Pedagogia do Afecto, é um termo criado pelo autor Carlos França, o qual designa as relações interpessoais de afectividade em sala de aula. Resumidamente é a introdução no processo educativo, de teorias e técnicas que façam prevalecer a amizade, a ternura, o toque afectivo, o respeito mútuo, etc. A importancia da educação emocional é fundamental, para que não se criem no futuro individuos altamente intelectualizados (cognitivos) e com baixo equilibrio psicológico.

Esta teoria é oriunda do conceito passado pelo livro muito famoso ‘Terapia do Abraço’ de Kathleen Keating, no qual a autora enfatiza a importancia do contacto fisico entre adultos, e principalmente na formação psicológica da criança.

Estudos cientificos já comprovaram que a criança que é criada com pouco afecto, pouco carinho, pouco contacto fisico, desenvolve-se mais lentamente. Na obra de Kathleen, ela afirma que o abraço é uma forma especial de tocar, porque abraçar faz a gente se sentir seguro, querido, melhora a auto estima, acaba com a solidão e muito mais. Em uma criança o abraço faz milagres, faz com que ela se sinta amada, querida, segura, confortável e com a auto-estima elevada.

Deixo-vos alguns artigos interessantes para a leitura sobre o tema:

Revista Boa Forma

1 COMENTÁRIO

  1. oi tudo bem, gostariade saber se a estatura do meu filho st correta, ele tem oito anos e tem 1,19 cm e pesa 28 kilos…. e eu acho ele pequeno pra idade… a maioria das crianças da idade dele são maiores q ele ….e eu tenho medo q ele fique muito baixinho.
    eu dei uma olhada na tabela e ele st entre o minino, sera q ele vai precisa tomar hormonio ?
    estou tentando acompanha seu crescimento, qual é a media de uma criança cresce é por mes ou por ano ?? eu fico muito preocupada com isso ? me aconselhem o que devo fazer.
    obrigada
    aguardo a resposta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here