Todos nós sabemos que a importância de planear a educação da criança é um assunto delicado e muitas vezes melindroso, pois representa uma grande responsabilidade para a qual deverá estar à altura.

O Blog da Criança deseja, como sempre, acompanhar os pais neste processo tão importante, por isso, criámos a série “Educação da criança”. Esta irá conter todas as informações necessárias para a auxiliar neste processo.

Caso seja uma mulher que pretende ser mãe pela primeira vez, veja também os nossos conselhos para planear a gravidez.

É necessário planear a educação da criança?

Numa única palavra, sim!

A educação da criança é um processo demorado e delicado que deverá ser planeado sempre que possível. A educação da criança está dependente de vários fatores internos, como o acompanhamento dos pais, e de fatores externos, como a ligação com amigos, familiares e professores.

Frequentemente, muitos destes fatores não estão sobre o controlo dos pais e devemos preparar a criança, de forma a reduzir a influência negativa.

Ainda que pense que poderá educar a criança sem planear, ou seja, um planeamento que poderá adaptar-se consoante as situações, alertamos já que será muito mais difícil do que possa aparentar.

A melhor forma de se precaver é pensar sobre o assunto e decidir que tipo de educação pretende dar à criança.

Para que tenha uma ideia da educação a dar à criança, apresentamos algumas posturas de pais.

  • Educação livre – Muitos pais preferem deixar a criança crescer livremente, interagindo muito pouco no seu crescimento. Nesta postura, limitam-se a repreender atitudes que consideram bastante negativas e deixam que a criança cresça por si.

  • Educação rígida – No lado oposto, temos a educação da criança de forma rígida, onde os pais controlam todas as atividades da criança e a mantêm sobre vigilância sempre que possível. Neste tipo de educação, normalmente a criança tem horários para brincar, estudar, deitar, etc.
  • Educação antiga – Neste tipo de educação da criança são transmitidos valores antigos de disciplina e submissão aos pais.

Não é possível indicar qual o tipo de educação que deverá dar ao seu filho, pois não se pode considerar um tipo certo e outro errado. 

Esta escolha irá depender de fatores tão diversos como: personalidade natural da criança, ambiente social onde está inserido, tempo está sobre a observação dos pais, etc.

A escolha pode parecer intimidadora, principalmente para uma mulher que decide ser mãe pela primeira vez, no entanto, não há motivo para se preocupar! Escolher acabará por sempre simples tendo também em conta a própria personalidade dos pais.

O mais importante é pensar sobre a educação da criança e manter-se fiel ao método escolhido.

Brevemente, o Blog da Criança irá apresentar mais ideias sobre a educação da criança, fique atenta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here