Donald Fauntleroy Duck  ou simplesmente Pato Donald é um dos personagens mais famosos dos estúdios Walt Disney. O Pato Donald tem uma característica bastante peculiar, além do fato de ser um pato; ele tem a voz rouca e é muito teimoso. Isso faz com que seja difícil não imaginar em quais confusões ele se mete. Originalmente, Pato Donald foi criado em 9 de Junho de 1934 e rapidamente se tornou um dos desenhos de maior sucesso e repercussão que os estúdios Disney poderiam ter.

A primeira dublagem do Pato Donald foi feira por Clarence Nash. Ele mesmo foi descoberto pelo próprio Walt Disney quando caminhava pelas ruas de Los Angeles. Ele mesmo que reparou que aquela foz daria personalidade ao personagem; foi então que surgiu a voz rouca e inconfundível do Pato Donald.

O próprio Pato Donald já fez duas viagens ao Brasil. Ele estrelou dos longa-mentragens no Brasil. O primeiro é de 1943 e se chama “Alô Amigos”, o segundo foi feito em 1945 e é intitulado “Você já Foi à Bahia?”; neste último ele ganha a companhia do único personagem da Disney que remete ao Brasil, o famoso Zé Carioca.

E assim como o Mickey, Pato Donald também tem uma namorada. É a Margarida, que surgiu no desenho de 1940. Além da amada, Pato Donald ainda ganhou em 1973 três sobrinhos, mais conhecidos como Huguinho, Zezinho e Luizinho. Esses três acabaram fazendo tanto sucesso que ganharam um desenho próprio já no ano seguinte.

pato-donald

No começo, Pato Donald figurava em histórias em quadrinhos juntamente com Mickey. Foi Carl Barks que resolveu, mais tarde, adaptar um roteiro feito inicialmente para Donald, Mickey, Pateta e Pluto para que só fosse estrelado por Pato Donald e seus sobrinhos. A história ganhou o título de Donald Duck Finds Pirate Gold, ou na tradução, Donald Encontra o Ouro dos Piratas. A primeira publicação dessa história aconteceu em 1942.

O sucesso da ideia de Barks foi tanta, que ele produziu histórias desse tipo até 1967. Tanto entrosamento com Pato Donald fez com que Carl Barks ficasse conhecido como “Homem dos Patos”, já que além as histórias do Pato Donald e seus sobrinhos, ele foi o criador e idealizador de outro pato famoso da Disney, o Tio Patinhas, o mais rico de todos.

O local de morada de Pato Donald é Patópolis, ou Duckburg originalmente. Nesta cidade, além de Pato Donald vivem também Tio Patinhas, Huguinho, Zezinho e Luisinho, Margarida e outros desenhos que só aparecem de vez em quando, considerados menos importantes.

A primeira aparição da cidade do Pato Donald aconteceu em 1944, também em uma história criada por Carl Burks. Ela estrelou na edição 49 de Walt Disney’s Comics and Stories. A cidade fictícia de Patópolis fica no estado também fictício de Calisota. Neste estado ainda ficam Gansópolis, a principal rival de Patópolis e Saint Canard, que é ligada a Patópolis por uma ponte. Ainda perto de Patópolis, fica o sítio da Vovó Donalda, avó de Pato Donald por parte de pai.

A versão brasileira de Patópolis sofre alterações se comparada com a original dos Estados Unidos. Na versão brasileira, Patópolis também é habitada por Mickey, Minnie, Pateta e seus amigos. Na versão americana, eles vivem separados, em uma cidade chamada de Mouseton.

E assim como outros desenhos animados de sucesso da Disney, não foi difícil imaginar que uma linha completa de roupas, acessórios, cadernos e até mesmo vídeo-game fosse surgir com a marca Pato Donald. Por isso mesmo esses desenhos, por mais antigos que seja ainda são imortais e vão continuar sendo assistidos por muitos anos.

– Site Oficial: Disney Pato Donald

 

* Filmes

– O Dragão Relutante (1941)
– Saludos Amigos (1942)
– The Three Caballeros (1944)
– Como é Bom se Divertir (1947)
– Tempo de Melodia (1948)
– Mickey’s Christmas Carol (1983)
– Uma Cilada para Roger Rabbit (1988)
– Mickey’s 60th Birthday (1988)
– Mickey – O Príncipe e o Mendigo (1990)
– Pateta – O Filme (1995)
– Fantasia 2000 (1999)
– Mickey’s Once Upon a Christmas (1999)
– Mickey’s Magical Christmas: Snowed in at the House of Mouse (2001)
– OS Vilões da Disney (2002)
– Mickey’s Twice Upon a Christmas (2004)
– Mickey Donald e Pateta: Os Três Mosqueteiros (2004)
– The Lion King 1½ (2004)

calcada-da-fama-donald-300x270

 

* Séries de televisão

– DuckTales (1987–1990)
– Donald Duck Presents (compilação de curtas clássicos da Disney)
– Donald’s Quack Attack (compilação de de curtas clássicos da Disney)
– Bonkers (1993–1995)
– Quack Pack (1996–1997)
– Mickey Mouse Works (1999–2000)
– House of Mouse (2001–2003)
– Mickey Mouse Clubhouse (2006)

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here