Não é muito raro ver adolescentes a se desinteressar pelos estudos e deixar a vida escolar de lado para se dedicar ao trabalho ou simplesmente porque tem uma dificuldade na escola. Tudo isto pode ser fruto de uma péssima visão dele sobre os estudos ou da falta de estímulo. Mas é muito importante que você não deixe que ele pare de estudar. Parar de estudar, nem pensar!

O importante nesta hora é que você deixe bem claro para ele que nenhum trabalho sem estudo será recompensador. A formação e atualização hoje em dia são fundamentais para o sucesso profissional. Diga para ele que de nada adianta parar os estudos e ficar sem perspectiva de crescimento pessoal e profissional.

Hoje são os profissionais mais qualificados que tem preferência no mercado de trabalho. Mostre para ele que parando os estudos, no máximo vai conseguir um subemprego. O trabalho aliado ao estudo é que irão garantir um futuro promissor para ele.

O estímulo dele em continuar estudando será este: de que só irá conseguir uma vida melhor se enfrentar este desafio.  A única coisa que não pode acontecer nesta hora é você aceitar a decisão dele sem questionar ou mostrar o que é melhor para a vida dele. Deixe bem claro que não se trata de uma vontade sua, mas do futuro dele.

Se o caso dele for somente desinteresse dos estudos proporcionado por alguma dificuldade ou atraso devido a ter sido reprovado,  a melhor saída é conversar com calma e pedir ajuda na escola. Não tenha medo de ser rígida e retirar os benefícios que ele tem como mesada ou skate, bicicleta, proibir passeios e limitar o computador; ele não pode ter vida fácil porque parou os estudos.

Às vezes toda essa história de largar os estudos é uma simples rebeldia da idade. Mas você não pode deixar que ele comece a levar isto a sério. Seja firme ao sempre o fazendo lembrar de que é a vida e o futuro dele que estão em jogo e nenhum desafio será obstáculo para que ele seja bem sucedido na vida.

Neste momento você pode e deve tomar as rédeas da situação já que ele claramente não tem idade suficiente para saber os rumos que a vida dele está tomando. Você como mãe nesta hora é a pessoa que o guiará para o caminho que é correto. Não tenha medo de dificultar a vida dele só para que volte a estudar. Todo o sacrifício vale à pena.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here