Mais uma vez atendendo ao pedido dos visitantes do Portalis, vamos abordar um tema que pode ser muito útil para pesquisas escolares. Os dinossauros são repteis que viveram na era triássica, ou seja, a cerca de 225 milhões de anos atrás. O termo dinossauros vem do grego "deinos", terrível, e "saurus", réptil.

 

Eles eram os animais que dominaram a fauna terrestre até o período Cretácio, ou seja, até mais ou menos 65 milhões de anos. Somente depois disso é que eles começaram a ser extintos, apenas uma pequena parte deles, como as aves evoluíram e sobreviveram, dando origem as aves que conhecemos atualmente.

A primeira menção a palavra dinossauros vem de 1842, quando o paleontólogo inglês Richard Owen fez uma palestra falando dos fósseis dos repteis. Foi ele o primeiro a descobrir que esses animais na verdade estavam divididos em grupos distintos e pode também analisar os fósseis com os repteis ainda vivos e ver se havia alguma semelhança entre eles.

Sauroposeidon1-300x198


Sauroposeidon comparado ao tamanho de um homem – Autor da Imagem LadyofHats – Wikipédia

As características mais marcantes até então descobertas eram o facto deles serem animais de grande porte, muito semelhante aos crocodilos; terem um encaixe de membros diferentes dos demais répteis que eram conhecidos e terem ossos maiores e mais finos, indicando que eles eram animais de hábitos totalmente terrestres.

O primeiro fóssil encontrado era de um Eoraptor e é datado de 235 milhões de anos.  Muitos paleontólogos acreditam que o Eoraptor é o descendente em comum de todos os outros dinossauros que já surgiram, mas ainda não há nada comprovado. Os estudos mostram que os primeiros dinossauros eram de porte pequeno e provavelmente bípedes com hábitos alimentares parecidos com predadores. Essa afirmação só ocorreu quando fósseis foram achados em uma rocha na Argentina, eles eram datados da era triássica. O ponto mais alto da evolução dos dinossauros se deu entre as eras Jurássicas e Cretácea, quando os animais tinham grande porte e eram maiores que 1 metro de comprimento. Foi nessas duras eras que os dinossauros realmente dominaram a terra.

Eoraptor-wikipedia-300x180

Eoraptor – Imagem da Wikipédia

Divisão dos dinossauros

Os dinossauros podem ser divididos em seis grandes grupos:

– Terópodes, os maiores predadores da terra;
– Saurópodes, os maiores dinossauros que já habitaram a terra;
– Ceratopsídeos, dinossauros cuja a característica principal era possuir um adorno na cabeça;
– Estegossauros, que tinham como característica peculiar possuir placas nas costas;
– Anquilossauros, chamados de dinossauros blindados, já que possuíam um tipo de porrete ou arma na cauda;
– Ornitópodes, dinossauros que também eram muito conhecidos como dinossauros-bico-de-pato.

Processo de extinção dos dinossauros

Muitos paleontólogos acreditam que o processo de extinção dos dinossauros começou a acontecer aproximadamente a 65 milhões de anos e proporcionou a extinção em massa desses animais. Na verdade a extinção foi tanto da fauna, quanto da flora terrestre. Muitas são as teses para que isso tenha acontecido. A mais famosa de todas e até mesmo a mais provável é que um grande asteróide tenha atingido a Terra e levantando uma poeira tão densa que impediu que a luz solar chegasse ao solo. Muitas plantas realizam fotossínteses para poder se alimentar e sem a luz solar teriam morrido. Com a morte das plantas, os dinossauros vegetarianos também não encontravam alimento e foram morrendo. Sem alimento, já que os animais vegetarianos estavam acabando, os carnívoros também foram sendo extintos, já que não encontravam alimentos.

3 COMENTÁRIOS

  1. eu conheço 10 dinossauros anquilossauro braquiossauro elasmossauro t-rex estegossauro tricerátops velocirapitor pterodáctilo arqueoptérix e compsognato

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here