O Dia das Mães é comemorado no Brasil sempre no segundo domingo do mês de maio, e em Portugal a data é comemorada no primeiro domingo do mês de maio em homenagem à Virgem Maria e a Nossa Senhora de Fátima; porém antigamente o Dia das Mães em Portugal era celebrado no dia dia 8 de Dezembro, dia da Nossa Senhora da Conceição.

Em outros países o Dia das Mães é celebrado em datas diferentes e em cada um deles o motivo pode estar relacionado a uma celebração religiosa, ou a alguma tradição especial daquele país.

Comercialmente em Portugal e no Brasil, o Dia das Mães é a segunda melhor data do comércio, depois do Natal. A origem do Dia das Mães tem algumas versões, porém a mais conhecida é de que as amigas de uma jovem americana Anna Jarvis, que havia perdido a mãe e vivia um período de grande tristeza, decidiram no início do século XX, fazer uma festa em homenagem à mãe de Anna.

origem-do-dia-da-maes

Anna Jarvis ficou tão emocionada que decidiu que a festa deveria ser doravante uma  homenagem à todas as mães vivas ou já falecidas, e em 1914 a data foi oficializada nos Estados Unidos; sendo posteriormente difundida em todo o mundo. No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi em 12 de Maio de 1918, sendo uma iniciativa da Associação Cristã de Moços de Porto Alegre.

Nesta data filhos de todo o mundo oferecem às suas mães uma prenda, os que infelizmente não têm mais suas mães vivas, oferecem uma homenagem em forma de flores, um verso, orações, uma celebração religiosa ou um ato que de alguma forma possa homenagear suas mães.

Deixando de lado a parte comercial da data, onde bem sabemos que é natural que o comércio e a indústria se aproveite de datas como essa para aumentar seus lucros, o importante é lembrarmos de tudo que muitas mães fizeram em prol de seus filhos; e pensarmos que o Dia das Mães deve ser todos os dias. À elas todo o nosso carinho, amor e respeito TODOS OS DIAS de nossas vidas! 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here