Não é raro você ver algum adolescente com um cigarro na não. É muito comum os jovens começarem a fumar desde cedo, seja por moda, vicio ou costume da família. Mas o cigarro é um vício, e como todo vício é muito prejudicial a saúde dele e você deve ficar atenta para que ele não caia nessa armadilha.

Nesses casos, a prevenção e a conscientização são as melhores maneiras de prevenir que os jovens comecem, experimente e caíam no vício do cigarro. Mas é claro que há um jeito todo especial em se tratar o assunto, já que os jovens muitas vezes encaram essa conversa como chatice ou como um assunto parvo.

O melhor método é o debate. Mostrar para o adolescente que as vontades dos amigos não podem superar as vontades pessoais do jovem e que ele não precisa seguir tudo o que o grupo faz.  Começar a fumar para o jovem é uma questão de auto-afirmação dentro de um determinado grupo. Por isso mesmo a conversa dentro de casa e o apoio são fundamentais para que o jovem se sinta sempre seguro de si e confiante para não precisar recorrer a nenhum artifício para se inserir dentro de um grupo.

O jovem é ávido por boas informações e conversas, basta apenas a pessoa que vai conversar com ele estar muito bem preparada para responder claramente a todas as dúvidas que surgirem.

O problema do jovem é que ele se acha invencível, um super-herói que nunca vai sofrer nada e nem ficar doente. Então ele começa a fumar pensando que câncro  e outras doenças não vão atingi-lo nunca. Esse é o maior erro do jovem, nunca pensar nas conseqüências, e é por isso mesmo que uma boa conversa pode esclarecer tudo e deixar ele mais consciente.

Não assuste o adolescente, converse com calma e não toque no assunto de câncro ou impotência. Diga que os primeiros sintomas são que os dentes ficam amarelos, o hálito fica ruim e as roupas e os dedos ficam com cheiro desagradável.

Se isso não resolver comece a falar das implicâncias para a saúde dele como câncro, impotência, problemas cardíacos, asma, alergias, e etc. A maneira que os pais se comportam e a família em si é que vai dizer qual a reação do jovem com o cigarro.

Filhos de pais fumantes têm muito mais chances de serem fumantes já que os pais são espelhos para os filhos. É por isso mesmo que você deve ficar atenta aos sinais que dá ao seu filho para que ele não cometa os mesmos erros que você.

Veja abaixo o vídeo “Fumar Pra Quê?” trata-se de  uma animação que foi realizada como projeto de conclusão do curso de Design Gráfico da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, em dezembro de 2006, pelos formandos Flávio Lima, Luís Maurício Castaño e Raphael Aguiar. O  trabalho baseou-se no trabalho, e no livro eletrônico (e-book) “Fumar Pra Quê, Meninas e Meninos?”, de Alexandre Milagres, do CAT, ativista e médico pneumologista.

Para maiores informações visite: – Cigarro | MED



4 COMENTÁRIOS

  1. Ola’ !
    Eu estou fazendo um trabalho para a escola. E gostei mto do que vi…
    Gostava e esperava que todos os adolescente que ainda nao fumao e ate’ mezmo aqueles que fumao le-sem o que vem nesta pagina… Bom e e’ tudo
    Adeus ate’ um dia

  2. Boas!
    Eu estou a fazer um trabalho para a escola e gostei muito do seu blog…. Essa sua preocupação é normal mas nessa idade as pessoas exprimentam coisas novas tipo fumar e beber é obvio que se não tiver cabeça acaba numa cama de hospital :S….. Mas creio que não é nada mas se tiver muito preocupado consulte um especialista. 😉
    ABC

  3. Eu comecei a fumar por uma simples curiosidade, depois comecou a ser depois da refeiçao depois 1 a cada intervalo da escola comecei a depender disso.
    Já fumo á um ano, mas faz amanha 1 semana parei de fumar porque sei que faz muito mal mas desde que deixei o tabaco comecei a ter uma sensaçao no peito(caixa toracica) tambem tive a ver as doenças que podiam ter os fumadores e fiquei com isso tudo no meu pensamento e nao consigo tirar isso da cabeça, e tenho sentido não é bem dor e so uma sensaçao de ansiedade não sei pelo peito será alguma doença ou apenas da minha cabeça por causa do que li.

    E eu fumar 1 ano (tenho 16 anos) será que fico doente assim tao rapidamente?

    Queria que me responde se por favor. Obrigado 🙂

    • Ola Ricardo de facto fumar não é benéfico a saúde e que bom que vc resolveu parar. Geralmente o fumo provoca a curto prazo problemas respiratorios a quem por exemplo tem asma, bronquite, rinite alérgica, etc. A longo prazo provoca serios problemas no coração, cancer no pulmão, garganta e outros orgãos. Fumar somente um ano nao creio que tenha te causado problemas e afinal vc é muito jovem ainda, consequentemente ainda é forte e provavelmente cometeu poucos abusos relativamente a fumo e bebida alcoolica. Penso que talvez vc esteja impressionado com o que leu, e saiba tb que o seu organimso demora um pouco até se acostumar sem a nicotina e é normal que vc possa ter algumas reaçoes de ansiedade. Mas caso esteja mesmo em dúvida pode consultar um médico de familia para poder ficar mais tranquilo, e lembre-se fumar: Nunca mais! 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here