A saúde bucal é uma das coisas mais importantes a serem cuidadas. O sorriso é o cartão de visitas das pessoas. Mas parece que os adolescentes  não tem muito cuidado com os dentes, nem com a saúde bucal, e é aí que problemas como a placa bacteriana e o tártaro podem aparecer. A placa bacteriana é uma película que se forma nos dentes. Ela é pegajosa e incolor e é proveniente das bactérias e dos açúcares que ficam nos dentes, mais especificamente sobre eles. A placa bacteriana é a causa principal das cáries e da gengivite, muito comum em pessoas que não cuidam corretamente da higiene bucal. Se não removida correctamente, a placa bacteriana pode causar o tártaro que se forma a partir do momento em que a placa bacteriana se endurece. Então, muito cuidado e atenção a escovação dos dentes para não ter um problema maior.placa-bacteriana

Todas as pessoas tem a placa bacteriana, já que as bactérias estão ali para se aproveitar dos nutrientes que estão nos alimentos que ingerimos. A placa só vai ser nociva quando o ácido que as bactérias produzirem começarem a atacar os dentes; isso geralmente acontece depois das refeições. Quanto mais ataques o dente sofre, mais fraco ele fica e assim as bactérias tem o caminho liberado para formar as cáries.

Outro malefício da placa bacteriana é a irritação nas gengivas, geralmente bem ao redor dos dentes. Essa inflamação é chamada de gengivite. A pessoa estará com gengivite se a gengiva estiver irritada, inchada e sangrando. Há casos mais graves em que tudo isso pode causar até mesmo a perda do dente.

Para evitar o aparecimento da placa bacteriana é importante escovar sempre os dentes após as refeições, usar regularmente o fio dentar e limitar a ingestão de açúcares e de amido, além é claro de fazer uma visita regular ao dentista para a limpeza mais profunda dos dentes.

O outro problema que pode aparecer é o tártaro, que é a placa bacteriana endurecida e que fica sobre os dentes. É o tártaro que tem o poder de causar as cáries,  a gengivite e outros problemas mais sérios.

Além de todos esses problemas, o tártaro também causa o problema estético já que o tártaro faz com que os dentes manchem com mais facilidade e isso torna o sorriso feio e irregular. O  tártaro é bem visível e você pode tratá-lo assim que perceber o seu aparecimento; o mais comum é você perceber o aparecimento de algo marrom ou amarelo na altura da gengiva.

O tártaro é combatido também com uma higienização correcta dos dentes e com a ajuda de uma pasta de dente correcta; uso de fio dental e visitas ao dentista também ajudam no combate ao tártaro e no aparecimento de doenças mais graves.

Por tudo isso o cultivo dos hábitos de higiene é muito importante desde que quando o seu filho ainda é um bebé!  🙂

Procedimentos que ajudam a combater a placa bacteriana e o tártaro:

1- Escovar os dentes após as refeições.
2- Utilizar fio dental diariamente.
3- Utilizar higienizador bucal liquido para bochechos diários.
4- Antes de dormir escovar os dentes.
5- Visitar regularmente o dentista.
6- Trocar de 3 em 3 meses a escova de dente por uma nova.
7- Utilizar um bom gel dental.
8- Sempre que sair, ou viajar levar consigo escova, gel dental e fio dental para higienização eficaz dos dentes.

Veja o vídeo abaixo que mostra a manifestação da placa bacteriana nos dentes, posteriormente a calcificação que é o tártaro e os procedimentos que o dentista tem de fazer para eliminar o problema, evitando assim a perda dos dentes:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here