Obesidade na adolescência: causas, consequências e como lidar
Atualmente a obesidade na adolescência é considerado um problema de saúde pública, podendo trazer consequências na saúde física e mental do adolescente.
De forma objetiva, no nosso artigo de hoje vai entender as possíveis causas, consequências e como lidar com o problema de obesidade na adolescência.
Confira o que preparamos…
Obesidade na adolescência – Causas
A obesidade na adolescência não tem uma única causa, geralmente é a combinação de vários fatores, tais como:
– Genética: Pesquisas revelam que filhos de pais obesos possuem maior probabilidade de desenvolver a doença;
– Fatores individuais: Mesmo a genética ajudando e sendo um fator a ser levado em consideração, cada um de nós tem um metabolismo e isso influencia para ganhar ou perder peso;
– Fatores ambientais: O ambiente tem uma relação muito direta com a obesidade na adolescência, ou seja, falta de exercício físico, comer de tudo sem controle, etc;
– Doenças: Em casos mais raros a obesidade pode ser causada por doenças endócrinas ou síndromes genéticas.
Obesidade na adolescência – Consequências
Problemas psicológicos
A obesidade na adolescência tem diversas consequências físicas, como vai constatar mais à frente.
Contudo, o adolescente sente e sofre muito mais pelas consequências psicológicas.
O adolescente obeso tende a ter problemas de autoimagem, de autoconfiança e de autoestima. Pode ainda desenvolver transtornos alimentares, depressão, ansiedade e as hipóteses de ser vítima de bullying na escola aumentam ainda mais.
Hipertensão arterial
A obesidade é responsável pela maioria dos casos de aumento da pressão arterial, o adolescente é muito novo para se preocupar e controlar isso.
Diabetes do tipo 2
Doença crônica, silenciosa e sem cura que se dá pelo aumento da insulina. Além disso, a diabetes causa outros problemas de saúde, como renais, oculares, cardiovasculares, entre outros.
Problemas oncológicos
Consultando especialistas facilmente encontramos um consenso sobre obesidade e o maior risco para desenvolver cancro.
Obesidade na adolescência – Como lidar?
A adolescência, geralmente, não é uma fase fácil e lidar com a obesidade, junto com a mudança necessária do estilo de vida, sem dúvida que é um desafio.
Os pais precisam encarar a obesidade como uma doença que deve ser tratada, tudo isto para que o adolescente cresça de forma saudável e não tenha problemas de saúde na vida adulta.
Começando pelo estilo de vida, como citado, que é a principal forma de combater a obesidade.
Sair do sedentarismo, mudar a alimentação e fazer acompanhamento médico e nutricional é uma parte do processo vista como fundamental.
Exige dedicação tanto do adolescente, como da família, que deve apoiar ao máximo essa mudança.
O psicólogo tem um papel importante durante esta mudança, visto que é essencial mudar a mente, principalmente quando se trata de mudança de hábitos e de compulsões alimentares.
O ideal é cuidar de todos estes aspectos, desde a infância. Lembre-se que os hábitos são criados dentro de nossa casa e como pais acabamos por ser responsáveis por isso.
Mais do que uma questão estética (mesmo isso importante nessa fase), a mudança é necessária para a saúde.
Procure ajuda dos profissionais indicados hoje mesmo.