Atendendo a pedidos dos visitantes do Portalis que estão em busca de informações sobre os países europeus para realizarem  suas pesquisas escolares, hoje decidimos falar um pouquinho sobre a união européia. A Europa é um dos continentes mais antigos do mundo, dito como o berço da civilização moderna. E com tanta importância histórica não é difícil imaginar que os países que estão dentro do continente europeu sejam tão ou mais importantes quanto o mesmo. Há pouco tempo, os países da Europa resolveram, em comum acordo unir suas forças e formar assim a União Européia. Nesta união fica estabelecido que os países membros fariam transações comerciais entre eles usando uma moeda única.

Geralmente cada país tem sua moeda nacional. Com a criação da União Européia, os países da Europa que se tornaram membros da União deixaram de lado suas moedas nacionais e adotaram uma moeda única, ou seja, o Euro. A União Européia foi criada em 1991 e tinha ao todo 12 países membros. Foram esses primeiros países membros que concluíram e formularam o Tratado de Maastricht. Tratado esse que objetivava todas as regras, a união política, econômica e monetária Dops países membros que estavam participando da União Européia.

O grupo não ficou reduzido a esses 12 países, já que o próprio tratado garantia a livre adesão de qualquer outra nação européia. Os primeiros países da Europa a ingressarem na União Européia foram a Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal e Reino Unido. Outros países como a Áustria, Finlândia e Suécia aderiram a União Européia logo depois. Vários outros países do continente europeu estão aguardando para entrar também na União Européia.

mapa-da-europa

Lembre-se que nem todos os países da Europa fazem parte da União Européia.

Na verdade o nome União Européia só foi adotado oficialmente em 1994, até então o bloco se chamava Comunidade Econômica Européia. Com esse bloco formado, os países membros formaram um mercado único, no qual foram abolidos os sistemas alfandegários, taxas de impostos, restrições ao comércio e teriam uma livre circulação de capitais, mercadorias e pessoas.

bandeira-uniao-europeia

Bandeira União Européia

Os impostos foram unificados e a exigência de um passaporte ou visto para se transitar entre os países membros da União Européia acabou por ser extinto para europeus. Esse livre espaço de trânsito das pessoas ficou sendo chamado de Espaço Schengen. Ele foi constituído em 1995 e é formado por  Portugal, Espanha, França, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo e Alemanha.

Desde 2002 a moeda oficial do bloco da União Européia é o Euro. Apesar de alguma resistência por parte de algumas pessoas e países, o euro é usado em todo o território da União Européia e é uma das moedas mais fortes e sólidas do mundo.

templo-apolo-grecia

Templo de Apolo – Grécia – Foto de Ballista – Wikipédia

Atualmente a sede da União Européia é em Bruxelas, na Bélgica. Uma das metas da União Européia é fazer com que todos os seus países membros estejam no mesmo nível econômico, social e de desenvolvimento para que a União Européia seja realmente um bloco unificado e que assim os países possam se ajudar mutuamente e sofrer menos com as intempéries do mercado mundial.

euro-moeda-europeia

Euro – Moeda Européia

A moeda oficial da União Européia foi escolhida por um plebiscito realizado em 1996. a palavra euro vem de "Euro-pa", ou seja, União Européia. Esse nome foi inventado por um grupo de estudantes espanhóis.  Os primeiro países a adotarem o euro como moeda oficial foram Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Países Baixos, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal; logo em 1 de janeiro de 2002.  Outros países como Andorra, Mônaco, São Marino, Arquipélagos dos Açores, da Madeira, Guadalupe, Martinica, Guiana Francesa e Vaticano não tinham moeda própria e também passaram a adotar o euro como moeda oficial! 🙂

Veja mais informações sobre mapas da Europa em: – Portalis – Mapas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here