Férias é sinônimo de crianças em casa, e crianças dentro de casa não combina  já que elas sempre ficam inquietas e acabam colocando o local de pernas para o ar. Uma boa opção de passeio para as férias são as Quintas Pedagógicas. As Quintas Pedagógicas não se enquadram em nenhum molde de qualquer educação formal que você imaginar. Só por isso você já sabe que as Quintas Pedagógicas além de uma opção de lazer é um ótimo local também para se aprender algo novo.

As Quintas Pedagógicas são locais onde as crianças podem aprender e se divertir ao mesmo tempo. É por isso este tipo de projeto tem um caráter lúdico educacional. Mas não é nenhum método que você já tenha visto em nenhum outro local.

quintas
Nas quintas pedagógicas as crianças conhecem todos os tipos de animais rurais, e aprendem como cuidar da horta!

Geralmente as Quintas Pedagógicas ficam localizadas em grandes espaços verdes,  e tem o objectivo de sempre melhorar e inovar para fazer com que as crianças possam ter uma oportunidade única de contato com a natureza. Atualmente é muito difícil as crianças verem a natureza de perto e poderem assim tocar e vivenciar tudo. O projecto das Quintas Pedagógicas trás essa oportunidade das crianças se maravilharem com a beleza e a simplicidade da natureza.

As Quintas Pedagógicas fazem com que as crianças vivam toda a vida que se vivia e ainda se vive na zona rural das cidades. As tradições rurais de norte a sul de Portugal estão ali retratadas, até mesmo as festividades do calendário rural português.

Nas Quintas Pedagógicas as crianças podem vivenciar todos os processos rurais como participar de lavouras, hortas e pomares, além de desenvolverem tarefas do dia a dia rural como cuidar dos animais domésticos, colocar a mão na terra e até descobrir todo o processo de feitura do pão e da manteiga. É uma excelente opção para os tempos livres das crianças! 🙂

Conheça mais sobre os animais que uma quinta pedagógica tem em: Bicharada

Veja no vídeo abaixo uma reportagem feita em uma quinta pedagógica e aprecie os diversos tipos de actividades que uma criança poderá vivenciar lá:

1 COMENTÁRIO

  1. Muito interessante o projeto Quintas Pedagógicas! É disso que nossas crianças precisam hoje em dia, de maior contato com a natureza e atividades que deixam de fazer por conta das tecnologias da atualidade.
    Abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here