As abelhas são insetos que vivem em sociedade, elas se agrupam nas chamadas colméias. As abelhas são um dos animais mais antigos do mundo, com quase 40 mil anos de existência. As maiores características das abelhas são justamente a vida na colméia, já que elas são extremamente organizadas e trabalhadores, cumprindo seus papéis para que a colméia possa se desenvolver. Em cada colméia pode existir até 60 mil abelhas, mas somente uma abelha fêmea, chamada de rainha; ela é a responsável por povoar a colméia.

A abelha rainha nasce de um ovo comum. A diferença é que ela é alimentada com um alimento especial, diferenciado e rico em proteínas, ou seja, ela é alimentada com a geléia real. A única função da rainha é botar ovos; ela copula apenas uma vez com vários zangões. A abelha rainha tem uma vida útil de 5 anos; é fácil diferenciá-la das outras abelhas, já que o seu abdômen é maior e mais claro do que a das outras abelhas.

Depois da abelha rainha, em uma colméia também se encontram as operarias. Elas têm funções definidas conforme a sua idade e realizam tarefas como limpar a colméia, cuidar das novas larvas, produzirem a cera, construir o favo, armazenar alimentos e até mesmo proteger a colméia de possíveis invasores.

O zangão também vive na colméia e nasce de um ovo que não foi fecundado. Ele tem a exclusiva função de reproduzir e morre logo depois de copular com a rainha. É sua única e exclusiva função no reino das abelhas.

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Superfamília: Apoidea
(sem classif.) Anthophila

Categoria das abelhas

As abelhas podem ser divididas em sociais, solitárias ou parasitas. Todas elas desempenham uma determinada função na colméia e tem a sua importância assegurada, As abelhas sociais são aquelas que vivem na colméia e são a minoria dentre a vasta quantidade de espécies de abelhas existentes, porém essas são as abelhas mais conhecidas.

As abelhas solitárias fazem o seu ninho próprio em pequenas células onde depositam o pólen e o néctar das plantas, nessas células elas depositam os seus ovos. Depois dessa operação concluída, elas fecham o casulo e vão embora. Elas constroem os ninhos em qualquer lugar, como pedras, madeiras podres ou ninhos abandonados de outros insetos.

As abelhas parasitas são aquelas que na verdade roubam o ninho de outras abelhas para assim depositar os seus próprios ovos. Algumas chegam a depositar os ovos e ir embora, deixando com que a abelha que construiu o ninho cuide dos ovos.

Curiosidades sobre as abelhas

As abelhas se comunicam através dos movimentos que fazem com as asas quando estão no vôo. Elas conseguem descobrir, apenas pelo cheiro o tipo de flor e a quantidade de néctar que ela armazena. Feita essa descoberta, elas voltam até a colméia e avisam as companheiras onde está o alimento; elas usam uma espécie de dança para comunicar a direção exata a ser seguida.

Abelha

Legenda Legenda
1 Língua (ou Probóscide) 23 Intestino delgado
2 Orifício do tubo excretor da glândula da mandíbula posterior 24 Tubos de Malpighi
3 Mandíbula inferior 25 Glândulas rectais
4 Mandíbula superior 26 Bolsa de excrementos
5 Lábio superior 27 Ânus
6 Lábio inferior 28 Canal do ferrão
7 Glândula da mandíbula frontal (glândula mandibular) 29 Bolsa de veneno
8 Glândula da mandíbula posterior 30 Glândulas de veneno
9 Abertura da boca 31 Arcos do canal do ferrão
10 Glândula da faringe 32 Pequena glândula
11 Cérebro 33 Vesícula seminal
12 Ocelos 34 Glândulas ceríferas
13 Glândulas salivales 35 Gânglios abdominais
14 Músculos torácicos 36 Tubo da válvula
15 Postfragma 37 Intestino intermédio
16 Ala frontal 38 Copa (entrada do estômago)
17 Ala posterior 39 Bolsa do mel (bucho)
18 Coração 40 Aorta
19 Estigmas 41 Tubo digestivo
20 Saco aéreo 42 Cordão neuronal
21 Intestino médio (intestino quiloso, estômago) 43 Palpe labia
22 Válvulas cardíacas 44 Metatarso

As abelhas produzem o mel, a geléia real, pólen, a própolis e o veneno. O mel é muito conhecido dos seres humano e é consumido desde a antiguidade e só foi substituído quando o açúcar surgiu. O mel é um dos poucos alimentos doces que consegue ser rico em sais minerais, vitaminas, proteínas, hormônios naturais, aminoácidos e também uma incrível ação antibactericida; tudo essencial para a vida do homem.

A geléia real possui uma considerável quantidade de lipídeos, carboidratos, vitaminas, proteínas e vitaminas que auxiliam na regeneração das células. O pólen é constituído de vitaminas, proteínas e hormônio. É o alimento mais indispensável da vida de um ser vivo, tanto é que ele é chamado de pão das abelhas.

O própolis é um antibiótico poderoso e totalmente natural. Ele é formado por resinas e ceras que crescem dentro do tecido vegetal. Ele ainda é formado por enzimas salivares e materiais inorgânicos. Ele é um poderoso bactericida, antiinflamatório, cicatrizante, antifungos e anestésico.

O veneno da abelha não chega a ser fatal ao homem. Ele só chega a matar o ser humano se aplicado em grande quantidade ou em pessoas que possuam alguma alergia a ele. A picada da abelha também é perigosa para a própria abelha, já que ela morre após picar alguém ou alguma coisa, já que não sobrevive sem o ferrão.

Alguns conteúdos sobre Abelhas usados a partir Wikipédia

Ler também: Como funcionam as Abelhas

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vera
Vera
8 anos atrás

Adorei as informações, que estão sendo utilizadas como pesquisa pela minha neta Yasmin que estuda na Escola Adventista de Florianópolis, no primeiro ano. Obrigada. Vovó Vera

lyvya
lyvya
8 anos atrás

nossa muito inprecionante