Toy art, designer toys ou urban vinyl são alguns dos termos usados para definir “brinquedo de arte”. Apesar de ter o nome de brinquedo, este objeto tem um designer diferenciado e não é produzido com o intuito de brincar, ele é feito com o objetivo de ser uma  peça de coleção ou até mesmo de decoração.

Ao contrário dos brinquedos, um toy art é produzido em número limitado e normalmente são numerados ou assinados, não existindo reedições excepto se for disponibilizada uma nova versão de grafismo.

Um toy art é produzido com base em qualquer super herói, personagens de banda desenhada, celebridades, grandes nomes, animais de estimação, ou qualquer outro tema como intergaláctico, cibernético, medieval, pré-histórico, etc., e são produzidos nos mais diversos materiais como acrílico, plástico, tecido, metal, resina, papel e madeira.

Estima-se que os primeiros coleccionadores de toy art começaram a surgir na década de 1970 e 1980, sendo que as peças mais coleccionáveis eram os bonecos da Playmobil, o boneco aventureiro Falcon, a boneca Susi e outros super heróis como Super Homem, Homem Aranha, Batman, etc.

Mais recentemente também a Hello Kitty se transformou em toy art pelas mãos do artista Joseph Senior e não esquecer claro a coleção Funko Pop com uma lista infindável.

pop-collection

Termos utilizados no Toy Art

São diversos os termos utilizados entre os fabricantes, artistas, designers e os colecionadores. De seguida mostramos-lhe quais são e o seu significado:

DIY – Do It Yourself, ou “faça você mesmo”

São vendidos em branco para que quem os adquire os possa personalizar a gosto, ficando assim com um boneco exclusivo.

Customs – Customizações

Artistas e designers modificam o boneco para obterem um design único utilizando o formato do boneco.

Séries

Uma série do mesmo brinquedo mas com variações de modelos.

Blind Box

São surpresa até abrir a caixa, uma vez que vêm fechados em caixas lacradas.

Open Box

A fim de evitar repetições de toys, os bonecos vêm numa caixa aberta para se poder visualizar.

Ratio

É a proporção em que se pode encontrar um toy numa blind box. Isto é, se um toy tiver um ratio de 2/25, quer dizer que num lote de 25 boxes podem-se encontrar apenas 2 iguais. Os mais raros de encontrar são os 1/100 e 1/400, por exemplo.

Chases

São unidades secretas de uma determinada série que existem em qualquer linha de toys, blind box ou não. Aqui a imagem da peça não vem  na embalagem e, o produto lançado não é divulgado com antecedência.

Em suma, toy art é considerada uma forma de arte contemporânea, tendo sido já diversos os profissionais como designers de moda, artistas plásticos, grafiteiros e celebridades já viram a sua linha lançada no mercado mundial.

As peças têm os mais variados preços e quanto mais raro for o boneco mais caro é.

O intuito do toy art é, causar alguma reacção no observador tal como qualquer outra obra de arte.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here