Os Principais Problemas de Aprendizagem

A educação nem sempre é cercada apenas por sucessos. Alguns alunos podem apresentar problemas ou dificuldades na hora da aprendizagem. É importante que a família e os professores estejam sempre atentos aos alunos para que, percebendo algum problema ou dificuldade em sala de aula ou em casa possam em conjunto achar a melhor solução para o aluno para que ele possa desenvolver um método próprio de aprendizagem e não se sentir excluído ou rotulado.

As dificuldades das crianças podem ser fatores orgânicos ou até mesmo emocionais. Mas os professores e os pais devem perceber se essa dificuldade não está ligada a preguiça, cansaço, sono, agitação, tristeza ou outros fatores que desmotivam o aluno a aprender.

As dificuldades mais comuns, além da dislexia são a disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O aluno que possui alguma dessas dificuldades na hora de aprender acaba sendo motivo de chacota e rejeição por parte dos colegas.

A dislexia é a dificuldade que a criança tem, principalmente na leitura, o que impede que ele fale a própria língua fluentemente. Ele faz troca ou omite as letras e até mesmo inverte sílabas e lê lentamente. Ainda não se sabe as causas da dislexia, mas cientistas apontam fatores genéticos como a causa.

A disgrafia pode estar associada à dislexia, já que alunos que encontram problemas na fala acabam por ter dificuldade na escrita também. Outro fator é o de que o aluno escreve de forma ilegível ou desorganizada ao produzir um texto.

Já a discalculia diz respeito à dificuldade que o aluno tem em fazer cálculo e trabalhar com números; geralmente a criança não sabe identificar, nem usar os sinais das quatro operações; não entendem enunciado dos problemas nem a sequência lógica. É um dos problemas mais sérios, porém ainda é o mais desconhecido.

A dislalia é a dificuldade que a criança tem quando fala, ou seja, ela pronuncia de forma errada das palavras, troca fonemas e a fala acaba tornando-se confusa e incompreensível. A maior parte das crianças que possui essa dificuldade é devido a problemas no palato, flacidez na língua ou lábio leporino.

A criança que tem disortografia apresenta uma dificuldade na escrita, o que pode ser conseqüência da dislexia. As principais características são a desmotivação para escrever, separação ou aglutinação indevida das palavras e falta de compreensão do uso dos sinais de pontuação e acentuação.

E por ultimo o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, mais conhecido como TDAH. Ele é um problema de ordem neurológica, juntamente com inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade. Esses diagnósticos só devem ser feitos por profissionais capacitados para a criança não ser rotulada erroneamente.

3 thoughts on “Os Principais Problemas de Aprendizagem”
  1. gostaria de saber qual caminho a seguir minha filha tem 12 anos esta cursando 7º ano mais tem muita dilficuldade de aprendizagem, gostaria que me orientasse qual procedimento a seguir a onde posso leva-lá para algum acompanhamento especifico.

  2. Senhora não fique triste por nao ajudarem seu filho!
    Eu sou dilexa,descobrir no quinto ano,mesmo sm condição financeira tive ajuda da minha escola e de proficionais da area de saude;mesmo com muita dificuldade me fornei como uma aluna com 100% de aproveitamento e passei em dois vestibulares.
    Acredite no potencial do seu filho.ele tambem nasceu pra vencer!

  3. Boa noite!
    sou uma mãe que neste momento me encontro muito triste, sem apoio, tenho um filho de 8 anos, que estar no segundo ano, e que vai passar agora para o terceiro ano.
    sem saber lê, sem saber o que é uma soma, não sabe nem se quer separer uma silaba,
    esse ano eu fiz o meu papel de mãe, levando para a escola, mais simplesmente a escola tinha mais um papel de deposito que você vai lá e deixa trancando e depois vai pega-lo.
    tiro a conclusão que foi mais um ano perdido.
    os professores simplesmente despresa o meu filho, e ele não é ajudado na sala de aula.
    fui procurar uma ajuda com a direção da escola, uma solução, e a ú8nica coisa que eu ouvi, foi essas palavras… ( a professora não pode dá atenção para o seu filho, por que já tem muita criança na sala de aula.) a senhora não mtem condições de pagar uma escola para ele?) sem comentarios… só tristezas…
    me ajudem…. me oriente… por favor…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Não copie texto!