O que é Cosplay? Ultimamente temos ouvido muito esta palavra, mas você sabe o que é um Cosplay? Cosplay é abreviação de costume play ou ainda costume roleplay que em português significa a  representação de personagem a caráter, onde o jovem ou o adulto disfarça-se de um algum personagem real ou ficcional, concreto ou abstrato, como, por exemplo, animes, mangás, desenhos animados, super-heróis, comics, videojogos ou ainda de grupos musicais.

O cosplay foi criado no Japão e a prática é muito comum também nos Estados Unidos, porém no Brasil e em Portugal já temos muitos Cosplayers.  A palavra cosplay, como já foi dito, é uma espécie de abreviação para “costume play” (costume = roupa / traje / fantasia e play = atuar). Muitos destes cosplayers tem grandes coleções de trajes de super heróis e dos mais diversos personagens de Anime e Mangá, como é o caso do policial aposentado que tem se fantasiado de Batman na cidade de Taubaté para ajudar a combater a criminalidade infanto-juvenil na região.

Concurso de cosplay, disfarces de personagens de manga e anime no IV Salón del Cómic de Getxo – Autor da Foto: Javier Mediavilla Ezquibela ©

É uma atividade da qual podem participar e divertir-se crianças, adolescentes e adultos de todas as idades, sexo e condição social. Porém requer investimento em fantasias e trajes especiais que caracterizem o personagem preferido. Para além das roupas, outros acessórios são utilizados como capacetes, máscaras, perucas, luvas, lentes de contacto, sapatos especiais, maquiagem, etc. Muitos acessórios e trajes só são encontrados nos Estados Unidos, e os colecionadores compram em empresas especializadas em trajes cinematográficos e alguns chegam a pagar mais de U$1.000,00 por um traje.

Em Portugal costuma-se realizar periódicamente eventos que reúnem cosplayers do país e também de outros países Europeus. Atualmente a atividade é defendida como mais do que um passatempo, considerando-o uma forma própria de arte, por meio da qual os artistas (cosplayers) podem expressar o seu afeto por determinados tipos de personagens, vestindo-se e agindo como elas por um dia.

Sr. André Luiz Pinheiro – Cosplayer- Batman de Taubaté – Foto de Thiago Leon/O Vale ©

No Brasil existem grupos especializados em Teatro Cosplay, onde várias pessoas se vestem com roupas de determinados personagens e apresentam um espetáculo diferenciado.Essa modalidade de cosplay foi criada pela empresa Yamato Comunicações e Eventos para o evento Anime Friends 2003 e, de maneira prática, é o que o nome sugere: uma apresentação teatral envolvendo cosplayers.

A Yamato Comunicações e Eventos organiza também o maior concurso de cosplay individual do Brasil, o YCC – Yamato Cosplay Cup. Ele é único que agrega competidores de todas as regiões do país.  A Yamato organiza ainda o Circuito Cosplay, a mais tradicional competição de cosplay do país, que está atualmente em sua quinta edição.

Então? O que você acha desta atividade? Acho que podemos chama-la de hobby não é? Porque alia uma paixão pelos personagens e o colecionar trajes! Conte-nos qual seu super herói preferido, ou qual personagem você acha mais legal?

Que saber mais sobre Cosplay? Visite o site: – Cosplay Brasil

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Brenda & Mylena
7 anos atrás

Ótima definição para o termo, tenho 10 anos e adoro Cosplay. Deixei no campo Website o link para minha postagem de Cosplay na qual link a definição para seu blog assim, nossos amiguinhos poderão saber mais. Beijinhos e Obrigada.