um pediatra? Muitas mães acham que só devem levar o filho no pediatra em caso de doença, o que não é correto. O pediatra para além de médico tb vai lhe orientar em como proceder com o seu filho tb no caso dele não querer se alimentar.

  136. Meu filho também é assim, ele está com 2 anos e 3 meses, almoça e janta mas só se for quase papa e miojo bem cozido! Também tentei de tudo para ele comer outras coisas e até guloseimas, mas nada! Levei ele na neurologista por outros motivos e daí ela me disse que alguns problemas psicológicos dá transtorno na alimentação! Ela encaminhou ele a um tratamento com psicólogos que tratam este transtorno alimentar!

  137. Nossa com tantas mães aflita eu fico mais consolada,porq meu filho tambem não come comida de jeito nenhum ele tem 4 anos e meio e parece não sentir fome, só quer comer besteira eu choro fico nervosa penso um monte de bobeiras ,mas oque eu vou fazer. Já levei ele no médico e eles falam pra mim não dar nada, eu até já fiz isso um dia mas não resolveu de nada.POR FAVOR OQUE EU FAÇO>>>

  138. minha filha tem apenas 1 ano e 5 meses nunca foi de comer, tento de tudo mais nao obtenho sucesso, sou uma mae desesperada nao sei mais o que eu faco. Gostaria de ajuda

  139. minha filha tem 2e5meses nunca foi de comer bem, mas agora esta mais dificil pois não come nada feijão entaõ nem pensa o que eu faço me ajude por favor.

  140. Meu filho tem 2 anos, e só quer comer arroz puro, não aceita feijão, nem verdura nada, e olha que ele vai para escola e fica o dia inteiro sem comer,pois também não come na escola, mesmo assim não quer jantar.

    socorrrooo!!!!!!!!!!

  141. MEU FILHO TEM QUASE 4 ANOS E SO COME MAMADEIRA JA TENTAMOS DE TUDO E NADA RESOLVE ESTOU MUITO PREOCUPADO COM A SAUDE DELE OS MEDICOS DIZ PARA RETIRAR A MAMADEIRA MAS NUNCA ADIANTOU PRESISO DE AJUDA URGENTE POR FAVOR

  142. Por favor alguém me ajude meu filho tem 2 anos e há 45 dias não come comida só come chiquinitos, salsicha no almoço e bisnaguinha no café da manha qd ve o prato de comida começa a chorar muito e sai correndo já levei no medico me deram remedios pra abrir o apetite e vitaminas mas nao adiantou nada estou desesperada nao sei mais o que fazer.o que faço sera que se eu for em um psicologo adianta?

  143. o meu filho tem 23meses ele ainda mama,mais quando lhe dou comida faz uma birra,e chora muito tenho que dar comida passada, porque,quando dou arroz ou batata cozida faz vomito,e tem pouco peso para a idade.o que faço.

  144. Minha filha tem 2 anos e sempre comeu bem, era até motivo de orgulho para mim, pois comia tudo peixe, carne,verduras,feijao, frutas, mas de 2 meses para cá parece que tem nojo de tudo, não sei mas o que fazer me oriente.

  145. meu bebe tem 9 anos e nunca gostou de carne ela diz q ñ vai comer animais,só q isto desde q se entende por gente,vários ped. falaram q é normal,fora isto come tudo e bem. Altura acima da média e peso normal.devo me preocupar?

  146. meu filho de 3 anos também estava assim sem comer nada nem guloseimas, levei ao pediatra e descobrimos que ele estava com anemia comecei o tratamento com noripurum gts e cewim e já vi uma grande melhora, gostaria de saber c realmente a anemia tira o apetite.

    • olá companheira, olha acho que anemia tira sim a apetite pois minha filha de 3 anos naum comia quase nada, aí pelos exames deu anemia entaum o médico receitou …………… e ………. e autorizou que eu desse …………pois nem eu nem meu marido temos tendência a engordar entaum não ela terá risco de obesidade, aí ela começou a ter apetite queria comer td que via na frente, porém, não come frutas inatura, só batida e suco mas legumes começou a comer, escondidinho por baixo do arroz e depois que falei que ela havia comido ficou toda orgulhosa. Faço suco de beterraba com laranja e folha de couve e falo que é o PODEROSO SUCO QUE FAZ CRESCER e esse tipo de coisas, graças a Deus melhorou bastante esses dias fiz outro exame e a anemia já diminuiu mas o Dr. disse pra dar o ……….que tem maior absorção, um braço e boa sorte, ah outra coisa, naum brigo mais no momento das refeições só digo pra ela sair da mesa se não quiser comer e quando pede mamadeira dou um prato de comida.

      • Elizete muito obrigada pela sua participação entretanto os nomes de remedios que
        vc citou nao podem ser colocados aqui. O portalis não se responsabiliza por informações médicas ou indicações de remédios, por isso qq comentário que contenha nome de remédios, emails ou site, são automaticamente retirados.

        Os motivos:
        1- Somente um médico após uma avalaição clinica poderá receitar qq remédio.
        2- Remédios causam efeitos colaterais e isto pode ocasionar consequencias graves.
        3- O que fez bem para sua filha, pode não fazer para outra pessoa.

        Espero que vc compreenda.
        Obrigada. 🙂

  147. Meu filho tem dois anos e meio e sempre comeu bem , de uns 3 meses pra cá ele não que comer mais nada, está com nojo da comida, quando fala hora do almoço, jantar, lanche ele sai correndo e fala que quer dormir e não quer comer .Estou desesperada, os médicos não ajudam nada …

  148. Tambem estou com este mesmo problema meu filho de 4anos e 8 meses nao come nada.So sustagem e umas mordidas no pâo. Almoço e a pior hora pra ele e eu porque tem fome pede e nâo come cospe tudo e nâo posso misturar nada no prato se for feijâo e so isso e mesmo assim na desce nada.leva pra escola biscoito clube social e suco fruta volta.Guloseimas tambem nâo tem sucesso e osso.

  149. Nossa quanta mãe aflita! E o pior,estou entre elas! meu filho tem quase 6 anos e nunca botou um pedaço de carne na boca, nem fruta! Ele só come caldo de feijão e suco de maracujá.Tenho muita vontade de vê-lo comendo com vontade. Isso é quase uma missão impossível.Sorte á todas. Beijos

  150. MEU FILHO TEM 5 ANOS E HA UNS 2 ANOS NÃO COME COMIDA DE JEITO NENHUM FAÇO DE TUDO MAIS QUANDO VE O PRATO CHORA E SAI CORRENDO
    JA LEVEI AO MEDICO É SEMPRE A MESMA HISTORIA DEIXAR SEM COMER POREM ISSO NÃO RESOLVE O COLOQUEI NA ESCOLA EM HORARIO DE ALMOÇO DAS 10 DA MANHA ATE AS 16:00 E ELE NÃO COME NADA ATÉ AS PROFESSORAS TENTAM POREM SÓ COME AS VEZES A SOBREMESA
    NÃO SEI MAIS O QUE FAZER

    • Eliana,

      Meu filho esta na mesma situação que o seu. Você teve alguma resposta? Como ele esta hje? Já encontrou solução? Pois já procurei todos os especialista e até religiões e nada consegui.
      Aguardo ansiosamente sua resposta.

      Muito Obrigada.
      Elaine

  151. meu filho tem 2 anos e sempre comeu bem mas fazem uns tres meses que não come arroz nem feijão,ou seja nada que va no prato.Ja levei no medico ,mas n/ão resolveu nada.
    Ele come bem frutas e ate algumas verduras,mas se chegar com um prato ele tem ansias de vomito é estranho.
    GOSTA DE LEITE E DE OUTRAS COISINHAS MAS NÃO COME COMIDA NEM MESMO QUE O DEIXE O DIA TODO COM FOME.
    o QUE FAÇO?

    • meu filho tem 5 anos e desde 2 anos não come comida, sente nojo e faz estimulo para vomitar. ja fui em tudo quanto é medico e religioões…..e nada….até que no inicio desse ano, um novo pediatra dr. Valter Schilis solicilou Tomografia do Esofago, pois com 2 meses foi diagnosticado esofagite de refluxo mas, foi tratado………..e o que era de se esperar, o refluxo dele esta em alta, pois a acidez dele estava indo até a garganta, prox a boca ja……..que coisa……esta fazendo tratamento ha 3 meses mas, ainda nao come comida, somente macarrão sem molho (um palmo de macarrão), toma leite, come bisnaguinha sem nada e toma yakult, ahhh, come pera, maça, banana e mexirica (as vezes)….e logico as besteiras, salgadinhos e bolachas….
      Boa sorte!1

      • cara amiga Camila tenho um filho de 4 anos que quando nasceu teve refluxo e tomou medicação até 6 meses mas desde então nunca aceitou alimentação, faz ancia, só quer mamar, leite fermentado, bolachas e o pior come somente uma fruta que é macã. Oque devo fazer.

        • meu neto tem dois anos e seis meses e nao come nada.apenas quando ta dormindo e que toma mamadeira e nada mais.tenho medo que ele nao se desenvolva sem uma alimentaçao boa.que faço?

      • Minha filha tem 8 anos e só toma sopa passada na peneira, macarrão sem molho, pão de queijo, pão com queijo, pizza de queijo, leite com achocolatado, frutas: maçã, goiaba, melancia, banana, pera. Mas de forma alguma, arroz, feijão, carne só se for na sopa e passada na peneira.
        O que eu faço?

      • Valeu pela dica Camila, vou procurar um especialista, pois o Pediatra dela diz que um dia ela vai começar a comer, mas já tem 6 anos e nada, apenas toma leite, guloseimas como bolachas, yakut e macarrão sem molho, já cansei, pensei em desistir, pois todos os dias é o mesmo stress, ela também foi tratada de refluxo quando bebê, acho que esse exame pode talvez me ajudar.
        Depois te falo
        Abraço

      • estou em um dilema tb,meu filho tem 7 anos e tdha,e não come nem um tipo de comida solida,ele só ingere liquidos,e ainda por cima não é de tudo que ele come,nubca sentiu o gosto de uma fruta,de nada,não sei mais o que fazer estou desesperada!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here