O Verão e as picadas, bem como o calor implicam uma série de alterações no ambiente. Quando falamos em ambiente, usamos este termo de uma forma genérica, pretendendo com a sua aplicação transmitir que o ambiente é o próprio clima, as espécies que com ele interagem, e as pessoas.

De facto, a chegada de maior calor provoca a migração de certas espécies de pássaros e insetos. Tal acontece porque certos tipos de seres apenas conseguem adaptar-se a certas condições climatéricas, e por isso procuram deslocar-se para os locais onde esse clima é favorável.

Sendo que o calor atrai uma data de insetos significativa, surgem aqui os problemas das picadas. Durante a noite as pessoas são frequentemente picadas por insetos que procuram alimentar-se do sangue humano.

Mas, como evitar este problema?

Ao longo do tempo foram aparecendo produtos e técnicas tradicionais para evitar as picadas de insetos, embora nem tudo seja de facto verídico.

Ao nível mais tradicional, é comum colocar nas divisões onde as pessoas dormem pequenas chávenas com vinagre. Supostamente o vinagre atrai os mosquitos que acabam por morrer devido à acidez.

A um nível já mais científico, digamos, existem no mercado vários cremes com fórmulas repelentes. Quase todos eles contêm dietil-m-tuloamida, esta que é uma substância usada na indústria há já bastante tempo, e que basicamente serve para enganar os mosquitos.

Por outro lado, deixar janelas e cortinas abertas com focos de luz em divisões não é uma boa opção. A luz atrai os mosquitos, portanto sempre que possível ou mantenha a luz apagada, ou enquanto necessitar dela acesa tente não abrir cortinas nem janelas.

As picadas de insetos são definitivamente um dos principais problemas do Verão, mas cuja solução pode ser muito simples.

Gostas-te das nossas dicas? Conta-nos o que fazes para evitar as picadas dos insetos no verão?

0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments