Dilema de toda mãe, a dificuldade em fazer o filho comer. Tenta-se de tudo e não há mágica, nem promessas, nem milagres que o faça comer. Não se desespere você não é a única mãe a passar por isso. É preciso ter cuidado para que a preocupação não seja exagerada. A mamãe tem que observar qual a causa real para a falta de apetite. A causa pode ser uma indisposição física passageira como uma gripe ou algum problema de saúde específico, vontade de chamar atenção dos pais, ou maus  hábitos adquiridos ao longo do tempo como por exemplo comer fora de hora e/ou passar o dia a ingerir guloseimas e alimentos inadequados para compensar um refeição que não tenha feito.

meu-filho-nao-come

Identificada a causa, pode-se encontrar uma solução para o problema.  Vamos ver abaixo algumas dicas que podem ajudar a incentivar o seu filho a comer melhor:

1- Hábitos e horários devem ser seguidos desde quando a criança ainda é um bebê, é importante que ele aprenda que há horário para acordar, dormir, tomar banho e também para fazer as refeições.

2- Não oferecer petiscos, guloseimas, iogurtes e alimentos diversos para substituir o almoço ou jantar.  Se a criança passar o dia a ingerir petiscos, ao chegar a hora da refeição não vai ter fome para alimentar-se adequadamente.

3- A refeição é para ser feita a mesa, junto com os pais e demais familiares. Este momento deve ser destinado a alimentar-se. Evite o  uso de música, assistir televisão, jogos de computador ou qualquer outro estímulo que possa distrair a atenção da criança. Um ambiente demasiado barulhento ou agitado na hora da refeição só fará com que a criança fique agitada e não consiga se concentrar no alimento.

4- Se ao perceber que seu filho não quer comer, não tente engana-lo com falsas promessas e  também evite os malabarismos utilizados neste momento para distrair a criança, se você você tentar distrai-la,  o mínimo que ela vai pensar é que aquele momento é uma brincadeira, e em vez de comer, irá quer brincar e fazer  birras.

5- Faça pratos criativos, crie um ovo frito com olhinhos de azeitona, narizinho de cenoura, bochecha de tomatinho cereja, e por aí afora.

6- Assim como adultos, as crianças também tem aversões alimentares, ou seja, detestam tal alimento e é importante a mãe identificar quando realmente a criança não aprecia tal alimento. Se ele detesta brócoles, ofereça espinafres. se ele detesta espinafre, tente inserir outro alimento do mesmo grupo que ele aprecie. Diversifique os alimentos da papinha.

7- Enfatizo sempre que toda criança deve ter um acompanhamento pediátrico, não só para verificação de peso e altura, mas também para que a mãe receba aconselhamento sobre a época correta para a introdução de certos alimentos.

8- Se o seu bebê já tem dentinhos, ele já poderá a iniciar gradativamente uma alimentação mais sólida como uma cenourinha levemente amassada, um purê de batata leve, para isso, siga as orientações do seu pediatra que irá dizer quais e quando cada alimento pode ser introduzido na alimentação diária do bebê.

9- Não substitua um almoço por uma mamadeira, se o seu filho não quer alimentos sólidos, ou não quer fazer uma refeição evite oferecer a mamadeira como substituição a refeição.

10- Não se desespere, se você ficar ansiosa seu filho irá perceber e poderá valer-se disso  para fazer birra, ou para conseguir algo que quer fazendo uma chantagem emocional, ou ainda não comer porque sente o ambiente tenso.

11- Haja com calma, não grite, não brigue, não chore, não faça drama, e nem obrigue seu filho a comer. Isso só fará com que o horário da refeição se torne um pesadelo para você e para a criança.

12- Se a criança não quiser comer,  espere por uma hora e ofereça novamente a mesma comida.  Se ainda assim ela não quiser alimentar-se,  espere mais algum tempo até que ela tenha fome, não faça uma troca de alimentos e nem substitua o almoço ou jantar por um petisco  ou por um lanchinho.

13- Horários existem para serem seguidos, cumpra a regra o horário correto para cada refeição e caso seu filho não queira almoçar, e depois de meia hora pedir para fazer o lanche da tarde, não permita. Se ele não quis almoçar, terá que esperar a hora certa para o lanche da tarde.

14- Por fim, evite encher o prato de comida. Lembre-se que as crianças comem sempre menos que um adulto, um prato demasiado cheio fará com que a criança canse de comer e comece a se irritar. Coloque pouca comida no prato e tente ser criativa, como dissemos acima, pratos coloridos e com comida bonitinhas sempre agradam os pequeninos.

Veja também: Lancheira Saudável

261 COMENTÁRIOS

  1. olha, porfavor, me ajudar o meu filho que ele tem 1 ano 9 meses, ele acorda 7:00 da amanha dei a mamadeira com leite de vaca com nutribom é uma colher de açucar, e depois eu deixei com fome até 11:00 do almoço então eu dei a comida com batata,cenoura, vagem e carne moida com molho de tomate e coloquei tudo no liquificador, então eu dei na boca nele é só comeu 3 colheres ele só come na ponta da colherer, ele ñ abra boca eu n~sei o que fazer. depois ñ quiz mas. Ele que só mamar no peito p/ dormir.Depois ele acordou mais ou menos de 3 á 4hs eu dei mamadeira tomou tudo,é ñ quer comer fruta nada é depois 6 á 7hs eu fiz janta eu dei comida p/ ele ñ quiz comer ´so mamadeira é peito. o peso dele é 11 kl. O que eu devo fazer com isso é me ajudem estou deseperada. resp.Por favor.obrigada

  2. Nossa hoje já me descabeli e chorei por ver que minha filha de 6 anos continua comendo papa de feijão com legumes e agora nem dando na boca ela está querendo comer, já levei ao psicologo por 2 meses e desisti, já levei na nutricinista, no pediatra e nada, minha filha não cede a chantagem nehuma e agora vendo estes depoimentos vejo que o problema continua até depois de adolescente, precisamos de ajuda de algum orgão de saúde que nos diga a fórmula mágica para a criança comer. Este assunto deveria motivo de debates em programas de televisão, são muitos os casos de crianças que não comem. Preciso de ajuda e não é do tipo “deixa a sua filha com fome” não dianta.

  3. Estou muito feliz por her achado Maes na mesma situacao que EU. Minha filha tem 6 a Nos e simplesmente tem nojo de comida, nao come carne, Peixe frango em fim nada que se mexe, nem verduras, legumes, frutas, sucos, gosta de coisas claras requeijao arroz macarrao nao come nem em fast food. Nao gosta nem de sentir cheiro da Comida fica com vontade de vomitar nao se I ma is o que far e nem o que fazer. Me ajudem..

  4. Gostaria que alguem se tem um caso parecido me ajudasse.Tenho um filho de 13 anos, ele come pouco,e tudo que come faz mal,ele sente enjoado constantemente.Por isso evita comer quase tudo,fala que vai fazer mal. Por favor me ajude.

  5. oi meninas fico tranquila em saber que ñ estou sò, tenho um filho de 6 anos com 3 meses comecei dando sopinha de legumes ele comia que era uma benção, mas derrepente mudou tudo ñ queria comer mais eu deixava ele com fome e quando ele ñ suportava mais ai comia tudo hj ainda toma vitamina de banana na mamadeira tb toma suco de beterraba com cenora sm açucar ele ñ come coisa doce tudo é sem açucar bolo, suco, vitamina ñ toma refrigerante nem frituras tudo é grlhado, biscoito só maria ou maizena e pronto mas gosta de feijão com macarrão, todos os dias tem que ter feijão porque ele gosta, mais tudo vai de pessoa para pessoa. Deus vai dá vitória a vocês agredite. Beijos.

  6. OI GENTE ESTOU NA MESMA CITUAÇÃO DE VCS MEU FILHO TEM 2 ANOS E 6 MESES ATE UM ANO CUMIA DE TD DEPOIS DISSO SO QUER SABER DE LEITE GOSTA DE MIOJO BATATA FRITA SALGADINHO MAS SO QUANDO ELE QUER FICA SEMANAS SEM COMER NADA SO NO LEITE SE FORÇO VOMITA ESTOU DESISPERADA ELE COMEÇOU NA ESCOLINHA E FICA 6 HORAS SEM COMER ESTOU SUPER PREOCUPADA TO QUASE TIRANDO ELE DA ESCOLA SOFRO MUITA COM ISSO E FORA Q COMO SO MAMA CHEGA A FAZER COCO 3 VEZES POR DIA AS VEZES ATE 4 NÃO SEI MAS O Q FAZER JA LEVEI AO MEDICO MAS SEM SUCESSO QUER SOUBER UMA DICA ME FALE POR FAVOR……..

    • rubiane,cheguei a chorar lendo o q vc escreveu por favor vamos manter contato meu filho tem 1 ano e 6 meses e estou na messma situacao nao come comida de jeito nenhum!!so quer mamadeira!to desesperada,quse em depressao!!!so toma leite e o pior q mt leite da excesso de calcio o pediatra ja mandou eu diminnuir mas nao sei mas o q fazer ele nao come nada!!!por favor!me responda para trocarmos ideis!um bj fique com deus!

      • oi luane td bem dificil ne ja fui chamada na escolinha tres vezes eleestava estudando o dia inteiro mas como fica o dia inteiro sem comer nada resolvi por meio periodo mas continua na mesma chega em casa meio dia cheio de fome mas não quer nem saber de comida so o leite ja falei com os medicos levei na igreja fiz de td mas tds falam q è uma fase difil ne da ate inveja de ver as outras crianças comendo fico muito triste mas assim eu coloco td no leite banana farinha lactea mucilon mas è desesperador ver nossos filhos assim tenho muito medo de acontecer algo o negocio è se apegar com Deus pois so ele pode mudar isso beijos boa sorte

        • Meninas! Estou na mesma situação meu filho tem 1 ano e 5 meses e não gosta de sopa, nem arroz nem macarrão, ja estou desesperada ele come mucilon danoninho e carne moida mas purinha sem arroz,franguinho mas puro tbm se misturar com alguma coisa ele chega vomitar. Vai passando o tempo e ele não aceita nada só na mamadeira e mingausinho. As vezes acho que ele nunca vai comer comida. Se tiverem alguma dica me respondem. Bjs.

          • Olá Meninas, eu também estou nessa situação, tenho um filho de 1 ano e 8 meses, com 6 meses dava papinha natural de verduras e frutas, meu filho comia tudinho dava gosto, com 10 meses ele começou a apresentar sintomas de refluxo, ficou durante 3 meses em tratamento, a partir daí ele passou a rejeitar tudo que oferecia, só continuou malmente tomando MUCILON, danoniho e papinha da Nestlé, não sei mais o que fazer para meu filho comer comida caseira, a PEDIATRA me orienta a deixar com fome, mais não adianta ele rejeita, tem nojo.
            E agora me parece que ele está enjoando o Mucilon…
            Não sei mais o que oferecer !!

  7. Ola tenho um filho de 10 anos q só come guloseimas ja levei pra pediatra, pscologos e não deu jeito..por favor alguem me ajuda estou desesperada

    aguardo resposta

    isabel

    • Meu filho tem 9 anos, desde os 2 anos parou de comer comida de sal, não suporta arroz, feijão, carnes, verduras, frutas, nadaaa!
      Sempre tentamos de tudo, psicologo, nutricionista, mas nada tira o nojo que ele tem de comida. Durante esses anos todos se alimentou de leite, pão, iogurtes. Agora está com o colesterol alto e a um passo de ter diabetes! Não sei mais o que fazer, nem a quem recorrer … ele tem vontade de comer, mas sente nojo até do cheiro. Se alguém souber me dar uma dica ou tem o mesmo problema, entre em contato. Estou em busca de um tratamento p/ transtorno alimentar.
      Sheila

      • Sheila meu filho tem 7 anos e nao come arroz e feijao tbem, me sinto uma pessima mae com td isso…tento fazer ele comer um pouco mas da ansia nele é impressionante…me senti um pouco melhor em saber q tem tantas maes com o msm proposito q eu em tentar conseguir fazer seus filhos se alimentarem melhor. Meu filho passa o dia todo na escola e sou chamada la de vez enqdo, mas ate agora nao conseguimos nenhum sucesso. Se alguem tiver alguma dica por favor nao deixe de entrar em contato. Obrigada Michele

  8. Lendo todos estes comentários nao sei se fiquei mais aliviada ou mais preocupada ainda. Meu filho nasceu prematuro com 1,300 kg e hj tem 2 anos e meio. Como ele tem muitos problemas de inflamação na garganta fica longos periodos sem comer comida, só tomando leite, suco e água. Porém desta ultima vez, já está 5 semanas com comer comida e a garganta está ótima. Faz cara de nojo e se tento colocar a comida na boca dele ele tem ânsia de vômito. Já me falaram tb pra deixá-lo com fome, até tentei mas não adianta pq a comida ele não aceita, aí acabo dando o q ele aceita (leite, suco, às vezes danone, bolacha). Isso está me “matando” por dentro, ele está abaixo do peso, super magrinho, já teve anemia severa aos 6 meses e quase o perdemos…realmente, não sei + o q fazer…a pediatra fala q se ele está tomando leite está bom, mas no leite nãoo tem todas as vitaminas q ele necessita, enfim, espero q esse problema seja resolvido de modo natural e não traumatizante nem pra ele, nem pra mim, pois cada vez q chega a hora de comer é esse martírio.

    • Paula, lendo o seu relato…achei que vc falava do meu filho…é igualzinho!! Hoje ele está com 4 anos e 4 meses, mas desde os dois anos ficou assim. Quando ele era bebê eu conseguia ele comer as papinhas, mas a medida que ele foi crescendo, fui passando da papinha liquida até a comida normal, e foi então que o problema começou e estamos assim até hoje. Fico na esperança que uma hora de tanto que eu insisto ele coma normalmente, mas até agora nada. O almoço dele é só caldo de feijão com arroz amassado, e muita paciência e calma, porque se forçar…faz ânsia até vomitar. Frutas…só como vitamina. Sei que não é fácil…mas não podemos desistir, não é?

  9. adorei as dicas , mas mesmo assim me preocupo pois meu filho nao quer comer comida so que a mamadeira e ele ja tem 8 anos nao sei mais oque fazer……

  10. Bom, me chamo Patricia tenho 3 filhos e tudo sempre se repete….. tenho um filho de 13 anos q hj em dia ele até q come em vista de antes, porém nao come nenhuma fruuta e nenhum tipo de legumes hortaliças etc, tenho outro q tem 2 anos e meio e até um ano ele comia bem porem nunca comeu nada em grãos por ex arroz, feijão carnes mas comia papinhas onde eu colocava todos os nutrientes possiveis mais faz 1 ano e meio q ele nao come comida de sal, nao consigo convence lo de jeito nenhum só come o q quer e quando quer (miojo nuggts salgadinhos danones pipoca e bem pouco)a unica coisa de bom q ele toma é a mamadeira de pediasure 2 3x ao dia e a sua alimentação e essa. tenho outro agora ele tem 6 meses e faz 2 meses q tento introduzir frutas de todos os tipos e papinhas salgadas, sucos e naaaaadda ele aceita só quer mamadeira, suco de laranja e agua mas nunca vou desistir….. e assim deixo meu relato de uma mãe q ta passando por isso pela 3 vez. sinceramente não sei onde errei ou se errei mas q é muito dificil ver seus filhos não gostarem de comida é. Eu já me desesperei muito já gritei já bati já me descontrolei já deixei passar fome e nada adiantou agora entreguei nas mãos de Deus e continuo fazenda a minha parte(oferecendo sempre a comida)

    • OI patricia, eu ja deixei meu relato aqui, e sei bem como é, minha filha hj ta com 2 anos e 1 mês e desde que começei a dar comida de sal, ela nunca gostou, uma vez falei c o ped que ela fechava a boca e virava a cabeça e isso ela só tinha 6 meses, ele riu da minha cara. E toda vez que ia ao ped, era sempre a msm coisa, que eu tinha que insistir, e deixá-la com fome. Como assim deixar com fome, que mãe vai deixar seu filho com fome, e isso me matava por dentro, na hora do almoço ela não queria comer, daí eu dv fruta e saia pra andar com ela até dar o tempo da outra mamadeira, e como eu sofria e chorava c isso, entrei até em depressão qdo ele me disse que a culpa foi minha, que passei insegurança e medo p ela qdo introduzi a papinha, hj estou mais tranquila, ela continua não comendo, mas pelo menos ta c 14k e 90 cm bema cima da faixa dela,ela gosta muito de mamadeira, toma de 4 a 5 por dia, o ped achou um absurdo, disse que era p diminuir, daí eu pensei, tanta gente passando fome no mundo,morrendo por não ter o que comer, nem msm um copo de leite, deixa ela mamar, tb faço minha parte,ofereço todos os dias comida a ela, mas msm assim ela não come, as vezes belisca alguma coisa, e tb ja bati, gritei, me desesperei, mas cheguei a conclusão que não resolve nada, acho q um dia vai chegar a hora deles comerem(assim eu espero e rezo) eqto isso vamos fazendo a nossa parte né. um abraço meu e-mail é ……………………….. se vc quiser cv mais, na cidade que eu moro não tenho família e as vezes é bom desabafar com alguém.

      • Nossa sua historia é igualsinha a minha desde bebe tento dar a ele papinha e ele nunca aceitou fazia ança de vomito,só na mamadeira e coisinhas poucas como pão,merendinha, danone essas coisinhas ele aceita mas passou pra comida ele não aceita e a pediatra só fala pra eu tentar, tentar e tentar, mas não consigo e isso me destrói por dentro. Ele tbm esta no peso mas por causa da mamadeira né. Qualquer coisa me responda ta.

        • oi claudia, eu sei bem como é, as vezes penso que eu fiz algo errado msm, falo que lavei minhas mãos mas não aguento, ver o filho sem comer não é nada fácil, e o pior é a pedição de mamadeira, toda hora, eu dou a ela leite ninho 1+ não sei se é o melhor, mas pelo menos tem mais nutrintes ja que ela não come, vamos manter contato é bom desabafar c alguém que passa pela msm situação,tento deixar meu e-mail aqui mas acho que não pode, vou ver se o endereço da face da certo, se vc tiver me add p gente cv mais, bjos e força amiga,não desista nunca.
          O perfil do meu face Luana Rocha, tenta me achar e me add.

    • Quero deixar aqui meu depoimento , tenho 3 filhos meninos e o terceiro me surpreendeu em relação aos irmãos, teve refluxo desde que nasceu e com isto se habituou a comidas sólidas, Teve problemas de fala, pois a mastigação é muito imporante no processo da linguagem.
      Sofro assim como li em outros depoimentos de algumas mães, que assim como eu não gostariam que passassem por esta situação.Já recorri a tudo, inclusive está em atendimento psicologico, sendo que já percebi ,que é um tratamento demorado.
      Me desespero com esta situação pois só comendo sopas bem passadas, mesmo assim ele dá ansias de vomito.
      Ano passado ( 2011) tive alguns progressos, com ele, como experimentar, nuggets, batatas fritas, pizzas e hamburger. Porém sabemos que não é uma coisa saudável!
      Ah , leites com sustagem e vitaminas de frutas, ele tb. consegui digerir, porém o arroz, feijão e carnes, já fiz de tudo possível e imaginável, sem sucessos!
      Só torço e peço a Deus, que esta situação que já perdura por 8 anos, venha a ser lembrada algum dia como algo ruim e que ficou no passado, pois nunca vi um sofrimento tão grande como não ver seu filho se alimentar como deveria.
      Por acaso cheguei a este blog que me fez ver que não é só comigo e com minha família que esta situação acontece!
      TORÇO POR TODAS AS MÃES QUE PASSAM POR SITUAÇÃO IGUAL A MINHA, QUE AINDA CONSEGUIM VER SEUS FILHOS COMENDO DEMAIS A PONTO DA GENTE PRECISAR MANDAR ELES PARAREMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM DE COMER!!!!!!!!!!!

  11. Gente! Me ajudem, meu filho tem 5 anos e não gosta de comer alimentos sólidos, não gosta de almoçar e eu fico desesperada, pois faço de tudo para ele comer, só come a sopa bem batida no liquidificador, tento de tudo mais não tenho sucesso.

  12. nossa vendo tdos esses depo até fico mais aliviada, pois minha filha tbm tem 5 anos e qdo era bebe comia de tdo…mas de um ahora pra outra foi deixando de comer(arroz, feijão, etc)
    hoje só come sopinha de macarrão branco e as vezes tem nojo e até vomita.ela toma bastante leite, pão de queijo,batata frita, suco addes,pastel de vento, essas besteirinhas, eu fico desesperada ,pois tento de tdo e nada.Mas agora fiquei mais aliviada vendo que não é so ela que não come, espero muito em Deus que um dia nossos filhos voltarão ou começarão a comer mormalmente…bjos.

    • desde que começou a comer papinhas ela não gosta, nossa sofro c isso, acho que a culpa é minha, que fiz algo errado, nossa só Deus é que sabe o que passo, fora as pessoas que colocam a culpa em nós mães, mas só quem passa por isso é que sabe, pelo menos minha filha come fruta, adora leite com tudo, chocolate, fruta, qualquer coisa, se deixar toma umas 6 mamadeiras no dia, e gosta muito de suco tb, aí aproveita p colocar no meio couve, cenoura… gosta tb de porcarias, tipo.. batata frita, pizza, hamburger, salgadinhos, bom levei ela no pediatra e ela ta 1k acima do peso, e sempre de 2 a 3 cm acima da altura dela, fico preocupada pq sei que essas coisas não são saudáveis,porém ela é muito esperta, ativa, então fico tranquila, se ela tb tiver assim fique tranquila, tem dias que choro, fico triste, acho que é pq somos maes e maes sofrem msm rsrsr, meu facebook é ……………………………, se vc quiser cv mais, é bom trocar idéia com quem passa pelo msm problema.

  13. Meu filho tem nove anos e sua alimentação e:
    -ao acordar farinha de aveia e arroz com leite.
    -às 10 hs – maça bem amasssada e danoninho.
    -no almoço – sopa batida com legumes e carne no liquificador.
    =na escola – suco e pão pulmann puro.
    -ás l8 hs – salgadinho e chocolate
    -na janta – o mesmo do almoço e 3 vezes por semana, feijão batido no liquidificador com macarrão.
    -na hora dedormir – um copo de leite.
    Fui na pediatra e ele está dentro do peso e altura.Minha dúvida éa MASTIGAÇÃO .Será que a mordida é normal.
    Ele não come frituras a não ser batata frita e pastel de vento(sem recheio0
    Ele não bebe refrigerante, só água.
    Ele não come doces, bolachas, salgados,sorvete
    porque não experimenta.
    SERÁ QUE SUA ALIMENTAÇÃO É ERRADA POR NÃO MASTIGAR.O DENTISTA NÃO ENCONTROU CÁRIE E MANDOU VOLTAR APÓS UM ANO.
    O que é importante é que seu crescimento é normal.Ele se alimenta bem, não sei se vou querer que ele mude
    Espero que todos tenham paciência com seus filhos e façam o acompanhamento com muito amor

  14. Meu filho tem 6 anos, só mama e no almoço comeu massa de pastel frita, já entei vários médidos e nada de respostas hoje faz acompanhamento com nutricionista em casa. Se tiver alguma respasta me manda um e-mail preciso de ajuda.

  15. olá, mamas
    Como eu vos entendo, mas o meu caso é caótico. Choro todos os dias , pois tenho 1 casal de gémeos com 4 anos que não come sólidos. já não sei o que fazer, já tentei de tudo. tentei a bem…a mal…e nada, de nada. Ainda por cima o rapazes não se entende o que fala e o médico diz ser por não mastigar.
    Só come sopa super passada, se encontrarem algo vomitam. Se tiverem alguma ideia, solução por favor digam

    • Ola Carla…eu passei por isso com meu filho, hj ele tem 10 anos e continua comendo somente alguns tipos de alimentos.Ate seus 1 e 8 meses ele comia de tudo mas a partir de um determinado momento comeu a fazer ansia e vomitar, sentia nojo da comida.Entrei em desespero, levei ao medico fiz varios exames e nada..levei a varios psicologos e tbem nenhum deu jeito.
      Hj o que ele come é mingau de leite c/fuba, danone, salgadinhos e salame, pao e bolacha e de uns dias pra cá consegui fazer com que ele comecasse a comer pizza.Uns tentam tirar isso dos filhos e eu fiquei super feliz com ele comendo.
      Ele é uma criança super saudavel…por isso nao ligo +, igual diz o medico dele: no dia que ele quiser ele vai começar a comer.
      Por isso nao se desespere de tempo ao tempo que td vai entrar nos eixos.
      Curta seus filhos e nao fique triste.
      Bjus

      • Oi meire,
        me diga o nome do pediatra do seu filho, é de São Paulo? o do meu netinho manda deixa-lo sem comer e ele não come, tem nojo, já foi parar no hospital. Minha filha só ouve o médico e o meu netinho fica com fome.
        se o seu pediatra for de Sõ Paulo, vou pedir a ela que leve meu netinho no seu consultório.
        Deus te abençoe

      • Oi Meire, que bom poder dividir meu problema com alguém que passa pelo mesmo, no entanto meu filho tem 10 anos e por se alimentar tão mal, está com o colesterol alto e a glicemia tbm. Ou seja, nem guloseimas pode comer mais. Ele tem nojo de comida, sente ânsia e nunca tem vontade de experimentar nada … estou em desespero pois desde os 2 aninhos estamos tentando de tudo p/ que ele coma ou se alimente de forma mais natural, mas não tem jeito. Agora estou em busca de um tratamento p/ transtorno alimentar, pois sei que não é birra de criança ou algo para chamar atenção. Ele quer comer, mas tem muito nojo! Isso é terrivel pra gente que é mãe e não consegue reverter a situação … um abraço.

    • Olá.
      Tb tenho gêmeos. 2 meninos. Vão fazer 3 aninhos em março. Estou na mesma situação que você. Eles não comem nada. Só querem saber de miojo, não comem carne, nem frango. Chegam a vomitar quando faço algo um pouco mais sólido para eles. Estão com 12 kg a mais de 1 ano. Só sei chorar e orar. Não ei mais oque faço. Nem as vitaminas que dei por conta própria, não abriu o apetite deles.Se conseguir alguma coisa que aumente o apetite de seus filhos, por favor compartilhe comigo.

      Até mais,
      Priscilla

      • Oii tenho um bebe de 1 ano e 4 meses …ele tbem era bem chato pra comer …mas eu insistia tem q ser forte e ter pulso firme…colocava ele na cadeirinha de alimentação e dava a força se fosse preciso …ele chorava a comida esfriava e tudo sujo…dai eu dava banho esquentava a comida e dava de novo isso durou umas 2 semanas diversas vezes no dia, tbem eu dava frutas amassadas iogurte na mamadeira…leite nan 2 … a comida era bem temperadinha e amassada com bastante caldinho de feijão variava com verduras frescas e legumes amassados …até q ele foi aceitando depois de muitos escandalos e hj ele come bem melhor …o unico problema é q ele nao mastiga direito…mas estou ensinando a ele …ando comendo junto com ele e isso ajuda muito…tenha paciencia mae mas nao desista do seu filho um abraço

      • Oii Pricila tenho um bebe de 1 ano e 4 meses …ele tbem era bem chato pra comer …mas eu insistia tem q ser forte e ter pulso firme…colocava ele na cadeirinha de alimentação e dava a força se fosse preciso …ele chorava a comida esfriava e tudo sujo…dai eu dava banho esquentava a comida e dava de novo isso durou umas 2 semanas diversas vezes no dia, tbem eu dava frutas amassadas iogurte na mamadeira…leite nan 2 … a comida era bem temperadinha e amassada com bastante caldinho de feijão variava com verduras frescas e legumes amassados …até q ele foi aceitando depois de muitos escandalos e hj ele come bem melhor …o unico problema é q ele nao mastiga direito…mas estou ensinando a ele …ando comendo junto com ele e isso ajuda muito…tenha paciencia mae mas nao desista do seu filho um abraço

      • Oi Priscila, eu tb tenho um filho de 2 anos e ele é muito difícil para comer, só come alimentos liquidificados e com dificuldade, nao gosta de sucos, só gosta de água. Toma leite com fortine, que é um suplemento e ainda dormindo de manha, tarde e noite. ja fez todos os exames e tudo normal, a ped diz que é para insistir, já foi em fono , psicol e nada. O importante é estarmos sempre orando a Deus e quando ele estiver chorando nao insistir.

        Abraços,

        Viviane

        • Olá Viviane. Parece que vc descreveu meu filho. Desde os 3 meses de vida ele tem recusa alimentar. Não gosta de leite, nem de sucos, fruta ele corre longe. Até comia comida salgada batida, mas agora nem isso, a única coisa que ele consome é leite com cremokrem de chocolate. E mesmo assim é assistindo desenhos na internet e só na seringa, pois não suga nada na mamadeira e nem no copo! Só aceita água. eu nunca vi isso em minha vida. Choro diariamente, estou muito desgastada emocionalmente. é uma batalha e que sempre eles saem ganhadores. Pq se eu forço ele vomita com muita facilidade. Abraço

  16. Meu filho tem um ano e oito meses, quando iniciei a papinha ele comia super bem, depois ele pegou nojo de comida não sei porque, ele só quer a mamadeira e miojo com caldo de feijão, mas não é todo dia é só qdo tem vontade, ja dei varios tipos de vitaminas mas não adianta ele tem ancia de vomito qdo ve a comida, ja não sei mais o q fazer.

  17. ola, sabe quando as mães estão gravidas e tem muito enjoo? é a mesma coisa, então COMIDA GELADA é a melhor coisa, tudo tem que ser gelado, principalmente as carnes, em pouco tempo o paladar muda e aceita as comidas quentes de vez em quando, até tudo ficar normal.
    Faça rosbife e guarde na geladeira, corte em fatias, pegue uma forminha e faça florzinha dos legumes, tudo resfriado na geladeira, não coloque gordura em nada e nem tempero forte.
    risoto frio com carne frango desfiado eles adoram, mas sem gordura vegetal e nem molho de tomate, tudo natural, nada de caldo de galinha.

  18. OI, TOU DESESPERADA MEU FILHO NASCEU PREMATURO DE 7 MESES COM 1,5KG HJ ELE TEM 20 MESES E NAO COME NADA SOLIDO, NAO BEBE AGUA NEM SUCOS NADA SO TOMA LEITE E MESMO ASSIM SE FOR COM AÇUCAR E FARINHA LACTEA E SO BEBE UM POUCO .~
    JA DEI VITAMINAS E NAO ADIANTA JA NAO SEI O Q FAZER JA FUI A IMENSOS PEDIATRAS E DIZEM Q ELE TEM A HORA DELE DE COMER Q TENHO Q SEMPRE TENTAR DAR SE ALGUEMTIVER UMA SOLUÇAO ME AJUDE JA TOU DESESPERADA

    • Oii ele ja tem 1 ano e oito meses ja deveria ta comendo sólido a muito tempo….olha vc e´a mae dele ninguem conhece seu filhote melhor do q vc …mas se esta desisperada aceite um conselho…se ele tiver cadeirinha de alimentação de sempre as refeiçoes nela …se nao tiver compre pois vc nao vai se arrepender vai te ajudar muito evita dele fugir da comida rsrs….prepare uma refeição bem gostosa e com bastante caldinho de feijão preto …nos 1º dias ele vai sujar tudo …vai gritar ..vai ser um fuzuê …de um banho nele quando ele tiver muito sujo …esquente a comida e tente novamente… so deixe ele sair depois q comer ao menos a metade de a força pra ele se for preciso dizendo tem q comer meu filho é pro seu bem… porq é pro bem dele vc só esta dando comida ao seu filho lembre disso …sou mae de um bebe de 1 ano e 4 meses passei por isso e hj ele aceita bem melhor a comida …tente comer junto com ele q tbem é bom…se a familia poder comer com vc e ele é melhor ainda…isso estimula ele a fazer oque todos estao fazendo …um bj boa sorte e seja firme …

  19. Quando meu filho nasceu pensei que só eu estava passando por este problema pq todas as crianças ao redor dele, os primos da mesma idade, todos comiam normalmente, meu filho além de rejeitar alimento, tinha ânsias de vômitos e vomitava freqüentemente, eu ficava desesperada, os médicos não conseguiam identificar o problema dele, ele vomitava até o leite de peito. Então ele foi diagnosticado como tendo intolerância à lactose, nos trocamos o leite dele para Pregomim, mas mesmo tentando alimenta-lo com outros alimentos que não continha lactose ele continuava com o mesmo enjoo e rejeitava os alimentos, então eu passava a comprar alimento de potinhos, daquelas da nestle, de carne com legumes, ele comia sem querer, sempre eu forçava, pq ele não aceitava nada, então foi assim até os 2 anos de idade. Descobrimos que ele tinha refluxo gastroesofágico, ele se trata com uma médica gastropediatra que receitou medicamentos para o refluxo e esofagite, Mas mesmo assim ele ainda come comida só pastosa, passada no liquidificador, não come arroz, feijão , frutas, sucos, nem bolo, nem bolachas, etc. Só se alimenta basicamente de papas e iogurtes, ele é muito magro , está com 5 anos e só pesa 14 quilos e tem forte anemia. Eu não sei mais o que fazer com ele. Eu já tentei de tudo, psicologia , freqüenta fonaudióloga e a gastropediatra,ele diz que sente uma dor no pescoço, como se fosse a área da garganta, atualmente ele vai fazer um exame de endoscopia pra ver se existe algo que possamos diagnosticar. Já fez exame pra descobrir se tem intolerância ao glútem, mas não acusou nada. Ele tem arrotos horríveis, freqüentes e altos! Ele não tem apetite, se deixar ele passa o dia sem comer nada, eu faço minha parte e sempre estou oferecendo alguma coisa, deixo ele distraido e tento alimenta-lo nestas horas de descontração, pq ele não senta numa mesa pra comer, nem mesmo em festas ele não come, no supermercado ofereço pra ele o que ele desejar , mas ele pega alguma coisa que chama à atenção e só , não come. Tem enjôos e nojo da comida, por favor alguém me oriente, tem dias que não aguento ver meu filho nessa situação ficando cada vez mais magro e sem apetite. Que Deus nos ajude à encontrar uma saída , descobrir essa misteriosa doença que destrue a vida de nossos filhos e a nossa vida também.

    • Sabe Aminah,é desesperador,más descobri que a nossa tensão passa para nosso filho,ele percebe isso e come menos ainda.Ao ler sua histório,vi exatamente a minha,com excecão da anemia,pois o meu filho tem 9 anos e nunca apresentou quadro anêmico,ele faz acompanhamento com uma gastropediatra,já passou por 3 endoscopias e 1 phmetria,que é um exame para saber se tem refluxo.Resultado,tem refluxo,gastrite,esofagite e duodenite e isso dificulta mais ainda,pois restringe ainda mais seus alimentos líquidos.Ele faz reposição alimentar com sustagem em todos os seus minguas e toma suplemento vitamínico diariamente.Assim ainda não teve anemia,pesa 29kg.tem 1,28cm,um pouco pequeno para sua idade,mais nada que não possa superar,é uma criança inteligente,o que mostra que seu intelecto não foi afetado.Converse com sua gastro,e veja o que ela diz sobre a reposição e principalmente,sossegue o seu coração.você não está só nessa e poderia ser pior,graças a deus que não é;como enfermeira eu vejo todos os dias mães desesperadas por casos sem solução,e nessas horas agradeço a Deus e peço paciência,sei que nada acontece por acaso,e o meu filho vai superar issso,assim como o seu,tenha paciência,amor,esperança e relaxe um pouco,ele vai sentir isso e também vai relaxar,ficar mais tranquilo e seguro.

      • FIQUEI COMOVIDA COM O SEU RELATO,
        POR VC NÃO PERDER A ESPERANÇA E AINDA
        PASSAR ESPERANÇA AOS OUTROS, POIS O MEU
        FILHO TEM 8 ANOS E NUNCA COMEU, SÓ MAMADEIRA DE
        LEITE COM MUCILON, JÁ FUI EM VÁRIOS MÉDICOS
        E NENHUM DESCUBRIU NADA, NÃO SEI MAIS O Q FAZER.
        QUERIA QUE TIVESSE UM MÉDICO Q PRESTASSE MAIS
        ATENÇÃO NESSES CASOS.

    • passo por isso tbm,as vezes penso que não vou aguentar.Meu filho tem 5 anos e é bem magrinho,ele não come quase nada,já tentei de tudo,não sei mais o que faço.As vezes me sinto culpada.Ele tem nojo até do cheiro da comida.ele só se alimenta se tiver destraído e não come comidas saudáveis,só batata frita e macarrão branco,com isso ele fica vários dias sem evacuar.

    • Oii… Ore minha querida peça a Deus q te oriente…e de a força ao seu filho.. ele ja tem entendimento mande ele sentar na mesa como todos…e de oque ele pode comer é claro…tenha firmeza boa sorte isso tem como vc reverter ….faça oque seu coração de mae manda!!

  20. meu filho tem 3 anos e cinco mês e não martiga nada ,eu não sei o que fazer .
    ele só come tudo partoso tento oferecer a ele outros alimentos mais ele não que,
    chora ,pra não vê ele com fome dou a ele papinha,feijão passando no liquidificador.
    o que eu posso fazer pra ajudar o meu filho.

  21. Minha filha tem 11 meses e só come comida batida liquidificador,toma suco de laranja e come basicamente sopinhas batidas.. nao aceita comida solida como arroz e caldinho feijao…e leite so peito????? me ajudem o que fazer..ela tem 9 kg…..ela nausea na hora de comer outros alimentos.. quero que ela se alimente melhor.
    me ajudem…….

  22. Bom, como eu ja havia postado antes, é uma situação m uito dificil. Tenho 24 anos e passo por esse problema. Tive uma adolescencia nao mto aproveitada, deixava de sair as vzs pra algum lugar pq iam almoçar, e eu com vergonha de falar q nao comia, nem keria sair… namorei mto poko pois tinha vergonha de compartilhar isso com as pessoas, tenho um pouco ainda, e são poucas pessoas que sabem. Minha preocupação hj eh com relação ao peso. Estou engordando muito, so comendo besteira, e nada de saudavel. Falta de tempo tbm nao ajuda mto, trabalho, estudo fora… Tenho pensado em começar aos poucos, sei la, fazer uma caminhada de manha, começar a comer alguma fruta. Maça é uma das poucas q consigo comer sem que me dÊ “nojo” sabe… mais sei la, sei que preciso fazer algo, mas pra gente é realmente muito dificil, falo por experiencia propria.

  23. Oi, Meu nome é Fernanda, e tamben estou na mesma situacao de vcs, meu filho tem 4 anos, e quando era menor, comia de tudo, comida , comia frutas com mel e aveia, vitamina de fruta etc, da pra acreditar, que hoje ele so come, biscoitos, alguns tipos.., toddy e yorgurtes e geleia, mas comida de sal e frutas nao esta comendo, ele fiocu assim a um tempo atras, ficou sem comer por uns seis meses, e depois comecou a comer ,purê de batata com feijao coado, e batata com cenoura e feijao coado, egora tem um mes, que ele nao quer comer , ate parece aquele pesadelo de novo, e pra piorar ele essa semana ta com diarreia, ai gente nao sei o que fazer, ja levei no medico , mais nao resolve… mais vendo aqui os relatos de vcs… fico ate aliviada , meu filho é humano rsrsrs… existem outros como ele… So Deus pra dar forcas pra gente!!! bjs

  24. Tenho dois filhos de 5 anos e eles não comem comida normal de jeito nenhum. O Cauã começou a comer pizza, sanduíches de carne e bife à milaneza de carne vermelha, mas o Caio só come biscoitos, iogurtes e mamadeira. Não sei mais o que fazer, já deixamos eles com fome o dia inteiro e nem assim ele comeu. O pediatra manda deixar com fome que ele vai acabar comendo, mas isso não resolveu ainda. Eu já não sei mais o que fazer, estou desesperada me ajudem.

  25. nossa silvana eu achava que nem existia alguém como meu filho,ele tem hoje 15 anos e parou de comer desde mesmo de completar um ano de idade,pegou nojo de comida e ele comia cada prato de papinha que dava gosto não sei até hoje oque aconteceu qual foi o misterio..
    ele vive bem graças a deus nunca teve anemia é bem saudavel e tb só come bolachas,salgadinhos,pães,biscoitos,iogurtes,..oque ele passou a comer de diferente é batata frita,pão com mussarela derretida,bacon frito,torresmo,crepe de queijo,pão de queijo,tdos os dias ele vai pra escola e o almoço dele é um prato de batata frita…olha é dificil sabe as pessoas falam um monte de besteiras se a gente parar pra pensar fica louca pq as pessoas só sabem te acusar,eu levei ao medico e eles falavam pra tirar as besteiras e deixar sem comer isso não adiantou de nada e a gente que é mãe não consegue fazer isso por muito tempo e não funciona,…tentamos dar sopas de letrinhas uma vez ele deu ansia e não passou de uma colher ,sente muito nojo até mesmo do cheiro da comida,então penso que isso é um mistério e entreguei na mão de deus pq é uma situação estranha mas vou fazer oque,confesso que me senti mais consolada diante de tdas essas situações aqui contadas pelas diferentes pessoas pois eu nunca fiquei sabendo de nada parecido com o caso do meu filho,pois ele não come nada mesmo de comida,nem churrasco,lanches,salgados,bolos recheados,legumes e verduras então piorou,fruta ele come de vez em quando maça,e assim vai e um adolescente perfeito,muito inteligente,e abençõado por deus…..amiga não sei se te ajudei em alguma coisa,mas foi um desabafo de mãe que pelo visto não é a unica ,mas devemos olhar essas pessoas como especiais e não com problemas,pois existem muitos problemas piores,que jesus abençõe vc e a sua familia.abraços

    • que alivio saber que não estou só,que o caso do meu filho não é único.Até os 9 meses,meu filho comia de tudo sopinha,vitaminas,etc.Um dia cheguei em casa e a babá disse que ele havia vomitado a sopa.Foi a última vez que meu filho comeu com sal.Hoje ele está com 9 anos e se alimenta com 3 mingaus diários,que substituem café,almoço e jantar.O restante do tempo,ele come,basicamente besteiras como,danone,actimel,biscoito bolo.Fez 2 anos de acompanhamento com psicológa,ela não conseguiu nada,hoje eu o deixo a vontade,na esperança que ele se conscientize,veja os coleguinhas comendo e sinta necessidade de saber que gosto tem aquela batatinha crocante,aquele bife,enfim,que passe a alimentar-se como todos.

    • Obrigada viviane, estou passando por tudo que você passou e ainda passa, no entanto Deus sabe de todas as coisas o meu pequeno tem 6 anos dá para contar nos dedos o que ele como, é super esperto, antenado com tudo , adoro cozinhar, e é uma tortura fazer tudo com o maior capricho e a criança não comer, sentir nojo, querer fugir da comida é desesperador, no entanto acho terrivel mães que querem forçar a barra enfiando goela a baixo. Eles vão crescer, e vão nos surpreender.Temos é conviver com nosso pequeno probleminha, e ver que existem problemas gigantes perto do nosso.

    • Oii Viviane bom dia, estava lendo a sua história sobre seu filho de não comer nada,meu filho tem 14 anos está deprimido,parou de comer quando tinha dois anos,sofro muito com isso,não sei o que fazer.

  26. Li os pedidos de socorro tenho o mesmo problema minha filha tem nove anos só come frutas bolachas e sucos levei em medidos e psicólogos estou dedispetDa não sei mais o que fazer
    I

  27. oi meu nome e laudijane eu gostaria de sabe se tem alguma manerira de fazer o meu filho em golia a comida ele fica brincando com a comida na boca e passa hora e horas pra emgoli mim ajude por favor
    ele so que come bestera ele tem 1 ano 9 meses mim ajude por favor

    • Oi Laudijane, bom acho que não tem jeito não viu! a minha tb é assim, ela tem um 1 ano e 9 meses, desde que começou a comer papinhas ela não gosta, nossa sofro c isso, acho que a culpa é minha, que fiz algo errado, nossa só Deus é que sabe o que passo, fora as pessoas que colocam a culpa em nós mães, mas só quem passa por isso é que sabe, pelo menos minha filha come fruta, adora leite com tudo, chocolate, fruta, qualquer coisa, se deixar toma umas 6 mamadeiras no dia, e gosta muito de suco tb, aí aproveita p colocar no meio couve, cenoura… gosta tb de porcarias, tipo.. batata frita, pizza, hamburger, salgadinhos, bom levei ela no pediatra e ela ta 1k acima do peso, e sempre de 2 a 3 cm acima da altura dela, fico preocupada pq sei que essas coisas não são saudáveis,porém ela é muito esperta, ativa, então fico tranquila, se ela tb tiver assim fique tranquila, tem dias que choro, fico triste, acho que é pq somos maes e maes sofrem msm rsrsr, meu facebook é ……………………………, se vc quiser cv mais, é bom trocar idéia com quem passa pelo msm problema.

  28. Sinto muito por todas as maes que seus filhos nao querem comer, sei quanto e dificil, pois tenho um desse,meu filho tem 5 anos desde bebe nao quer comer ate as mamadeiras nao quer, nao come frutas nem legumes, nunca conseguir faze-lo almocar, mas esta melhor conseguimos fazer ele tomar sorvete, que algumas vzs aceita, ele passa o dia todo sem querer nada, ai forco e estou entrendo em uma tristeza profunda nao sei mais o q fzr,ja fui tanto pra medicos, estou esperando uma ajuda de Deus.Mas nao desistir continuo indo a medicos agora to levando para o pscicologo q um pediatra recomendou.

  29. Estou passando por isso com meu filho de 10 anos.Por favor entrem em contato pessoas que passaram por isso.Preciso de uma ajuda, uma orientação. Ele mastiga mas depois joga no prato e não engole. Ja encontrei pedaços de comida jogados em todos os cantos da casa..estou desesperada..Obrigada…………………….

    • Ola ..o meu filho tbem é da idade do seu e não come nada tipo arroz feijao carne legumes essas coisas normais do dia a dia.Só come salgadinhos, salame, danone, pao, bolacha e presunto e mussarela e o leite c/fubá..mas nada.
      Tudo que tento fazer ele comer ele vomita..levei ele a varios psicologos mas nenhum deu jeito.
      Ai como sei que ele é saudavel e fiquei sabendo tbem que teve alguns outros casos distantes na familia fiquei tranquila e nao ligo +.
      Como disse o proprio pediatra dele…qdo ele quiser ele vai comer.
      Fique tranquila vc tbem.

  30. Meu filho tem 3 anos e não come comida de jeito nenhum, só toma mamadeira, uma vez o outra uma bolacha e nem se quer coloca uma fruta na boca trava a boca para não comer, não sei o que fazer, meu sonho é ver o meu filho comendo comida saudável, frutas, os pediatras dizem que é fase, estou ouvindo isso desde os 5 meses e até agora essa fase dele não passou fico desesperada em ver ele sem comer, me ajudem por favor

  31. meu filho tem 5 anos não sei mas o que fazer…pois ele não come comida normal como arroz feijão,macarrão carne…só come pão,bolacha, leite pão de queijo,iogurte.Já tentei de tudo ele chorra,não quer nem olhar para comida,já tentei deixar sem comer ele fica com fome mas não aceita de maneira alguma…estou desesperada me ajudem por favor…

    • Não se torture por conta disso, ele vai sobreviver. A gente fica lendo tantos comentários e vê milhares de mães na mesma situação, eles crescem, namoram, casam e vão embora e nós nos desgastamos átoa.

  32. Meu filho tem 10 anos so come feijão com macarrão, pure de bata, ovos mexidos, não come frutas nem legumes, biscoitos so de chocolate, danone so chocolate,e achocolatados, estou mt preocupada pois so vive com virose, refriados é verdade que se eu deixa-lo sem comer ele irá comer algo diferente que fizer para ele? Por favor me ajudem

  33. meu sobrinho tem 3 anos e não come comida solida, e as comidas trituradas ele não gosta, pra comer so a base de ameaças,comer para ele é uma tortura. nao gosta de nada, o que ele come a forca é mingau e sopa triturada.estamos desesperados, queria que alguns medicos fizessem estudos sobre esse assunto.

  34. Bom tenho 15 anos , e até hj ñ como verdudas e legumes e tbm frutas só como besteiras , batatas , carnes , salgadinho pães e bolachas , já até tentei comer mais só de penssar já me da muito nojo , se tento colocar na boca vomito ou me da ancia , a um mês eu estou tentando comer por vontade propia mais é muito dificil para mim , meus pais falam que quando tinha 3 anos até comia comida normal , mais apartir dos 5 comessei a ter esses problemas com “comida” ,tento tento mais ñ conssigo , quem tiver uma resposta para me ajudar irei ficar grato .

  35. Bom, eu sou uma pessoa que sofro com isso, tenho hj 24 anos, e não como quase nenhum tipo de alimento, so massas, carne, salgados… Desde pequeno eu ja passava por essa mesma situação, ansia de vomito, a comida nao descia direito, e eu acabava comendo outras coisas para eu nao ficar com fome, os anos se passaram, e ate hj tenho essa dificuldade, e acho que é quase impossivel de se reverter. Nao tenho vontade nenhuma de experimentar, qdo tento, eu fico enjuado.. Nao sei se tneho mais jeito de reverter isso. Deve ter uns 15 anos da ultima vez q comi uma colher de arroz, e qdo tentei comer feijão, fruta raramente como alguma coisa, legume nunca, verdura pior ainda… Bom, eu aos poucos vou tentar mudar isso, nao sei se vai ter resultado, mas vou tentar… por vontade propria mesmo, ate pela forma como eu vivo entre os outros…

  36. gente mim ajuda! tenho um sobrinho de 6 anos , tudo que ele comi ele vomita, ainda faz um barulho horrivel na garganta quando estar comendo, como se fosse um chiado de gato…mim ajudem por favor!

  37. Compreendo perfeitamente estas mães, o meu filho mais velho, tem 6 anos, só come sopa trituradas, e muita fruta. Estou desesperada, pois vai iniciar o primeiro ciclo, e não sei como ele se vai alimentar. Ando com ele numa psicóloga, mas até ao momento não teve efeito.Só mais como nós è que nos podemos entender umas ás outras.

  38. Nossa to ate chorando, o comentario da Patricia me emocionou, pois minha bebe é prematura tem 02 anos, mas nao consegue comer solidos, vomita toda vez, ja tentei de tudo, nao sei mais o que fazer, ele teve muitos problemas de saude, ficou na uti assim que nasceu por 02 meses com risco de vida, hj esta uma gatinha linda uma bencao de Deus, sem nenhuma sequela, porem tem essa dificuldade, continuo na luta, mas por enquanto so comida batida no liquidificador mesmo… Quantas pessoas na mesma situacao, os comentarios me deixaram um pouco mais aliviada pois estou ficando cada dia mais desesperada, sem saber o que fazer….

    • Olá…fique tranquila pq tbem tenho um filho de 11 anos que ate 1 e 8 meses comia de tudo e a partir de um dado momento ele começou a fazer ansia de vomito e começou a deixar de comer alguns alimentos e assim foi ate cortar tudo.Hj ele só come salgadinhos, danone, salame e presunto e mussarela e o leite com fubá.Levei ele a varios psicologos que tbem não deram jeito.
      Mas graças à Deus ele tem uma ótima saude.Fique muito desesperada mas hj ja me acostumei e posso lhe garantir que eles vivem muito bem do jeito deles.
      As vezes ate tento fazer ele comer tipo arroz feijao..mas ele rejeita e corre pro banheiro vomitar.
      Como sei que ele não tem nada..hj vivo tranquila.

  39. Pelo jeito, esse caso é um tanto comum.
    Eu tenho um irmão de 2O anos. Ele nunca comeu comida. Desde bebê, ele recusava papinhas.
    Até hoje, não come comida alguma (mesmo as mais apreciadas, como inclusive churrasco, lanches e pizza).
    Ele vive de salgadinhos (em pacotes), leite, pão francês e bolachas.

  40. Boa tarde, estou desesperada, pois meu filho de 9 anos não come comida, e isso se dá desde bebê, ele nunca gostou de comida salgada(arroz, feijão, macarrão), ele come carne, frango, coração, batata frita, nuggets…mas o essencial não. Gotaria de alguma ajuda, pois ele está começando a ficar com muita dor de cabeça, e acho que é devido a isso, pois já foi o oftalmo e não tem problema algum de visão. Por favor me ajudem. Obrigado, Patrícia

  41. meu filho tem dois anos e cinco meses,tbm nao come nada de comida,só vive de bolachas e leite do peito,o medico passou uma vitamina chamada ……………..,mas tbm nao comeu nada,só deu foi sono nele,pela falta de alimentaçao vive com crises de anemia,mesmo eu deixando ele sem peito o dia todo ele fica com fome mas nao come a comida,só por DEUS mesmo!!!!!

  42. Olá,tudo bem? Meu filho de 12 anos não come comidas normais arros,feijão,carnes,legumes,etc. somente lanches e salgados. Isso me deixa muito infelis,preocupado com a sua saúde no futuro,procuro não forçar a comer para não pesar o clima do almoço. O que fazer?

    • Eu sou a Cris. Meu filho tem 13 anos e praticamente vive de carboidratos. Só come arroz, batatas, macarrão (se possível sem molho). Não come feijão, legumes, carne, frango, peixe, ovos, leite, danone….. Quando era bem pequeno comia de tudo, até peixe… foi crescendo e variando cada vez menos. Foi deixando de comer uma porção de coisas. Vcs conhecem alguém parecido com ele??

  43. Meu filho tem 5 anos e não come praticamente nada. Ele só come omelete e nuggets. Não come arroz, nem feijão, nem macarrão, nem carne, nem frango, não sei mais o que fazer. Ele está começando a ficar abaixo do peso. Agora estou procurando uma ajuda psicológica. Se eu o forço a comer, ele vomita. Estou desesperada porque ultimamente nem omelete ele está querendo mai. A ultima vez que dei, ele vomitou. Me ajudem por favor!!!

  44. Estou lendo os comentário de todas e compreendo perfeitamente, pois tenho uma filha de 10 anos que também tem dificuldades pois não come alimentos sólidos, só alimentação pastosa, batida no liquidificador. Ela frequenta fono e psicologo a algum tempo e não tem resultados. Eu tenho conversado muito com ela e descobri que ela sente nojo da comida, principalmente se fica parada na boca. Ela me disse que parece “lama” quando mistura o alimento na boca, antes de engolir. Por isso ela engole rapidinho e sem mastigar. O meu conselho é que conversem com seus filhos com muita paciência e amor, para tentar descobrir o motivo da sua dificuldade. Enquanto não descobre procure alimentá-los dentro do que eles conseguem comer sem se importar com o comentário das outras pessoas, pois isso não importa pra ninguém. Não permita que esses problemas os impeçam de serem felizes. A alimentação é muito importante, necessário para nossa sobrevivência, mas os momentos que vivemos juntos também é muito importante. Tenha fé, paciência e amor. Pensem que existem pessoas com problemas muito piores e conseguem ser felizes. Sejamos felizes com o que temos !!! Meu e-mail é………………

    • Patricia, não sabe o quanto me deixou feliz ler o seu depoimento,compartilhar do mesmo problema, saber que, para nós que somos mães dedicadas é uma tortura termos comida em casa, geladeira farta, condições de comprarmos algo que aparece nos comerciais, tudo isso graças a Deus e mesmo assim a criança não disperta interesse alimentar em quase nada. O meu filho tem 5 anos e 7 meses e dá para contar nos dedos o que ele gosta, não prova nada, chora, faz ânsia de vômito, cospe, parece que está sendo torturado.Achei super importante o que você falou, porque parece fácil para quem não passa o que estamos passando, sempre tem alguem dando uma peruada, como se soubesse tudo e nós uma merda de mãe.Meu nome é Ana, meu tel é ………………….

  45. oi meu nome e juliana tenho um filho de 2 anos ele nao come nada mais nada mesnmo nao mama mamadeira de jeito nenhum levei ele no pediatra ele falou que ele ta 3 quilos abaixo do peso dele e o pior que ele comecou na creche faz uma semana e eles nao querem ficar com ele no periodo integral pq ele nao come todo dia chego la e falam a mesma coisa ele nao se alimenta nao sei o que faco o medico pediu para eu ter regime militar aqui em casa se nao almocou so come na janta nada de bolachinha nada.

  46. Ola! meu nome é Luciene.e estou passando por uma dificuldade com o meu filho o Kauã.ele tem 3 anos e 8 meses
    e não come.quando ele era bebe 8 meses ele comia de tudo
    ate que um dia ele nao quis a comida e minha mãe deu mioje
    para ele.aparti dai ele so comia mioje no almoço e na janta intervalos so leite.
    tentei mudar so que morava com minnha mãe e não conseguir.
    hoje ele não come mais mioje mais so come arroz ou macarrão eu não sei mais o que fazer.
    socorro!!!!!!!!!!

  47. oi, meu irmão também não come nada ele tem ânsia de vômito, so de ver a comida minha mãe não sabe mais o que fazer. Ele frequenta o psicologo mas eles não o entendem e o pior que ele tem 8 anos, mas so come bolacha.
    por favor me ajudem!!!

    • o meu filho tem 9 anos nunca mas nuca comeu carne nem peixe etc… so come bolachas e base de pizza sem nada por sima e de vez em quando sopa só isso msm mais nada, a medica dele dix k ele ta bem é impossivel k esteja tou desesperada

  48. Por favor me ajudem meu filho tem 5 anos e nao come nada de salgado começa ter ansia ou as vezes ate chega vomitar o que devo fazer com isso me ajudem estou desesperadanao sei o que fazer mas estou desesperada de vez enquando come bolachas e leite e so tambem me respondam por favor.

  49. Nossa! Pensei que eu era a única mãe a beira de um ataque de nervos, pois me filho tem 5 anos e não come nada, já tentei e confesso que em algumas vezes o deixei com fome, mas não adiantou nada, ele só toma mingau (mucilon), suco de soja, iogurte e feijão, mas tem que ser passado na peneira, pois se ele vê a comida começa a ter ânsia de vômito.
    Já ouvi a mesma coisa que a maioria das mães: que a culpa é minha, que é pra deixá-lo com fome, que isso é manha, mas não ouvi de ninguém que meu filho precisa de ajuda, pois sei que isso não é normal. Essa repulsa por alimentos sólidos geralmente acontecem nas primeiras refeições, mas já se passaram muitos anos e ele continua sentindo “nojo”da comida. O que me preocupa é que ele está em idade escolar e passa a tarde na escola, procuro mandar o que ele gosta pro lanche (iogurte e suco), mas fico angustiada, já que isso não supri as necessidades de uma criança tão ativa como ele.
    Por favor me ajudem!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here