Vocês sabem o que é dislexia? Dislexia caracteriza-se por uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização. Recentemente foi publicado pela Editora Distema, O Método Fonomímico de Paula Teles,(O Método Fonomínico é um método fónico e multissensorial de desenvolvimento das competências fonológicas, de ensino e reeducação da leitura e da escrita) destinado a crianças com dislexias. Trata-se da obra mais importante publicada em Portugal na área de dificuldades de aprendizagem da leitura.

Para mais informações podem contactar a autora PAULA TELES  através do email: Paula.teles@netcabo.pt

Sites relevantes sobre este tema:

http://www.clinicadislexia.com

Dislexia

Dislexia Wikipédia

 

 

 

 

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
mariana
mariana
7 anos atrás

Ola. eu teho uma longa historia, eu tambem sou dislexica so que nao pareco te-la so em alguns casos. em pequena eu tinha graves problemas de escrita e de leitura mas isso foi ficando melhor desde que me disseram se nao me esforçasse chumbava no ano seguinte. eu lutei com unhas e dentes e consegui fazer um 5 e 6 ano muito bom. os anos que se sequiram ainda com algumas dificuldades com muito esforço ultrapassei. atualmente por problemas pessoais eu sinto-me malo e a dislexia ainda esta presente na minha vida mas eu nao desisto. eu faço ballet, faço… Read more »

zenilda Botêlho
zenilda Botêlho
9 anos atrás

estou realizando um trabalho de finl de curso:tcc estou precisando de mais informações sobre esse desturbio.

Eimar M. Dutra
Eimar M. Dutra
9 anos atrás

oi tenho 18 anos e tenho dislexia
como que eu faço para tratar?
qualquer coisa passa para me no meu Email
muito obrigando

mariana
mariana
7 anos atrás
Reply to  Eimar M. Dutra

nada pensa que consegues e treina a leitura e escrita e conseguiras. faz o que gostas, e feliz isso resolve a dislexia.

gislancris juttel
gislancris juttel
10 anos atrás

a dislecsia e muito triste eu acho

ana maria santos cerveira
ana maria santos cerveira
10 anos atrás

obrigado KAT, por todas estas respostas.

e porfavor volte a a falar comigo por aqui.
Beijinhos

ana maria santos cerveira
ana maria santos cerveira
10 anos atrás

mas KAT, eu tenho medo de dizir. eu nem tiro negativas a nenhuma disciplina, nem sou a pior da turma, mas eu nao me comparo com os que sabem menos, eu comparo-me com os quesabem mais. existe uma na minha turma que anda sempre comigo, ela é uma aluna muito boa, ela tira a quase todas as disciplinas Muito Bom. e ainda à outra na minha turma que tira Muito Bom a tudo, mas mesmo tudo!! eu comparo-me com elas. olhe KAT eu já andei numa psicolga para a deslexia até ao 5º, os meus pais gastaram 5 mil euros… Read more »

ana maria santos cerveira
ana maria santos cerveira
10 anos atrás

eu confesso que tenho dixlexia, e já andei numa pesicolga até ao 5 ano. agora estou no 7 ano. sinto-me mal pois quase todos da minha turma tirao melhores notas e eu nao, mas nem tiro negativas. sou muito esquecida, confusa, nao percebo algumas coisas à primeira, … em fim muitas coisas!! quase todos os dias a chorar por ser “BURRA”, eu até me chamo “BURRA” a mim mesmo. quando alguem me chama burra mas sem querer dizer isso eu fico triste, e passaso 10 segundos vou para a casa de banho da escola chorar muito baixo. eu sinto-me mal… Read more »

ana maria santos cerveira
ana maria santos cerveira
10 anos atrás
Reply to  kat

mas KAT, às vezes é um pouco díficil soperar isto tudo. e que eu me sinto inferior. eu nunca disse isto a ninguem que conhecesse, es a 1º pessoa a quem digo algo tão secreto para mim. muitas amigas perguntam-me o que se passa quando estou triste, e eu digo que nao tenho nada, e logo a seguir corro para um lado onde ninguem me veja a chorar.
e muito obrigada KAT!!!

fatima silva
fatima silva
10 anos atrás

olá, Tenho um filho de 12 anos que quando entrou para a primaria o 1º ano e sempre bom no 2º eu achei que ele dava mt erros ortograficos, ate a copiar falei com a prof. diz-me que ele nunca estava quieto na cadeira, e tinha sempre algo para se distrair, que poderia ser a adaptação eu ainda o levei a um neurologista estava tudo bem, hoje esta no 7º ano mas a DT no dia 10 chama-me para me dizer que o meu filho tinha que fazer um diagnostico para ver se tinha dislexia, estou mt triste porque eu… Read more »

claudia mota
claudia mota
10 anos atrás

ola ,descobri estes dias que o meu filho pode ter dislexia e nao sei muito bem como lidar com a situaçao …ele nao escreve as frases completas tem muita dificuldade em aprender e nao consegue estar concentrado nas aulas embora na leitura nao esteja assim tao mau le perfeitamente embora se engane algumas vezes ..gostaria de saber o que posso fazer pra o ajudar mais …..contactem me pra o meu email ………….

gizelma
gizelma
11 anos atrás

tenho problemas de aprendizagem não consigo tira notas altas na faculdade,tem tiroide e ela mexe com o funcionamento do meu corpo faço tratamento com uma psicologa ,endocrinologista e procurei um neurologista.por favor mim a jude.sofro muito com os meus problemas.

Anabela
Anabela
11 anos atrás

O meu filho tem dislexia , eu não sei como lidar com a situação? podem me ajudar?

Paula
Paula
11 anos atrás

Olá Tenho dois filhos um de 15 anos e outro de 13, ambos com Dixlexia, já ficaram retidos 2 anos, na escola e todos os anos é o mesmo problema, chega ao fim do ano e estão sempre em risco de reprovar, eu como mãe estudo com eles e sei que eles sabem a matéria, no entanto trazem muitos testes negativas, embora eles estejam abrangidos pelo decrecto lei que despenaliza os erros ortográficos, mas o grande problema é que a maior parte dos professores não sabem lidar muito bem com estes alunos. Eu acho que para as crianças com dislexia,… Read more »

jani correia
jani correia
11 anos atrás

olá o meu irmão tem 15 anos e só agora descobriram que ele tem disléxia
eu gostava de saber mais coisas sobre esse assunto.
obrigada

Joge Paulo
Joge Paulo
11 anos atrás

ola, estou no ultimo ano do curso de educação artistica e tenho, que apresentar um tcc. (trabalho de conclusao de curso)e vou abordar o tema dislexia, gostari que se possivel uma orientação, fico num breve retorno, grato.

Cristina Nunes
Cristina Nunes
11 anos atrás

O meu filho tem 10 anos,aos 8 fez testes e foi diagnosticada dislexia em diversas vertentes, ou seja é transversal no estudo, desde a matemática, à escrita, ao desenho. Todos os sucessos são conseguidos através de muito esforço dele e da familia. Muitas vezes temos todos vontade de desistir, mas a prova que vale a pena é que ele também chega lá.Sim esta luta tem de ser diária e com acompanhamento profissional também vai melhorando, mas os progressos são lentos. Acho este blog importante porque nos surgem sempre questões. Aos pais que têm dúvidas sobre o facto de terem filhos… Read more »

Ana Carla
Ana Carla
8 anos atrás
Reply to  Cristina Nunes

parabens cristina,amei o seu comentário,olha é de fundamental importância o apoio da familia nessa luta,e o seu filho não vai se sentir com a auta estima lá em baixo,como citado por você,por que ele percebe que a familia levanta o seu auto estima.OLha nem se preoculpe, que realmente esse tratamento é um pouquinho lento,mas…o mais importante é que vc vai vendo o resultado,isso de fato é válido.

claudia sofia tavares oliveira
claudia sofia tavares oliveira
11 anos atrás

Tenho um filho com 8 anos, tá na 2ª classe. Na 1ª classe ele era o melhor aluno da classe, muito empenhado, atento e muito prestável para ajudar os outros. Tinha uma aprendizagem muito rápida e uma captação extraordinária para a matéria dada. Este ano está a ser horrível não liga a nada, não está minimamente interessado o que acham dele, não aprende nada em condições, aprende hoje ,5 minutos depois já não se lembra, manda erros incríveis e troca os Ps, pelos Ts. De resto tem uma boa leitura, mas demora séculos para fazer uma simples ficha, na qual… Read more »

Luisa Rodrigues
Luisa Rodrigues
11 anos atrás

Para os pais que tiverem interesse, vai realizar-se uma sessão gratuita sobre Dislexia, só para pais e é gratuita. É uma iniciativa da Clínica Dasein. Contactos para os interessados: http://www.clinicadasein.pt ou http://www.clinicadasein.blogspot.com

Ruy Camacho
Ruy Camacho
11 anos atrás

Ola
Eu tenho deslexia,Agora tenho curso em gestao em inglaterra,Tenho 36 anos,mas consegue.O meu pai que era professor,ele teve que lutar para eu ter as mesmas possibilidades que os outros alunos,naquele altura ja se conhecia deslexia nos paises civilizados mas nao na nossa terra.

Umas dicas aprender musica specialmente piano ou guitar,eu quando era pequeno tenha pouca concentracao,e perciso cativar o intresso,fazer um jogos a volta do ensino,comecar a pensar num metodo para estudar.Ditar textos,metodo para memorizar.

O mais importante e pedir a escola tempo extra para fazer testes!E lei!

Isabel Malheiro
Isabel Malheiro
11 anos atrás

olá! Tenho uma filha com 8 anos que frequênta o 2º ano com bom aproveitamento. lê muitissimo bem(aprendeu a ler e a escrever com facilidade).tem um nivel de cultura geral bastante acima da média(segundo o professor dela), a nivel oral expressa se muito bem, até aqui tudo bem. O problema dela são os erros ortográficos,são erros sem lógica,sºao palavras que hoje escreve errado, amnhã escreve de forma correcta e no dia seguinte já volta a escrever errado, ás vezes num mesmo texto escreve a palavra de forma correcta e errada. também dá erros a copiar. Tento corrigir e alertar, já… Read more »

Anabela Godinho
Anabela Godinho
11 anos atrás

Tenho um filho que lhe foi diagosticado dislexia. Quando entrou para a escola espelhava muito as letras,tudo servia para o distrair, e com o passar dos tempos notou-se o desinteresse pela leitura e uma tendência louca para o erro. Apesar disso sempre apresentou bons resultados na escola. É acompanhado de quinze em quinze dias pela Doutora. Noto algumas melhoras, mas não tantas como gostaria, Talvez o processo seja lento, ainda dá muitos erros e não desperta o gosto ou interesse pela leitura. Gostava de saber como lhe despertar mais interesse pela leitura. Se me poderem ajudar com algumas dicas. Os… Read more »

Carla Maia
Carla Maia
11 anos atrás

Olá Hélia, Como disse estou a fazer um estudo sobre dislexia que consistirá na criação de um blogue (em meados de Janeiro) destinado principalmente aos pais de alunos com esta problemática embora também vá contar com a participação de professores e especialistas. Será um espaço dedicado à troca de conhecimentos experiências e dúvidas e acho que pode ser benéfico para todos os pais que querem saber cada vez melhor lidar com a problemática dos filhos e ajudá-los a alcançar o sucesso escolar. Enquanto esse blogue não está activo poderei enviar-lhe informação ou se preferir especificar as suas dúvidas poderei deixar… Read more »

helia rita silva
helia rita silva
11 anos atrás

tenho uma filha com desléxia e gostaria de saber mais informações sobre este problema

Carla Maia
Carla Maia
11 anos atrás

Estou a realizar um estudo sobre as TIC e a Dislexia que incidirá sobre a criação de um blogue para a interacção entre famílias de alunos com dislexia no sentido de promover a partilha de saberes e experiências. No momento procuro possíveis interessados para participar do estudo: pais de alunos com disléxia do 1º ciclo do ensino básico.
Para que futuramente se encontrem cada vez melhores formas de responder a esta problemática, é essencial a colaboração de todos os envolvidos.

Os interessados devem solicitar mais informação através do E-mail csmaia1@gmail.com.

Agradeço em antecipação,
Carla Maia

Agradeço a todos,
Carla Maia

carla maria  gonçalves pires
carla maria gonçalves pires
11 anos atrás

Gostaria que me ajudassem no seguinte problema:sou professora de Português do 3º Ciclo/Secundário e foi-me solicitado pela Comissão Executiva que prestasse apoio a um aluno portador de dislexia profunda (confesso que nunca lidei com tal problema)a partir do próximo dia 27/10. Contudo, a escola possui três professores de Ensino Especial, com formação específica para lidar com a situação. Não tendo eu qualquer formação ou aptência (nem psicológica!) para tal, visto possuir Licenciatura e Mestrado apenas em Literatura, até que ponto será viável e produtivo para o aluno estar a ser acompanhado por um leigo no assunto? Estará a Comissão Executiva… Read more »

João Rei
João Rei
11 anos atrás

ola boa tarde tenho uma criança que lhe foi diagnosticada a dislexia. Um dos sintomas dectectados foi a constante falta de atenção, o não estar quieto e a necessidade de ter contacto fisico comigo quando da realização das tarefas escolares. SINTO QUE NÃO ESTOU PREPARADO PARA LIDAR COM O ASSUNTO DA MELHOR MANEIRA Se pudessem ajudar nesse sentido agradecia, ajuda através de algum centro que me informasse dos métodos a utilizar nesse acompanhamento A Criança tem 7 anos, vai fazer oito em breve e está no 2º ano(2ª classe), passou mas tem muitas dificuldades em ler Atenciosamente, aguardo uma breve… Read more »

Marcelo Reis
Marcelo Reis
12 anos atrás

O site relevante para este tema é o http://www.clinicadislexia.com