Em razão da tragédia ocorrida no Japão, muito se tem falado em Iodeto de Potássio, mas o que vem a ser  esta substância? O Iodeto de Potássio é um sal branco cristalino de fórmula química KI, usado em fotografia e tratamento radioterápico. Pode ser obtido quimicamente através de diversas composições químicas, porém o nosso objectivo é apenas elucidar qual a utilidade do Iodeto de Potássio contra a ameça de radiação que vem assolando o Japão.

Em uso médicinal o Iodeto de Potássio pode servir como anti-sépico para pessoas com inflamações na garganta, além disso pode ser usado para  proteger contra a acumulação de iodo radioativo na tireóide, saturando o corpo com uma fonte estável de iodo antes da exposição à radiação. Por isso no Japão as pessoas estão  ingerindo sob orientação médica capsulas de Iodeto de Potássio. Segundo a OMS esta atitude  ajuda a prevenir o câncer de tireóide. O Iodeto de Potássio é encontrado em cásulas e xarope.

No caso de um acidente nuclear podem ser emitidos no ar partículas radiotivas, das quais o iodo-131 substância perigosa, porque ao se concentrar na tireóide pode ocasionar o câncer de tireóide. Porém é importante que antes de tomar o Iodeto de Potássio, você tenha certeza de que isso é realmente necessário já que o mesmo provoca efeitos colaterais.Consulte o seu médico e peça a opinião dele acerca deste assunto! 🙂
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here